Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

Pessoal,

Hoje fiz minha primeira extração naked.. até acho que o resultado foi bom, pois troquei o meu filtro este final de semana... alguma sugestão para melhorar?

 

Extraindo um espresso no porta filtro 'naked', utilizando café do  Empório do Café - Moka Natural Leve - Sul de Minas, 21 g de café para 32 g de bebida, dando como resultado um Ristretto, de acordo tabela proposta no site Home Barista.
 
VFA Express - Italian Coffee - Naked Porta Filter - LM Filter (17g).

 

 

O sabor ficou muito bom, mas senti um pouco mais quente que o normal... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita, quem me dera.. esse final estava de plantão e não consegui me dedicar ao aprendizado da Stradivari :-( ... mas essa semana vô com tudo...;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, depois que vc postou aquele vídeo, acabou que não alterei a pressão da caldeira, está em +- 1bar, pois o espresso estava saindo muito bom.. aí de uns dias para cá, depois que comecei a fazer backflush com mais freqüência está subindo para 1,2 a1,3 bar, mas sem regularidade e comportamento conhecido.. a resistência tb está entrando com mais freqüência.. estou achando q isso tem influencia com a descalcificação, onde saiu umas placas de formação de cálcio, acredito que elas estava segurando a transferencia térmica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brincando com a ECM Classika , extração Blend Café Espresso Brasil , torra 7/7 , 25 seg , 47% , filtro triplo 21g :

 

Calcamento não ficou legal , e o Becker quase não deu para o café do Alexandre , só saiu Crema  :D

 

 

Nova tentativa dessa vez sem canalização , usando um Pavina de 250ml , para não correr o risco de transbordar crema , 28seg , 44%  21g .

 

 

Abs

C. Eduardo

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noise, entendi, é que com 1 Bar nem precisa de expurgo, já 1,3 precisa mesmo. Preciso criar coragem, ler suas explicações e fazer a descalcificação.

 

Gil,

 

Pois é, eu nunca fazia expurgo, mas agora eu faço só quando a pressão está mais alta.. para mim a água está bem quente devido ao início de vaporização que observamos no vídeo. Não sei se isso é normal..

 

Acredito que a sua máquina, por ser mais nova, não precisa de descalcificação... a não ser que ela já "morou" na região de Sete Lagoas ou Pains em Minas.. 

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Não é uma extração das melhores, mas não achei tópico mais apropriado. É uma extração do exótico do Seleção do Mário no VST 15g.

 

 

1wAT0xYm.jpg

 

Acho que a pouca crema está mais relacionada com a pressão máxima da minha Mini Gaggia que com os parâmetros da extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido muito. 

 

Já estão confirmadas minhas férias na primeira quinzena em janeiro e é praticamente certo que vou pro Rosa.

Tem mais gente que curte café aí em Imbituba? Vamos fazer uma Terça Expressa de verão, kkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, seguem minhas extrações com o PF Naked. O aprendizado está grande.

 

Esse ficou ruim, até desisti da filmagem.

http://youtu.be/ujF0MpoK__4

 

Esse segundo creio que canalizou menos e ficou mais bem distribuído.

 

http://youtu.be/0x2gIbS3fgs

 

Interessante que nas minhas extrações sempre ocorre de sair mais pra frente da máquina, mesmo com o bolo bem nivelado no filtro. Creio que não esteja nivelada ou a bancada esteja inclinada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que notei é como o filtro fica longe do fundo do pf. Isso, na crema silver, faz perder uns 2 gramas de café no duplo, pois acaba encostando o bolo no chuveiro.

Alguém indicaria um filtro mais fundo que tenha o mesmo diâmetro do Rancílio que uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...