Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Henrique

Se tiver como filme todo o processo pra gente!

E que moedor e cafe vc esta usando?

Abs e seja bem-vindo

 

Ruston, obrigado pelas boas vindas.

Vou fazer um video com todo o processo hj a noite, eu já até cheguei a fazer um mas ficou muito ruim...

O café que estou usando é da cafeteria Vanilla café, 100% arabica moido, o outro café é da cafeteria Scada, 100% arabica da Serra da Mantiqueira em grãos.

O moinho utilizado até o momento é um Cadenza que veio de brinde com a cafeteira, http://www.cadence.com.br/produto.php?id=41&fam=15&cat=4. (Já entendi pq ele veio de brinde...)

 

Henrique,

que quantidade de pó você está colocando no porta-filtro?

Bruno.

 

Bruno, estou colocando duas medidas da colher medidora que vem na caixa, fica na marca de Max. do Filtro duplo. Ainda não fiz com filtro simples.

 

E qual moinho está usando?

 

Leonardo, estou usando este aqui: http://www.cadence.com.br/produto.php?id=41&fam=15&cat=4

 

Obrigado pela atenção galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Henrique, teremos que te ajudar bastante hehe

o café pra começar, ja moido e em graos, precisara ser trocado hehe, sugiro ver os topicos de graos.

outra coisa a quantidade de po.

e por ultimo o moedor hehe

eu tenho, mas sugiro pensar em troca-lo pelo krups ou um hario manual. veja tambem o topico. pode ate brincar com ele, mas tera problemas em ter sempre a mesma granulometria e homogeneidade. É preciso vc ter um parametro do que é uma granulometria para o expresso em maquina com filtro pressurizado e esta nao precisa ser tao fino, mas tambem nao tao grosso como cafe em po de supermercado.

nao desanime, que vc ira se acertar.

filme todo o processo pra gente ver e poder te ajudar melhor.

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser um misto de várias coisas,

acho que seu vídeo nos ajudará a te ajudar...

O blend do Scada café é até de boa qualidade,

nada mais é que o Unique Blend.

Acho que aumentar um pouco a dose, talvez mais meia colher medidora pode ser benéfico pra extração.

É bem importante observar data da torra,

no seu caso ainda mais pelo sabor que pela crema, devido aos filtros pressurizados.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

 

Também acredito que um aumento na dose possa ajudar. Tente encher o filtro duplo até a borda, nivelando e tirando o excesso com as costas de uma faca ou algo reto. Depois de nivelado faça a compactação.

 

Tente ainda afinar um pouco a moagem. No Cadence é bem difícil obter uma moagem boa, mas aumentando o tempo de moagem você conseguirá afina-lá um pouco.

 

Teste e nos relate suas impressões.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, ainda não tive tempo pra fazer o video mas ontem a noite fiz mais um teste com base na ajuda de vcs.

O café já moido pela Vanilla Caffe é um pouco mais grosso que o café comum de supermercado, pensei que já estivesse em um nível de moagem de médio para fino, mas após colocar para afinar por mais alguns segundos no moedor o sabor melhorou consideravelmente, está mais encorpado porém a crema tbm diminuiu.

Vou procurar um grão de melhor qualidade no Verdemar ou no supernosso gourmet onde acredito serem os unicos lugares para encontrar café de boa qualidade em B.H. Vou começar a guardar uma graninha pra comprar um moinho melhor...

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

não há por aí nenhuma cafeteria de médio porte que você goste do café?

Talvez possa tentar ver se moem na hora pra você.

Bruno.

 

Eu costumo ir no Scada Café, Vanilla caffe, onde eu comprei os grãos e o moido ou no California coffe. Da proxima vez vou perguntar se eles podem moer um pouco pra mim, apesar de que o melhor é que seja moido na hora né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

Vou procurar um grão de melhor qualidade no Verdemar ou no supernosso gourmet onde acredito serem os unicos lugares para encontrar café de boa qualidade em B.H. Vou começar a guardar uma graninha pra comprar um moinho melhor...

Valeu!!

