Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Que moinho vc ta esperando Lucas? To pra comprar o Krups GVX208 pra usar com a minha Crema Silver(preciso de um tampar que nao seja plastico também :| )

O que a minha crema tira(usando café mais ou menos, mas velho) é uma creminha mais ou menos, digo que, ela dura na xicara, porem nao é aquela que fica grudada, e nao tem uma cor legal, ela é mais clara do que marrom...

Vou ver se, quando comprar o moínho, eu iachar o ponto de moagem, eu tiro foto da comparação...

Que café vc tá usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pra comprar o Krups GVX208 pra usar com a minha Crema Silver(preciso de um tampar que nao seja plastico também :| )

 

Olá!

 

A pergunta não era para mim, mas como também tenho uma Silver, vou me atravessar: eu estou usando um tamper de 58mm da Rattleware, muito bom. E o moinho é um Gaggia MM, satisfatório para moka e para tirar essa [falsa] crema clara que você também consegue. O café eu vario muito; ultimamente tenho provado bastante os da região do Cerrado.

 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcio.

 

Preencher o bolo? Não imagino o que seja isto.

Atente que nestas máquinas com aparatos de pressurização não se deve calcar o pó, apenas nivelá-lo. Quando hidratado, este ganha volume, próximo do necessário para ocupar os espaços existentes entre o pó e boa parte do que está sobre a superfície deste e abaixo da tela difusora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uai Márcio, então ela tem e PI

Ela libera água sem pressão e quando começa a pingar café que ela empurra pressão.

 

posso fazer um video, ou quem tenha tb pode fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcio.

 

Nestas máquinas com aparatos de pressurização, ainda que com o bolo totalmente molhado, a restrição do aparato contém no filtro a água, quando sem a pressão causada pela ação da bomba, durante o intervalo na ação da bomba. Após a pequena irrigação inicial, a breve pausa é suficiente para hidratar e consequentemente expandir o pó.

 

Diferentemente do sistema de espresso normal, sem pos pressurização, onde o pó calcado e prensado (criado então o bolo) é por si restritivo ao circuito hídrico durante o início da irrigação e até que a pressão da linha suba o suficiente para superar tal restrição, quando então vazará canalizada para o bico. A partir do momento que o circuito hídrico se enche, inicia-se a compressão da massa d'água. Compressão que é crescente até superar a capacidade restritiva do pó prensado. Quando superada a restrição, a compressão baixará tendendo voltar à pressão gerada pela bomba, que afinal não atingirá porque ainda restará alguma restrição causada pelo bolo, que mesmo estando encharcado continuará gerando atrito com a água e que portanto não estará fluindo livremente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas nas máquinas sem giclê a pressão sobe rapidamente ao encher o bolo, por exemplo, em 4 segundos, e até o máximo. Com pré-infusão você pode ter essa pressão em 2-3 bar, por exemplo.

 

Naturalmente a bomba vibratória tem uma curva de pressão mais suave que a rotativa. Ainda assim é rápida, eu achava bom manter os 10 segundos iniciais em 2-3 bar na Elektra Semiautomatica.

 

Quanto ao pressurizado ou não, acho que 2 segundos iniciais só molha o bolo por cima. Quem tiver uma máquina dessa e puder desligar a bomba logo no intervalo, de repente pode nos mostrar como sai o bolo do filtro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To entendendo seu ponto Marcio.

 

Também acredito que com 2 segundos não dê para molhar o bolo todo adequadamente. Ademais, sem um mínimo de pressão essa água não vai penetrar por todo o bolo e a depender da moagem pode até ficar por cima mesmo.

 

Nesse caso seria ideal sim, uma pressão moderada por alguns segundos, para garantir a umidificação de todo o bolo por igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer uma preinfusão bem longa, de 17 segundos a 1-3 bar, usando 18gr em um filtro duplo grande (o da espresso parts, de 18 gr em vez dos 14 originais) e saiu um shot de fluxo lento, super suave e homogêneo.

O resultado me pareceu bem mais doce, mais cremoso e sem nehum amargor.

A intensão era de deixar bastante espaço entre o bolo e o chuveiro para permitir que o pó inchasse bem, com suficiente tempo para florescer bastante e, ainda, diminuir o amargor devido ao moído muito fino e que atribuo ao aumento na proporcão de fines.

Aparentemente funcionou, vamos ver se consigo repetir consistentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que com uma pré-infusão (por exemplo, no máximo 3 bar até começar a sair café com algum fluxo mesmo que lento, normalmente são uns 10 segundos) a principal mudança seja menor migração dos particulados pro fundo e normalmente a moagem tem que ser mais fina. O sabor vai ser diferente, tanto pela moagem diferente quanto pela menor remoção de particulados para a xícara.

