Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

Eu acho que o japa assim como a Anita estão enrolados na lava jato , eles passam muito tempo no cadeião de Curitiba, de vez em quando a Anita pega um habeas-corpus e posta alguma coisa , o japa deve ter feito muita merda pois está preso direto.

Claaaaro que eu posso estar enganado e eles simplesmente passaram a beber chá, quem sabe . :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filho do Japa nasceu. Aí, ou ele cuida do menino, bebe café e esquece de internet, ou deixa o menino solto, bebe café e posta na internet.

Ou, então, Bebe Chá

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração do Fazenda Mantissa da compra coletiva , 25 seg , BR 40% , 92ºC , Forté 2M , torrado por um verdadeiro mestre , perda de 14,67% , torra ficou um pouco escura perfeito para espresso , muuuuuito doce , cremoso , sedoso e muuuuita crema.  :D

 

Sabor excelente , só tem 4 dias de torra e assim mesmo o sabor já esta muito bom , daqui uns dias vou fazer nova extração com 90ºC e Forté em 2K , esse café promete.  :)

 

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este Mantissa fiz 4 torras de 250 grs, com 13%, 14% , 15%, 16% de perda, misturei as 4 , e ........... o café ficou horrível, pensei em jogar fora, mas depois de 15 dias o café ficou ótimo, tinha tudo, acidez, corpo, crema, enfim perfeito.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café: Colômbia/Brasil
Torra: EUA
Máquina: Alemanha/Itália
Moedor: Alemanha
(Eu, Pseudo) Barista: Brasil
Isso sim que é a globalização do café :)

 

14021508_1040072962713225_62019976993316

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Extração do Fazenda Mantissa da compra coletiva , 25 seg , BR 40% , 92ºC , Forté 2M , torrado por um verdadeiro mestre , perda de 14,67% , torra ficou um pouco escura perfeito para espresso , muuuuuito doce , cremoso , sedoso e muuuuita crema. :D

 

Sabor excelente , só tem 4 dias de torra e assim mesmo o sabor já esta muito bom , daqui uns dias vou fazer nova extração com 90ºC e Forté em 2K , esse café promete. :)

 

Salve Carlos Eduardo.

Como se diz aqui no Rio: essa extração é um verdadeiro esculacho!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Rafael!

E o fundo musical é show.

Que música é essa?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Márcio, é uma música pre instalada do iMovie :)

 

Não lembro o nome, mas depois te passo por mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico até animado de ver isso. A minha Saeco Poemia deve chegar na semana que vem. Tenho agora que arrumar por aqui um tamper de 53mm pra ela!

 

Abs.,

Lunático

 

 

espresso-21-08-16.jpg

 

 

Melzinho na Poemia. Sempre tigrando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, o Gilberto tem uns tampers excepcionais, inclusive hoje vou me encontrar com ele no Tem Café para ver se o tamper dele de 53,3mm cabe no meu filtro de 53mm (o dele é dinamométrico, se vc comparar com os similares de grandes marcas acaba comprando o dele, e isso nem é pelo preço que seria outro grande motivo. Caso quiser investir menos tem tb os tampers do João Crispim "JC tampers", que tb são bons).

 

 

@Lindomarjf, por um bom tempo eu achava que o pessoal "batizava" o café com omo para as filmagens (era minha teoria da conspiração, afinal vc nunca vê ninguém beber o café nas filmagens)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Esse foi o principal motivo na época do meu início (no mundo dos cafés) para começar a torrar os grãos (café recém torrado dá uma crema absurda!!!). Mas caso vc não tenha familiaridade, pense bem antes de se aventurar por estes caminhos... (A torrefação é quase um mundo dentro do mundo do café, assim como o céu é o limite para as extrações de café tb não vi o final no mundo das torrefações...). Caso se quiser poupar do risco de comprometer mais seu orçamento, existem hoje muitos produtores que entregam o café com pouquíssimos dias de torra (Pereira Villela recebo geralmente com 2 dias apenas, no coffeelab vc praticamente consegue pegar o café de dento do torrador caso vc estiver lá rs).

