Ir para conteúdo

Revisão pelo Consumidor


Postagens recomendadas

Guest Leonardopm

Pessoal,

 

Gostaria de falar um pouco sobre a Gaggia Baby Twin, máquina que já possuo há aproximadamente um ano.

 

Trata-se do modelo top de linha das manuais Gaggia. Em comparação com os outros modelos mais baratos, a Twin vem equipada com os recursos disponíveis em todos os outros modelos, com exceção da OPV, que é fixa em 11 bar e de plástico, ao contrário da OPV da Gaggia Classic, regulável e em latão.

 

Entre os principais recursos destacam-se:

 

1. Grupo comercial de latão cromado de 58mm (com divisor também cromado)

2. Controle de dosagem com opção de pré-infusão (esta última apenas para o botão de singles)

3. Válvula solenóide 3 vias

4. Termobloco para vaporização rápida

5. Acabamento em inox

 

A minha Twin foi comprada nova e deu defeito duas vezes, mas apesar disso estou satisfeitíssimo com ela. Nas duas ocasiões houve vazamento de água, uma vez pela OPV de plástico e outra pela mangueira do termobloco. Segundo li na web esses vazamentos pela mangueira do termobloco são comuns, mas no meu caso eu mesmo resolvi colocando uma braçadeira de metal adicional (já tem uma na original) no local do vazamento. O problema com a OPV foi também resolvido pois troquei pela OPV de latão da Gaggia Classic, que é regulável. Esse upgrade da OPV é um dos mais comuns entre os usuários avançados na Gaggia porque permite ajustar a pressão de extração para qualquer valor. No meu caso ajustei para 9 bar, pois a pressão da OPV original, fixa em 11 bar não é a mais adequada para se trabalhar com pó e sim com sachês ESE.

 

No mais é uma máquina fantástica. Certamente não tem o charme e durabilidade de uma Rancilio Silva, mas no Brasil custa aproximadamente metade de uma Rancilio, que vejo como sua principal concorrente por aqui.

 

O grupo comercial de latão cromado e o portafiltro de 500g garantem não só excelentes extrações como também a sensação de estar usando uma máquina mais cara. Se considerarmos que a extração propriamente dita ocorre no grupo/filtro/portafiltro, a importância desses componentes é crucial para promover uma boa estabilidade térmica, dispersão da água, etc. Eu diria que esse talvez seja o maior diferencial das Gaggias em geral, pois máquinas com portafiltro profissional e grupo de latão são usualmente bem mais caras.

 

A Twin é uma máquina que aquece muito rápido e gera altas temperaturas, requerendo alguma prática para os "flushs", caso contrário queima-se o café com facilidade.

 

O controle de dosagem é bastante útil quando está tudo já ajustado (moagem, compactação, etc) e deseja-se apenas tirar um café sem muita preocupação com tempos de extração, etc.

 

A vaporização é muito boa, com vapor seco e intenso, embora requeira a purga do bico antes de vaporizar. Possivelmente isso ocorre porque quando o termobloco esfria o vapor que está ali dentro condensa. Nada que uma purga de uns 10-15s não resolva. Com a colocação do bico de vapor da Rancilio a performance ficou ainda melhor em termos de controle, produzindo microespuma de excelente qualidade.

 

A possibilidade de modificações dessa máquina também é um ponto interessante. Embora não seja tão modificável nem popular quanto a Classic, a Twin também dispõe de ampla informação na web e o fato de utilizar muitos componentes dos outros modelos a deixa com grandes possibilidades de melhoria. No caso da minha, já foi instalada a OPV da Classic, braço de vapor da Rancilio Silva, divisor longo e está a caminho um PID. Esse último recurso é especialmente interessante porque a Gaggia tem uma caldeira pequena e isso ocasiona variações de temperatura maiores, principalmente no que se refere à temperatura "intrashot", que é a variação de temperatura do início até o final de uma extração.

 

A bandeja é um pouco chata. Enche rapidamente e já perdi as contas de quantas vezes molhei todo o chão da cozinha porque a água simplesmente transbordou.

 

A válvula solenóide é um recurso prático para quem tira mais de um café por vez, pois quase instantaneamente alivia a pressão dentro do filtro após o término da extração, acabando com os clássicos "banhos" de borra quente quando o portafiltro é retirado muito rápido após o desligamento da bomba.

 

No geral ccho uma excelente opção para quem quer uma máquina manual avançada mas não pode pagar os R$ 2.500,00 de uma Rancilio Silva. Em comparação a máquinas menores "caseiras" como a Electrolux, deixa todas no chinelo. Fica como uma boa opção no mid-market.

 

Pontos positivos:

1. Grupo comercial de latão cromado 58mm

2. "Escalabilidade" - ampla possibilidade de mods e upgrades

3. Design e acabamento

4. Controle de dosagem

5. Popularidade - facilidade para encontrar peças e farta informação na web disponível

 

Pontos negativos:

1. Caldeira pequena - maior variação na temperatura, sobretudo na "intrashot"

2. Mangueiras do termobloco costumam vazar

3. Bandeja de resíduos pequena e rasa

4. Requer a purga do bico de vapor com frequência, pois acumula água

5. OPV original é fixa em 11 bar e de plástico

 

Nota: 7,5

Média de preço: R$ 1.200,00

 

Bom, é isso galera. Gostaria de escrever mais, mas faltou tempo. Espero ter contribuído.

