Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

meu vario já está a caminho do Alexandre. comprei a chavezinha allen, dei mais que uma volta inteira e nem sinal do som parecido com a regulagem ideal. 

rezar pra que seja pouca coisa.

adquiri o hábito de só ler texto corrido em livros e revistas, nunca leio os quadros, gráficos, textos em destaque, notas de rodapé... por isso passei lotado pelo aviso no manual.

aliás... esse ajuste pra mais fino que só deve ser feito com o motor ligado vale tbem pra regulagem micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bem vou relatar um fato no mínimo interessante que me aconteceu...

O meu moinho fica num espaço gourmet que, por óbvio, é apertado para tantos equipamentos. Resolvi adaptar o espaço colocando o moinho sobre o cooktop para ganhar espaço... Pois é, o meu pequeno Thomas de 2 aninhos, cresceu, e na pontinha dos pés, ligou o fogão elétrico... Percebi por acaso minutos depois, mas já era tarde, derreteu a base do moinho.

Vejam na foto...

Ia partir socorro ao meu chará lá do Rio, mas acho que consegui que me enviassem as peças para trocar.....

Abraço a todos!

post-3321-0-42925800-1424740114_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc quis dizer o power cord? Afetou um pouco sim, chegou na malha de cobre de um dos pólos (verde), mas funciona, só que sem equilíbrio...

E não foi tão fácil assim conseguir as peças, acabei conseguindo de um moinho usado pq a assistência não vende esse tipo de peça.

Agora fiquei com uma dúvida: será que o Alexandre Veloso consertaria ?? (Com a palavra o chará..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

O dano é tão inusitado que para ele não mantenho peça sobressalente. As bases dos moinhos Baratza são, possívelmente, as peças mais resistentes do conjunto, excetuando-se, obviamente, o motor e as mós.

Seria possível conseguir uma para a substituição, mas um pedido especial para a Baratza teria que ser feito.

 

Ainda lembro de ter, tempo atrás, alertado nosso querido Luciano "3tampers" a manter os equipamentos afastados da área quente de seu cantão gourmet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Gente, estou pensando em comprar um Vario V1, nobo. Gostaria de saber se existe diferença considerável de desempenho entre as versões V1, V2, V3, que justifique a diferença de valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

E aí pessoal! 

 

Tenho algumas perguntas para os usuários de Vario:

 

- To querendo comprar um Vario ou um Vario-W. To indo pra Zurique e Barcelona em Novembro, vale a pena esperar e comprar lá? 

- Se vocês compraram aqui no Brasil, quanto pagaram? (Só pra eu ter uma noção do quanto eu devo pagar)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bruno.

 

Acredito que um preço justo seria em torno de 2.500 reais importando. Com a desvalorização do real talvez esse número piore.

 

Sugiro comprar o modelo alemão da Mahkonig. É o mesmo da Baratza, mas a distribuição na europa é feita pela alemã Mahkonig. Acredito que o preço comprando na Europa seja melhor. Teve um amigo meu que encontrou este moinho numa loja na Suíça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal! Entrei pra turminha do Vario essa semana! Versão Mahlkönig 220V, importação samsonite da Alemanha  :P

 

Mas tô achando que ele não veio 100%...  :(

 

Já li no tópico que a mó de baixo só abaixa por gravidade ou pela força dos grãos durante a moagem. Mas pra baixar a minha mó eu preciso fazer uma força de 1,5Kg (!!!) medidos com balança. Procedimento: afinar 100%, engrossar 100%, as mós não baixam, aí eu empurro. Além disso, não sei se a faixa de ajustes está da amplitude correta... a moagem mais grossa, depois de empurrar a mó pra baixo, está mais pra um coado grosso. Seguem dois vídeos. O primeiro mostra o deslocamento forçado da mó. O segundo compara a moagem mais grossa com a do Encore (1a - mais grossa do Encore; 2a - a que eu uso pra FP ; 3a - mais grossa do Vario), sendo que o Encore já está com ajuste ultra fino do Alexandre.

 

Conto com os palpites dos proprietários de longa data!

 

https://drive.google.com/open?id=0B80hcCGp-MQoREw4ZEtBSjlrUHM

 

https://drive.google.com/open?id=0B80hcCGp-MQoXzl6c2c0WTNhdUE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro video esta ok é assim que funciona o vario , o que baixa a mó é a força centrifuga mais a pressão do cafe .

 

Não sei se vc leu no manual , mas só afine a moagem (subir as alavancas com o motor em funcionamento e se possível com café) subir alavanca desligado a seco pode (é raro)  avariar o moedor.

