Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Parabens pelo Vario, espero que sua percepção seja igual ou maior que a minha, ou seja, este moinho foi um salto enorme comparado ao Krups GVX já na Cheff Crema Silver. Na Gaggia então, nem se fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo Vario, espero que suaa percepção seja igual ou maior que a minha, ou seja, este moinho foi um salto enorme comparado ao Krups GVX já na Cheff Crema Silver. Na Gaggia então, nem se fala.

 

Concordo com vc , com um dia de uso e varias experiencias com cafes de torra recente (9 dias ) ou antiga (40 dias) , eu percebo que com o vario eu consigo extrair o melhor do grão , velho ou novo , não dá para comparar o vario com o krups , são propostas diferentes , o krups custa 60 dolares e o vario 450 , o krups é voltado para moka e coado e o vario para espresso.

A partir de hoje se o café for bom e fresco e o espresso não ficar ótimo , a culpa é minha , não dá mais para culpar o equipamento.

 

Abs.

C. Eduardo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com as mós de cerâmica, achei o Vario melhor do que o Krups até na prensa francesa, considero uma superioridade absoluta.

 

Contudo, sempre gostei dos resultados que obtive com o Krups, não tenho vergonha nenhuma em recomendá-lo, inclusive no preparo de espresso com filtro comercial. A diferença principal é usar café de qualidade e torrado recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com as mós de cerâmica, achei o Vario melhor do que o Krups até na prensa francesa, considero uma superioridade absoluta.

 

Contudo, sempre gostei dos resultados que obtive com o Krups, não tenho vergonha nenhuma em recomendá-lo, inclusive no preparo de espresso com filtro comercial. A diferença principal é usar café de qualidade e torrado recentemente.

 

Talvez vc tenha razão , eu tenho uma má vontade enorme com o krups , em uma viagem aos EUA em 2005 eu comprei o meu no lançamento , eu achava que ele seria a solução dos meus problemas . tinha esse design que impressiona , mós planas , esse led azul cobalto no liga-desliga , parecia coisa séria.

Foi uma decepção, na época eu desmontei ele todo , achando que era defeito , o projeto das mós dele é bem sofisticado para o preço , mas , a parte mecânica é muito tosca (na verdade compatível com o preço nos EUA) , e a pá de cal é esse motor de corrente alternada veloz demais , se duvidar na moagem mais fina ele deve esquentar tanto que deve produzir uma segunda torra.

Desde 2005 eu só uso ele para coado , mas , sou obrigado a reconhecer que minhas expectativas eram irreais.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade do Krups é um fator que atrapalha mesmo. Primeiro que empelota demais o pó.. E segundo que o recipiente fica todo impregnado de pó após o uso. A força com que o moinho projeta o pó contra a parede (principalmente na tangente de saída) é muito alta.

 

Mas reforço a idéia que é um ótimo moinho para iniciante.

 

Porém, o aprendiz logo perceberá que o Krups já não dá conta e alçar seus sonhados vôos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal . eu ainda estou em fase de namoro e surpresa com o Vario , eu sempre achei que esse papo de retenção de café minima fosse exagero , para minha surpresa a retenção não é minma é ZERO , vou repetir ZERO.

Eu fiz esse teste umas dez vezes e sempre é ZERO a retenção , antes que digam que o problema é da balança , eu uso uma Jennings 4000 com precisão de 0,5g , ela esta aferida.

Se alguém me contasse isso eu não acreditaria , então eu fiz esse video para comprovar o que eu estou falando.

 

 

Eu usei nesse teste 18 gramas de café , por falta de intimidade com o Vario , eu me enrolei na hora de ligar ele :wacko:

 

Abs.

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, nesse mesmo tópico tem msg explicando o que é retenção. Da uma lida na 1a página. Vc só mede retenção se o moinho estiver totalmente limpo antes de fazer a moagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, nesse mesmo tópico tem msg explicando o que é retenção. Da uma lida na 1a página. Vc só mede retenção se o moinho estiver totalmente limpo antes de fazer a moagem.

 

Agora eu entendi :) , eu estou usando esse vario ha 4 dias , considerando que a retenção primaria já ocorreu e ainda não houve tempo para ela aumentar ( umidade e etc. ) a retenção secundaria esta sendo menor que 0,49g (precisão) para 18 gramas de grãos ou seja menos de 2,5 % do volume , de qualquer maneira é impressionante .