 

Olá Henrique, em BH há o Santa Sofia e a Academia do Café. Não conheço pessoalmente, mas são lugares que torram, vendem cafés especiais, dão cursos... Creio que lá você vai achar os cafés frescos recém-torrados. E pode pedir para eles moerem na hora. Vai lá ver o trabalho dos baristas e conta pra gente tuas impressões.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Henrique, em BH há o Santa Sofia e a Academia do Café. Não conheço pessoalmente, mas são lugares que torram, vendem cafés especiais, dão cursos... Creio que lá você vai achar os cafés frescos recém-torrados. E pode pedir para eles moerem na hora. Vai lá ver o trabalho dos baristas e conta pra gente tuas impressões.

 

Um abraço

 

Olá Anita.

Obrigado pela dica, vou arrumar um tempinho pra visitar estes lugares que você me indicou.

Vou só aguardar este ultimo pacote de café moido que estou utilizando para fazer novas experiencias.

Acho que o problema do gosto aguado era realmente da moagem do café que estava um pouco mais pra grossa que média, agora o café esta ficando até forte demais. hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, alguma novidade quanto ao modelo de filtro despressurizado para a Crema Silver e onde adquirir um facilmente e de preferencia no Brasil mesmo?

 

Passo aqui para com grande alegria dizer que nesta terça-feira chegaram minha Crema Silver e meu Krups GVX, então vou contar como foram meus primeiros contatos com estas belezinhas.

 

- Terça pela manhã: já praticamente na hora de me aprontar para ir ao trabalho as máquinas chegaram, então apenas deu tempo de desembrulhar e olhá-las;

 

- Terça a noite: assim que cheguei em casa dei uma conferida nos manuais (bem fracos na minha opinião) e parti para testar a máquina. Para meu primeiro "espresso" utilizei o sache da Pilão mesmo (aquele feito para a Senseo, o vermelho no caso) no filtro para uma dose. Não marquei tempo, apenas calculei +- 60ml de líquido na xícara e parei a extração. O café me impressionou, ficou bem fortinho (até mais que o gosto do resto do povo aqui de casa :P ) e com gosto bastante agradável. Depois fiz mais um, mas deixando propositalmente cair mais líquido para ficar um pouco mais fraco e próximo do que o pessoal está acostumado. Em resumo, me parece que essa cafeteira funciona bem com os saches da Senseo também B) ;

 

- Quarta pela manhã: só para teste, resolvi colocar pó comum de supermercado no filtro simples (no caso um Melita que meu pai sempre compra e que não curto não :wacko:) e, por incrível que pareça, tirei um café com boa crema, digo, espuma. O gosto, obviamente, não me agradou, veio aquele típico gosto de queimado. Isso me leva a concluir que nessa máquina com filtro pressurizado faz crema/espuma com qualquer pó. Continuando, a intensão nesta manhã era testar o moedor, então peguei dos grãos de café do sítio que minha mulher tinha comprado no mercado (bem escuros por sinal) e moí no Krups com a regulagem exatamente do meio. Tudo Ok com o moinho tirei dois shots com o que rendeu do pó, mas desta vez o café ficou um tanto fraco. Só depois me dei conta que estava usando o filtro simples e tirando 60ml (não cronometrei o tempo ainda) :P . Também tentei fazer um pouco de creme com o leite, mas por hora só tive espuma (e muito mais do que eu imaginava). Bem, não deu tempo de mais nada depois disso :D ;

 

- Quarta a noite: neste período tirei os melhores cafés que já tomei aqui em casa. Moi os grãos no Krups na mesma granulometria, mas desta vez utilizei o filtro duplo e extraí 60ml. Não cronometrei o tempo com precisão, mas +- contei 20s. No segundo shot da noite experimentei dar uma real pressão com o "tamper" (ficou claro que preciso logo comprar outro, pois na hora da "torcida" o bixo não passa segurança) para tentar melhorar esse tempo, mas não surtiu efeito, apesar de que o gosto do café já agradou bastante a mim e minha mulher e se mostra um bom "ponto" caso eu queira tirar uma dose mais longa que o "padrão";

 

- Hoje: estou querendo testar com uma moagem mais fina e cronometrando melhor o tempo, mas como estavamos recolocando o armário da cosinha, que finalmente chegou de uma reforma, não tive como fazer nenhum café, AINDA :rolleyes:.

