Ir para conteúdo

Café Orfeu no Rio de Janeiro


jhon

Postagens recomendadas

Jhon,

você pode encontrar o Orfeu no café Sorelle em botafogo,

são duas lojas, uma no Botafogo Praia Shopping e outra na rua Capitão Salomão, perto da Cobal do Humaitá.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite, amigos !

Comprei 1kg do café orfeu na cafeteria expresso dos alpes.

a loja é pequena, porém mto bem organizada.

até consegui um desconto de 20% pelo pagamento em dinheiro.

ainda estou sem o moedor(chegando pelos correios), entao nem tive ainda como degustá-lo.

de qualquer forma, a julgar pelo aroma q exala (mesmo o pacote estando fechado), parece tratar-se de um cafe excelente.

a torra é de abril e a validade vai até setembro.

mais uma vez, obrigado pela ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro John,

Um kg é muito café.

Sugiro que, quando chegar o moedor, abra o pacote, tire unas 150 - 200gr e congele o resto para conservar melhor.

Pode ir tirando, por vez, o suficiente para 3 ou 4 dias de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos !

Bernardo, o q estas sugerindo parece ser uma boa ideia. sou leigo neste assunto e o pouco q sei aprendi aqui neste site lendo outros tópicos.

e onde devo armazenar a parte q consumirei pelos 3/4 dias ?...posso colocar nesses potes plasticos p/ microondas e deixar na geladeira ?

sei q sao perguntas simples, mas p/ quem está iniciando agora, fazem mta diferença.

grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jhon,

 

Sem geladeira. O que não for consumir imediatamente congele, bem fechado.

 

A quantidade que for pro consumo imediato. coloque em um pote com boa vedação, ou em um saco zip-lock. Se for colocar em um pote, use o menor possível, pra que não fique muito ar dentro. Ar é inimigo. Pense numa bolacha que gostaria de manter crocante, o cuidado é parecido.

 

Pote de papinha é uma boa dica. Potes de plástico pequenos também. Conforme consumir, dá pra preencher o espaço vazio entre o café e a tampa com um saco plástico amassado. Eu faço assim, e é melhor que ficar com ar dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RodrigoKs,

obrigado pelas dicas.

amigos,

O moedor chegou hoje. Um Cuisinart dcg-20. é um aparelho bem simples e ideal para começar as minhas experiencias.

tbm baixei uns videos sobre como usar a chef crema silver (o manual ñ diz mta coisa).

só tem um detalhe q ainda nao entendi direito: com a qntidade de pó q colocarei no filtro maior consigo preparar 2 capuccinos de uma só vez ?... ou tenho q ir colocando pó a cada preparo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, amigos !

fiz as minhas primeiras experiencias hoje.

o 1º capuccino nao ficou mto bom.

o 2° já ficou c/ o expresso mais encorporado. até a crema ficou melhor.

tbm consegui melhorar o resultado na vaporizaçao do leite.

o unico detalhe q estou achando estranho é q fiquei um pouco "aereo".

20 min depois do 2º capuccino, meu estomago "embrulhou". acabei vomitando tudo.

resultado: experiencia nada agradavel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overdose de cafeína, tem de respeitar o organismo.

Algumas orientações:

Antes de colocar o leite experimente o shot de cafe, se não estiver bom você cuspe o que ficou na boca e o resto vai para a pia.

Dai identificas o problema (muito fino ou grosso, muito ou pouco café, muito quente ou frio, etc), defines como solucionar o mesmo (se não sabes como perguntas ou procuras).

Nova extração, se esta bom podes continuar fazendo o cappu, do contrario repetes até acertar.

Para acostumar com cafe, começas com intervalos grandes, tipo um pela manhã e outro à tarde, nunca forçar, deve ser uma experiência prazerosa, do contrario não vale a pena.

Estimo melhoras.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

nunca tinha ouvido falar em overdose de cafeina. se bem q reconheço q exagerei um pouco. afinal, foram 2 xicaras de 220ml uma atras da outra.

foi a primeira vez q preparei um capuccino em casa. achei o máximo!... sei q tenho mto a aprender. porém, o mais importante, é ter gostado do processo.

suas dicas já foram anotadas. alias, estou absorvendo todas as ideias q os amigos postam aqui.

mto obrigado!

fiz minha 1ª latte art e usei cobertura de caramelo destes encontrados em supermercados. no entanto, ele me pareceu um pouco "pesado" para a espuma do leite.

q tipo de cobertura os amigos podem me recomendar?

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, amigos !

preparei um pequeno expresso hoje. o café ficou mto forte. mesmo colocando um pouco d açúcar, ficou "pesado" demais (intragável). em nada me fez lembrar os bons expressos q já bebi nas cafeterias tradicionais.

o q pode estar acontecendo, mto café (qntidade aproximada de 3 dosadores no filtro) ?... estou moendo mto fino (28s no cuisinart dcg20)?...o tempo de extraçao do cafe nao está bom (27s)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve jhon

 

Possivelmente excesso de pó e qualidade da moagem, dado que os moedores de lâminas não são adequados para moer para espressos.

Até são capazes, desde que operados por quem detém experiência sobre que granulometria deverá ter o pó. Mas pouco úteis para quem é inexperiente. Por outro lado, são ótima opção para preparar pós para coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mto obrigado, Alexandre!

no momento, este moedor foi o mais acessivél q pude comprar.

sabe me dizer onde consigo uma imagem do q seria uma granulometria próxima do ideal p/ expresso?

assim teria algo para comparar com os meus resultados obtidos.

grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve jhon

 

Numa boa cafeteria, que empregue um bom barista, use um bom moinho e sirva um bom espresso.

Mas independentemente de teres a amostra, será difícil que o moinho de lâminas a reproduza, pois este cria pó com inconsistência na granulometria. No mesmo lote moído haverá partículas diminutas e outras grossas e não terás como separá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...