Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

@RogerioD sensacional o vídeo...e nacional!

Também estou ansioso com um la pavoni "pra nascer", no aguardo do filtro e dos orings do pistão que importei e estão em poder dos correios...:( 

Andei vendo vários vídeos dessas maquininhas, mas, esse que você postou, achei bem diferenciado, genial e criativo!

 

Forte abraço a todos,

 

Eduardo Gurjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

E ai "Pavonistas"!!!

Depois de ter conseguido comprar uma Europiccola muito pouco usada nesses quase 30 anos de idade como mencionei anteriormente resolvi abrir ela e fazer  uma limpeza geral, já que é uma velhinha mas bem enxuta e fiquei com receios de contaminação pelo tempo de existência, apesar que quando chegou dei uns flush nela e acabei tomando um café e gostei bastante do resultado, veio funcionando tudo perfeitamente e na desmontagem percebi que as guarnições, gaxetas tudo em ótimo estado, as únicas que perdi no processo de desmontagem foram as que ligam a caldeira na base por estarem ressecadas isso foi principalmente ao calor que exala dessa caldeira, mas ai aproveitei e já pedi um kit completo que vem da itália, ainda não chegou, mas para montar logo o @Carneiro muito gentilmente me arrumou essas juntas que ele tinha guardado na casa dele e fico muito grato a ele. 

Essa parte de limpeza, desmontagem pra mim é trabalhoso, não tenho muita paciência mas estava engajado, não tinha calcificação na caldeira mas estava um pouco escuro, nossa água é boa e é difícil calcificar.

Nesse processo de desmontagem percebi que a máquina foi muito pouco usada por não ter desgaste nas peças nem nas junções da alavanca e pistão que sempre tem desgaste devido ao atrito, a história dessa máquina é que a tia da pessoa que me vendeu era uma dondoca e vivia viajando pelo mundo e trazia presentes para a família, neste caso foi para a Itália e trouxe esta máquina de presente para a mãe da pessoa que me vendeu e nesse tempo ficou meio parada, deve ser devido a dificuldade de uso para pessoas que não tem conhecimento ou não gostam tanto do café espresso, mas enfim, ficou na família por quase 30 anos, sem nenhum reparo, toda original, aí é que mata, por ser original a base dela era  uma cor que não gostava, estava bonita, mas a cor pro meu gosto era feia, um marrom meio cagado hehehehe, a parte interior já estava dando indicio de ferrugem por ficar exposto a agua que cai e não há vedação e a pessoa não secar, mas foi só dar uma lixadinha que ficou zero e ai acabei cromando por achar bem mais bonita do que pintar com qualquer outra cor, o Márcio deu uma ideia do cobre, mas ai teria que ver depois envernização e onde moro tudo é complicado, tive que andar mais de 160km para levar essa base para cromar em outra cidade pois aqui ninguém faz. Também tive que fazer uma adaptação para a junta que vai entre a caldeira e a resistência, pois estava ressecada, acabei adaptando e utilizando aquele papel da Vonder que serve para juntas, mas minha dúvida se ele é durável, se com o tempo não irá esfarelar e se também tem problema caso tenha contato com a água da caldeira se faz algum mal a saúde, mas creio que se tiver contato com a água será minimo e mais pra frente posso pegar essa junta da resistência isso se já não vier com o kit que comprei e ainda não chegou.

E realmente aqui é difícil, não acha nada, nem juntas, até um parafuso para colocar na saída do braço do vapor que iria modificar para um furo só eu não encontrei e para um torneiro mecânico adaptar ia ficar uns 60 reais, tudo que vai fazer é uma jornada, não acha nada, ninguém faz ou quando faz algo o preço é absurdo.

Sofri para tirar a rosca da caldeira que liga a base, tive que dar umas marteladinhas e acabou deixando essa rosca que é cobre com marcas, mas enfim, não é visível.

Como é a versão do ano de 1978 não tem manômetro, acabei importando um dos EUA e coloquei pois acho que ajuda muito para observar a temperatura e tomar cuidado com a pressão desta máquina, pois ela é como uma panela de pressão, não pode dar bobeira para não explodir rsss

Outros upgrades que estou fazendo nela para ficar boa mesmo, é a vedação que liga o grupo e a caldeira, com uma junta em teflon e mais uma peça adaptada para não deixar o vapor chegar ao grupo, essa mod pelo HB dizem que é bem mais fácil controlar a temperatura dela na faixa dos 92º e facilitar tirar mais espressos em sequência.

