Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Hummm.. Eu não tenho este hábito.. Bom saber, vou passar a usá-lo agora. Vale para moinhos manuais também né?

 

Depende. Nos Hario, praticamente não há retenção. Uma chacoalhada, pincelada e assoprada matam qualquer problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Roger.

Em todos os moinhos da Baratza a limpeza profunda se dá pelo desmantelamento quase completo do aparelho. É necessário desmontar a capa, o sub sistema motor/caixa de transmissão/mó dinâmica e o duto de saída. O procedimento é desaconselhado para o usuário final.

Uma maneira simples de limpar os moinhos Baratza é aplicar aspiração forçada sobre a câmara de moagem e sob o duto de saída. A geometria dos moinhos é simples e ao fazer nos 2 sentidos quase nenhum pó restará nas vias internas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Sérigo, então a ideia não é uma cor específica, como o tom achocolatado do início da extração ou caramelizado do final, mas sim uma "mudança brusca" na coloração, correto?

 

Pelo gráfico temos também a questão do ponto em que se começa a ter transparência. Algo que me provoca curiosidade são os outros aspectos da bebida nestas faixas de sabor igual com moagem diferente. Acredito que a textura, por exemplo, mude, apesar de o sabor ficar próximo. Pretendo testar a qualquer hora.

 

No fundo acredito que fixar a vazão ou a cor são caminhos diferentes para um mesmo objetivo. Difícil dizer qual é o mais rápido. Algumas coisas ainda me confundem também.

 

Pegando o exemplo que tive do café Catuai, onde minhas primeiras extrações resultaram em um sabor muito ácido em um tempo curto para encher a xícara, hoje consegui um resultado muito melhor afinando a moagem para resultar em um mesmo volume em maior tempo de extração. Ao traçar uma linha horizontal no gráfico se vê facilmente o que aconteceu, que foi o corte em um momento mais próximo da faixa de equilíbrio de sabores.

 

Esse conceito das cores me provoca confusão com relação aos termos de subextraído e sobrextraído. Se os sabores podem ficar iguais em faixas de moagem, tempo e volume diferentes, o que então significariam estes termos?

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Sérgio, então a ideia não é uma cor específica, como o tom achocolatado do início da extração ou caramelizado do final, mas sim uma "mudança brusca" na coloração, correto?

 

Não é muito objetivo mas seria algo como quando a cor/textura fica "mais diferente"

 

Esse conceito das cores me provoca confusão com relação aos termos de subextraído e sobrextraído. Se os sabores podem ficar iguais em faixas de moagem, tempo e volume diferentes, o que então significariam estes termos?

 

Pelo que entendi vc se refere a shots diferentes em volume e tempo mas no gráfico seguindo sempre uma mesma linha (lines of equal color and extraction).

 

Seriam shots de mesmo equilibrio entre acidez e amargor só que de intensidades diferentes. Lá pra cima e esquerda do gráfico lungos (fracos), para baixo e direita do gráfico ristrettos (fortes).

 

Esse gráfico está nessa página. Os 6 parágrafos do item "Ending the Extraction by Color" acho de extrema importância. Aconselho ler algumas vezes.

 

Dá uma olhada nesse post também

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com essa página da Home Barista salva para ler já faz algum tempo, só não li ainda :P.

 

Poderia então dizer que o balanço de sabores da bebida pode ser controlado pela cor e a intensidade pela moagem?

 

Ainda assim não consigo encaixar direito os termos subextraido e sobrextraido neste caso. Vejo o uso destes termos quando uma extração é rápida demais ou longa demais e pensava ter algo relacionado a tempo de infusão demais ou de menos, mas por este gráfico entende-se que o tempo não prejudicaria o balanço de sabores desde que o ponto de parada da extração fosse em uma mesma faixa de cor.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com essa página da Home Barista salva para ler já faz algum tempo, só não li ainda :P.

 

Acho que entender essa página e gráfico é o mais importante nesse hobby.

 

Poderia então dizer que o balanço de sabores da bebida pode ser controlado pela cor e a intensidade pela moagem?