 

Em resumo, estou gostando da brincadeira, ainda mais por ter tido resultados bem positivos e, ainda assim, tendo a certeza que o caminho de melhoras ainda é longo. Isso é bastante animador.

 

Algumas dúvidas e observações iniciais.

 

1) Ao contrário do que alguns dizem, não tenho como enxer todo o filtro com pó, principalmente o simples. Mesmo respeitando a marquinha interna de MAX do simples (isso com o café já compactado), se o fizer, ao encaixar o porta filtro no grupo o bolo encosta no chuveirinho e nem consigo prender direito o PF.

 

2) Mesmo que eu "repeite o limite" e o bolo não encoste, parece que durante o processo o pó se espalha um pouco e o chuveirinho até então sempre fica um pouco sujo de borra. Isso é normal? Já estou vendo a necessidade de comprar um paninho extra para limpar a máquina todas as vezes.

 

3) Em nenhuma vez tenho esperança de encontrar a borra seca, mas em meus primeiros shots com o filtro simples já encontrei algo bem pastoso e úmido, quase um creme. Isso é normal ou é sinal de que coloquei pouco pó para o tamanho do filtro? Digo isso por que, durante o funcionamento, a máquina enxe o filtro de água e depois começa a pressão. Quando desligamos a máquina creio que possa ficar um resto de água entre a borra e o chuveirinho caso exista muito espaço livre ali.

 

Antes que me esqueça, como ainda não tenho a balança estou utilizando o dosador que veio na Crema Silver.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando os relatos:

 

- Hoje pela manhã: testei moer dois níveis mais fino que o nível do meio do Krups. Infelizmente o tonto esqueceu de cronometrar, porém parei a extração nos 60ml e o resultado foi um café mais amargo que o desejável aparentemente entre 25s e 30s.

 

- Hoje a noite: moi novamente no nível do meio, mas desta vez cronometrei apropriadamente e o resultado foi 60ml em 24s. O gosto agradou bem também. Também moí um nível mais fino que o do meio e fiz outro shot, desta os 60ml foram completados em 25s e é difícil dizer qual dos dois agradou mais, mas a crema no segundo ficou mais consistente e menos espumada. Nestes shots tenho obtido um café com gosto já bem mais rico que o do "cafezinho" comum.

 

Acredito que esses resultados, especialmente o pela manhã, deve-se a qualidade e frescor do café comprado, fato este que já tinha plena ciência que poderia ocorrer e foi uma escolha para possibilitar um aprendizado sem desperdício de café bom. Outro detalhe é que, na minha visão, a torra desse café está escura d+, o que acho que tende a amargar mais.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguns relatos de minhas "brincadeiras" com a Crema Silver.

 

- Parece que descobri a moagem adequada para o grão de café que comprei. Moendo um nível mais fino que o nível médio do Krups estou constantemente obtendo meus 60ml de espresso em exatos 25s. Outro detalhe do preparo é que tenho aplicado um pouco de pressão com o tamper. Não fiz medidas com balança ainda, mas acredito ser inferior aos 10Kg de força, porém superior ao necessário para apenas "nivelar o pó". Por fim, a dosagem está sendo a de duas xícaras que o próprio Krups possui, sendo que verifiquei que esta está coincidindo com a de duas medidas do dosador que acompanha a Crema Silver. Com essa "regulagem" tenho gostado bem mais da crema, pois não está exagerada e espumada demais (xô efeito choop :D ), mas sim mais consistênte, persistente e de cor caramelizada. Claro que ainda fica um pouco "aerada" devido ao filtro pressurizado, porém bem mais "aveludada" se comparada aos meus primeiros espressos. Além disso, o bolo tem saído até que bem seco também (neste ponto percebi que depende bastante de eu nivelar bem o café no filtro na hora da compactação, mas preciso urgentemente comprar um tamper melhor para ficar mais fácil de ser repetitivo). O café tem saído com ótima cremosidade e sabor bem equilibrado, me surpreendeu dadas as limitações do grão que adquiri. Logo logo compro café especial para ver como fica, pois acho que minha técnica já está pelo menos razoável.

