Ir para conteúdo

A solução para vaporizar nas Gaggias


Postagens recomendadas

Buenas!

 

Há muito estou acostumado a vaporizar com a pannarello da Gaggia sem a capa, só com o toquinho, maneta. Dá resultados aceitáveis, mas dificulta o controle da vaporização dependendo da situação e impossibilita usar leiteiras um pouco maiores, ou ainda uma leiteira com muito pouco leite (não alcança).

 

Sei que muita gente faz o mod de colocar o braço da Silvia, mas eu não estava com saco pra isso. Queria uma solução mais fácil e resolvi encomendar a pannarello Latte Art com a Imeltron.

 

3274XLarge.gif

Pannarello Latte Art

 

471136w.jpg

Pannarello Latte Art (E) e Pannarello convencional (D)

 

 

Não estava colocando muita fé, mas hoje à noite chegou e resolvi testar. Nossa, quanta diferença, não só no controle como na pressão do vapor. Apesar de ser um furo só, foi uma barbada vaporizar já de primeira, microespuma de ótima qualidade e muito fácil de obter.

 

Por 30 reais, acho que é o melhor, mais fácil e mais barato upgrade que um proprietário de Gaggia pode fazer. E tenho dito. :)

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, me parece uma opção mais barata e simples de instalar que o braço da Silvia. Perde em estética e durabilidade, mas ganha no preço e facilidade de implementação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Sei que é meio off topic, mas como já estou com essa questão coçando em minha garganta (mãos no caso he he), aí vai:

 

Tenho uma gaggia classic. Estou apanhando para fazer uma boa vaporização com o braço da Silvia. Antes, com a Breville, era só alegria (usava apenas o braço, que tem um furinho na ponta, sem o paranelo frotter), de forma que esperava obter os mesmos resultados com a gaggia, uma vez que os braços vaporizadores de ambas são semelhantes (apenas um furo no final). Não sei se estou abrindo pouco ou muito a válvula de vapor (se abro o máximo, embora produza bastante vapor no início, a temperatura tende a cair mais rápido e alguma água não vaporizada sai também nesse processo, o que é um desastre para a vaporização). Como você procede na sua gaggia?

 

Posso fazer um video depois, para facilitar a identificação de onde estou errando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com termobloco não sei se funciona exatamente da mesma maneira, mas o que faço de modo muito efetivo é o seguinte:

 

1) Apertar o botão de vaporização e abrir a válvula de vapor.

2) Deixar purgar por uns 15s ou até não ter nenhum sinal de jatos de água saindo do braço de vapor, apenas vapor "seco".

3) Fechar a válvula por uns 10s, posicionar o pitcher e começar a vaporização, abrindo bem a válvula.

 

O grande macete é nunca deixar o termostato de vaporização desligar. Como na Gaggia Dose a caldeira é pequena mas a resistência é relativamente potente, esta permanecendo ligada durante o processo de vaporização garante muito vapor ininterruptamente. Funciona que é uma beleza.

 

Se for termobloco, não sei se a mesma lógica se aplica, mas em tese sim. O grande problema é o maldito termostato interromper o aquecimento durante o processo de vaporização. Daí a queda no desempenho é consequência, e a retomada só vai acontecer quando o termostato ligar novamente, o que demora um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a Gaggia Classic usa a caldeira para vapor ou é termobloco?

 

Caldeira, e não sei se é maior do que a da dose, apenas que é de aluminio, aquecida por duas resistências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, tenta a abordagem sugerida e depois nos conte se melhora ou não. Não sei se vai funcionar da mesma maneira porque as resistências não ficam imersas na água como na Dose. Por outro lado, o alumínio é bom condutor de calor. Só testando mesmo...

 

O bom é que nem precisa testar com leite. Faz o procedimento e vê se o vapor sai forte e duradouro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Evolution é essencial primar a máquina p/ obter uma boa vaporização.

 

Obs: Por primar entenda-se: Assim que ligar a máquina (antes mesmo de aquecer), tirar um pouco de água pelo braço de vapor, depois pelo grupo, e mais um pouco pelo braço de vapor. Dessa forma se elimina qualquer ar residual da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Oi, Rene.

 

O contato é Jefferson, por este email: tecnica3@imeltron.com.br

Ele sempre me respondeu.

 

Turma....

Eu desenterrei um post do Rodrigoks passando o contato da Imeltron para adquirir o Pannarello latte art para a Gaggia,

Só que o cara falou que só trabalha com os originais.

 

Alguém conseguiu comprar recentemente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi no site do whole latte love , a Gaggia parou de fabricar , mas , isso não é problema é só comprar o braço da Silvia modelo antigo.

http://www.espressoparts.com/R_1054?&search_id=2392152

Para trocar e muito simples , basta uma chave philips n2 , 20 minutos , na dúvida é só seguir o tutorial do you tube.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Deixa eu desmistificar a Baby Twin...  :angry:

Esse negócio de vaporizar imediatamente após a extração é pura mentira...

Eu andei fazendo uns testes para chegar à conclusão...

Assim que vaporiza, se abre a válvula de vapor para eliminar a água residual do sistema. Mas caso comece a vaporizar em pouco tempo o vapor acaba e perde eficiência. Aí no meio da vaporização o leite pára de girar e começa a girar em pulsos. Sai vapor, gira, pára, sai vapor, gira, pára...

Inclusive, assisti alguns vídeos no YouTube que acontecia a mesma coisa após alguns segundos de vaporização.

O que fiz foi extrair o café. Logo após, abrir a válvula de vapor e purgar a água. Aí fecha a válvula e aguarda alguns segundos. Depois de passado um tempinho, é só abrir a válvula de novo e vaporizar.

O vapor que sai usando este procedimento é muito mais forte e demora mais a acabar.

Assim que terminei de vaporizar, percebi a diferença da textura do leite. Quando tentei o latte art, vi que o leite se comportava muito diferente das outras vezes. Parecia os vídeos do Alexandre.

Agora é continuar fazendo este procedimento é aprender a verter o leite como se deve.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que isso só vale pra baby twin, e provavelmente pra outras máquinas como termobloco pra vaporizar. Pra single boilers, a pressão de vapor costuma aumentar com o tempo se o termostato não fechar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso.. Só vale para a Baby Twin...

 

Talvez se a quantidade de leite for pequena, a vaporização rápida dê conta. Consequentemente, um volume pequeno de leite irá aquecer rápido demais podendo não texturizar como se deve...

 

Na dúvida, faça o procedimento como se fosse uma single boiler mesmo.

 

Enfim, a vaporização como ela é...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso a Graef, que tem termobloco e bomba específicos, é bem sofisticada: da para programar a temperatura de vaporização bem como o vapor mais seco ou mais úmido, regulando a frequência de pulsos da bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...