 

@CaE, Billy, se n me engano o Igor comentou que o meu conterrâneo esta dentro de um grupo do CdC no Whatsapp e agora ele esta muito presente por lá, sendo um dos motivos das operadoras quererem restringir o uso de dados..., n entendi, n conheci ele...

 

E para n ficar um post off topic, uma extração com BR 33% do Grandpa Joel's Coffee:

 

 

(Ainda n me acertei com a "nova" maquina, e nem com o novo moedor...)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, o Gilberto tem uns tampers excepcionais, inclusive hoje vou me encontrar com ele no Tem Café para ver se o tamper dele de 53,3mm cabe no meu filtro de 53mm (o dele é dinamométrico, se vc comparar com os similares de grandes marcas acaba comprando o dele, e isso nem é pelo preço que seria outro grande motivo. Caso quiser investir menos tem tb os tampers do João Crispim "JC tampers", que tb são bons).

 

Pois é, vou precisar mesmo de um tamper. Só não sei se comprarei um dinamométrico agora, pois o investimento no moedor/máquina já consumiu uma parte da verba que eu pretendia gastar inicialmente, hehehehe!

 

Mas vou dar uma olhada com ambos pra ter uma ideia. Valeu pela dica!

 

Abs.,

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, me permita dar um pitaco. O tamper do Gil, é um show à parte. Te dá muita consistência na compactação, o que se traduz em uma repetibilidade de uma boa compactação do pó no filtro, uma das variáveis fundamentais na extração do espresso.

E o preço não é tão maior dado o salto de qualidade que terá...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lindomarjf,

 

Pela minha experiencia com em espresso para ter um belo tigrado

o principal é que a torra seja otimizada para espresso. O espresso

brasil é sempre um show de crema e também os cafés do william & sons.

O blend "O espresso" dele é muito facil de tigrar.

 

Tirando isso vale ter tecnica consistente para que se tenha repetibilidade.

Hoje em dia consigo ligar a Poemia e o primeiro espresso sai sempre do jeito

que eu quero. Acredito que o Vario tb ajuda pq eu uso ele só para espresso

então ele ta sempre pronto.

 

E por final quando eu digo melzinho eu digo 18g de pó para 18g na xícara de 25 a 30s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi Bruno, BR 100% não é para os fracos rsrsrsrsrs

 

Foram poucos os ristrettos que eu fiz que ficaram bons (mas quando ficaram bons, bebi ajoelhado rsrsrs).

 

Outro dia estava trocando umas ideias com o Valmor sobre torradores, e ele disse que vc passou um tutorial completo da parte do PID.

É?! Se for..., vamos trocar umas ideias!!! Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

 

Se não me engano postei esse tutorial lá no topico da Air Fry.

Se você nao achar lá me manda uma mensagem privada q eu

te mando o link. Mas não é sobre PID.

 

É um tutorial de como ligar 1 sensor de temperatura + arduino

para monitorar as torras usando o roastlogger ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, após fazer uma extensa limpeza (descalcificação), tirei há pouco o shot de inauguração da minha Saeco Poemia.

 

264d0ca5f51df394906cf89b9954ea1b.jpg

 

Usei 14g do Carnielli Eksotiese, torra recente de mais ou menos 2 semanas, filtro duplo/grande no portafiltro. Cronometrei 30 segundos de extração, e na xícara tive aproximadamente 68ml de café, o que salvo engano é um pouco demais pra um shot. Houve uma crema, mas ficou rala. Um minutinho depois da extração ela já estava bem fina. Como minhas xícaras transparentes ficaram na casa dos meus velhos, amanhã vou pegar umas pra extrair ficando de olho na quantidade de crema.

 

Em tempo, foi a inauguração do meu hario skerton também. Caramba, bem tranquilo de utilizar. Após uma ligeira pesquisa, ajustei o skerton com um step do ponto zero (com as mós totalmente justas). Parece que a moagem ficou boa, pois não entupiu, hehehehe!

