Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

@CaÊ, se o equipo estiver adequadamente aterrado, nem eletricidade estática dá choque... tanto que usamos acessórios "de aterramento" plugados no fio terra da bancada pra trabalhar com equipamentos sensíveis a cargas e descargas estáticas...

 

Mas se estiver sem o aterramento, concordo plenamente, vai dar choque mesmo sem ter defeito, e independentemente de onde estão plugados fase e terra.

 

@Vini, instala aterramento por aí ou compra pelo menos um chinelo de dedo pra usar na hora de fazer café! Solved!   :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

@Viní, siga as instruções do Pierce, no vídeo postado pelo Burny (msg #964) e ajustarás teu moinho.

 

Para conferir o ajuste do Vario, Vario W e Forté AP, basta colocar o micro no Q e o macro totalmente embaixo. Ligue o moinho, sem café, e suba o macro devagar. Ao chegar no 2 o som terá que mudar notadamente.

Assim se regulam esses moinhos na oficina da Baratza, conforme me foi instruído quando estive lá para treinamento de manutenção.

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, gente

Finalmente ontem eu tive tempo para regular o moinho. Todas as outras vezes eu estava numa correria, mexia nele e deixava para testar outro dia. Isso nunca iria dar certo mesmo.

Com tempo, tudo funciona bem e vi como é fácil regular o moinho.

Fiz da seguinte maneira, tendo como base o vídeo da baratza, determinei uma faixa na qual era para fazer espresso, em torno de 2D. Assim, fui regulando o moinho no 2Q e fazendo espresso.
Acredito que chegou numa faixa aceitável, em torno do pretendido: 2F a 2C, dependendo do café

 

segue o vídeo do moinho:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa, caso queira trazer aqui para regular o seu moedor e comparar com o meu, estou a disposição.

 

Infelizmente fui um destes sortudos que foi premiado com um Vario destes que não fica perdendo regulagem e se pode mexer a vontade nas astes sem medo de ser feliz.

 

Seria melhor se tamanha sorte tivesse vindo para ganhar um bilhete da MegaSena acumulada, mas tive que me contentar com um "super" Vario :D

 

Ps: o meu veio made in ExpressoBrasil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu não está com encosto, está com uma praga que o próprio Cadu mandou.

Eu moí nele nesse fds, ele está moendo que é uma beleza, mas esta dando choque.

Vou testar na casa da minha namoradora e ver se o problema é dele ou daqui de casa, apesar do meu nemox não dar choque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Vario tem muito metal. Apesar de nunca ter tomado choque, é fácil perceber quando o bicho está "energizado".

 

Porém, eu só sentia isso numa época em que a rede elétrica do AP estava zuada. A própria construtora entregou com os fios de terra e de neutro invertidos no quadro :o .  Depois que corrigi isso, nunca mais percebi nenhuma anomalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa tarde, galera

Eu estou tentando moer para moka. Li nesse forum aqui (https://coffeeforums.co.uk/showthread.php?3566-Mahlkonig-Vario-Grinder-and-Moka-pot) que eles colocam na posição intermediária, aqui no forum, vi que o alexandre coloca na marca macro 10z.

Inicialmente eu testei no 10M, achei bem ralo. Mudei para o 5M, começou a ficar bom. Gostaria de saber se vcs já moeram para moka no vario e qual foram as marcas de vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, 

Uma informação que peguei com o pessoal da Baratza e achei importante postar aqui.

adquiri recentemente um Vario para substituir o meu Encore. Lendo os posts daqui e vendo os videos no youtube vi sobre a questão de calibração e de que as mós devem se tocar na posição 2Q. No meu caso, isso acontece certinho.

Entratanto, como esperado, com alguns tipos de cafe (principalmente torras claras) preciso fazer moagens mais finas do que 2Q.

Eu estava com receio de moer desta forma e acabar desgastando as mós. Hoje conversei com o Pierce e ele me explicou que as mós são feitas para trabalharem em posição abaixo do 2Q, contudo, SEMPRE com o hopper cheio. A presença de cafe entre as mós faz com que elas não se toquem durante a moagem e não cause um desgaste prematuro.