 

Eu Refiz o teste agora usando uma balança mais precisa (0,1g) , e deu entre 01g e 0,2g para menos em algumas leituras e entre 0,1 e 0,2 para mais em outras ( na balança xingling é difícil repetir leituras com precisão) considerei media 0,15g , o que dá 0,8% do volume ou o peso médio de um grão torrado. :o

 

Se eu entendi direito a cada 18 g de café novo ele as vezes retem 0,15 g de café novo e em outras vezes devolve 0,15 g de café velho , ou como o Rodrigo disse mais atras basta colocar 2 ou 3g (que já é muito para o vario) no inicio do dia e ser feliz :)

 

abs

 

C. Eduardo

Editado por carlos eduardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, essa sua opinião sobre retenção não é unanimidade, neste mesmo tópico isso foi debatido. Mesmo assim achei seu post muito bom, pois percebi que incentivou o Carlos a se aprofundar no tema. Considero mais completa a descrição com os dois conceitos, o da retenção primária e o da secundária.

 

A não ser que seja no preparo de um simples ou o nível de exigência seja muito alto, o pouco de pó velho que vem na moagem inicial, tipicamente abaixo de 0,5g no Vario, interfere pouco no resultado na xícara, pelo menos nas minhas experiências que dificilmente passo mais que 24h sem moer um café.

 

Carlos, não sei se você está moendo direto no PF, mas se reparar bem, verá que assim que se liga o Vario ele "cospe" um pouco de pó logo de cara e, depois de um tempo, começa a cair café uniformemente. Acredito que esta seja exatamente a porção de café velho que ficou retida e é empurrada pelo pó novo. Vou tentar me lembrar de coletar esta parte e pesar para ver exatamente quanto está sendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, isso é complicado de estimar. Esse +-0.15 g que vc mediu é a variação do que ele entrega por vez, não é retenção.

 

Veja por exemplo um moedor que tenha dosador (aquele dispositivo que vc gira e cai uma certa medida de pó no filtro).

 

No começo do dia, precisa colocar muito grão até que comece a sair pó pelo dosador. Num teste como vc fez, é bem possível que dê a mesma variação de +- 0.15 gramas em moagens seguidas. Só que é 100% de café velho que vem por vez (é o pó que está na divisão anterior do dosador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um jeito que eu pensei agora pra medir a retenção secundária, ainda que grosseiramente, é o seguinte:

 

Alternar dois cafés, um com torra bem clara e outro bem escura. Depois de moer o primeiro e deixar o moinho rodar um pouco além do ponto onde não sai mais café, colocar o segundo pra moer e recolher o café moído em cima de um cartão, correndo o cartão pela saída de pó.

 

Vai ficar um rastro de café moído no cartão, e o pó retido poderá ser separado do novo pela cor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz isso. O grosso do café velho sai logo de início, com pouco expurgo. Nitidamente, pelo menos no BB005, o pó tem um caminho preferencial dentro do corpo do moinho. Seguindo na moagem, percebe-se com cuidado que um resquício de pó velho ainda pode acompanhar o novo, mas é em porcentagem tão ínfima que duvido muito que influencie na extração ou no sabor.

 

Só se eu for trocar de um café ordinário para um muitíssimo especial que faço uma limpeza mais detalhada antes do expurgo com uma escovinha que tenho, uma miniatura daquelas de limpar mamadeiras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcos

O Café Expresso Brasil é o importador oficial e representante da Baratza LLC no Brasil. Realizamos a assistência técnica autorizada pelo fabricante.

Use o endereço eletrônico baratza@cafeexpressobrasil.com.br para obter detalhes do procedimento para o atendimento de tua necessidade.

 

Pessoal,

 

Depois de algumas semanas meu moinho voltou do conserto feito pelo Alexandre. Ele realmente estava com algumas pecas quebradas e não estava calibrando. Testei algumas vezes e, gracas a deus, o Alexandre fez um excelente trabalho e posso afirmar que agora consigo moer com qq medição.

 

Espero que ninguém precise, mas caso tenham o mesmo azar que eu, recomendo o Alexandre. Excelente técnico, profissional, atencioso, de confiança e cobra um preco justo pelo trabalho.