Comprei também aquele termômetro que é em fita para colar no grupo e um outro que um italiano desenvolveu que é bem pequeno com um sensor discreto que também é colocado no grupo e a medição dele é bem rápida com isso ficará bem mais fácil domar a senhora Pavoni. Também pedi a mola que vai no porta-filtro, não sei se vem de fábrica mas a minha não veio e é ruim quando vc vai bater a borra e o filtro cai, essas coisas ainda não chegaram nada e sem previsão, somente o manometro chegou e já instalei e esta tudo funcionando a mil maravilha, sem nada de vazamento, ainda bem.

Também pedi para o @Gilberto fazer uma base para caber no filtro de 49mm para usar o Bravo Tamper, ele já me mandou e ficou ótimo, obrigado Gil!!

Fiz poucas extrações na máquina, mas estou adorando o resultado, é um outro perfil, tenho várias máquinas agora para sempre estar experimentando diferentes perfis do mesmo café e a Pavoni realmente é diferente das demais, até mesmo da Aram.

E como ela ficou muito bonita pois esta muito nova, ficou uma linda peça de decoração e uso para meu cantinho do café.

Agradeço tbm as dicas do @felipe magaldi inclusive estarei em SP neste fds e vou levar a Brasilia Lady para ele instalar um PID via arduino, OPV e uma saída doserless no moedor da Lady.

Vou postar as fotos desse processo de limpeza da máquina e desculpem o longo texto :P

 

Esta aqui é a foto da máquina original, com a cor que eu não gostei:

 

 

 

160a29b33b9124a9b86374c02a315257.jpg
422077c7bbf737d2c66fafe2da0252ae.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RogerioD bacana de mais sua animosidade com a máquina e o projeto!

Eu estou aqui no sofrimento com o filtro da minha que não chega para poder usá-la e concluir minha jornada...dependendo do correios...mas já fiz uma série de avanços na bichinha...

Espero em breve poder mostrar os resultados.

 

Abraços,

 

Eduardo Gurjão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me animo pq é uma máquina de projeto antigo, funcional, atemporal e com design bonito nos dias atuais, um projeto simples, mas claro que mais trabalhoso para se extrair um café, realmente não é fácil controlar a temperatura, para tirar shots seguidos e tbm limpeza que é mais trabalhosa de limpar, fica restos de pó na guarnição do shower screen, para tirar o PF tem que esperar um pouco e ir devagar, toda hora tem que ficar enchendo de água o boiler, tem momentos que o café sai ótimo e outros não, se bobear se queima pois onde rela nela é quente, pf e filtro bem pequeno, enfim, não é uma máquina perfeita mas é bem legal de se usar.

Esteticamente acho ela muito bonita e a sorte que tive de pegar uma máquina vintage nesse estado não teve como fugir...

Outra coisa que não gosto nela é os shots no máximo 30ml, as vezes sai 15, 20, mas tenho o hábito de tomar 50ml ai tem que dar duas bombadas na alavanca que já mexe um pouco no sabor, mas para ristreto ela é ótima, a extração sai com um perfil bem diferente das máquinas que tenho.

@Eduardo Gurjão estou com bastante coisa pra chegar dela tbm da italia, até os orings do pistão está em uma das encomendas, como não aguentei esperar para montar ela peguei na café cozinha e cia e pedi para enviar por sedex, a única coisa que chegou rápido de fora foi o manômetro, nessas brincadeiras já estou gastando um monte tbm heheheheh qualquer coisa veja o filtro na café cozinha tbm, chega rapidão :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, uma dica é acertar dose e moagem para na pré-infusão dar uns 10-15 segundos já começar a sair café, só com a pressão da caldeira, e aí iniciar a extração com a alavanca (e a câmara cheia). Talvez aí garanta uns 30ml ou até um pouco mais.

Mas, realmente, em geral precisa levantar novamente a alavanca depois de uns 10-15ml pra ter volume maior.