 

- Além de preparar os espressos, também tentei brincar com o vaporizador para fazer creme com o leite, mas estas experiências foram desastrosas. Procurei seguir várias dicas diferentes, porém apenas estou obtendo espuma de leite (e muita, deixo só uma "rapinha" de leite que não enche nem um terço da caneca, mas ao vaporizar rapidamente se forma espuma que enche a caneca toda (o leite bem mais que duplica de volume). Já tentei deixando a caneca parada, rotacionando como manda no manual e também mexendo aleatoriamente como vi em um vídeo no youtube, mas tudo sem sucesso. Apesar de ser decepcionante, trata-se de algo já esperado e não me arrependo de ter escolhido a Chefe Crema. Também é preciso testar com outros leites integrais (por enquanto apenas tentei com o Piracanjuba "de caixinha").

 

Retomando o assunto do filtro despressurizado, alguma novidade? Já está dando vontade de começar a brincar com um. Também está dando vontade de comprar outro conjunto de caximbo e filtro duplo para ser mais rápido extrair xícaras seguidas (quando consigo terminar de extrair minha xícara de café minha namorada já terminou a dela :D , acho que por hora será melhor extrair duas xícaras de 30ml do que uma de 60ml por shot).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, parabéns por se dispor a treinar e treinar, você pode ler muita coisa aqui no clube, mas só a prática é que vai te dizer alguma coisa mesmo.

 

Não tenho experiência no filtro pressurizado, mas pelo que me lembro de ter lido aqui pelo clube, no pressurizado você não usa o tamper (calca) com muita força, é muito mais para organizar o pó no filtro. Calcar com n libras de força que se lê por aí é no filtro não-pressurizado. O filtro pressurizado tem outra dinâmica, é o projeto dele que te dá aquela espuma/crema que você já tá começando a dominar.

 

O café é sempre uma questão de gosto, você pode beber shots de 50 ou 60 ml, mas o shot tradicional, baseado no sistema italiano (já que foram eles que inventaram esta coisa de expresso), tem 30 ml de bebida, o que chamamos no Brasil de curto. Portanto, se você bebe 60 ml está tomando um duplo (o tal do doppio ou double). Este é preparado com o filtro duplo com algo entre 14 ou 16, 18 g de pó.

 

Pois você está considerando comprar outro porta-filtro e filtro, já que quer tirar duplos mais rápido.

 

Quanto ao despressurizado, você leu o tópico todo? Pois se alguém do clube já achou os filtros para a chef crema, certamente a resposta está aqui. Em último caso pode-se comprar filtros iguais aos seus e mandar tornear ou abrir com um drimmel (esqueci a grafia correta desta ferramenta). Tem que tomar alguns cuidados pois o filtro interno é apoiado nas laterais do pf, se abrir demais o filtro cai durante a extração ou no calcar.

 

Se optar pelo tamper do clube, a pré-venda já começou na lojinha. E também temos pelo menos dois cafés bacanas no clube no momento se te interessar.

 

Continua a nos contar sobre tua evolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, parabéns por se dispor a treinar e treinar, você pode ler muita coisa aqui no clube, mas só a prática é que vai te dizer alguma coisa mesmo.

 

Essa foi a primeira grande verdade com que me deparei. As leituras ajudaram muitíssimo, pois sem elas não conseguiria me guiar, mas só a prática mesmo para internalizar o aprendizado.

 

Não tenho experiência no filtro pressurizado, mas pelo que me lembro de ter lido aqui pelo clube, no pressurizado você não usa o tamper (calca) com muita força, é muito mais para organizar o pó no filtro. Calcar com n libras de força que se lê por aí é no filtro não-pressurizado. O filtro pressurizado tem outra dinâmica, é o projeto dele que te dá aquela espuma/crema que você já tá começando a dominar.