 

Sim

 

Ainda assim não consigo encaixar direito os termos subextraido e sobrextraido neste caso. Vejo o uso destes termos quando uma extração é rápida demais ou longa demais e pensava ter algo relacionado a tempo de infusão demais ou de menos, mas por este gráfico entende-se que o tempo não prejudicaria o balanço de sabores desde que o ponto de parada da extração fosse em uma mesma faixa de cor.

 

Sim, subextraido é quando faltou tempo na extração e sobreextraido é quando passou demais.

 

No gráfico a área à esquerda do "middle flow" seria o subextraido e à direita sobreextraido.

 

E claro, é algo subjetivo e cada um tem um paladar diferente. O que é sobreextraido para um, ainda pode ser bom para outra.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deste modo então os conceitos de subextraído e sobreextraído são relativizados em função da moagem neste método de avaliação da extração. É fácil de entender.

 

A confusão que eu tinha é devido ao modo diferente em que estes conceitos são aplicados quando se segue a receita da escola italiana. Assim sendo, seguindo aquela receita um tempo abaixo ou acima dos 25s (descontadas as tolerâncias) é subextraído ou sobreextraído, respectivamente. Obviamente que isto fixando as demais variáveis e desconsiderando o sabor resultante.

 

Achei muito interessante esta outra abordagem, parece-me agora mais "rápida" para se conseguir um espresso no ponto da preferência pessoal. São outros horizontes.

 

Voltando as experiências, hoje pela manhã fiz dois shots duplos do Catuai, mas resolvi serví-los como dois simples mesmo, já que desde um certo tempo tenho reparado que minhas extrações tornaram-se bem mais regulares (houve época que se eu tenta-se isso teria xícaras com volumes distintos de bebida). No primeiro shot errei um pouco a cor e o volume para meia xícara e obtive um café mais ácido. Mantendo tudo igual, no segundo shot parei a extração mais tarde um pouco, o volume subiu um pouquinho e a cor ficou mais clara do que imaginava que seria o ponto. O resultado foi um café bem redondo para o meu gosto.

 

Outra coisa importante, tirando a maior acidez do primeiro shot devido aos motivos óbvios explicados, não pude perceber outras diferenças de sabor no café, ou seja, não consegui perceber a influência do que ficou de café velho retido no Vario (a ultima moagem de ontem foi com este mesmo Catuai). Vou continuar reparando esta questão nos próximos dias.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LIMPEZA DO MOINHO

 

Sei que este assunto já é tratado em outro tópico, mas prefiro aqui por reunir diversos conhecedores do Vario.

 

Após pouco mais de um mês de uso (acho eu) percebi que o café estava com um gosto diferente e ruin que persistia em todos cafés tirados. Logo suspeitei de ser problema com limpeza do moinho.

 

Utilizei aquelas capsulas que vem junto com o Vario. O pacote todo. Realmente o cafe voltou a ficar bom. Funcionou mesmo.

 

Notei que estava um cheiro desagradável dentro do moinho.

 

Gostaria de saber como e com que freqüência é aconselhável limpar o moinho vario. Há necessidade de abri-lo algumas vezes para fazer uma limpeza mais profunda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, se por limpeza profunda entende que é a que se faz removendo a mó superior, acessando, desta forma, a inferior também, então o aconselhável que já vi para qualquer moedor é fazer a cada 15 dias e/ou a cada 1Kg de café moído e/ou a cada vez que trocar de café. Confeço que, referente a esta última, não tenho feito, pois o Vario retem muito pouco e até o momento não tenho percebido interferência no sabor da bebida. Pode ser isso mesmo ou, quem sabe, limitação da minha Chef Crema Silver.

 

Creio que a mesma recomendação pode ser aplicada ao uso destas cápsulas (ainda não utilizei as minhas).

 

Contudo, conforme o Bernardo citou, estávamos conversando sobre uma limpeza "realmente profunda" do moedor, veja o que o Alexandre postou.

 

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso mesmo que eu queria ouvir Paulo: frequencia.

 

Caramba, o povo de Brasilia e Rio domina o topico rsrs.

 

Obrigado a todos.

 

Vou praticar essa limpeza com aspiração forçada a cada 1kg de café então. Mas vou comprar um detergente pra deixá-lo de prontidão, porque sei que funciona muito bem. Assim, se precisar eu o terei a disposição. De preferência quero o da mesma marca que veio no Vario.

