Ir para conteúdo

Qual blend pra espresso você recomenda?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pesquisando no fórum, percebi que não havia discussão sobre bons blends comerciais pra espresso, senão de forma esparsa, pulverizada em tópicos variados. A idéia é concentrar sugestões e dicas de bons blends para espresso, nacionais ou estrangeiros, sinalizando o torrefador e onde foi comprado.

 

Eu começo a lista sugerindo um café que comprei na sexta-feira e que achei bem interessante, o Blend Grenat, da Grenat Roastery (acho que fica em Brasília, apesar do "roastery").

 

Na embalagem, é descrito assim: "Este café tem como origem a Fazenda Baú, que fica no município de Lagoa Formosa, Minas Gerais. É um café balanceado, com corpo aveludado, acidez média, doçura intensa e notas iniciais de frutas do cerrado."

 

As primeiras vezes que provei as torras da Grenat achei que oscilavam um pouco entre os pacotes que comprava, mas esta último lote me surpreendeu pela qualidade da torra. Considerando que a torrefação da Grenat é relativamente recente, pode ser um processo de aperfeiçoamento natural. Espero que seja, porque gostei do blend no espresso, bate bem com os descritores acima.

 

Limpando o texto:

 

1- Blend Grenat, da Grenat Roastery, Brasília-DF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma colega trouxe o mesmo blend aqui para o trabalho há umas duas semanas. Também me surpreendeu. Ficou muito bom, balanceado e não muito escuro (até bem claro), realçando bem as características aromáticas do café, cujo sabor me agradou muito. São torrados em uma Diedrich. Já acompanhei o processo de torra lá uma vez e fiquei encantado com a máquina e o controle que ela proporciona ao mestre torrador (no caso da GRENAT, mestra torradora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, o blend extrai muito bem apesar da torra que é bem clara pra espresso, acho que o pó fica tão ou mais claro que as torras da Square Mile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda sou um iniciante na cultura do café, mas desde já um apaixonado pela escola italiana mais tradicional, que prioriza a torra mais escura e a mistura de Robusta ao blend do espresso. Sendo assim, recomendo o Lavazza Super Crema, que apesar de difícil de encontrar por aqui é relativamente comum fora do Brasil e vale a experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesses dias eu recebi de um conhecido as misturas Serenata (10% Robusta) e Emozione (15% Robusta) da torrefação Primo Aroma, de Trieste. Parece que torram com bastante cuidado e mesmo sendo o nível de torra italiano, acertando moagem e temperatura até que dá um café agradável, muito doce, mas com muitos sabores de torra (mas não aparece aquele cinzeiro que muito café até menos escuro apresenta). No leite fica muito legal.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando no fórum, percebi que não havia discussão sobre bons blends comerciais pra espresso, senão de forma esparsa, pulverizada em tópicos variados. A idéia é concentrar sugestões e dicas de bons blends para espresso, nacionais ou estrangeiros, sinalizando o torrefador e onde foi comprado.

 

Eu começo a lista sugerindo um café que comprei na sexta-feira e que achei bem interessante, o Blend Grenat, da Grenat Roastery (acho que fica em Brasília, apesar do "roastery").

 

Na embalagem, é descrito assim: "Este café tem como origem a Fazenda Baú, que fica no município de Lagoa Formosa, Minas Gerais. É um café balanceado, com corpo aveludado, acidez média, doçura intensa e notas iniciais de frutas do cerrado."

 

As primeiras vezes que provei as torras da Grenat achei que oscilavam um pouco entre os pacotes que comprava, mas esta último lote me surpreendeu pela qualidade da torra. Considerando que a torrefação da Grenat é relativamente recente, pode ser um processo de aperfeiçoamento natural. Espero que seja, porque gostei do blend no espresso, bate bem com os descritores acima.

 

Limpando o texto:

 

1- Blend Grenat, da Grenat Roastery, Brasília-DF.

