Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

  • 2 months later...
  • 3 weeks later...

Agradecimento ao fórum, aos colegas que deixam no fórum lições e compartilham conhecimento... após alguns anos, hoje realmente consegui fazer um espresso que me deu imenso prazer no aspecto visual e também no paladar!!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, de forma geral achei mais fácil repetir os resultados uma vez ajustada a moagem. Quanto ao sabor percebo mais equilíbrio na xícara, sabores menos agressivos e maior destaque as características de cada grão/tipo de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2013 at 20:25, Ricardo Petruzza disse:

Bom aí vai, em uma noite extremamente cafeinada, estávamos eu Ricardo Petruzza, o Barista Leandro Moeda do "Café do Barista" e o Érico Salutti da Supracafé e tiramos em minha Silvia esse maravilhoso espresso que costumo chamar de direto:

 

 

Olá. Bela extração. Sou novo na brincadeira . Como se chama esse porta filtro? Será q tem para a cafeteira Tramontina Breville? Onde acho esses acessórios mais sofisticados? Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Bela extração. Sou novo na brincadeira . Como se chama esse porta filtro? Será q tem para a cafeteira Tramontina Breville? Onde acho esses acessórios mais sofisticados? Grato



Em inglês chamamos de bottomless (sem fundo) ou naked (pelado) a única diferença é que ele não tem os bicos que separam os shots do café. Você pode cerrar o seu porta filtro e remover os bicos, no entanto você vai perder a possibilidade de fazer 2 drinks. A vantagem de um naked é que você consegue olhar o início da extração e rapidamente consegue identificar se houve problemas com o tamping, se o café será sub extraído ou super extraído. Fora isso só estética :) fica legal na hora de filmar mas no mais não altera em nada a qualidade do seu expresso!

Abraços!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Nunca filmei nada e acho que fiz alguma coisa que mexeu na qualidade do video, mas fiz um videozinho só pra testar. Estou com essa Torino tem 1 mês e meio mais ou menos e estou gostando demais. O café é um catuaí vermelho do cerrado mineiro torrado em casa com 72h de torra. Usei 18g de pó pra sair 36g de água em 29seg. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita! Workflow bem limpo, mas bem trabalhoso. 

Inicialmente quando borrifou a água, achei que iria moer num Bravo :P ajuda na retenção do sette?

No demais, parabéns pela extração. Seus equipamentos são muito bons!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda essa extração mesmo, @FRibeiro.
Parabéns!

Me chamou atenção o tamanho do cone.
Você realizou alguma vaporização antes da extração?
Já ouvi falar que isso contribui para que o cone fique tão grande assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Ford Muito obrigado! Eu sempre dei essa borrifada de água por causa do outro moedor ali do lado que se não fizer isso, metade do café fica no funil rs. Mas no Sette ajuda também, não é algo tão grande, mas quando esqueço de borrifar acaba dando um pouco de estática sim. Quanto ao trabalho, geralmente chego no ponto do portafiltro pronto pra colocar na máquina em menos de 2min fazendo as coisas tranquilo. É menos que o tempo que eu gastava pra moer no Skerton rs, acho bem rápido pra qualidade que sai. Abs!

 

@lucasrodcosta Não fiz nada não, nem sei o que seria essa vaporização que vc disse, pra mim vaporização é só no leite rs. Dou um flush de uns 3seg na máquina antes de extrair, e como torro em casa, creio que a torra bem recente com 72h é o que colabora pro cone ficar tão grande. O que eu faço é exatamente o que aparece no video, não fiz nada mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal! Muito obrigado pela explicação.

E era sobre vaporização do leite mesmo que eu tava me referindo rs.
Não sei o porquê disso acontecer (e nem sei se isso é uma "regra" também ou se foi só um relato de um caso isolado)...
Mas no seu caso deve ter sido a torra mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasrodcosta, eu tenho uma maquina single boiler, então eu tenho que tirar o vapor da caldeira após vaporização, mas se eu não tirar tudo de fato o cone fica maior: 

oKKfNbD.jpg 

Uma extração normal fica da seguinte maneira: 

BC2dXZ9.jpg

 

E acredito que o cone da extração dele ficou tão grande pq a máquina dele é uma HX, pelo mesmo motivo do vapor (a maioria, se não todas, as extrações com cone tão grande assim que eu tenha visto em videos era HX).  Acho que agua estava quente demais na hora que passou pelo grupo (claro, se a torra for fresca ajuda ainda mais). Da para testar essa hipótese da influência do vapor brincando com a duração do flush. Quanto maior o flush numa Hx, a idéia é que menor será o cone. 

De qualquer maneira, a extração ficou mto bonita! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack Muito bacana a explicação e lindas fotos! To tentando entender aqui mas sem muito sucesso rs. No caso de single boiler imagino que a história é outra, mas pra HX, se o pressostato do boiler estava marcando a pressão certa que regulei, imagino que a água passando pelo caldeirim vai chegar na temperatura certa no grupo, que já está aquecido pela circulação. Não consegui entender o que o vapor dentro do boiler estando na pressão correta afetaria a extração do café, uma vez que a água que vai pro grupo não entra em contato direto a não ser pela passagem pelo caldeirim. Tinha um café velho aqui com quase 2 meses de torra que não fez crema nenhuma extraindo do mesmo jeito. Pelo pouco que entendo a única variável pra crema e pro cone foi o café e a idade da torra. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FRibeiro,

Eu pensei nisso depois de ver vários videos com esse cone imenso e ver um bem cone maior depois de vaporizar. De fato, esse cone na minha single boiler só ocorre qnd eu não faço flush o suficiente para drenar o vapor do Boiler. Ai eu comecei a prestar atenção nos videos, reparando pelo tipo de máquina. Eu nunca vi uma extração assim numa Dual Boiler, por exemplo. 

Eu tb não tenho certeza sobre o que ocorre nas Hx haha :lol: , mas pensei na possibilidade da temperatura da água estar alta demais para extração. No seu caso, claro que a torra fresca ajudou (e muito).  Vc já tentou aumentar a duração do flush? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack Entendi. Eu tenho dado flush nela de uns 30-50ml quando ela fica mais de meia hora aquecida. Mas pela manhã, assim que o boiler chega na pressão eu já uso a máquina, então não vejo necessidade de flush nenhum. Se não me falha a memória, o trocador de calor dela tem 100ml, então sendo bem conservador acho que um flush maior que esse não teria razão até onde entendo. Como estou com ela faz pouco tempo, ainda não fiz esse teste por nem ter pensado nesse ponto que você levantou. Mas amanhã eu dou um flush de 100ml nela e gravo a extração pra ver o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack Fiz uma extração com uma nova torra nas mesmas 72h, fazendo um flush bem maior que o de costume, foi de uns 110ml que é o tamanho do copo que usei, com a máquina tendo ficado ligada por uns 45min. Dentro de tudo que interfere na extração que não é pouco e sendo uma outra torra, pra mim o cone saiu bem parecido com o anterior. Continuo pensando que no caso em questão, o fator pro cone é a idade da torra. Tirei a foto sem pensar muito na beleza do quadro pois tava cronometrando e pesando ao mesmo tempo e tirei mais pra mostrar a extração devido à sua ideia do flush.
Adjustments.jpgAdjustments.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 5 months later...
  • 5 months later...
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...