Ir para conteúdo

Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Não daria para fazer um aparato destes com agulhas? Ou alfinetes?

 

Se o objetivo é retirar pelotas, este método não serve pro Krups. Ele não dá pelotas.. Dá rochas inteiras!! Quase montanhas de café!! Precisa é de PDT, Picareta Distribution Technique :D :D :D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, eu usava um mini-fuê DIY (feito com um arame fino) e afirmo que não derrama nada de pó, contanto que você mantenha o funil no filtro enquanto mexe. Fazer WDT com fuê e sem funil acho que não é uma opção, a não ser que você tenha paciência e delicadeza extremas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando uso o WDT e para distribuir uniformemente dentro do filtro, desde que as técnicas tradicionais de manipulação não me parecem efetivas desde que se limitam a parte superior do bolo.

Ainda mais, não agrada nem não vejo necessidade de ficar manuseando o pó de café.

Com os moedores de primeira linha (devidamente amaciados) o pó já cai em distribuição praticamente perfeita, e só precisa calçar.

Quando môo em recipiente, utilizo um de vidro parecido com um Becker de 150ml, e o que faço é ir girando o recipiente como se fosse um misturador de cimento. É a técnica de homogeneização utilizada em laboratório, inclusive a nível industrial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari com o palito se utilizar com delicadeza você consegue distribuir sem fazer sujeira sem o funil, o mini fuê com certeza terá que ter um funil, não é sempre que faço e também não tenho essa delicadeza para essas coisas artesanais, sou péssimo e impaciente, só quando to bem a toa ou para determinados grãos que sai umas pelotinhas que utilizo o WDT, o duro do funil é aquele melhorzinho da orphan custar 30 dólares, fora da realidade isso e utilizar copo de iogurte é de lascar em termos de estética, tentar falar com o JC se ele faz ou senão tentar aquela ideia das forminhas para doces. Valeu a dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o mini fuê e não curti, percebi que para fazer uma distribuição legal tem que ser algo bem fino mesmo que não movimente muito pó de uma vez, o fuê parece que não meche direito e meio que gruda o pó, vou continuar com o palito de dente, acho que postei um vídeo aqui uma vez de um cara que tinha adaptado algo tipo o que o Rodrigo fez só que com apenas 1 objeto e era bem fininho. Essa solução do Sergio parece ser bacana mas ainda vou querer algo mais fino, agulha riscaria o filtro, vamos ver o que faço, o palito de dente funciona bem, só acho feio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, mas o palito de dente não é tão fino, medi um aqui e tem 2 mm de diâmetro. Os arames do meu tem 1,2 mm.

 

Mas concordo que seria melhor ser mais fino, talvez 0,5 mm. Agulha de costura pode ser uma boa, e vc pode arredondar a ponta na lixa. Talvez eu refaça o meu com algumas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu achei um palito com defeito eu acho que é bem fininho hehehehe to utilizando o maledeto até quebrar rsss tem umas agulhas que são bem finas mesmo depois com mais tempo se achar aquele vídeo vou postar aqui a ferramenta que o cara usou, essa que você fez parece funcionar bem tbm Sérgio, a do Rodrigo também, o fuê sei lá, não gostei, se for fazer algo com agulha também tentarei arredondar as pontas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 3 weeks later...

Aqui Gil: http://www.ingredientedacasa.com.br/mini-batedor-_-fue---conjunto-com-3-tamanhos---progressive-p120

é um conjunto com 3 tamanhos

Comprei pq o palito de dente é muito "feio" para fazer uso do WDT, na verdade não sei se o fuê é bom, gostaria de algo bem fininho, mais fino que o palito de dente, porém não encontrei.

Esses são bem bacanas.

Eu comprei esse Rattleware na café store.

Mas não é tão mini assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha curiosidade é com o vibrador de gesso.

Eu não sei como é o movimento do prato do vibrador de gesso, mas fiz um teste com alto-falante amplificado e gerador de tom.

 

Fiz testes de 20 Hz até uns 100 Hz, colocando a vibração tanto na vertical quanto na horizontal em relação ao filtro. Basta encostar o filtro no cone.

