Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Boa noite galerinha!!!!

 

Há muito quero compartilhar com vocês mais uma alegria em minha vida!

 

Coloquei meu hobby em prática e comecei a torná-lo rentável.

 

Trata-se de uma experiência que fiz vendendo café torrado e moído na feira de Igarapava/SP, minha cidade natal que fica a 25 minutos daqui de Uberaba/MG.

 

A venda acontece na feira do produtor rural, que ocorre todo sábado das 07 às 12 horas, onde são vendidos apenas produtos artesanais, orgânicos e ecologicamente corretos.

 

Qual foi o projeto? - Comprei um torrador semi industrial 6 kg e um moedor RAIAR 1/2 cv que mói em média 40 kg por hora e comecei a torrar e vender café moído para coado nesta feira.

 

O café é moído diretamente nas embalagens de 250 e 500 gramas.

 

A torra varia entre full city e viena e é moído mais fino devido a preferência nacional. (Como diz o Márcio: " __ Torra bem torradinho. mói fininho e fica tudo lindo!)

 

São cafés da região de Patrocínio/MG 100% arábica do cerrado. (Não faço blend com robusta)

 

Torro toda sexta feira no fim da tarde e vou aos sábados para comercializar. Quando não posso, um funcionário diarista toma conta pra mim.

 

A ideia já vem de loga data, mas coloquei-na em prática a mais ou menos 2 meses.

 

Resultado: Fiz de início uma clientela fiel que consome em média 25 kg por sábado!

 

Tenho torrado duas sacas por mês aproximadamente.

 

Acredito que no futuro, a pequena brincadeira pode se tornar coisa séria e quem sabe uma possível mini-torrefação.

 

Não há nada melhor do que tornar rentável o próprio hobby, é inexplicável!

(Não é nada muito expressivo, mas já me tira do caminho as despesas com água, luz, telefone, internet, tv a cabo, combustível e manutenção automotiva.)

 

Agradeço, de coração, ao Alexandre e a Ana que acompanharam e me incentivaram desde o início nesta alegria de fim de semana.

 

Segue fotos do moedor e do torrador e vídeo do torrador em ação e após este próximo sábado, postarei as fotos do moedor e da banca na feira.

 

Espero que gostem amigos....

 

Abração.

 

Segue vídeo:

 

post-53-0-10721600-1368750352_thumb.jpg

post-53-0-99034700-1368750371_thumb.jpg

post-53-0-34477700-1368750389_thumb.jpg

post-53-0-98662300-1368750406_thumb.jpg

post-53-0-44171800-1368750427_thumb.jpg

post-53-0-22332300-1368750446_thumb.jpg

post-53-0-63142500-1368750465_thumb.jpg

post-53-0-31941000-1368750482_thumb.jpg

post-53-0-52076000-1368750500_thumb.jpg

post-53-0-53180600-1368750516_thumb.jpg

post-53-0-89395900-1368751190_thumb.jpg

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Completando minha fala: os consumidores na feira não resistem: sobe aquele cheiro de café moído na hora, de torra fresquinha. Fora que a degustação rola solta. Difícil não ter público assim. Muito bom!

 

E o logo ficou BEM legal!!

 

Outro beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Aninha..... o cheiro toma conta da feira e o povo fica doido.

 

Levo 2,5 litros de café coado para degustação e o povo adora.

 

Rola até a seção " Café com bobagem "

 

Valeu menina

 

beijinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ruston,

 

Como disse, quando tentei diminuir o grau de torra o povão reclamou geral!!!!

 

Como meu interesse é vender satisfazendo a grande maioria, a torra tem que ser forte mesmo, senão a bronca rola solta de novo.

 

 

Valeu amigo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico Fogo!!!!!

Parabéns e muito sucesso!!!!

 

Obrigado xará!!!!

 

Quando vier pra Uberaba um dia não esqueça de me ligar hein???

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Sem palavras para expressar minha alegria em ler o seu post. Eu queria muito viver do café, mas com o tanto de despesa que eu carrego na vida ia ser dificil. Espero que você um dia consiga.

 

Um abraço grande. Matou a pau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Sem palavras para expressar minha alegria em ler o seu post. Eu queria muito viver do café, mas com o tanto de despesa que eu carrego na vida ia ser dificil. Espero que você um dia consiga.

 

Um abraço grande. Matou a pau!

 

Poxa Léo!!!

 

Valeu irmão....

 

Claro que não vou abandonar minha atividade principal, mas se puder ter o café como um segundo grande negócio onde eu possa acompanhar de perto, mesmo tendo funcionários, acho que tornarei a vida mais interessante com certeza!

 

abraços e valeu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fogo.

 

Parabéns novamente. Afinal, a opção pela torrefação foi bem melhor que pela cafeteria. Mas esta é outra história...

 

Desejo o sucesso contínuo desta empreitada. Conte com meu apoio, no que eu for capaz.

 

Bem vindo o Terra de Minas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Foguinho !!!

 

Olhando o vídeo vi dois detalhes que acredito mereçam tua atenção, desde que se trata do principal: tua segurança.

 

O primeiro é a falta de chaminé (a fumaça e gases podem ser prejudiciais a saúde) e tampouco vi extintor, água ou areia ou outros equipamentos de prevenção, que são muito importantes quando se trabalha com fogo.

 

Te desejo muito sucesso, e como diriam os americanos "be safe"

 

Um abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Bernardão!!!!!

 

Valeu amigo!!!