Considerando que o filtro duplo dela comporta corretamente uns 11-13g, não é objetivo xícara cheia mesmo. Sugiro usar o simples (8-9g) pra ter uma razão de preparo menor (mais volume).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio estou fazendo isso, usando o filtro duplo média de 13 a 14g de pó.

Minha sequência é a seguinte, ligar a máquina com a resistência no máximo esperar uns 5, 6 min até começar a escutar o vapor sair pela válvula, ai pego e faço a moagem do café depois solto um pouco de água quente para esquentar o grupo e a xícara e solto um pouco do vapor (que dizem ser o falso vapor), em seguida ergo a alavanca até próximo ao estado de soltar água, coloco o PF e termino de subir a alavanca, espero uns 10 segundos e dou umas 3 bombadas leve para sair o ar do grupo em seguida bem lentamente faço a extração, este por enquanto vem sendo o ritual.

Para um segundo shot ai desligo a máquina faço limpeza dos filtros, moagem de café etc ligo a máquina e em seguida faço a extração.

Ps. 1 realmente não sei se há necessidade de colocar o PF com a alavanca já meio erguida na tentativa do ar não quebrar o bolo do café na subida do pistão, acho que se ele estiver compactado certinho não tem necessidade desse procedimento e raramente vai ocasionar de afetar o bolo compactado

Ps.2 Também não sei se há necessidade de dar essas pequenas bombadas antes da extração final para retirar ar do grupo, pois não percebi fazendo esse procedimento aumentar o voluma da xícara, já fiz esse procedimento e saiu 20g de extração na xícara.

Ps.3 Também ainda não vi necessidade de colocar uma tijela com água fria e puxar água para dentro do grupo para esfriar para poder extrair outros shots na sequencia, mas tudo isso que estou dizendo é meio no feeling, porque comecei a usar a máquina agora, não a conhecia e não tenho termômetros para dar uma apuração melhor da questão da temperatura, no meu caso da a impressão que ligando e desligando da pra controlar um pouco sobre os shots seguidos, se bem que pra mim esse não é o objetivo dessa máquina e sim para tirar  um ou dois espressos por vez.

Li que é muito ruim o uso desse filtro single shot para obter um bom resultado na xícara, ninguém usa, ninguém gosta rsss e se usar esse filtro para tirar 50g de café ai o ratio vai ficar lá em baixo e ruim, pro meu gosto ainda prefiro as duas bombadas, não é ruim, só não fica tão bom quanto o ristreto hehehehe

Outra coisa mais complicada nela é a crema, pra sair uma boa crema tem que ser torra nova e também mais escura, todos os meus shots estão saindo com crema mas alguns bem ralos, não chega perto da ECM nesse aspecto, apesar de pouca crema o gosto é bom.

Dúvida que tenho:

Acabando a água, máquina quente, posso jogar água fria na caldeira? Pode causar algum dano a resistência?? Se estiver que esperar esfriar a máquina para encher a caldeira novamente ai é brabo hein...

Termino de usar a máquina jogo toda a água que tem dentro dela fora é  um processo fácil de fazer mas não sei se há necessidade, se agua ficar na caldeira vai ocorrer de dar algum gosto dos metais e componentes dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério parabéns!!!

Pode jogar água nova sem problemas.... A resistência foi feita pra isso.

Não é necessário subir alavanca para evitar desmanche do bolo.... Mas suba com delicadeza.

As bombadas só aumentam o volume de água se a pressão na caldeira for suficiente para encher a câmara, daí o que desceu de água para o bolo nas bombadas ficam por ser sua pré infusão.

Crema nela é uma variável temperamental, não só depende do que vc citou mas tb devido a rampa de pressão que é bem diferente de uma bomba elétrica.

Se for direto sem a pre infusão, a restrição do bolo aumenta e a rampa de pressão sobe.... Costuma aumentar a crema

Vc vai notar que com pouca força vc vence um bolo que normalmente chocaria sua ECM.

Tudo se resume a entender ela e praticar.

Abração irmão.

Parabéns pela bela máquina e bem vindo ao clube

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não vai ser crema como de máquina com bomba. Mas tem outras nuances que não tem, normalmente, nas maiores.

Eu ficaria em 12g no duplo.

Filtro sem fundo vai melhorar a crema também.

