Ir para conteúdo

Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

@1colete excelente compilado!
 

Só uma observação: o link do modelo de baixo custo do Thingiverse está direcionando para o mesmo link do modelo mais sofisticado.

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

9 horas atrás, 1colete disse:

Clips/Palito de dente

  • Funciona se você não tiver nada, mas comparado aos acima não dá nem graça na brincadeira.

 

 

Comecei usando palito de dente, só como teste.

 

9 horas atrás, 1colete disse:

Marcando o @regisassao que sugeriu a corda Si e o @victor_barros que estava bastante ativo em um dos tópicos de venda da ferramenta.

 

Depois passei de fase e comprei o meu WDT com o @Diolino ano passado; muito bom. Não sei se a melhora percebida é efeito placebo, mas me pareceu valer a pena. 

 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não sei se vocês conhecem aquelas agulhas para desentupir fogão. Elas são bem finas e rígidas, no meu caso juntei 3 delas com fita adesiva, e estão executando um bom trabalho. Cada uma custa entre 3 e 5 reais, super barato.

1475743634_WhatsAppImage2022-02-04at17_14_51.thumb.jpeg.44aa4331e439d6a9cbf8e77ee1541ece.jpeg

elas estão um pouco tortas mas como só uso a pontinha delas então não faz muita diferença. Fica a dica. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depois de alguns dias testando a ferramenta de WDT do Thingiverse que o @1colete e @Felipe_Silva estão vendendo, achei que as extrações ficaram levemente mais homogêneas. Antes, eu usava distribuidor + tamper e o resultado era muito bom já.

 Eu cheguei a testar um improvisado com cordas Si de violão, mas achei muito grossas. Depois de usar o modelo com agulhas de acupuntura, deu pra notar que a distribuição fica bem melhor. Essa é uma foto depois do WDT e dando apenas uma batidinha na mesa pra acomodar o bolo:

09459395-EB39-43B9-BC0A-10B449B9CA8F.thumb.jpeg.ad8fbb1ae02197aed55c51fa3adbe7b9.jpeg

Depois do tamper, fica com uma aparência ótima. Parece mesmo que vai sair um bom espresso. E sai!

Também fiz testes WDT + tamper e WDT + Distribuidor + Tamper. Tem uns youtubers famosos que recomendam a primeira opção, pois o distribuidor causaria uma pequena compactação desigual logo ao encaixar. Eu particularmente gostei mais da segunda opção. O que observei é que pelo menos por enquanto não consigo distribuir perfeitamente só com WDT e o distribuidor ajuda a dar aquela aplainada final para depois vir o tamper. Aliás, o tamper é uma ótima referência: colocando os dedos na borda, eu pude ver como ficou mais alinhado.

Outra coisa que observei é que aumentou o tempo de extração. Com isso, tive que aumentar um ou dois cliques no K4. Presumo que a extração ficou melhor e alguma pequena canalização que eu tinha antes não está ocorrendo mais, mas é mera suposição.

Em termos de sabor, achei a diferença pequena, para melhor. Mas não fiz um teste lado a lado ainda. Para quem ainda não tem acessórios, talvez faça sentido economizar no distribuidor e ter só WDT + Tamper. Para quem tem recursos, sugiro WDT + distribuidor + tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje, fiz um teste lado a lado com WDT + Distribuidor + Tamper e na segunda xícara somente distribuidor + tamper. Com WDT é claramente melhor.

Usando WDT o tempo de extração foi maior, 4s a mais. Porém, ficou mais frutado, a acidez ficou mais clara, e com menos amargor, mesmo com tempo de extração mais longo.

Não foi um teste às cegas, mas a diferença é tão clara que não tem como ficar na dúvida sobre qual o melhor café. 

Os demais parâmetros foram os mesmos: 90 graus no PID, 18g in, 38g out e 38.1g na segunda xícara, o café era um Paraíso da UmCoffee torrado há exatos 14 dias, moído no K4 clique 80. O tempo de extração foi de 11s sem WDT e 15s com WDT.

Parenteses: muitos vão pensar: "poxa, muito rápida essa extração". Esse Paraíso foi uma quebra de paradigmas para mim. Eu cheguei a regular a moagem para extração em 25s, todos os cafés anteriores eu regulei para a faixa dos 20-30s, mas esse grão, na minha Poemia e para o meu paladar, ficou melhor extraindo em 15-20s, mais para 15s. Tenho testado desde o dia 7 da torra, ele mudou muito nesses 7 dias, apertei a moagem em 2 cliques nesse período. Não sei explicar,  só sei que tem sido assim durante os últimos 7 dias, mais de 20 espressos extraídos ao todo.

