Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Rodrigoks

Pão e Café

Recommended Posts

m3nd3s    286

Ei @bruno_or, bom dia man! Conte-nos mais sobre os problemas que está enfrentando, porque acha que o problema está no manuseio? Pode nos mandar fotos para avaliarmos? Qual receita você está usando e quanto de hidratação?

sergio.m    2,380
11 horas atrás, bruno_or disse:

e a massa bastante hidratada

No início faça pães menos hidratados.

Fernando Lopes    693

Dica importante: Não usar água com cloro pra alimentar teu fermento e nem pra fazer pão !

Penna    75
Em 07/01/2018 at 23:36, bruno_or disse:

Amigos, não venho tendo sucesso com meus pães :(

acho que estou perdendo muito do crescimento dele no manuseio antes de colocar pra assar e na modelagem devido a falta de pratica e a massa bastante hidratada. 

Vocês tem a dica de algo que posso fazer para não ter esses problemas? Queria uma receita nova para seguir, quem sabe assim tenho sucesso.

Obrigado pela ajuda!

se você tiver usando uma farinha de pior qualidade, é bom hidratar menos... fica bem dificil trabalhar com uma farinha que nao "segura" a agua da receita.

Nesses casos, é melhor você reduzir a agua da receita que você ta fazendo pra uns 65%, e ir aumentando aos poucos pra você sentir qual o limite daquela farinha. Farinhas do tipo dona benta e etc você nao vai conseguir ir muito além do que 70% de água sem ter muitas dificuldades no manuseio