Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Leo a receita era de uma máquina de pão importada que tínhamos em casa bem antes de lançar estas nacionais, minha mãe deu embora por falta de uso... a receita era em inglês e não lembro, só lembro que ficou muito boa, essa máquina que está em casa agora não é minha, é da minha irmã que também está na casa dela sem uso e peguei emprestada por causa desse tópico que deu vontade de fazer e testar os pães rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Rosca de chocolate.

 

Quando estou sem tempo uso a panificadora como projetada, mas quando tenho tempo extra uso ela apenas como batedeira, e é excelente, funciona melhor que uma planetária que tem a velocidade muito alta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto se vc fosse mulher casava com vc hahahah parece que ficou muito bom, parabens! manda a receita para o povao aqui viu :)

 

Segue a receita para quem ê solteiro arranjar uma namorada pela boca.

 

http://vejasp.abril.com.br/materia/receita-de-rosca-de-chocolate-nozes-do-felipe-benjamin-abrahao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto se vc fosse mulher casava com vc hahahah parece que ficou muito bom, parabens! manda a receita para o povao aqui viu :)

 

Pelo menos se ele tivesse um pouco mais de cabelo... :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos se ele tivesse um pouco mais de cabelo... :P

 

 

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHAH

 

Não resisti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahaha vocês não perdoam...

Gil conseguir namorada pela boca está complicado com essas meninas e seus estereótipos atuais, conheço algumas na academia que come um bombom e no dia seguinte está se descabelando e com peso na consciência por ter comido um singelo bombom.

Eu sinceramente não sei onde vai parar essa nova geração a la facebook e smartphones.

Tudo tem que ter um equilíbrio, eu treino, cuido da minha saúde, modero na dieta e coloco açúcar no café :) mas jamais deixo de apreciar a boa gastronomia (pois é um dos prazeres da vida) ao custo do culto ao corpo. Então acabo consumindo de tudo de forma moderada, mas tem gente que é neurótica. Desculpe o offtopic.

Vou dar uma olhada na receita depois se não for muito trabalhoso vou tentar fazer em casa. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, se conquistar alguma garota, vai ser uma gordinha, rsrsrs.

Vamos ao pão:

 

Na massa eu começo a esponja com 100 grs de farinha, 100 ml de água , o fermento e espero meia hora, uma das funções da esponja é não deixar o fermento morrer em massas que vão mais açucar morrer de tanto comer o açucar.

 

No creme de confeiteiro eu coloco 180 grs, ao invés de 250 grs como indicado.

 

No recheio eu coloco um bolo pulmamm inteiro.

 

Do resto é tranquilo, da para fazer 4 pães. Estou parando de fazer em forma de rosca por questões obvias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não testei, mas a do Rogério Shimura no Bem Simples ficou maravilhosa - salgada:

 

Schiacciata cipolle rosse e formaggio (schiacciata de cebola roxa e queijo)

 

 

AC-Schiacciata-cipolle-rosse-e-formaggio-apertura.jpg?ver=ee480748-0cb7-43eb-8d25-11addda4

 

Farinha de trigo, 350 g

Leite integral, 265 g

Manteiga sem sal, 28 g

Açúcar, 28 g

Fermento biológico fresco, 21 g

Sal, 6 g

 

Para a cobertura:

Cebolas roxas, 2 unid.

Queijo gruyère, 200 g

Tomilho fresco, 10 g

Sal grosso, 5 g

Azeite de oliva, 50 g

 

Num recipiente, misture os secos: a farinha de trigo e o açúcar. Coloque metade do leite, até ficar uma farofa. Esfarele o fermento em cima da massa. Sove a massa até ela ficar compacta.

 

Acrescente o sal e a manteiga. Coloque o restante do leite. Com o auxílio de uma espátula, vá sovando a massa até que fique lisa e homogênea.

 

Deixe descansar a massa separadamente por 20 minutos num recipiente com azeite. Enquanto isso, prepare o recheio.

 

Abra a massa numa assadeira bem untada com azeite, coloque os ingredientes da cobertura. Deixe fermentar até dobrar de volume por mais ou menos 60 minutos e asse a 180°C por cerca de 25 minutos, calor seco.

 

http://www.bemsimples.com/br/receitas/1330-schiacciata-cipolle-rosse-e-formaggio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Para a galera que sova na mão e está em Sampa: neste domingo 11/02/2014 09/02/2014 haverá um encontro com Luiz Américo Camargo, autor do livro Pão Nosso. Haverá aula-demonstração e depois autógrafos do livro, que estará com desconto de 20% (assim como outros títulos da Editora Panelinha).