A dica do Fogo também é boa, pouca força, mas constante, num bolo adequado, pode dar um ristretto com bela crema que não tem igual em outras máquinas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Boa noite, amigos!

Alguém poderia me explicar como faço pra excluir as fotos antigas que estão na minha conta?

Queria compartilhar com os amigos o resultado final do trabalho que fiz na minha LP Professional, mas, não achei jeito de apagar as fotos antigas para poder hospedar as novas...

Agradeço quem puder ajudar...

 

Forte abraço a todos!

 

Eduardo Gurjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luis Paulo disse:

@Eduardo Gurjão, use um serviço externo de hospedagem de imagem, como o imgur: 

 

Eu sou meio sem tato pra essas coisas de internet...mas, vou tentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos,

 

Faz um par de dias que tenho falado aqui sobre uma La Pavoni Professional, ano 1996, que tive a sorte de encontrar abandonada em garagem e comprei-a no intuito de devolver-lhe a vida.

A máquina em si, não tinha avarias, estava, literalmente, largada ao relento, sem filtro e sem tela do chuveiro.

Logo que trouxe ela pra casa, comecei o desmonte e a limpeza devidos, pensei que seria um trabalho curto mas, logo percebi que as vedações da máquina estavam ressecadas e endurecidas, muito mais pela falta de uso, mesmo, pois não apresentavam sinais de achatamento (gaxeta do grupo, por exemplo). Embora esse estado de ressecamento, a máquina estava funcionando como um relógio suíço, nenhum vazamento, termostato disparando exatamente em 1,2 e 0,8bar, para desligar e ligar a resistência. Além disso, havia uma água bem suja e com odor forte na caldeira da máquina, que devia estar ali há anos.

Assim, decidi desmontar logo tudo e substituir todas as vedações.

Aos passos que ia fazendo o desmanche, fui observando que várias alterações "upgrades" poderiam ser feitas na máquina, e ergui mãos à obra.

Parti para a internet e encomendei logo um jogo completo de vedações da máquina, bem como, filtro e chuveiro do grupo. Porém, tive a ideia de mandar fazer todas as vedações (exceto as do grupo) em teflon maciço e, acabei por deixar as vedações originais que comprei pela internet, em borracha, guardadas como peças reservas...comprei o teflon em tarugos e levei ao torneiro mecânico para confecção, seguem umas fotos:

gjQvu0n.jpg

qmP0nb4.jpg

NOM22nc.jpg

 

Pesquisando pela internet, vi um upgrade que achei interessante, voltado ao isolamento do grupo/caldeira via lâmina de teflon. Como eu já estava trabalhando com este material, resolvi fazer eu mesmo essa peça, manualmente. Feita com 1.6mm de espessura :

XsHNcS1.jpg

06XyCH1.jpg

 

Outra alteração que vi, possível e viável, foi a substituição do pistão do grupo, que era de um tipo "plástico", e mandei fazer um idêntico em bronze maciço. Peça que foi feita comprecisão extrema pelo meu torneiro mecânico e, depois, foi polida por mim:

w3SCCJO.jpg

jfnG8of.jpg

 

Na parte de baixo, nas ligações elétricas, todo o cabeamento ganhou proteção extra com termocontrátil:

xccfat3.jpg

 

Fiz também uma mudança bem interessante do sistema da alavanca, com a retirada dos eixos e do rolete originais, de ferro, substituindo-os por eixos de inox 440c maciço e por 3 rolamentos japoneses, também em inox. Os rolamentos também foram incrementados por 2 arruelas de proteção em laminado de fibra aramida que, além de proteger os rolamentos contra a entrada de água e resíduos, irá proteger também as peças cromadas contra os arranhões ocasionados pelo movimento da alavanca. Tudo devidamente lubrificado com graxa de teflon...o movimento da alavanca ficou acentuadamente macio e leve:

BpRCbn0.jpg

I8oahFV.jpg

iRn3uxP.jpg

J6eUG4i.jpg

 

As peças de aparência externa receberam tratamento de limpeza e polimento simples, deixando-as com aspectos de novas:

bA8RYdY.jpg

M29v8iK.jpg

 

Os cabos de plástico preto do porta filtro e da alavanca, bem como, as torneiras da caldeira e do vapor, também foram polidos e ficaram brilhando.