 

Tento pré-infusão ou não, também um fator que pode ser importante é se a pressão sobe rapidamente ou lentamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

Desculpem se acabei confundindo os participantes ...

Me comentario foi um tanto OT, já que meu post nao se refere especificamente a Chef Crema, mas me empolguei com o tema da PI verdadeira.

Achei interessante postar desde que minha maquina, sendo uma das poucas híbridas, com alavanca e pistão, mas que também permite utilizar a bomba, a discreção do operador, permite a manipulação da pressão de PI e de extração a exemplo da Slayer e da Hidra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo B

 

Teu comentário é enriquecedor.

Apenas indaguei por considerá-lo improvável para a Chef Crema e outras com pressurização, que não contam com recurso de controle de pressão da linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou brisando muito no assunto da Pré-infusão ...

 

Logo que eu comprar o moinho, vou comprar 500g de um café que eu já tomei e gostei mto(o blend do Rause café e vinho, aqui de Curitiba, nao lembro deonde é o café mesmo)

vou comprar 250g moído lá na hora, e 250g pra moer em casa com o GVX208(pra achar o ponto mais parecido(visual e de shot)

quando eu 'achar' o nível de moagem, eu passo um durex lá pra travar huasduhsdauhsau

daí o desafio vai ser despressurizar o filtro(acredito que até lá o meu spare ja tenha chego) e aprender realmente a extrair o espresso, e aproveitar o melhor da crema :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, comprei esse Krups GV recomendado aqui. Ainda não chegou. Estou usando o Café do Ponto (cafeterie). Nada demais nele.

 

 

Vou fazer um teste ligando a máquina durante alguns segundos, desligando, e depois voltando a ligar para ver se noto diferenças.

 

Ramon, já experimentou retirar a borrachinha do porta-filtro? Aqui na minha Silver, a crema mudou completamente de consistência. Sem aquele aspecto de espuma.

 

E uma coisa que alguém pode explicar melhor: se eu não comprimo bem o bolo -um pouco mais do que só a pressão com a mão-, a crema nem aparece (sem a borrachinha que aumenta a pressurização)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Lucas

 

Quando vc tira a tal borrachinha, estas diminuindo a restrição à passagem da água, que então passa mais livre de obstáculo e rapidamente.

Ao prensar o pó, vc cria um bolo e volta a criar certa restrição à passagem da água. Ao fim, com a prensagem vc está compensando a retirada da borrachinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Alexandre, foi o que eu imaginei.

 

Mas essa mudança alterou completamente a formação da crema. A espuma chata não aparece mais.

 

 

Chegou o meu Krups. Passei no Mercado Público de Porto Alegre e comprei dois cafés em grão. O Suave (mais comum e barato) e o Mogianna. Comprei do mais barato em maior quantidade justamente para ir testando a granularidade que mais me agradar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oportunidade para quem quer uma Chef Crema praticamente 0 km pela metade do preço.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434077829-cafeteira-espresso-chef-crema-electrolux-perfeito-estado-_JM

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ohhhhh shit! Pena que ja comprei a minha silver, e o cara ainda mora no meu bairro! HUASDHUASDHUSA

Estou com um mimoso nº2(que nao sei se é de verdade mimoso mesmo), comprei uns grãos vagabundos no centro e moi varias vezes, ficou 'bom' criou uma crema melhorzinha, mas ruim aindassim, pq o café com certeza nao ajudou

 

Amanhã vou ver se compro 2 coisas: mto pouco café moído pra espresso no Kaveh Kanes, no mercado municipal, e mto pouco de em grãos, dai eu testo no mimoso e vejo o resultado, pra saber se o meu mimoso moi legal...(duvido!)

 

Ta chegando o dia pra comprar o Krups... dai começa o 'trabalho duro'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saí hoje, fui no mercado municipal aqui em Curitiba, comprei 250g de Mococa no "café do mercado" Atendimento maravilhoso, espresso delicioso e cappuccino 'da casa' divino...

Daí, acabamos comprando um moinho manual, de caixinha de madeira que é simples(não utilizei ainda), da pra controlar a moagem tranquilamente...

as 250g que comprei, foram 100g moídas, e o resto pra eu moer com o mimoso ou com o novinho... vou fazer testes e achar o ponto certo...

