Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

Salve

 

Apresentação e demonstração da máquina manual de alavanca para café espresso e vaporização de leite La Pavoni Europiccola Lusso Cromada EPC-8

 

 

Abaixo foto da coleção de Francesco Ciccarelli, gentilmente cedida pelo autor e membro honorário Márcio Carneiro.

 

P1000263.JPG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Talvez tenhas razão. Também estranhei o fato da caldeira ser a pequena, mas a caixa em que veio destaca ser a Professional. Veja o detalhe ao fundo e à direita na foto abaixo. Todavia a caixa pode ter sido trocada na loja em que ele a comprou nos EUA.

Já devolvi ao proprietário, após fazer a assistência técnica. Esta máquina ficou parada por quase 5 anos.

Pedirei que seja fotografada a etiqueta para nossa informação.

 

9067897028_3bac562b60_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A da foto da caixa parece ser a Professional. E bem possível de sair da Itália em caixa errada mesmo! :)

 

http://www.lapavoni.it/line_det.asp?idf=1

 

Eu gosto da idéia da Professional por ser mais viável tirar vários cafés seguindo essa dica:

 

http://www.home-barista.com/levers/two-hours-of-good-temperature-shots-with-pavoni-t13699.html

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, as máquinas da La Pavoni tiveram uma mudança "radical" em 2000, com a adição da luva de Riton e consequente aumento do diâmetro do filtro de 49mm para 51mm. Mas de maneira geral são as mesmas há muito tempo, nos primeiros anos só a versão Europiccola sem pressostato (limitação da pressão pela válvula de segurança) e nos anos 80 com o surgimento da Professional (caldeira de 1,6L, manômetro e pressostato). Logicamente que o pressostato foi adicionado nas Europiccolas.

 

Vale lembrar que elas não têm válvula que purga o ar da caldeira. Podem atingir a pressão desejada com ar dentro da caldeira, e portanto com temperatura menor. Ao abrir a válvula de vapor o ar sai, a pressão cai, e aí volta para o patamar controlado já com a temperatura da água "correta". Também é viável deixar ela aquecer com a válvula aberta e ao começar sair vapor, fechar.

 

Outro detalhe que lembrei é que o braço de vapor é destacável nas versões modernas (anos 90 para cá, se não me engano) para ser trocado pelo dispositivo "caputinador" (cappuccinatore), que suga o leite de um recipiente e libera creme/leite espumado quando misturado com o vapor.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Márcio, a suspeita se confirma.

Abaixo a foto da etiqueta.

 

Ainda sobre as variações dos modelos, já atendi em assistência técnica uma Professional pos millenium que estava sem manômetro. Aparentemente foi tirado para ser trocado e não foi recolocado. A tampa do compartimento do visor de plástico do tubo de vidro deve ser comum a Professional e a Europiccola.

 

 

9087943149_26a34c1979_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, pessoal!

 

Chegou hoje minha La Pavoni professional vinda diretamente de Manaus!

 

A cafeteira ficou algum tempo (uns 2-3 anos) parada. Hoje quando liguei esquentou normal, faz um vapor maravilhoso, mas senti um cheiro estranho e a água saída pelo grupo saia meio amarelada e com pequenos resíduos escuros (café?? não sei).

 

Alexandre, alguma sugestão de como limpá-la? Quase esvaziei um tanque expurgando e vaporizando, mas ainda tem resíduo (talvez esteja no reservatório).

 

Logo posto fotos e vídeo =)

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita! Sim, deu certo! E acabou saindo praticamente a metade do preço de trazer uma nova da Itália :D

 

Deixei descer água de uns 6 reservatórios, parece que a água clareou e diminuíram bem os particulados, mas ainda tem um cheirinho, não sei se é do próprio metal mesmo (tenho a impressão que uma peça de cobre que tive tinha o mesmo cheiro).

 

Vamos ver! Amanhã brinco melhor!

 

Bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, pessoal!

 

Chegou hoje minha La Pavoni professional vinda diretamente de Manaus!