 

O livro trata essencialmente dos pães feitos com levain e é MUITO legal.

 

Será na Livraria da Vila da Alameda Lorena, 1731 - gratuito - 11h30, com distribuição de senha a partir das 11h (apenas 50 lugares).

 

Estarei lá, se mais alguém for podemos nos encontrar na fila! ^_^

 

um abraço

Editado por Anita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, eu tenho a data como dia 09, domingo, até estou vendo como compartilhar com a degustação do café que é ali próximo, mas terei que deixar esposa e filha em algum lugar, sim minha filha quer assistir a aula também e quer ver a Rita Lobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o tópico volta a ser refrescado, como diria Luiz Américo, autor do livro Pão Nosso (MUITO didático, o pão já vem mastigado, digo, as receitas).

 

As fotos ainda aguardam um pão mais douradinho, mas o forno não colabora. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fez pão hoje ou está falando do de ontem ?

No meu forno quase tudo tenho que por no máximo, os croissants que ficaram gordinhos foram os que assei quase no máximo e os que deram uma muchada foram os que assei na temperatura recomendada. Tem coisa tipo esfiha que nem no máximo vai, o que era para sair em 15 min leva 40.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil: fornada de ontem. 2 branquelinhos, a 200° (deveria ser 220).

 

Tentarei sua dica de subir a temperatura depois de uns 30 minutos. Na próxima segunda.

 

Como vai seu bebê? Borbulhando? Mexeu o garoto?

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes ele só reage no último dia. Não esquenta muito com horários precisos, suas 48 horas vencem amanhã, a qualquer horário, de preferência quando ele estiver bem ativo e faminto. Pode ser no horário mais quente do dia, por exemplo.

 

Só quando percebi isto é que o 4.0 vingou. Excesso de rigor nos anteriores não ajudou muito.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow... Que bagunça é essa que cês tão fazendo aí?

 

Esse pão do Gil demora uma semana só pra preparar a massa é?

 

Meu caro xereta:

 

o fermento precisa ser realimentado (refrescado, nas palavras do autor), o que leva cerca de 4 horas neste calorão (alimentar leva uns 2 minutos, mas crescer as tais 4 horas, às vezes até 6).

 

Depois preparar o pão, cerca de 40 minutos no processo, entre misturas e sovas, depois crescer entre 4 e 6 horas.

 

Segunda sova (é mais dar o formato final do pão), cerca de 10 minutos.

 

Segunda fermentação entre 1 e 2 horas (depende da temperatura, em Sampa 40 graus considere sempre os tempos menores).

 

Total: cerca de 8 ou 9 horas

 

PARA PREPARAR O FERMENTO: uma semana (entre preparar a muda, alimentar em intervalos de 48/24/24, descarte, refrescado). Isto considerando que a versão 1.0 dê certo. Em caso contrário, repita o procedimento de uma semana para cada nova versão.

 

B)

 

Depois só correr pro abraço, pra sova. E ter uma conversa séria com seu forno que não doura nada.  :wacko:

 

Fotos em breve. Minhas ou do Gil.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, precisar não precisa, aliás tem vários pães que nem dá para fazer com este fermento feito em casa, mas tem pães rústicos franceses que só se consegue chegar no resultado desejado com este fermento, esta é a razão de faze-lo.

Do mais, quando se faz um pão em casa é com o objetivo de ter fazer algo mais natural, quase todos os pães de uma padaria hoje são misturas prontas, tipo coloca água e sai o pão, todos com os kits aromatizantes, estabilizantes, ..... O croissant por exemplo, você acha que alguém faz croissant com manteiga Aviação, usam uma gordura especifica para folhados que nem chega perto da Aviação.

É claro que compro pão na padaria pois não consigo fazer pão todos os dias e também o pão frances ainda é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, bom dia! Saudades de você. :)

 

O fermento a que nos referimos é o natural, ou levain, sourdough, Sauerteig etc.

 

Dá para entender bem o processo se acompanhar este tópico desde o começo, tem uma boa descrição feita pelo Rodrigo.

 

Eu e Gil estamos testando uma receita nova do fermento e eu já comecei nos pães, falta acertar agora o dourado no meu forno caseiro.

 

Este tipo de pão, além de totalmente natural, tem sabores agregados pela própria levedura, uma casca grossa e mais dura e pode ser feito com grãos, oleoginosos etc. MUITO bom!

 

Küsse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...