Ir para conteúdo

Descongelamento instantâneo de café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Ontem me deparei com um empecilho. Coloquei pra descongelar um pouco de Frutado de Verdade, e nem pretendia fazer espresso algum nas próximas horas. Porém minha mulher ficou implorando por um latte, e tive que dar um jeito de resolver o problema, pois estava com os grãos congelados ainda.

 

Então coloquei uns 36g de grãos em uma toalhinha felpuda, dobrei ao meio e apliquei secador de cabelo uns 20-30s de cada lado. Descongelamento instantâneo e café sequinho. Duas extrações naked perfeitas com dose de 16g se deram na sequência. Fazia um tempinho que eu não tomava o Frutado de Verdade, e me dei conta de como as torras do Leo Moço são bem executadas.

 

De quebra, ainda acertei um coração perfeito no latte de minha mulher. Fiquei empolgado e preparei a máquina fotográfica pra dedicar um outro coração para o Fô :), mas infelizmente a lei de Murphy incidiu e nesta segunda tentativa nem texturizei o leite tão perfeito como o primeiro (era um semidesnatado, que forma bolhas com alguma facilidade) e ainda o coração saiu meio torto...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um amigo que tira o cafe direto do freezer e põe no moedor... O cafe sai bom, mas fiquei um pouco com receio se isso poderia danificar as mos do moedor... Sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os grãos não ficam mais duros congelados, já que têm pouquíssima água remanescente. Teste isso, congele um punhado só para ver se depois fica fácil quebrar os grãos como antes de congelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de colocar direto no moedor é que o café moído sai gelado, não? Imagino que seria necessário esperar ele chegar à temperatura ambiente (ou próximo disso) pra fazer a extração e, creio eu, esse tempo de espera com o grão já moído é mais prejudicial ao resultado na xícara que com o grão inteiro. Fazer a extração com o café gelado não acredito ser uma boa ideia para se ter um bom controle do resultado.

 

Certamente deve ser mais rápido dessa forma, já que a área de contato com o ar (mais quente) no café já moído é maior. Será que pelo fato de estar congelado, o café, mesmo moído, não sofra tanta oxidação em contato com o ar (enquanto descongela)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, a preocupação não era com a dureza do grão, mas com o excesso de umidade que poderia ficar retida dentro do moedor. Afinal, o café gelado, exposto ao ar, logo vai ficando coberto por gotículas provenientes da condensação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estou com pressa ligo a maquina e deixo o pote com o café ainda congelado sobre o aquecedor de xícaras. 20 minutos depois tá pronto para usar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após ter lido no HB, passei a colocar direto do congelador para a balança, as vezes para uma toalha, e depois para o moinho.

Confirmando a experiencia de outros, eu tampouco percebo diferença.

Obs: a temperatura do pó recém moído fica "fresca", estimo que por volta dos 15 - 18C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto, parece que vale a pena deixar até o pote de café de uso diário no freezer se ele não estiver superfresco (=precisar ainda de maturação de torra). Assim, se por alguma razão o consumo de café for menor que o previsto, preserva-se o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem me deparei com um empecilho. Coloquei pra descongelar um pouco de Frutado de Verdade, e nem pretendia fazer espresso algum nas próximas horas. Porém minha mulher ficou implorando por um latte, e tive que dar um jeito de resolver o problema, pois estava com os grãos congelados ainda.

 

Então coloquei uns 36g de grãos em uma toalhinha felpuda, dobrei ao meio e apliquei secador de cabelo uns 20-30s de cada lado. Descongelamento instantâneo e café sequinho. Duas extrações naked perfeitas com dose de 16g se deram na sequência. Fazia um tempinho que eu não tomava o Frutado de Verdade, e me dei conta de como as torras do Leo Moço são bem executadas.

 

De quebra, ainda acertei um coração perfeito no latte de minha mulher. Fiquei empolgado e preparei a máquina fotográfica pra dedicar um outro coração para o Fô :), mas infelizmente a lei de Murphy incidiu e nesta segunda tentativa nem texturizei o leite tão perfeito como o primeiro (era um semidesnatado, que forma bolhas com alguma facilidade) e ainda o coração saiu meio torto...

 

 

 

Me deve um coração então! :wub:

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoal

 

comprei 1 kg de café com torra do dia 26/09.,, separado em 2 pacotes de 500 gramas. Um pacote durará uns 25 dias. O que me sugerem, congelo o segundo pacote ou deixo ele em temperatura ambiente. É claro que esta lacrado na embalagem. Se devo congelar como deve ser este congelamento? Coloco o pacote dentro de outra embalagem?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Desculpem dar uma revivida no topico, é que tenho uma duvida, vide as constantes compras de café(até visando economizar uns trocados)

eu quero comprar logo 1kg e "congelar" grande parte, por fim...tenho UMAS duvidas

 

►Tem algum teste que faz com o recipiente para ver se não esta entrando ar/umidade...(tem que ser 100% selado nao é, se nao o cafe congelado "vai pro lixo"), detalhe...sem ser aqueles fechados hermeticamente que eu não tenho.

►A embalagem do próprio café pode ?(dobrar bem e colocar um pregador da certo?)

►Qual o tipo de embalagem ideal para tal fim?(congelar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu geralmente uso a embalagem do própria café, com um pregador, ou algum outro pote que vede bem.

Pregador, é suficiente? ná duvida...colocar pregador e dentro de um recipiente que a tampa é bem firme, rsrs! acho que colocar dentro de lata nao é recomendável pelos "obvios" Né..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fecho a embalagem original com fita adesiva, daquelas para embalar, e ponho o pacote num saco ziploc. Ambos os pacotes tento tirar o máximo de ar possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o cuidado com o envase é proporcional ao tempo que se pretende deixar o café armazenado. Geralmente não armazeno o meu por tempo demais, então não ligo pra lacrar, vácuo, essas coisas. Fecho relativamente bem o pacote e congelo, e era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo Rodrigo.

No inicio, quando começamos com equipamentos mais simples, e mais difíceis de controlar, adotamos os máximos cuidados, como forma de minimizar os riscos de insucesso.

Quando passamos a utilizar equipamentos mais sofisticados, que facilitam em muito as rotinas, percebemos que exageramos em alguns cuidados, e que pouco influíam no resultado final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de congelar em um pacote com muito ar, como a própria embalagem do café somente presa com um pregador por exemplo, é que pode formar gelo dentro. Aí, quando descongelar, haverá mais umidade. Geralmente congelo à vácuo, com aqueles saquinhos da Consul. Quando abro, os grãos estão sequinhos. Vão direto pro moinho sem problema. Esses saquinhos da consul não são caros. O único problema é que, pra vc ter a bombinha de tirar o ar, na primeira compra tem que comprar um kit completo. Depois, se vc quiser, compra só os saquinhos que precisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esses saquinhos da consul e os potes da consul também, os saquinhos eu não gostei porque aquele menorzinho eu tiro o ar e depois de uns dias acaba entrando, parece que aquele sistema no saquinho para conter o vácuo não é muito eficiente, eu nunca congelei, só guardava, os potes eu gosto mas as bombas da consul também dá a impressão que não são duráveis, o da vacu vin achei infinitamente superior, só que infelizmente é bem mais caro, eu não estou congelando cafés, quando é maior quantidade estocada e o saco vem devidamente bem fechado e com a válvula para saída de CO2 acabo deixando no armário mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...