Comentei com ele que gosto normalmente de variar o cafe e com o meu Encore eu estava pesando uma dose mais ou menos exata e moendo esta dose até o final e consequentemente o moedor girava vazio uns 2s no final. Ele disse que isso não pode ser feito com o Vario. Caso queira trocar o cafe é preciso trocar a moagem no final para uma média, para impedir que as laminas se toquem e só daí rodar vazio.

Sei que muitos daqui sabem disso, mas não achei esta informação exata aqui no topico, por isso achei importante postar. (se eu li mal o topico, desculpe, fiquei lendo ontem a noite até tarde...talvez estivesse meio dormindo..hehe..)

Alguem mais aqui pesa por dose e não deixa o hopper cheio?

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Diogo, tudo bem?
Eu faço a moagem com o hopper vazio, sempre pesando previamente a dose que preciso. Pelo que sei, com as mós de cerâmica e com uso doméstico, não pensaria muito em desgaste.
Ja recalibrei meu Vario uma vez nesses 3 anos, sem perder a regulagem e com uso do hopper vazio.
Agora fiquei curioso se alguem tem experiencia nessa questão pra opinar [emoji848]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala MarcoC, você usa normalmente em qual configuração?

Muito mais fino do que o ponto em que elas se tocam? (2Q)

Não sei se faz sentido, mas acredito que quanto mais fino colocarmos, maior será o desgaste das mós, se rodadas vazias (aqui entra outra questão). 

Entretanto, uma coisa que também não sei se faz sentido. As mós não eram para ter uma mobilidade tão grande de se tocarem quando vazias e não se tocarem quando estão com grãos dentro. Acredito que se toquem da mesma maneira, somente não conseguimos ouvir. Se os grãos realmente tivessem este potencial de afastar as mós, toda vez que moiamos, perderiamos a configuração. Sempre ficaria a mesma coisa.

Mais alguem moe por dose e além do ponto em que as mós se tocam?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, geralmente tenho 3 a 4 graos diferentes rodando, portanto eu tenho um caderno de anotaçoes sempre à mão para minimizar as perdas nas trocas. Hoje por exemplo tomei um cafe torrado ha 3 dias, o Varginha Lavado, (Cocatel do Alexandre Veloso). No PF duplo BR 40%, 30 segundos. O Vario no 2 W. O fazenda dos Tachos, ja com 6 dias de torra, 2Q. O Bourbom do campo mistico, uns 10 dias de torra, 2L.
E assim vai, eles estao com torra média ou media clara (agtron 55 a 65). Nao me preocupo muito com o toque das mós, pois como disse, são de cerâmica, e quando vier a necessidade, troco, mas vai demorar. A ceramica se destaca justamente pelo baixo desgaste. No aeropress, eu geralmente uso no 4L, meio que independente do grao.
O que chama a atenção no Vario é como em dias secos a estatica é grande...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que eu também... gosto de variar o cafe durante o dia.

Tenho 2 cafes com torra média e outro com torra mais clara. As médias consigo moer na 2L ou M. Mas a clara pede algo como 2A ou mesmo 1Q.

Fique com receio de colocar a 1Q e acabar estragando o moedor, por isso questionei o pessoal da Baratza. Se tiver que ficar com o hopper sempre com cafe me quebra as pernas. Nunca vou saber exatamente o que estou tomando. Sempre vai ter um resto do cafe antigo na hora que eu colocar o novo. Ou terei que tomar o mesmo cafe por pelo menos uns 2 dias.

Esta torra clara fui eu que fiz. É um cerrado mineiro e ficou com uma sabor bem bom na média/clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente customizei o meu Vario, modelo 885. (Só perfumaria). Troquei o hopper para o modelo novo e o suporte de porta filtro para o de metal com funil. Caso alguem tambem queira fazer, não é apenas encaixe. São necessarias três pequenas alteraçoes, facilmente obtidas com o dremel (pedra esmeril e broca de ponta em esfera)