 

A cafeteira ficou algum tempo (uns 2-3 anos) parada. Hoje quando liguei esquentou normal, faz um vapor maravilhoso, mas senti um cheiro estranho e a água saída pelo grupo saia meio amarelada e com pequenos resíduos escuros (café?? não sei).

 

Alexandre, alguma sugestão de como limpá-la? Quase esvaziei um tanque expurgando e vaporizando, mas ainda tem resíduo (talvez esteja no reservatório).

 

Logo posto fotos e vídeo =)

 

Abraço!

 

Salve Márcia.

 

Parabéns pela aquisição. Estou certo que será muito divertido operá-la e fazer excelentes xícaras.

Difícil prescrever uma ação sem poder diagnosticar corretamente. É necessário visualizar o/s tipo/s de resíduos para definir como tratar. Mas água limpa e quente sempre

ajuda.

Você citou que veio de Manaus e que estava alguns anos parada. Não sei como é a água servida em Manaus ou se o dono a usava ou utilizava água mineral ou ainda ao menos filtrada.

A Europiccola do video que postei estava parada há 5 anos, mas ainda assim sem qualquer contaminação. O dono disse-me que sempre usou água mineral.]]As fotos ajudarão a avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

Obrigada! Aposto que vai mesmo ser boa a brincadeira!

 

Sei que é mesmo... já passei bastante água e parece que melhorou bastante. Cobre não fica com "cheiro"? Ou o metal + água quente? Vou pergunar que água ele usava, mas pe cuidado creio que água boa.

 

Achei que a cafeteira está melhor conservada do que imaginei! Bem bonita mesmo. Seguem 2 fotos do celular mesmo só para dar idéia:

dw9l.jpgu6sz.jpg

 

E uma xícara com água dos primeiros expurgos:

wjdv.jpg

 

Parece resíduo de café. Mas achei estranho a cor da água... será que resíduos de pó podem ter ficado "encranhados"? Não pode lavar com JoeGlo né? Só água mesmo? rsrsrs

 

Obrigada!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Márcia , bela máquina ! Deve ter sido um ótimo negócio , pois dada a idade e aparencia o dono antigo deveria ser cuidadoso :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideal é desmontar o grupo e limpar, trocar vedações só se precisar. E com uma lanterna olhar por dentro da caldeira.

 

A caldeira é de latão. A resistência é cobre. Se a água é levemente ácida poderia haver mais cobre na água, mas se é neutra ou levemente básica, deveria formar óxido de cobre na resistência e não soltar mais nada.

 

Tem resistências (não sei se da Pavoni vem assim) que são de fábrica oxidadas (preto). Se isso se soltar por alguma corrosão ácida ou galvânica, talvez fique sujando a água por muito tempo.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

Parece ser resíduo de café apenas. Muita água deverá limpar.

A dica do Márcio é apropriada, mas não o faria sem ter uma gaxeta nova disponível para usar caso seja necessário, pois é possível que danifique a atual ao retirá-la. É o último anel de borracha, na parte central inferior da foto abaixo.

O catálogo de peças dela pode ser visto e copiado no seguinte link -> Europiccola/Professional

 

9106139470_0ce7b2f510_c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela Pavoni ! Benvinda ao lado atlético do café !

Daqui a pouco poderemos fazer uma cofraria de maquinas a alavanca para a dominação mundial, como tem no HB :-)

Lá sou #396, acho que aqui Marcio seria o número 1, eu o 2, Victor 3, Gui Marques 4 e Márcia 5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Há também o Mário que possui uma Professional cromada há muitos anos. Hoje sob tutela de seu filho que a levou na bagagem ao se mudar para outro país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa uma escova na tela. ajuda a limpar. e ao redor da borracha tb deve ta sujo, de uma olhada por baixo no encaixe do grupo. deve ta sujo.

parabens pela maquina

 

Ruston,

Acho que você matou a questão da sujeira... a borracha estava mesmo encardida. Escovei bastante e agora parece que os resíduos acabaram. =)

 

Salve Márcia.

Parece ser resíduo de café apenas. Muita água deverá limpar.

A dica do Márcio é apropriada, mas não o faria sem ter uma gaxeta nova disponível para usar caso seja necessário, pois é possível que danifique a atual ao retirá-la. É o último anel de borracha, na parte central inferior da foto abaixo.