Outra curiosidade é que a maioria dos cafés eu extraio em 25s no clique 80-85. O Paraíso tinha que ser no clique 72.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, fiz um teste lado a lado com WDT + Distribuidor + Tamper e na segunda xícara somente distribuidor + tamper. Com WDT é claramente melhor.
Usando WDT o tempo de extração foi maior, 4s a mais. Porém, ficou mais frutado, a acidez ficou mais clara, e com menos amargor, mesmo com tempo de extração mais longo.
Não foi um teste às cegas, mas a diferença é tão clara que não tem como ficar na dúvida sobre qual o melhor café. 
Os demais parâmetros foram os mesmos: 90 graus no PID, 18g in, 38g out e 38.1g na segunda xícara, o café era um Paraíso da UmCoffee torrado há exatos 14 dias, moído no K4 clique 80. O tempo de extração foi de 11s sem WDT e 15s com WDT.
Parenteses: muitos vão pensar: "poxa, muito rápida essa extração". Esse Paraíso foi uma quebra de paradigmas para mim. Eu cheguei a regular a moagem para extração em 25s, todos os cafés anteriores eu regulei para a faixa dos 20-30s, mas esse grão, na minha Poemia e para o meu paladar, ficou melhor extraindo em 15-20s, mais para 15s. Tenho testado desde o dia 7 da torra, ele mudou muito nesses 7 dias, apertei a moagem em 2 cliques nesse período. Não sei explicar,  só sei que tem sido assim durante os últimos 7 dias, mais de 20 espressos extraídos ao todo.
Outra curiosidade é que a maioria dos cafés eu extraio em 25s no clique 80-85. O Paraíso tinha que ser no clique 72.
Faz uns testes sem o distribuidor agora. Por aqui tá funcionando bem WDT + tamper. Tive que afinar um pouco a moagem e tirar alguns espressos até acertar a mão. Mas tenho achado melhor.
WDT, duas batidas do porta filtro na bancada (superfície fica bem plana) e compacta com tamper direto.

Abs!

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso fazer lado a lado mesmo. Eu cheguei a tomar dois meio que na sequência, um sem distribuidor, mas não é a mesma coisa. Tive a impressão de que o distribuidor ajudou a melhorar um pouco, mas pode ser apenas impressão. Vou ver se faço o lado a lado um dia desses e comento por aqui.

Mas curioso você ter que afinar a moagem. Aqui o tempo de extração aumentou .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu sempre testo algumas vezes. Nunca medi, mas pelo que li por aí, minha máquina (Oster Perfect Brew) extrai com mais do que 9bar de pressão e isso facilita muito as canalizações. Às vezes esse aumento de tempo na extração é porque canalizou menos. No fim das contas o que vale é o gosto do espresso.

Mas se testar por aí divide com a gente.

Abs!

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm acho que são canalizações mas como não tenho naked, não consigo afirmar. Minha máquina tbm está em 15 bar, é uma Poemia. Cheguei a colocar dimmer mas percebi que só varia fluxo, a pressão acaba determinada pela moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
To querendo… até porque tenho dois sobrando. Preciso achar um torneiro que faça isso pra mim…
Conseguiu fazer?
Talvez eu possa te ajudar.
Está em São Paulo? Qualquer coisa me chama no PV.

Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Achava que era mero capricho. Mas, realmente, depois que passei a usar WDT, pude notar que a coisa melhora, no sabor. Incrível. Como dito já, aqui notei também que o tempo de extração muda um pouco. Agradeço a quem compartilhou a experiência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
Em 22/05/2013 at 21:56, Rodrigoks disse:

Eu sei que a Orphan Espresso vende um assim, bonito, de inox. Mas quem sabe o Chrispim não se interessa em fazer um? Eu gostaria de substituir o copo de iogurte por algo mais apresentável...

Em 23/05/2013 at 01:06, Fogo ruivo disse:

Ro,

 

Onde compro esse mini fuê?

https://shopee.com.br/WDT-Espresso-Ferramenta-Distribuição-Agulha-Agitadora-Café-Aço-Inoxidável-i.381575605.22130998372?sp_atk=64f1a79e-359a-4d3d-91cd-7c3ea7819f07&xptdk=64f1a79e-359a-4d3d-91cd-7c3ea7819f07

Em 04/02/2022 at 17:18, Caio Oliveira disse:

Não sei se vocês conhecem aquelas agulhas para desentupir fogão. Elas são bem finas e rígidas, no meu caso juntei 3 delas com fita adesiva, e estão executando um bom trabalho. Cada uma custa entre 3 e 5 reais, super barato.

1475743634_WhatsAppImage2022-02-04at17_14_51.thumb.jpeg.44aa4331e439d6a9cbf8e77ee1541ece.jpeg

elas estão um pouco tortas mas como só uso a pontinha delas então não faz muita diferença. Fica a dica. 

https://shopee.com.br/WDT-Espresso-Ferramenta-Distribuição-Agulha-Agitadora-Café-Aço-Inoxidável-i.381575605.22130998372?sp_atk=64f1a79e-359a-4d3d-91cd-7c3ea7819f07&xptdk=64f1a79e-359a-4d3d-91cd-7c3ea7819f07

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...