 

Agora jah posso colocar em pratica as dicas de todos aqui do forum.

 

abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Tenho a impressão de que já li comentários sobre isto antes, mas não tenho certeza. Por acaso é comum/normal vez ou outra a regulagem micro do Vario "pular" um ou até dois pontos para baixo?

 

Na maioria das moagens percebo que o botão de ajuste mexe tendendo ao lado de engrossar a moagem, mas normalmente não conclui o "click" e não muda de regulagem. Porém cheguei a "pegar" o moinho fazendo isso e engrossando um click no início da moagem. Mais estranho foi isto ter em uma vez acontecendo no meio da moagem, já passados mais de 2s.

 

Tenho dúvida se isto é algum problema, característica ou proteção contra grãos excessivamente duros. Este pulo "no meio" aconteceu justamente em uma das moagens que fiz do Orgânico Severino que torrei aqui e tive como resultado uma das torras mais claras que já passaram por aqui.

 

Falando em torras claras, acho curioso como elas são menos "comportadas" e mais "bagunceiras" que as médias. O pó claro facilmente "voa" e se "espalha", mesmo com o porta filtro de metal que coloquei no Vario. Quando utilizo grãos mais escuros o pó tende a ser bem obediente e só cair no filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Vario faz isso , e sempre com o Organico Severino , não dá para chamar de normal , mas . acontece , basta ele não estar bem encaixado no click , quando eu vou moer o Organico eu deixo meu dedo embaixo da haste micro , logo após ele começar a moer , ele tende a baixar um click, logo em seguida , fica tudo ok e eu tiro o dedo .

As vezes tambem com o frutado ao quadrado do moço.

No resto das vezes fica tudo normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho feito o mesmo, mantenho o dedo "travando" o ajuste no inÍcio e depois deixo o resto da moagem sem travar. Bom saber que ocorreu com o mesmo café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é um "bug" conhecido do Vario, comigo já aconteceu também.

Um pedacinho de fita com cola, seja isolante, durex, crepe ou qualquer outra resolve também pra quem não quiser ficar segurando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom lendo as últimas mensagens sobre retenção ele retem sim, pouco mas retem, não tem jeito, basta deixar o moedor limpo sem absolutamente nada de pó e fazer a primeira moagem que vai ficar um pouco retido, o lado bom que é bem menos que a grande maioria dos moinhos.

E sobre a micro-regulagem dar "saltos" no momento da moagem no meu também acontece, não deve afetar muita coisa não e nem fico com dedo travando nem nada, se ele descer depois que termina a moagem volto na marcação que estava anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou devendo essa postagem faz tempo, rsrsrsrs (prometi no clube Gaggia), então lá vai.

 

Nos últimos dias percebi que cada vez mais estava precisando moer mais fino, digo, ajustar o Vario para moagem mais fina, para obter os resultados "de sempre" na xícara. Contudo, as coisas estavam a um certo descontrole e até culpei a alta pressão de fábrica da Gaggia Classic (não inteiramente indevida). Mesmo após ajuste da máquina percebi que a moagem ainda tinha que ser "calibrada" mais fina que o usual. Só dai me dei conta de que o Vario também precisava de ajuste.

 

Num primeiro momento tentei encontrar o "ponto 0" triscando as mós no ajuste mais fino do moinho. Porem, como me cag$#$* todo, não deu muito certo. Segui como está no manual e agora está impecável e, conforme esperado, níveis de moagem ainda mais grossas do que antes por conta da redução de pressão da máquina.

 

Até aqui tudo 100%, mas fiquei um pouco decepcionado com o acabamento do moinho quando, por curiosidade, resolvi remover o painel digital e ver como era o moinho por dentro. O que vi foi uma quantidade considerável de pó de café espalhada nesta área. Pelo menos no meu equipamento isto ocorre por que o anel de borracha que deveria isolar a camara de moagem deste compartimento não fica encaixado de modo mais firme. Deste modo ficam abertos alguns espaçõs por onde o pó de café pode se infiltrar.

 

Isto não é nada grave, mas um pouco decepcionante num produto desta categoria.