 

Ainda falta eu fazer o espresso com o que comprei hoje, e achar a moagem certa, deixar reguladinho bonitinho... e quando eu fizer os testes, vou tirar fotos e postar aqui... com o filtro pressurizado

logo que chegar meu filtro de backup, vou despressurizar, e dai digo como ficou por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como aqui é o tópico pra Chef Crema, e meu moínho nao tem nome(!) UHASDUHDASU, vou postar aqui a minha 'experiência':

a Maquina: Chef Crema Silver, usei o filtro duplo que vem com ela...

o Moinho: http://www.4shared.com/photo/xKgvw4kQ/moinho.html?

o Café: http://www.4shared.com/photo/TKgxdwBf/caf_mococa.html?

os resultados:

Café comprado sem moer, moído no meu supermanualgrinder no 'tamanho' que eu achei parecido com o moído pra espresso:

http://www.4shared.com/photo/tFlCrN8y/moido_na_hora.html?

http://www.4shared.com/photo/xrtzp5B4/le_bolo_-_moido.html?

 

Café comprado moído na hora na cafeteria(3 ou 4h antes de consumir):

http://www.4shared.com/photo/fVKuMTk-/comprado_moido.html?

http://www.4shared.com/photo/bRgXg2bg/le_bolo_-_comprado.html?

 

Vídeos:

Extraindo o moído na hora:

http://www.4shared.com/video/Fz7htJxz/moido_na_hora.html?

 

Extraindo o comprado moído:

http://www.4shared.com/video/TJwqVQzq/comprado_moido.html?

 

Vaporizando(finalmente um resultado decente! pq eu tinha desanimado quando ví por aí todos reclamando do bico):

http://www.4shared.com/video/VhULo9o4/vaporizando.html?

 

 

Esclarecimentos:

-Café comprado no "Café do Mercado" no Mercado Municipal de Curitiba(vide post acima)

-Falta total de experiência, conhecimento e tudo mais que puder faltar em alguém, menos preguiça e boa vontade

-os cafés estão feios pra caramba e a qualidade das imagens é horrível, espero numa proxima vez usar uma camera, nao um celular, e parar a camera em algum lugar pra poder ter noção de comparação em fotos iguais...

-copo de geleia ):

 

Dúvidas:

Como ainda nao sei muito, queria saber o que acharam, o que é aparentemente melhor?

No gosto, mais parecido com o espresso da loja(que foi bem menos do que eu tirei), foi o moído na hora, na olhometria

O tempo de extração foi absurdamente longo na minha opinião, mas me pareceu que o fluxo estava baixo mesmo...

Quando eu despressurizar meu filtro, vai ser outro tapa na cara, e mais um video/foto pra vcs rirem

 

Agradeço qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, está muito grossa a moagem. Acho que nem pra Italiana eu môo tão grosso.

 

Tenta começar pelo mais fino que o seu moinho consegue, e vai aumentado até conseguir mais ou menos 60 ml em 30 segundos, com 14 g de pó (2 daquelas medidas redondas, niveladas retas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, Fiz o teste agora, fechei o maximo na moagem, e como ontem eu tinha feito essa maxima, e ficou mto, mas mto fino, eu fui afroxando e ficou do jeito que está no primeiro video.

 

Depois que lí o que vc disse, fui lá, apertei ao maximo, e afroxei quase uma volta, ficou numa aparencia de açucar, mais ou menos, e aí extraí o que tá aqui:

http://www.4shared.com/video/umpWaySK/Nova_moagem.html?

 

Medida: 2 colheres da cafeteira, cheias alisadas na borda

 

Tempo de extração(a partir de 'ligada'): 34 segundos

Tempo de extração(primeiro pingo): 25 segundos

 

Quantidade: 55ml

 

Gostei muito do resultado, infinitamente melhor do que o de ontem! Por exemplo ontem, pelo que vi aqui, foram mais de 40s pra 50ml...

 

Tenho dúvidas:

O tempo de extração do espresso, é apartir que eu "ligo" a maquina?(considerando que desde a moagem ela ja estava com a luz verde acesa)

ou é quando começa a pingar?

 

Outra coisa que eu ainda to voando, é sub ou superextraído, o que é cada um? Onde posso ler algo sobre?

 

Obrigado Lucas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse PDF deveria estar no primeiro post de todas os foruns HAHAHA..

 

 

Vou dar uma olhada agora nele. Eu tenho uma dúvida sobre como deve ficar o café no filtro após a extração. Noto que às vezes fica mais pastoso, outras vezes mais seco. Como fica quando se acerta o espresso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...