 

Não me lembro se o que veio no Vario foi uma amostra desse aqui http://www.cafefacil.com.br/loja/produto-limpador-de-moinho-de-cafe-grindz-urnex-737

 

Se for, alguém sabe se há uma loja melhor do que essa? O frete tá caro, são de Ribeirão Preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fábio.

O produto cuja amostra foi como brinde com o Baratza Vario é mesmo o Grindz da Urnex. Se não me engano, esta caixa do link contém 3 envelopes iguais ao que recebeu com o moinho.

Se fizeres a aspiração dos resíduos de café a cada semana de uso ou até a cada 1 Kg de grãos moídos (o que ocorrer antes) não necessitarás do Grindz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o Vario acumula pouco pó, já moí praticamente 750g e o que achei na limpeza de hoje não deve corresponder nem ao que encontrava no Krups na moagem para os shots de "um turno".

 

Uma coisa chamou minha atenção hoje, percebi que há um anel de borracha em volta da câmara de moagem onde parte do pó se acumula. Ao "pincelar" por lá fiquei com a impressão de que a maior parte do pó é "empurrada" para a parte de baixo dessa borracha. Há algum problema nisso? O que há por lá, seria o acesso direto ao motor?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Essa questão que comentei acima sobre o anel de borracha, há algum problema?

 

Hoje pela segunda vez preparei um café na prensa com pó moido pelo Vario. House Blend da Expresso Brasil com 1 mês da torra, pacote aberto a 7 dias. O café ficou muito bom, mais uma vez tive a confirmação de que o Vario com mós de cerâmica não perde para o Krups em nada, não vejo necessidade de manter os dois moedores.

 

Confeço que minha curiosidade em experimentar o Vario com mós de aço é mais para ver "até onde vai" a brincadeira na prensa, afinal de contas no espresso já deu para perceber que o negócio melhorou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal,

 

Gostaria de uma ajuda. Acabei de comprar um Vario e o moedor parece que veio com defeito. Digo isto, pois desde do inicio que abri o aparelho quando coloco no fine (macro e micro), os graos saem com partículas grandes. Jah tentei ajustar, calibrar e os grãos continuam grandes para fazer o espresso. Acho que ate devo ter quebrado o buraco que faz a calibragem, pois agora quando introduzo o calibrador metade dele entra pra dentro do aparelho.

 

A frustacao eh grande pois achei que comprando o vario seria algo fácil de usar e sem problemas.

 

Agradeco a ajuda.

 

abs

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem um tipo de ajuste para calibrar. Não tenho um então não posso precisar a informação.

 

Aguardemos o Alex aparecer por aqui que ele deve saber o que fazer.. Ele é o papai dos Varios..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcos

O Café Expresso Brasil é o importador oficial e representante da Baratza LLC no Brasil. Realizamos a assistência técnica autorizada pelo fabricante.

Use o endereço eletrônico baratza@cafeexpressobrasil.com.br para obter detalhes do procedimento para o atendimento de tua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal , eu gostaria de informar que a partir de hoje eu me tornei o mais novo membro do clube do Vario.
Depois de quase dois meses fora eu cheguei ontem carregando na mala o meu (merecido) presente de Natal.
O dia escolhido para chegar não poderia ter sido pior , a cidade estava alagada e o sistema viária estava em colapso.
Sempre que eu chego no Tom Jobim eu me preparo para o pior e sempre é pior do que eu espero.
Esse aeroporto deveria se chamar aeroporto internacional da cidade do Rio de janeiro , o coitado do Tom Jobim não deveria ter seu nome associado a esssa pocilga.
Feito esse desabafo , eu acabei de montar o Vario é já estou me sentindo melhor :) .
A partir de hoje eu vou começar a conhecer o potencial da dupla Twin e Vario.

 

https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13547700985/lightbox/

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a carteirinha deste clube aí eu vou demorar para conseguir.. :rolleyes:

 

Agora que eu estou de volta , estou curioso , e o mod braço ? Como terminou a troca ?

 

Abs.

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:

 

Troquei ainda não.. Tô só nos espressos por enquanto.. Nada de lattes e cappos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...