O catálogo de peças dela pode ser visto e copiado no seguinte link -> Europiccola/Professional

 

9106139470_0ce7b2f510_c.jpg

Ideal é desmontar o grupo e limpar, trocar vedações só se precisar. E com uma lanterna olhar por dentro da caldeira.

 

A caldeira é de latão. A resistência é cobre. Se a água é levemente ácida poderia haver mais cobre na água, mas se é neutra ou levemente básica, deveria formar óxido de cobre na resistência e não soltar mais nada.

 

Tem resistências (não sei se da Pavoni vem assim) que são de fábrica oxidadas (preto). Se isso se soltar por alguma corrosão ácida ou galvânica, talvez fique sujando a água por muito tempo.

 

Márcio.

 

Meninos,

 

Eu até me arrisco a rejuntar meu banheiro, trocar resistência, lâmpada, montar armário... mas não sei se tenho coragem de desmontar a Pavoni não... sou uma garota que não é tão expert em "peças" rsrsrs E se não conseguir montar direito depois????

 

Olhando a caldeira por dentro, a resistência me parece ok (já escurecida naturalmente), mas acho que está com um pouco de oxidação o latão... meio verde. Pensando agora, acho que o cheiro metálico que sinto é exatamente disso: "oxidação".

Tirei algumas fotos de dentro da caldeira e da boca. Algo a fazer?

snnn.jpgquuc.jpg

gq7r.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Márcia , bela máquina ! Deve ter sido um ótimo negócio , pois dada a idade e aparencia o dono antigo deveria ser cuidadoso :)

 

Obrigada! Achei que foi sim um bom negócio... Creio que paguei menos da metade de uma nova trazida da Itália. Pelo que conversei com o antigo dono, ele era bem cuidadoso sim... tinha a caixa perfeita com todos acessorios e tudo!

 

 

Márcia, como descobriu esta máquina?

 

Rodrigo, quando eu estava quase me convencendo a trazer o modelo mais simples novo ou um usado da Itália (e não a Elektra), eis que encontro no Mercado livre! Aí foi a "gota d'água" rsrsrs

 

Bela Pavoni ! Benvinda ao lado atlético do café ! Daqui a pouco poderemos fazer uma cofraria de maquinas a alavanca para a dominação mundial, como tem no HB :-) Lá sou #396, acho que aqui Marcio seria o número 1, eu o 2, Victor 3, Gui Marques 4 e Márcia 5.

 

Obrigad Bernardo! É o CAC? Clube Atlético do Café?? rsrsrs Gostei!

Pelas contas aí em cima, posso ser a #7 sem problemas! rsrsrs

 

Aaii que votade de um café nela....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio,

A Pavoni veio de Manaus e a pessoa disse que só usava água filtrada. Eu estou usando filtrada também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A água do Rio Negro tem essa cor pela significativa concentração de ácidos húmicos, isso explicaria a cor esverdeada, do oxido cuproso.

Eu não me preocuparia muito, acho que trocando duas o três vezes a água pelo grupo, e tirando uns dez espressos para descarte deve ficar boa.

O importante e verificar o sabor e cheiro da água (deixar esfriar), após a limpeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

Já passei umas 10 caldeiras cheias pelo grupo... o qu me incomoda é que a água e o vapor estão saindo com cheiro... Será que tem como remover o óxido ou larga assim mesmo? Tacar ácido cítrico será que ajuda ou piora? Ainda, como trbalho em laboratório, tenho acesso fácil a outros ácidos, como clorídrico e sulfúrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca ácidos fortes. Colocar produtos na caldeira (ácidos e detergentes) é delicado porque pode ficar com cheiro.

Eu gosto de vinagre branco de alcool no caso de calcário, neste caso parece ser o contrario: eu diria que se deve ao efeito do ácido, poderia ser húmico (que vem do húmus da floresta amazônica).

Eu neutralizaria com uma base fraca, tipo bicarbonato de sódio, acho que seria inofensivo para maquina.

Algumas enxaguadas da caldeira deveriam resolver.

O que achas Marcio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...