 

Não deu certo, o pó se acomoda mas não fica plano. Talvez o vibrador de gesso tenha movimentos em mais de um eixo ou várias frequências. Ou mesmo oscilação circular.

 

Depois a extração foi bem mais lenta que o normal pois os fines devem ter ido tudo para baixo. Salvei o shot empurrando a alavanca para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, se a extração ficou mais lenta, é sinal que de alguma forma funcionou, pois esse é o sintoma característico da WDT. Pena não ter distribuído o pó de maneira uniforme. De qualquer maneira, estou muito satisfeito com a ferramenta que criei. Eficiente e eficaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Galera

 

Alguém sabe onde acho o desenho ou as medidas do "copo de iogurte" mas em metal, para WDT? Estou em uma fábrica que tem um torneirinho baum e quero ver qto ele cobra no serviço.

 

Vou usar com filtro de 58mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei forma em alumínio de petit gateau. Só falta cortar. Não é tão bonito quanto torneado, mas não passa vergonha igual pote de iogurte. Quando eu cortar coloco a foto aqui.

 

Depois diz quanto vai ficar o seu... Dependendo, às vezes pega na síndrome ruiva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Depois da páscoa achei uma coisa perfeita pra fazer funil.

a base que vem nos ovos de chocolate.

Tipo uma forminha, só cortar no lugar certo e já elvis.

Ainda não as cortei, uma é marrom, cor de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que tirei as nádegas do pf tenho feito sempre wdt.

Também dou aquelas batidinhas pra acomodar o pó.

Praticamente sem sujeira.

Estou satisfeito com minha técnica de compactação.

Mas os buracos de cupim continuam no bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também uso os potinhos dos ovos de páscoa como funil.. Basta recortá-los na medida certa e é possível despejar o pó bem no meio e já fazer WDT e tamping, sem precisar tirar o funil..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus buracos de cupim só sumiram quando troquei o moedor (Krups para Rocky).

Interessante você ter dito isso Mortari.

Hoje fui comparar o Nemox com o Lido 2 nesse quesito furos de cupim.

Mesma quantidade, 16 gr, mesma técnica de compactação, wdt, mesmo café

moedores regulados para uma granulometria que proporcionou um fluxo semelhante e adivinha...

No Nemox os furos quase desapareceram e no Lido 2 o bolo parecia um formigueiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E na xícara? Por isso que é bom o PF naked. Não sei se esses furos indicam canalização real, até porque o bolo muda depois que abre a solenóide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, furos não diz muito, ainda mais se estiver usando dose normal e sobra espaço entre bolo e chuveiro. Melhor observar extração, sabor e se possível o fundo do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade, nunca consegui fazer uma correlação entre os furos e o resultado na xícara. Já tirei shots excelentes que apareceu furo no bolo e já tirei shot meia boca sem furo.

Também não sei se indicam canalização, na época cheguei a postar a dúvida no tópico de canalização pra saber se os furos poderiam indicar ocorrência mesma, já que não tenho PF naked pra analisar, mas não me lembro de ter lido algo conclusivo quanto a isso.

 

Porém, uma coisa é fato: os furos têm relação direta com a moagem. Na minha experiência, mantive a mesma máquina, o mesmo filtro, o mesmo café e, alterando apenas o moedor, os furos passaram de "quase sempre" para "nunca mais". Com o Krups eu fazia WDT + nutation para diminuir um pouco a ocorrência de furos (e diminuiu, mas não cessou, a maioria das extrações ainda saiam com furos) e, com o Rocky,  nunca mais vi furo algum. Até abandonei WDT e nutation, apenas acomodo o pó + ou - uniformemente batendo com a mão na lateral do PF e compacto.

 

Minhas xícaras hoje estão melhores, mas não posso dizer que seja por conta da ausência dos furos, acredito que a maior influência esteja na diferença do moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra vocês que gostam de ferramentas bonitas, um "keycap puller" ou "tirador de teclas de teclado" deve servir bem.

 

geekkey3.png

https://www.massdrop.com/buy/mkc-stainless-steel-keycap-puller

 

Se atingirem 30 compradores, sai a 13,36 dólares (5,99+7,37 de frete), uns 30 reais (sem contar imposto, que daria 18 reais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...