Antes:
80a52e1f90b357300d2dcd0d314c3835.jpg

Depois:
1b8962ada9db027bf92574b7d0b1ef12.jpg

1. O suporte para PF de metal precisa de uma escavação de 1 mm nas duas laminas paralelas que formam a base de apoio:
1e0a6c6d9a9f3479c3ad3b3fb1859e59.jpg

Para poder encaixar na base original:
e679a19d400d94fcd359fccc5c777b01.jpg

2. O Hopper com chave limitadora de grãos tem
uma área de plástico (que contem o mecanismo de uma esfera de tensão) que bate em uma das três hastes de metal que formam o conjunto da mó superior. (o da esquerda é o original)
17934a36077137d6a77829ad0377f392.jpg

Basta desgastar o plastico com a broca esferica cerca de 2 mm de profundidade:
658d01caa16a0b6a88e2c7111d927c69.jpg

3. No holder de PF metalico ha duas esferas de tensao nas laterais externas próximas à base. Com a broca esferica facilmente se faz o encaixe:
adafded105ba2b065a62efcd32b86a10.jpg

Apesar da mudança ser fundamentalmente estética, ganhou-se alguma funcionalidade no fim das contas. O funil tem ajudado a concentrar mais o bolo, com o porta-filtro mais solidamente apoiado, e o limitador de graos, bem, esse eu nao tenho usado mesmo, só tenho moído por dose.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Hoje fiz um teste - de novo; já tentei isso um tempo atrás - que já quis fazer um tempão. Alinhei as mós de aço do meu Vario 2 (que uso para coado e AP) e recalibrei o grau de moagem para usar ele para espresso (= EKspresso para pobres). A moagem de um duplo demora bastante, uns 30-40s, e precisa de uma moagem bem fina para não “cachoeirar” (em comparação com o Vario com mós de cerâmica, e os moinhos Bravo). Como a ideia é de melhorar os espressos de torra mais clara, tirei uns normales e até um ristretto (22g no VST triplo) de um Yirgacheffe de torra clara, que faz um espresso legal usando o Bravo Debut. O resultado na xícara foi interessante; mais limpo e doce, embora menos encorpado. A acidez aumentou muito; até ficou meio exagerada em algumas extrações. Vou testar depois com um café mais equilibrado.

Abçs, Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Burny, dificil encontrar opiniões sensoriais para as comparações entre as mós de aço e de cerâmica. Conte mais com os outros cafés tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

E ai, galera, blz?
Acabei de comprar uma clever e estou testando ela no vario. Inicialmente comecei a moer no 5M, já testei ela no 5A também, mas acho que ainda não achei a marcação certa, sinto que ainda não esta perfeito.

Vcs já moeram para a clever? Qual a marcação que vcs usam?

Eu gosto da clever justamente por pegar o melhor da FP e do coado, atualmente é o método de preparo de que mais gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca extrai na clever mas pelo que vi o buraco do fundo dela me parece bem grande.
Acho que a recomendação para coados em geral do vario é 5/6 na macro. Mas você também
pode ajustar o tempo de infusão para chegar no resultado que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que para coados, quem dita a granulometria é o filtro. Se você usar filtro da Hario (que não adapta muito bem à Clever), moa como vc moeria para V60. Para filtro Melitta (os meus estão todos na clínica com a minha Clever, mas se não me engano é o nº 4 para cafeteira elétrica), que são um pouco mais porosos, mas se adaptam bem melhor, é preciso moer um pouco mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Amigos, estou com uma dúvida. De modo geral percebo que vocês utilizam o Vario com mós de cerâmica para café espresso. Li também, em alguma mensagem, que com estas mós de cerâmica a moagem vêm com uma quantidade de finos que não é o ideal para filtrados/prensa.

A minha pergunta é se o Vario com mós de cerâmica mói de um modo mais ou menos adequado para um café coado/prensa do que um Tramontina Breville. 

Esta minha dúvida é porque quero adquirir um moedor elétrico que em um primeiro momento precisa me atender apenas para coado/prensa. E ainda não estou convencido de que para esta finalidade o Vario seja melhor que um Tramontina. Reparem que me refiro ao Vario com mós de cerâmica.