 

PS: Quando tiver um tempo vou postar revisão do Breville Smart Grinder, produto que me surpreendeu bastante.

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve salve

 

Este é meu primeiro post aqui no fórum. Comprei uma Baby Twin recentemente e a estou utilizando há pouco mais de um mês. Ainda tô pegando as manhas da máquina para melhorar as extrações. Há muito o que evoluir até porque ainda não disponho de um moedor.

 

Por ora não penso em modificação alguma na máquina, mas penso em adquirir filtros não pressurizados. Já li relatos que produzem extrações melhores no geral.

 

Abs,

 

Pablo Toledo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pablo,

os filtros comerciais (ou não pressurizados) você pode tentar adquirir diretamente com a Imeltron,

antes eles mandavam gratuitamente,

mas acho que agora estão cobrando cerca de 13 reais por filtro.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Pablo,

 

Atente apenas para o fato de que com filtros comerciais a necessidade de um bom moedor será ainda maior. Ao contrário dos pressurizados, os filtros comerciais não toleram moagem incorreta.

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, Leonardo;

 

Já entrei em contato com a Imeltron para comprar os filtros não pressurizados. Justamente por ainda não ter o moedor estou satisfeito com os filtros que vieram. Já me fazem "perder" um bom tempos aos finais de semana.

 

Aliás, alguém sabe me dizer de há lugar em São Paulo que efetue as modificações mais conhecidas na Baby Twin? Pergunto pois, embora não queira alterar nada por enquanto, não me sinto a vontade para eu mesmo abrir a máquina e tentar as modificações. Seria bom deixar os serviço para alguém já versado na matéria.

 

Abs!

 

Pablo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros;

 

Não sei se acontece com vocês ao utilizarem filtro pressurizado, mas no meu caso após o término da extração (em torno de 25s), ao retirar o portafiltro ainda fica muita água junto com o pó.

 

Isso é normal? Não me parece, pois sempre entendi que ao término da extração o pó deveria se transformar em uma torta bem compacta, o que não é o caso.

 

Abs

 

Pablo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Pablo,

 

 

Com relação as modificações, converse com o Márcio Carneiro que ele faz para você.... agende com ele.

 

Já em relação a questão da água residual é por causa da moagem, por isso se deve ter um excelente moinho primeiro. (Granulometria uniforme, somente os moinhos mais avançados conseguem fazer)

 

Abraços

 

Ricardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Pablo,

 

Tem outro detalhe...

 

A regra de extração entre 25 e 30 segundos, não se aplicam para filtros pressurizados.

 

Se você está conseguindo nesse tempo é porque sua moagem está MUITO FINA.

Você provavelmente está forçando sua máquina, uma vez que ela já faz uma força danada para vencer o pó e o filtro pressurizado. (Por isso está empoçando água)... Tente moer mais grosso.

 

Abraços

 

Ricardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

É isso aí.....

 

A vantagem do filtro pressurizado é que ele aceita erros de granulometria, porém sua crema costumamos dizer que é uma "falsa crema", pois é resultado da pressão.

 

Faz um teste: Quando o café estiver pronto, mexa-o vigorosamente com uma colher e vai perceber que 70% da crema se desfazerá.

 

Abração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei minha Gaggia Baby Twin em agosto de 2010 no Magazine Luiza. A entrega foi dentro do prazo e a máquina realmente impressiona pelo tamanho e peso. Chegou embalada em duas caixas de papelão, com um filtro pressurizado, um filtro comum e outro para sachês. O tamper de plástico realmente é uma vergonha e mereceu seu devido lugar, o lixo! Infelizmente nos primeiros 4 meses tive de me contentar em fazer meus espressos utilizando café moído em um moedor de lâminas. Só pude perceber o potencial da máquina quando comprei meu Virtuoso Preciso.

A máquina tem bons recursos, como a válvula de três vias que não deixa aquele pinga-pinga pelo grupo queimador e a pré-infusão. Tem ainda o recurso para programar as tiradas de café para simples ou duplo, mas peca com um bico vaporizador panarelo que não consegue fazer micro-espuma, mas tem lá sua utilidade. Por possuir um boiler de alumínio e pequeno a vaporização é feito através de um thermobloco que aquece bem, mas é necessário retirar bem a água que se forma em seu interior, para que se evite que na hora da vaporização o leite fique aguado.

Um outro recurso bom da máquina é que podemos colocar até 4 pequenas xícaras na parte superior, mantendo-as aquecidas. O reservatório de água não é muito grande, assim como a bandeja que recebe o resíduo da água. Apesar de possuir um indicador que avisa quando está cheia, ele deixa muito a desejar.

Com um pouco de conhecimento pode-se fazer boas modificações na máquina, deixando-a tão boa quanto uma Rancilio Silvia. Troquei sem muita dificuldade o bico vaporizador panarelo pelo bico da Rancilio Silvia, permitindo fazer micro-espuma. Tampei o ?ladrão?do reservatório de água, permitindo acrescentar mais 300ml nele.

Apesar de ser uma máquina problemática, nunca tive problema com minha baby-twin e já fiz inclusive vários backflush para limpar o sistema interno da máquina.

Nota: 7

Bernardo Mureb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...