 

O lado bom deste meu "experimento" foi ver que a única coisa que "trava" as regulagens do moinho são os "cliques" de plastico moldados na carcaça que comporta o painel digital. Deste modo não tenho mais receio algum de "segurar" a micro regulagem durante toda a moagem, já que estes "pulos" em nada estão relacionados a algum tipo de proteção do moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu só de balançar eu ja vejo que tem pó dentro dele, mas creio que não deva prejudicar em nada. E tbm as vezes tenho que fazer o ajuste fino com aquela ferramenta, só que vou meio por intuição mesmo, vi aquele video da Gail e o som do moedor dela para o ajuste é bem diferente do meu, então para ajustar deixo no macro 1 e o micro mais ou menos no meio e vou girando a ferramenta de ajuste até ouvir que as mós estão próximas. Volta e meia tenho que fazer esse ajuste não tem jeito... ai tem esse probleminha também de pular o ajuste fino durante a moagem. As vezes até penso em upgrade de moedor, mas os prós desse moedor são maiores que os contras, por ex. tiro uma das mós e faço a limpeza com um aspirador no modo para soprar o vento, em 3 minutinhos esta limpo, mó montada e o moedor fica como zero, sem absolutamente nada de pó, então que outro moedor q vc terá essa praticidade de limpeza, de reter pouco,  de ajuste de moagem simples e ainda moer com uma boa qualidade?? fica difícil, eu não quero mais coisas que me demande tempo não, já não chega as torras que tenho que fazer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses contras do Vario definitvamente não me incomodam em nada e, concordo, a praticidade deste moinho aliada com uma ótima qualidade é quase que imbatível no que temos disponível por aí. A questão do pó naquela área que citei me é decepcionante por que me parece que seria coisa muito simples de se resolver (não que eu ache que gere algum problema) e trata-se de um ponto que não acompanhou a qualidade geral do moedor.

 

Agora, trocar o Vario, acho que só se o meu quebrar e não tiver mais como arrumar. Em um dos vídeos da Gail tem uma comparação entre vários moedores, começando do Preciso e indo até uns (não me lembro quais) bem mais tops do que o Vario. Uma coisa bem interessante foi a constatação de que, do Vario pra cima, mais se teve alteração de "perfil de sabor" do que de qualidade. Talvez um dia eu pegue um HG-One da vida para adicionar ao set e, quando der vontade, mudar um pouco o perfil de sabor da bebida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu admiro um projeto de engenharia bem feito e com soluções inteligentes , já desmontei meu Vario algumas vezes (não aconselho a ninguém fazer isso) e na minha humilde opinião é um dos melhores projetos que eu já pude ver .

O Vario e compacto e fino e para manter a estabilidade tem um lastro de ferro no fundo , o circuito elétrico CA/CC de 12V é bem parrudo , o aterramento é excelente , nunca vi nada parecido em eletrodoméstico o sistema de alavancas e incrível no meu entender é o ponto alto do projeto , sem falar é claro das mós e do motor de CC , a escolha dos materiais (ligas de alumínio) , acabamento e nível de ruído. Não é a toa que quando a Mahlkonig viu o projeto adotou ele.

 

Depois do que o Paulo falou , movido pela curiosidade fui mexer no meu , peguei a chave de fenda e retirei o painel eletrônico :

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13118526175/

 

Eu encontrei pouco (quase nada) de café no espaço e esse café é um pó muito fino que não veio do funil de pó , como dá para perceber na foto a seta verde mostra a junta que se encaixa entre o funil e a base , se essa junta estiver deslocada ou fora , deve entrar realmente pó nesse compartimento , talvez esse seja o problema do Paulo.

 

Quanto aos saltos da alavanca micro , no meu Vario ocorre só em uma faixa , nas letras G,H e I , acima e abaixo delas a alavanca não salta , essas alavancas estão fixadas em dois eixos excêntricos e encaixadas no moedor por uma bucha de teflon , não tive coragem de desmontar essa parte ate hoje  (nem tenho essa intenção) , eixos excêntricos são caros e complexos de usinar dependendo da precisão que se queira .

Esse é um bug fácil de contornar , basta colocar o dedo e pronto  :) e provavelmente caro de resolver , de repente a precisão de usinagem para que os saltos não ocorram tornem o custo do moedor caro demais .

 

Se alguem quiser dar uma de Miyamoto :lol: e desmontar o que não esta quebrado , basta soltar o parafuso indicado pela seta e com a chave de fenda forçar de leve que o painel eletronico sai.

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13118571283/

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...