 

Não cheguei a tentar fazer um cappuccino, principalmente porque a máquina que comprei (seminova) falta o tubo mais longo do panarello. :/ Mandei um email pra Philips hoje pra saber se consigo comprar por aqui, mas se não conseguir vou pedir na Amazon mesmo junto com alguma outra coisa que eu esteja necessitando. Não sei se vou conseguir vaporizar o leite diretamente com o wand da máquina, sem o panarello... mas eu tento amanhã.

 

Óbvio que ainda tenho muito o que aprender e me acostumar com a máquina, mas pelo menos o sabor não ficou ruim, o que é de certa forma reconfortante, hehehehe!

Um abraço, e boa noite!!

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Sugiro aumentar a quantidade de café. Tente direto com 16g e faça o resto igual. Se ainda ficar fraco/ralo e sem crema, aumente mais um pouco (incrementos de 1 ou 0,5g) a quantidade de café até chegar ao resultado desejado. Se chegar no limite de capacidade do filtro, se ainda estiver fraco, afine 1 clique de cada vez a moagem, até chegar num ponto que te agrade.

 

Sugestão 2: faça várias extrações seguidas variando apenas uma coisa de cada vez, nunca mude mais do que uma variável, senão vc nunca sabe o que tá acontecendo.

 

Mas não beba tudo! Experimente, cuspa e descarte os cafés sem dó. Melhor jogar fora do que ficar doente... vai por mim... :wacko:  ... :rolleyes: 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Sugiro aumentar a quantidade de café. Tente direto com 16g e faça o resto igual. Se ainda ficar fraco/ralo e sem crema, aumente mais um pouco (incrementos de 1 ou 0,5g) a quantidade de café até chegar ao resultado desejado. Se chegar no limite de capacidade do filtro, se ainda estiver fraco, afine 1 clique de cada vez a moagem, até chegar num ponto que te agrade.

 

Sugestão 2: faça várias extrações seguidas variando apenas uma coisa de cada vez, nunca mude mais do que uma variável, senão vc nunca sabe o que tá acontecendo.

 

Mas não beba tudo! Experimente, cuspa e descarte os cafés sem dó. Melhor jogar fora do que ficar doente... vai por mim... :wacko: ... :rolleyes:

Valeu Cabral!! Excelentes dicas para iniciar a otimização da extração. Estava pensando em simplesmente diminuir o tempo em 5 segundos, mas os seus conselhos são mais lógicos. Muito bom ir começando a pegar a manhã, rsrsrs!

 

Amanhã farei novos testes e posto pra vocês.

 

Grande abraço!

Lunático

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor jogar fora do que ficar doente que o Cabral falou deve ser em referência a mim, quando eu estava acertando a moagem com o Vario, bebi mais que 7 espressos seguidos..., fiquei com tremedeira e a pressão ficou por volta de 15x9... Kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahah! Tá louco, se eu tomar uns 7 shots de espresso eu fico uns 3 dias sem domir!

 

Mas o aprendizado está sendo bom, aparentemente evoluindo. Agora que estou com um tamper, estou moendo a mesma quantidade de café (14gr no filtro duplo) e o total de café na xícara após a extração diminuiu de 68ml pra uns 53ml, no mesmos 30 segundos.. Ou seja, o café no filtro deveria estar pouco compactado, facilitando a passagem de água.

 

Pelo o que li dos pdfs italianos disponíveis aqui no fórum, o padrão italiano de café seria 7gr de café para 25ml na xícara, ou seja, 14gr para 50ml. Como o peso da minha xícara tá dando uns 53g, está provavelmente próximo desse volume.

 

E confesso que não estão ruins, as extrações que fiz até agora foram todas usando o Carnielli Eksotiese e me agradaram, gostei do sabor e da intensidade! Depois vou abrir o Seleção do Mário e ver como fica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunático, mandou bem, o tamper "de verdade" já tá fazendo diferença!

 

Atente que a "fórmula" do espresso italiano clássico prevê torra escura e açúcar na xícara.... ;)

 

Mas o Off-Topic aqui já foi muito longe, devemos estar à beira da reprimenda...  :ph34r:  tem muitos tópicos pra tratar desse assunto, escolha um lugar pra prosseguirmos regularmente com seu "ajuste" de receita e continuamos lá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...