Entretanto, como a máquina já havia me dado bastante trabalho e estava ficando bem bonita, aproveitei minha pré-disposição para trabalhos manuais em madeira e resolvi fazer um extensivo upgrade visual nela, todo em madeira, com cabos, torneiras e sub-base, incluindo uma base alinhadora de calcamento:

i7GcyTa.jpg

V7ttJ8K.jpg

rfcvktZ.jpg

j31Qd4Z.jpg

13Xd7dw.jpg

lqIvrWm.jpg

Fz3HSNU.jpg

nsQi3fs.jpg

1rw2Gx6.jpg

 

Acima, vejam que a torneira do vapor ganhou travamento em parafuso alen. A torneira grande ganhou uma peça de inox 440c com dupla rosca macho e um base de 3mm entre eles, uma rosca entra na madeira e a outra na caldeira. A sub-base ganhou pés de ventosa em borracha com sistema antivibração.

Abaixo, algumas imagens da máquina pronta:

V5nac1J.jpg

4Bayv5M.jpg

Azc9k7U.jpg

pcUoz4k.jpg

XobzheK.jpg

ukpXGX6.jpg

 

E um video em 360º dela que postei no youtube:

 

Bom pessoal, é isso, relato extenso, espero que gostem do resultado.

Tem me rendido ótimos espressos com exatas 30g de líquido e boa crema.

Q4mm0VD.jpg

rus2GZ4.jpg

mib7A7B.jpg

 

Forte abraço a todos,

 

Eduardo Gurjão

  • Curtir 10
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho excepcional, muito bem feito, parabéns pela máquina e pelo trabalho Eduardo, ficou lindona!!!

Esse upgrade do teflon entre a caldeira e o grupo, eu também comprei uma divisória em teflon já pronta, mas fora isso tem que ter uma espécie de tampa que fica na entrada da caldeira pelo grupo, onde tem o cano de cobre que passa a água e também nesse cano tem que fazer um corte de determinado tamanho para funcionar bem e não aquecer muito o grupo, pra vc que tem as manhas é moleza, eu já não arrisquei a fazer o corte neste cano, veja no HB que tem o tópico específico ensinando a fazer certinho, só o teflon não vai resolver o lado esquentadinho da europiccola hehehehehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

@LUW, muito obrigado!

@RogerioD, meu amigo, tudo na paz? Rapaz, a máquina tá tão boa, tá me dando uma repetibilidade de aspecto e de sabor tão fantástica, que tenho medo de mexer mais em algo e não ficar igual...mas eu já vi essa peça que você falou. Não fiz essa peça na minha, mas fiz o oring da ligação caldeira/grupo em teflon maciço com 3mm de espessura, ou seja, bem mais eficiente (em termos de temperatura) do que o de borracha que eles usam lá.

Enfim, acho q não tenho mais coragem de mexer nela, não.

 

Forte abraço a todos,

 

Eduardo Gurjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, amigos,

 

Muito obrigado pelo reconhecimento do trabalho. Foi duro, mas muito prazeroso trabalhar nessa máquina...e ela tem me recompensado com ótimos espressos!

@bluecoffee, procurei fotos de quando peguei ela, mas acho que deletei tudo. Ela estava muito suja e abandonada, mas o cromo estava muito bom, o q é mais importante. A base de ferro tinha um arranhão maior e optei por recromar essa peça, que, graças a Deus, após 3 tentativas, ficou perfeita.

 

Forte abraço a todos, muito obrigado,

 

Eduardo Gurjão

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Salve pessoal!

 

Ha alguns anos trouxe uma La Pavoni Professional da Italia, e me diverti muito com ela, exceto por um pequeno problema:

Um vazamento de algumas gotas de agua pela haste do pistão de extração, logo acima do grupo:

IMG_9340.thumb.jpg.11560d17604701296cde758c1e346794.jpg

 

Como eram poucas gotas, toquei o barco até que um tempo depois, comprei da orphan o conjunto de buchas de vedação do grupo.

Outro tempo se passou e eu protelei a abertura da máquina.

Agora que tenho medido o TDS e calculado extrações, recoloquei a Pavoni no Top One de casa por poder executar nela um “pressure profiling” e obviamente, sabores bem bacanas.

