Ir para conteúdo

Espresso Master Home - filtro não pressurizado "criado"


Marcia

Postagens recomendadas

Salve, pessoal!

 

Como comentei anteriormente, chegou meu Porlex mini, adquirido para não ter que tomar mais Melitta na casa dos meus pais!

 

Bom, meu pai tem uma maquininha de espresso Master Home, fraquinha, simplesinha, mas que faz seu trabalho e me serve como laboratório. Há algum tempo, logo que iniciei nos espressos de mais qualidade, comprei um filtro pressurizado comum e abri o fundo (com uma serrinha), deixando ele como um filtro "comercial" para testar (na época não consegui usar, mas resolvi retomá-lo hoje):

A foto do celular ficou ruinzinha, mas dá pra notar que está aberto, ou seja, sem o fundo com 1 furinho:

cafe2e.jpg

 

A idéia era tirar um espresso bebível com o equipamento disponível (ainda vou somar uma balancinha da próx. vez):

cafe3a.jpg

 

Pois bem, moí para espresso o café torra média da Suplicy, enchi o filtro o quanto pude, apertei com o tamper plástico que vem e botei na cafeteira.

Ela sofreu, sofreu, gotejou, mas no final cuspiu o café. Não ficou uma Brastemp, mas para um primeiro teste, ficou bebível! A crema um pouco clara e o café faltando alguma coisa do sabor que tiro em casa, mas bebível.

Devo tentar sobredosar um pouco menos e tirar o shot um pouco mais curto na próxima, pois parei bem depois do rabo de rato aparecer (além de eu tirar duplo, meu pai queria que enchesse o bendito copinho! rsrs).

cafe4y.jpg

cafe1q.jpg

 

Bom, é isso! Só pra mostrar que equipamentos simples podem dar resultados razoáveis, especialmente com filtro não pressurizado! Se o pessoal que tem a Chefe Crema e afins quiser testar abrir um filtro extra, não vai se arrepender!

 

Saudações!

 

Marcia

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Pedro!

 

No feriado devo fazer mais alguns testes e comparar o shot tirado com o filtro pressurizado e o que abri (vai que o sabor fica melhor no pressurizado!)

 

Experimentando sempre! Como pesquisadora que sou, não posso me contentar com o básico, mesmo que seja bom, tenho que testar e testar coisas novas!

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Márcia.

 

Isso me lembra os meus tempos de Chef Crema e Breville Ikon...

 

Como ficou o sabor? Muita acidez? Caso afirmativo pode ter sido uma extração um pouco mais fria que o normal, o que também justificaria uma crema mais pálida. Esse problema era recorrente na Chef e somente com alguns macetes (como ligar a máquina 15 minutos antes) foi possível mitigá-lo.

 

De qualquer forma você já chegou bem longe. São comuns as decepções dos colegas que retiram a pressurização dos filtros em máquinas de entrada e depois se veem batendo cabeça para acertar as moagens. Se me permite a sugestão, tente pesar a dose que você está utilizando (filtro cheio até a borda) e se estiver dentro dos parâmetros adequados fixe essa variável, fazendo o ajuste somente na moagem. Os filtros dessas máquinas costumam ser pequenos e por isso acredito que o duplo sequer comporte 14g de café. Aliás, dependendo da dose que você obteve enchendo o filtro (ex.: Menos de 10g) pode ser viável começar a extrair singles com o filtro duplo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo!

 

É, é engraçado ter que "reaprender pequenos passos"! Na Gaggia Twin com o Preciso é muuito mais fácil extrair decentemente! Mas adoro experimentação, especialmente o desafio de extrair algo decente de um equipamento tão simples.

Esse feriado vou levar a balancinha a tiracolo pra casa dos pais de novo e brincar mais um pouco. Aí vejo certinho quanto consigo colocar.

 

De fato, este shot ficou meio "aguado" e ácido sim, faltando um "Q" que tenho na minha Gaggia. Vou tentar sua sugestão de deixar aquecer por mais tempo e tentar moer no mais fino possível do Porlex, mesmo que a extração demore um pouquinho mais que os 25-30s pra sair. Esse shot extraí com o Café do Moço, então acho que não consegui moer fino o suficiente. Com o Suplicy torra média saiu mais bonito, mas não fotografei =(

 

Farei mais testes e conto aqui!

 

Tenho é que postar depois o vídeo que fiz da extração com o filtro naked da Gaggia... aquiiilo siiiim! Coisa linda de se ver!

 

Bjos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Experimentando sempre! Como pesquisadora que sou, não posso me contentar com o básico, mesmo que seja bom, tenho que testar e testar coisas novas!

 

Abraço!

 

Parabéns de novo Márcia! Seu pensamento é uma Filosofia de Vida ! A ser aplicado diariamente em tudo que se apresenta no nosso horizonte!

 

Grande Abraço,

 

Pedro Freire

Ps. Quando puder não esqueça de postar o vídeo do PF Naked.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns de novo Márcia! Seu pensamento é uma Filosofia de Vida ! A ser aplicado diariamente em tudo que se apresenta no nosso horizonte!

 

Grande Abraço,

 

Pedro Freire

Ps. Quando puder não esqueça de postar o vídeo do PF Naked.

 

Obrigada, Pedro! Acho que a ideia é essa mesmo, desafio sempre!

 

Postei no tópico de fotos as 2 primeiras extrações com o naked da Gaggia! Ficaram bonitas!

 

E segue aqui 2 extrações feitas com mesmos grãos (moagens diferentes, claro) no filtro pressurizado (esq) e não pressurizado (dir).

Muita diferença de aparência, aroma, sabor e corpo:

masterhome1f.jpg

 

Essa eu tirei pra ilustrar a diferença absurda no corpo e textura dos cafés... o "pós xícara", vejam como o shot tirado com o filtro não pressurizado marca muito mais a xícara e fica mais espesso (dir):

masterhome2.jpg

 

Bom, por enquanto finalizam aqui os experimentos... conclusão: muuito vale a pena um moedor manual e um filtro aberto, mesmo na mais básica (pior??) das cafeteiras! =)

 

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Muito bom, Má. Muito didático, tanto para quem tem dúvidas se parte para um filtro não-pressurizador ou se acha que a aprendizagem com o novo filtro será difícil, (mas nada impossível).

 

Dá para ver que a falsa crema (com o filtro pressurizador) é mais bolhuda, a outra é mais aveludada. E a crema legítima deixa a marca de uma "renda" na xícara, no Instagram do Clube tem algumas fotos de rendas.

 

Beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...