 

Vamos dar alguma ordem na situação , escolha uma graduação , com café e o motor ligado mova as hastes para a nova posição , chegando lá moa uns 20g e depois moa de verdade e analise a moagem , vc pode começar com fino para espresso digamos 2M.

 

Depois com café e motor virando vá para 10W digamos , moa umas 20/30g e depois moa para FP e analise.

 

Quanto a moagem para FP eu comparo o Forté com o Nemox , a moagem no Forté para FP é sempre bem menos amargo que no Nemox , tem menos fines.

 

Acredito que a comparação Vario Encore deve ser parecida a moagem no Vario para FP deve ser menos amarga que no Encore.

 

Só evita mexer na calibração sem ter certeza do que esta acontecendo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, Carlos! Pensei que afinar com o moindo rodando valia só pro caso de hopper cheio, com restos de grão entre as mós... não achei que poderia dar problema sem nada.

 

Ok, a mó desce sozinha... mas precisar de empurrar com 1,5kg tá me parecendo meio estranho...

 

Sobre a moagem mais grossa, já tinha descido todo o ajuste e empurrado a mó pra baixo, não tinha como descer mais... e achei a moagem fina demais pra FP. Andei vendo uns vídeos de calibração das mós, aproximando elas até começarem a pegar e freiar o motor... talvez o ponto de contato esteja bem acima do 1A, e uma calibração consiga ampliar a faixa grossa.

 

Mas antes de tudo, acho que vou ficar uns dias usando ele pra algum método pra ver se ainda tem algo pra acabar de assentar no lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vario costuma ser temperamental voltando da moagem grossa pra fina.

 

Nunca vi um comportamento como este. Mas sou bem leiga para opinar.

 

LP, testa um pouco mais para tirar uma conclusão mais certeira. Em último caso vai fazer o ajuste com a chavinha. O meu ajustei logo no início, era o contrário do seu: a moagem muito grossa não chegava no expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei novamente ontem. Está calibrado corretamente, as mós estão começando a se tocar lá pro 1J. Mas moendo no 1W não moeu muito fino, e pro 10W a diferença foi pequena. Ainda acho que tem algum problema. Estou pra decidir se abro o moinho ou se mando pro Alexandre. Talvez passe pessoalmente se ele vier no Espaço Café Brasil desse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ele era novo , e nunca funcionou direito , o problema de fino / grosso é no parafuso de calibragem secundario e na balança , vc vai precisar desmontar tudo para chegar nesse ponto , retirar motor , correia , engrenagem de nylon , tudo.

 

Vc mexeu no parafuso de calibragem secundario ? Ele e pequeno só possui 6 fios .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sabia da existência desse parafuso secundário, Carlos, achei que só havia o principal, atrás da saída do pó... obrigado pela dica! Vou procurar saber mais a respeito e decidir se abro eu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse que vc chama de principal é o secundário , o primario esta embaixo do rasgo protegido pela tampinha de borracha comprida atras dele.

 

Se vc abrir a tampinha vai reparar que tem um rasgo e o parafuso (Philips) deve estar centralizado (regulagem de fábrica) , esse primário não deve ser mexido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... fui rever um vídeo de calibração no youtube, e realmente o ajuste com a allen é feito no furo entre a tampa de borracha e a saída de pó. No meu caso o furo está tampado com um selo de garantia, aí não tinha me atentado pra isso. De qualquer forma, a calibração parece estar boa.

 

E quanto ao parafuso secundário então, tampado pela borracha, qual a função dele? E respondendo à pergunta, não cheguei a mexer em nenhum dos dois ao ver que a calibração estava boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma instrução suficientemente boa pra calibração total: http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Vario-Recal-new.pdf

 

Apesar da formatação tosca, tá no site oficial... e faltou dizer pra calibrar com o de 2mm no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, apesar dos modelos serem idênticos, os alemães colocam esse selo pra não violar a garantia e os americanos não. Aliás, no modelo americano vem com a chave allen e no modelo alemão não vem.

 

O furo com a borracha é pra uma calibração total, mais complicada que apenas colocar uma chave e girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Cassani, já estou entendendo melhor... mas provavelmente terei que mexer nesse parafuso da tampa de borracha mesmo.

 

Um tópico do Home-Barista que parece dar dicas úteis pro meu problema: http://www.home-barista.com/grinders/troubleshooting-fixing-baratza-vario-and-upgrade-recommendation-t33338.html

 

Ainda não entendi muito bem a parte técnica da coisa... mas olharei com mais calma amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, o meu forte só abaixa a mó quando está em movimento, até porque aquele botão não não comanda nenhum mecanismo físico e sim a placa principal. Acho que é normal você mexer na moagem (com ele desligado ou sem estar moendo) e não ter nenhum movimento da mó, só alterando com você aplicando força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...