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estou com uma dúvida. De modo geral percebo que vocês utilizam o Vario com mós de cerâmica para café espresso. Li também, em alguma mensagem, que com estas mós de cerâmica a moagem vêm com uma quantidade de finos que não é o ideal para filtrados/prensa.
A minha pergunta é se o Vario com mós de cerâmica mói de um modo mais ou menos adequado para um café coado/prensa do que um Tramontina Breville. 
Esta minha dúvida é porque quero adquirir um moedor elétrico que em um primeiro momento precisa me atender apenas para coado/prensa. E ainda não estou convencido de que para esta finalidade o Vario seja melhor que um Tramontina. Reparem que me refiro ao Vario com mós de cerâmica.
Muito obrigado!

Olá Erich!
Va de Vario mesmo com mós de cerâmica. A uniformidade dele vale. E se vc gostar, da pra comprar as mós de aço e vc terá um moinho excelente pro uso domiciliar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo que o Vario é um ótimo moinho, porém a sua especialidade é na moagem fina. Pelo que li ele não consegue moer para french Press. Pergunto para aqueles que têm este moedor com mós de cerâmica, vocês conseguem moer bem para french?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, inclusive não faço french press. Por outro lado é muito facil recalibrar o Vario para french press com a ferramenta de calibracao que ja vem nela. Mas vale ver a opiniao de quem faz o metodo e ver se é valido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, então ele vem com uma ferramenta para calibrar. Esta ferramenta é fácil de usar? Será que pode ocasionar algum problema manipulada por um leigo? Ela deve mudar a faixa (range) de moagem, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo que o Vario é um ótimo moinho, porém a sua especialidade é na moagem fina. Pelo que li ele não consegue moer para french Press. Pergunto para aqueles que têm este moedor com mós de cerâmica, vocês conseguem moer bem para french?

@Erich, eu não diria que ele não consegue moer pra French press. Tenho ele aqui, faço também French Press e já tomei ótimos cafés! É que, num mundo ideal, tu terias um moinho pra expresso e outro pra coado/French (mós de aço). Com o aço não ocorre de sobrar um ou outro pozinho fino de café que atrapalha o sabor acrescentando um pouco de amargor. Mas isso não é a regra (ou seja, o resultado moído fica cheio de pó), é a exceção (aparece um e outro pozinho no meio).

Mas tá longe de dizer que “não da pra fazer pra French”. Eu calibrei ele de forma que uso pra expresso no 1L geralmente. Pra French coloco no máximo tudo pra baixo. Funciona. É perfeito? Não. Mas é agradável ao paladar :)




Sent from my iPhone using Tapatalk
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2019 at 13:34, Erich disse:

Compreendo que o Vario é um ótimo moinho, porém a sua especialidade é na moagem fina. Pelo que li ele não consegue moer para french Press. Pergunto para aqueles que têm este moedor com mós de cerâmica, vocês conseguem moer bem para french?

 

É exatamente como o @GustavoLFabro disse, aqui não fico mexendo na regulagem e acho o moedor adequado para expresso e para french, utilizo os dois métodos. O Vario é um moedor multipropósito em que é bom para french e excelente para expresso com as mós de cerâmica. Se quiser que ele se torne excelente para french, aí é recomendável a troca para as mós de aço, sendo que elas devem se sair melhor também nos filtrados, mas já com uma diferença bem menor. Não me lembro como fica o comportamento dele para expresso com essas mós de aço, mas acho que não fica bom.

Por aqui é 90% expresso e 10% french, então não me incomoda o moedor ser "apenas" bom neste último método. Se fosse o contrário, certamente pegaria as mós de aço e talvez um moedor manual para quando fosse fazer expresso. O café que utilizar e a técnica de preparo serão muito mais relevantes para o resultado final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Parabens @Erich, não irás te arrepender.

Moinho muito bom. Até hoje não precisei fazer nada de manutenção (só calibrar uma vez a cada 1,5 anos mais ou menos). Cafés bem tirados, sem canalização (de vez em quando dou uma testada com um naked portafilter), consistência boa... 

Hoje mesmo fiz um Café da Roberta da Roast, na moka (Bialetti), mesmo com mós de cerâmica, e ficou top! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...