 

Já pensei nisso.... a chaminé está sendo confeccionada e será instalada junto com a turbina de resfriamento da bandeja de café, ou seja, tanto a fumaçã que sai do torrador quanto a que sai do resfriador será canalizada para uma chaminé com 4 metros de altura. Iremos instalar na próxima segunda feira.

Agora quanto a segurança, tem uma mangueira d'água ao lado e amanhã comprarei o extintor.

 

Agradeço muito a observação, não tinha pensado em um extintor...

 

Valeeeeeeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IH véio, não é só isso não!

Somos compadres!

Esquecestes que eu batizei o Terra de Minas???? Vou atrás dos royalties no futuro!

 

 

Claro que não esqueci..... por isso disse que vc faz parte dessa alegria...hahahahahaha

 

Será um prazer!!!!

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fogo!

 

Muito bacana! Um grande Mega-Parabéns geral pra você, por tudo, desde a idéia e iniciativa à execução e rápida consagração!

 

Bom MESMO! O pessoal que freqüenta essa feira é que tá bem na fita, hein? Torra fresca de café do Cerrado, sem robusta, torrado com chamas duplas no torrador do Fogo Ruivo! Mais autêntico e original, não dá! :P Sem falar que, como filho de mãe mineira e criado entre "uai" e "sô" pra todo lado, sei que o nome "Terra de Minas" vai ajudar a "exportar" pra outros Estados... Se mostrar esse pacotinho pra qualquer dos meus tios e tias aqui em SP dá encomenda na hora!

 

Bota uma "loja online" na sua lista de coisas por fazer, hein? ;)

 

E espero que tenha conseguido resolver aquele lance da bitola dos fios sem ter de gastar uma fortuna... :D:lol::D

 

Parabéns de novo e Grande Abraço!

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fogo!

 

Muito bacana! Um grande Mega-Parabéns geral pra você, por tudo, desde a idéia e iniciativa à execução e rápida consagração!

 

Bom MESMO! O pessoal que freqüenta essa feira é que tá bem na fita, hein? Torra fresca de café do Cerrado, sem robusta, torrado com chamas duplas no torrador do Fogo Ruivo! Mais autêntico e original, não dá! :P Sem falar que, como filho de mãe mineira e criado entre "uai" e "sô" pra todo lado, sei que o nome "Terra de Minas" vai ajudar a "exportar" pra outros Estados... Se mostrar esse pacotinho pra qualquer dos meus tios e tias aqui em SP dá encomenda na hora!

 

Bota uma "loja online" na sua lista de coisas por fazer, hein? ;)

 

E espero que tenha conseguido resolver aquele lance da bitola dos fios sem ter de gastar uma fortuna... :D:lol::D

 

Parabéns de novo e Grande Abraço!

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

 

Valeu Cabral!!!

 

Problema dos fios resolvido fácil pois eu já tinha a extensão guardada ....kkkkkkkk

 

Com certeza pensamos num nome bacana para atrair os clientes pois Minas é Minas uai!!!! KKKKKK

 

O público da feira realmente delira quando sobe o aroma..... lembro-me de um caso que um cliente andou mais de duas quadras atrás do cheiro e quando me achou, comprou 2 kg!!!! Hahahahahahah..... foi hilário

 

Obrigado pelo carinho Cabral..... quem sabe numa eventual expansão teremos vendas externas.

 

Abração amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, Parabens e Sucesso...

 

Agora, se fecharmos um lote de 5-6Kg de uma torra um pouco mais clara, vc despacha/vende?

 

abraços,

 

Claro Amigo!!!

 

Porque não compartilhar um sabor a mais com os amigos, não é?

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte, Fogão!

 

Só não vai abusar da alcunha e se queimar; Com o perdão do trocadilho, "com fogo não se brinca".

 

 

KKKKK com certeza!!!

 

Valeu Rôrô

 

Abraços velho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cheiro captura o cliente, né? Eu critico muito o Café do Mercado aqui de POA, mas tenho que admitir que os guichês de venda deles cheiram muito bem. Moendo café recém-torrado continuamente, mesmo que seja escuro, libera um aroma muito acolhedor no ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Rô,

 

O povo gosta tanto do cheiro que tem cliente que só de sentir sabe se a torra está fraca ou forte.

 

É incrível como o povo gosta de um café forte e beeeeeem torrado. No dia que eu tentei fazer um City+ seguindo nosso cotidiano aqui do clube, que é o que nos agrada na maioria das vezes, quase fui estuprado!!!

 

O povão reclamou geral e disseram que na semana seguinte queriam a torra oferecida anteriormente..... ou seja, forte com força!

 

Pedido atendido e $ati$fação garantida!!! :D

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até entendo. A maioria das pessoas está acostumada a fazer uma receita com que já estão acostumados, e mudar pra uma torra mais clara exige não só uma adaptação de paladar como muitas vezes de proporções. Na real, o pessoal gosta que o café "renda".

 

Só conta melhor essa história aí do "quase estupro", kkkk. :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cheiro captura o cliente, né? Eu critico muito o Café do Mercado aqui de POA, mas tenho que admitir que os guichês de venda deles cheiram muito bem. Moendo café recém-torrado continuamente, mesmo que seja escuro, libera um aroma muito acolhedor no ar.

 

Que ótimo poder saber de uma iniciativa que nos faça bem e podermos estender aos outros.

Concordo que o olfato seja um órgão especializado e quando se trata de café então... É convidativo para ir até a sua origem ver o que está rolando no momento. :)

 

Sucesso Fogo ruivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alsartori,

 

Realmente a turma é curiosa mesmo! Adora um café passado na hora e a oportunidade de levar um café, que como bem definiu o Rô, que renda!!!

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...