 

 

comprou aqui em porto alegre, lá em brasília ou pelo correio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilando as informações e adicionando alguma coisa: (se alguém quiser completar a procedência do Illy e do Lavazza, agradeço)

Blends para espresso recomendados pelos membros do clube:

 

-Blend Grenat, da Grenat Roastery (Brasília-DF)

-Blend Illy Espresso, da Illy (Trieste, Itália)

-Lavazza Super Crema, da Lavazza (Turim, Itália)

-Serenata, da Primo Aroma (Trieste, Itália)

-Emozione, da Primo Aroma (Trieste, Itália)

-Orfeu, da Fazenda Sertãozinho (Sul de Minas)

-Red Brick Espresso, da Square Mile Coffee Roasters (Londres)

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Por ser um blend gostoso e dócil (no sentido de não ser tão exigente quanto às condições de extração), vou incluir o Blend do Renato Gutierres na lista:

 

-Blend Grenat, da Grenat Roastery (Brasília-DF)

-Blend Illy Espresso, da Illy (Trieste, Itália)

-Lavazza Super Crema, da Lavazza (Turim, Itália)

-Serenata, da Primo Aroma (Trieste, Itália)

-Emozione, da Primo Aroma (Trieste, Itália)

-Orfeu, da Fazenda Sertãozinho (Sul de Minas)

-Red Brick Espresso, da Square Mile Coffee Roasters (Londres)

-Blend do Renato Gutierres, Coffeelab (SP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! Acabei de voltar de viagem e na mala vieram alguns cafés novos pra serem descobertos... De início já experimentei um café que me deixou de joelhos: Mokarico Rosso ( http://www.mokarico.com/ ), um grão de Firenze com entre 8 a 10% de Robusta no blend e uma torra escura, como gostam os italianos. Uma maravilha pra quem gosta de espresso italiano e muita muita crema ( Na primeira tentativa, com o Rocky no regulado no 7 e 15 gramas de café no filtro duplo da Silvia, consegui um shot com quase um dedo de crema!! ) . Trouxe mais coisas na mala e à medida que for experimentando vou postando minha opinião por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi o dia de provar o Dallmayr Crema D'Oro ( http://www.dallmayr.com/coffee/our-brands/crema-and-espresso-doro/ ) que veio na mala da viagem. Eu nunca tinha ouvido falar desta marca mas na Alemanha é a concorrente direta da Lavazza e é muito conceituada. A grande diferença é que o blend deles é 100% Arabica com grãos principalmente da India e Africa, pelo que me falaram. No pacote que eu trouxe não consegui desvendar a data da torra mas a validade era até Junho/2014... A torra é clara, com um sabor adocicado e com pouco amargor. O crema foi escasso, e aí imagino que seja devido a uma torra mais antiga mas o sabor me agradou bem. Fiz uma preparação no espresso e outra no americano, com um volume total de uns 120 ml e esta segunda me agradou mais, logo acho que no coado ele deve se sair bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje tive uma surpresa deliciosa: o café que experimentei foi o GORILLA SUPER CREMA ESPRESSO BAR , um excepcional blend italiano de torra média da A. Joerges ( http://www.kaffee-joerges.de ) uma pequena torrefação dos arredores de Frankfurt que trabalha basicamente com grãos africanos e indianos. De tudo que provei até agora, este sem dúvida foi de longe o melhor e a torra muito recente favoreceu bastante a xícara. Minha única tristeza é que tenho apenas um Kg desta maravilha e ela logo vai acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os italianos comentados aí, eu adicionaria o Miscela D'oro, de Messina (IT). Blend de Arabica e Robusta (não descobri a proporção).

 

Cheguei a tomar umas 3 latinhas do "Grand Aroma" e o resultado é interessante.

 

A torra é escura. Tirado na Strega, na chícara é BEM encorpado, acidez ausente e com retrogosto puxado para o tabaco, porém equilibrado e sem sem cinza/amargo.

 

Embora não seja meu tipo preferido, eu gostei. Foi bom tê-lo para variar um pouco dos frutados. Bem estilão italiano.

 

Gui Marques

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...