 

Pois é, nos primeiros shots eu praticamente não dava pressão, só arrumava o pó como bem tinha lido aqui no CDC, porém com uma leve pressão (acredito que estou fazendo com uma bem menor do que a necessária quando se usa um filtro despressurizado) tenho conseguido melhor consistência nos meus shots. Curioso que aqui no clube da Chef Crema há um vídeo em que a pessoa (me desculpe, não lembro o nome agora) aplica bastante pressão e obtem mais crema (pelo vídeo é parecida com a que eu obtia inicialmente, ou seja, bem espumada), mas no meu caso o efeito final foi oposto, a crema sai menos "alta" e menos espumada, porém com bom volume e melhor consistencia.

 

O café é sempre uma questão de gosto, você pode beber shots de 50 ou 60 ml, mas o shot tradicional, baseado no sistema italiano (já que foram eles que inventaram esta coisa de expresso), tem 30 ml de bebida, o que chamamos no Brasil de curto. Portanto, se você bebe 60 ml está tomando um duplo (o tal do doppio ou double). Este é preparado com o filtro duplo com algo entre 14 ou 16, 18 g de pó.

 

Tenho feito apenas duplos nas últimas vezes, apesar de que na última deixei "cair" diretamente em duas xícaras, o que deu o mesmo volume que dois simples.

 

Pois você está considerando comprar outro porta-filtro e filtro, já que quer tirar duplos mais rápido.

 

Quanto ao despressurizado, você leu o tópico todo? Pois se alguém do clube já achou os filtros para a chef crema, certamente a resposta está aqui. Em último caso pode-se comprar filtros iguais aos seus e mandar tornear ou abrir com um drimmel (esqueci a grafia correta desta ferramenta). Tem que tomar alguns cuidados pois o filtro interno é apoiado nas laterais do pf, se abrir demais o filtro cai durante a extração ou no calcar.

 

Se optar pelo tamper do clube, a pré-venda já começou na lojinha. E também temos pelo menos dois cafés bacanas no clube no momento se te interessar.

 

Continua a nos contar sobre tua evolução.

 

Já li o tópico por completo duas vezes :D . Na verdade o Alexandre já havia postado que utilizou com sucesso o filtro da Rancilo Epoca, porem parece que a borda dele é levemente mais alta e é bom fazer uma leve adaptação. Um outro user que não me recordo o nome estava comprando um outro modelo, mas ainda não há notícia se chegou e se está OK. Por isso que estou tentando retomar o assunto. Como não tenho pressa, estou esperando ver se aparece um modelo que case perfeitamente sem a necessidade de adaptação e que seja tranquilo de se adquirir.

 

Estou de olho sim nos produtos do clube, mas fiquei em dúvida quanto aos tipos de base.

 

Paulo,

 

Você está vaporizando com a capinha preta ou só com o braço de vapor sem a capa?

 

Está tudo conforme o original, então acredito que seja com a tal capa. Esta capinha a qual se refere é aquela que fica bem na ponta do vaporizador?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, a diferença que você observou em relação ao vídeo do colega pode ser causada pelo tipo de café, tempo da torra e moinho envolvido na equação. Mesmo café vai dar resultados diferentes com moinhos variados.

 

Quando você fala da base, refere-se à base do tamper? Normalmente é uma questão de preferência. O mais comum é o flat, mas de verdade não sei o quanto interferem as características dos demais, como os C com aquela borda em declive ou o ripple que faz aquele desenho interessante. Eu tenho 2 tampers, mas se algum dia for comprar outro (o do clube), quero um ripple.

 

Quanto ao filtro que vai te servir, eu falei de ler este tópico, mas tem que tomar um cuidado: o tópico nasceu da Chef Crema, mas este modelo foi substituído pela Crema Silver. Portanto, aqui se fala dos 2 modelos. A principal diferença da Silver é que ela usa filtro 58 mm como a Rancilio, daí mencionarem a marca. Mas precisa mesmo ver se a altura bate, já que o diâmetro está ok.

 

O Leo te perguntou sim da capinha preta, o tal panarello. O pessoal da Chef pode te falar melhor, mas alguns preferem trabalhar o leite sem sste panarello. E relembrando a lição do latte: o som que produz tem que ser de papel rasgando (continuamente, diria o Márcio) e não porco gritando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Como regra geral a Chef Crema e a maioria das outras maquinas domesticas vaporiza melhor sem as capas do bico vaporizador. Experimente tirá-lá e usar somente o bico.