Resolvi abrir a maquina, retirei a bucha da haste do pistão e assim estava ela:

IMG_9341.thumb.jpg.2f40d253eccc17c383152c46b99e6dc9.jpg

IMG_9342.thumb.jpg.bf72c9195394b88d25c4977d6f7a72cb.jpg

Ela veio com uma parte esmagada de fabrica, com uma parte dela dobrada e presa incorretamente.

Pois bem, esse é um dos problemas de se comprar a maquina e ir embora, sem tempo habil pra devolve-la.

Quis deixar aqui o relato do achado, no final a troca nao era tão complicada assim, mas de fato precisava de duas ferramentas especificas.

Tudo certo, agora funcionando como nunca.

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Fala, galera! Sou mais um feliz proprietário de um desses fantásticos pedaços de história do café espresso. Comprei minha Pavoni em Fevereiro, antes da crise do Corona, por um anúncio do OLX. A máquina estava em SP, e como moro em Santa Catarina, o grande amigo@cabeca a recebeu em seu escritório, e depois ficou responsável pelo trabalho de restauração.

A máquina estava em un estado geral ok, mas com muita coisa faltando (PF, bandeja coletora, braço de vapor...), e passou por uma revisão e limpeza completas.

Pela internet, eu comprei jogos de vedação e as peças que faltavam (outra sorte, já que foi antes da desvalorização bizarra do Real), e em SP, com a máquina desmontada, o Alexandre Cabeça levou a base para uma pintura eletrostática e as outras peças para um banho de cromo. A base eu escolhi uma cor mais clássica, tipo aqueles amarelos dos anos 60, pra dar mais vida pra máquina e pro ambiente em que ela fosse colocada.

A ideia era ter uma máquina totalmente revisada e pronta pra uso, mas sem o aspecto de estar 100% nova (tipo recém saída da fábrica). Por isso, a eletrostática e o banho de cromo, não foram feitos em muitas camadas, para respeitar as marcas que a máquina ganhou com tempo (já que acredito que elas contam história)

A máquina chegou aqui na semana passada, e depois de 7 dias (estava terminando de arrumar o moinho), ganhou vida essa semana, voltando a produzir espressos e cappuccinos.

O primeiro dia foi só porrada! Saí de uma La Spaziale Vivaldi (vendida essa semana) para ela. A Vivaldi eu tinha de 2018, e ela fazia par com um Bravo Mini, então não tinha shot errado, e o trabalho nela já era automático. Com máquinas manuais, a experiência era só com a Aram, então sabia que ia sair bastante da zona de conforto, só não sabia que tanto. Só lembro de ter tomado tanta porrada de uma máquina, no primeiro dia do curso de Barista, caramba, quanto café jogado fora. A moagem, agora feita por um Mazzer Mini Eletronic A, é bem mais fina da que eu usava na Vivaldi, e o moedor entrega uma consistência absurda, mas ainda assim, não acertava os shots.

No segundo dia de uso, com um ajuste feito na pressão da caldeira, e com muitos ajustes feitos na moagem / dosagem, sucesso! O café escorreu bonito pelo porta filtro, mais de uma vez (repetibilidade é muito importante) e vaporizar com ela é relativamente fácil.

Posso dizer que estou muito feliz com a máquina, por saber que estou bem servido com ela, e que vou continuar sendo exigido em termos de atenção a todos os detalhes da extração.

Ao amigo@cabeca , meu muito obrigado, mais muitas vezes e quantas forem necessárias, pelo excelente trampo de restauração dessa maquininha de 24 anos (ela é de 1996).88512b0b19f7bbc4a3d880fc53d82804.jpgad51b01fce4f64006a6160ef1e32c843.jpgc087296568f03c9e0c586523c0f2d2b5.jpg

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato incrível e lindíssima a máquina, @Heitor Gomes!
Sempre que vejo fotos dela aqui no fórum eu fico babando. Acho ela incrível demais.

E esses trabalhos de restauração dão sempre um calorzinho no coração.
Bacana demais ver máquinas com 20, 30, 40 anos de vida em tão boa forma e entregando ótimo cafés.

Muito sucesso e excelentes cafés pra vocês 3 (você, o Mazzer e a Pavoni)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...