 

A dica do som é preciosa. Guie-se por ela.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, a minha máquina é a Silver mesmo.

 

Leonardo, hoje tentei fazer um teste sem essa capa, mas não consegui remover a da Silver. Fiquei com receio de forçar e estragar. Pelo menos já me serviu para aprender que o bico de vapor da Silver é dividido em duas partes, sendo que basta desrosquear para conseguir remover aquela borrachinha para limpeza quando necessário. Contudo, não consegui tirar a capa preta mesmo tendo retirado o "tubinho" alongador do bico de vapor.

 

Hoje fiz um teste inusitado e com resultado, na minha visão de leigo, ainda mais inusitado :D . Depois de tentar umas vaporizações (e beber um bocadinho de leite, kkkkk) desliguei a máquina e retirei da tomada, mas me ocorreu de girar o controle que aciona a vaporização e, quem diria, ficou como se estivesse saindo vapor, mas acho que era apenas ar (não coloquei a mão na frente para verificar :) ).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é inusitado, não. Nas máquinas single boiler (uma caldeira), o que propele o vapor é exatamente a pressão interna da caldeira sob alta temperatura e restrição de saída, sem interferência da bomba (como numa panela de pressão). A caldeira continua quente um bom tempo depois de desligar a máquina, então acaba tendo por um tempo uma pressão residual (como numa panela de pressão, rsrs).

 

E pra vaporizar, realmente tu só vais tirar a capinha preta, não todo o bico, ou o braço provavelmente ficará muito curto se ficar só na haste de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, desculpe-me.

 

Só agora vi que sua Chef Crema é o modelo Silver. No modelo tradicional retira-se foda a parte plástica e o braço fica só no metal, o que pelo jeito não pode ser feito na sua maquina.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, na minha não consegui tirar e estou temeroso em força-la, mas há a possibilidade de trocar todo o bico, mas não sei se vale a pena esse trabalho.

 

Essa promoção da Silver esta ótima, mas que bela pedida. Se pagando 250 não me arrependo, imagine para quem arrematar por 149?! Contudo, sem duvidas que um moinho é indispensável, pois a diferença e grande. Mais que pude comprovar isso, mesmo utilizando grãos de procedência desconhecida, o resultado já e melhor que todos os cafés daqui de casa.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, achei a promoção realmente imperdível para quem vai comprar sua primeira cafeteira de expresso.

 

Paulo, já pode mudar o seu perfil: pesquisando o moinho. A máquina você já tem. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, tinha me esquecido de mudar o perfil :P .

 

Aproveitando o post, você disse que além dos tampers em pré-venda também tem dois bons cafés no clube, mas não achei isso na lojinha. De fato, me lembro de ter visto café na lojinha a um tempo atrás, mas não está mais no site. Estou querendo pegar o tamper do clube, mas ainda não consegui me decidir quanto a base, pois não sei dizer qual é adiferença ente FLAT, EURO CURVE e U.S. CURE, pois na foto parecem iguais.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, eu também não sei das diferenças entre as bases. Talvez o JC ou Ruston possam esclarecer.

 

Os cafés, um é o chapadão de ferro que Márcio adquiriu a saca com grãos verdes e o pessoal que já tinha manifestado interesse agora está concretizando. Só não sei te dizer se ainda tem, teria que ver com ele. Mas este vem verde. É de ótima qualidade.

 

O outro é o café aqui do CdC. Ruston está prospectando nas Gerais um belo café e este será especial, superior. Será vendido na lojinha e há uma lista na qual os interessados colocam seu nome para sabermos a quantidade, afinal é uma edição limitada.

 

Este será vendido também torrado, atendendo a pedidos. Sua venda ajudará a custear os custos de manutenção do CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença esta no formato da superficie que fica em contato com o café, como visto na imagem a baixo. A opção por cada uma é algo muito particular, apesar de existirem algumas ideias gerais sobre os beneficios de cada tipo.

 

Basediagram.jpg

 

Edit. Desculpem me a rudesa e superficialidade, mas estou com uma mão lesionada e escrevendo apenas com a direita, o que faz com que eu tenha de limitar meus textos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...