Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
r.lima

Belas Extrações do Expresso

Recommended Posts

carlos eduardo    6,122

Para variar ficou muito bonita.

Essa xicara é de quantos ml ?

Abs

C. Eduardo

• Like 1

Cláudio    232

E muito saborosa, "aquele" café... 

O fabricante diz ser de 70mL, mas cabem 80...

• Like 1

noisevoisbr    45

Pessoal,

Hoje fiz minha primeira extração naked.. até acho que o resultado foi bom, pois troquei o meu filtro este final de semana... alguma sugestão para melhorar?

Extraindo um espresso no porta filtro 'naked', utilizando café do  Empório do Café - Moka Natural Leve - Sul de Minas, 21 g de café para 32 g de bebida, dando como resultado um Ristretto, de acordo tabela proposta no site Home Barista.

VFA Express - Italian Coffee - Naked Porta Filter - LM Filter (17g).

O sabor ficou muito bom, mas senti um pouco mais quente que o normal... 

• Like 2

Gilberto    5,771

Legal Noise, agora o expurgo faço bem mais curto, qual pressão você deixou sua caldeira ?

• Like 1

noisevoisbr    45

Oi Anita, quem me dera.. esse final estava de plantão e não consegui me dedicar ao aprendizado da Stradivari :-( ... mas essa semana vô com tudo...;-)

Guest Anita   
Guest Anita

Se estiver sem tempo para ela, mande para cá. Devolvo no natal. Ela não vai mais se sentir abandonada.

noisevoisbr    45

Gil, depois que vc postou aquele vídeo, acabou que não alterei a pressão da caldeira, está em +- 1bar, pois o espresso estava saindo muito bom.. aí de uns dias para cá, depois que comecei a fazer backflush com mais freqüência está subindo para 1,2 a1,3 bar, mas sem regularidade e comportamento conhecido.. a resistência tb está entrando com mais freqüência.. estou achando q isso tem influencia com a descalcificação, onde saiu umas placas de formação de cálcio, acredito que elas estava segurando a transferencia térmica..

noisevoisbr    45

Anita, podemos negociar um comodato, mas o Vader vem?? kkkk.. brincadeira... mas tô até sonhando com a Stradivari... :-)

carlos eduardo    6,122

Brincando com a ECM Classika , extração Blend Café Espresso Brasil , torra 7/7 , 25 seg , 47% , filtro triplo 21g :

Calcamento não ficou legal , e o Becker quase não deu para o café do Alexandre , só saiu Crema  :D

Nova tentativa dessa vez sem canalização , usando um Pavina de 250ml , para não correr o risco de transbordar crema , 28seg , 44%  21g .

Abs

C. Eduardo

• Like 6

Gilberto    5,771

Noise, entendi, é que com 1 Bar nem precisa de expurgo, já 1,3 precisa mesmo. Preciso criar coragem, ler suas explicações e fazer a descalcificação.

Alexandre Velloso    2,769

Salve Carlos Eduardo.

Show de extrações.

Já é tarde prá caramba, mas após assisti-los, a vontade bateu forte e fui fazer um latte.

• Like 1

noisevoisbr    45

Noise, entendi, é que com 1 Bar nem precisa de expurgo, já 1,3 precisa mesmo. Preciso criar coragem, ler suas explicações e fazer a descalcificação.

Gil,

Pois é, eu nunca fazia expurgo, mas agora eu faço só quando a pressão está mais alta.. para mim a água está bem quente devido ao início de vaporização que observamos no vídeo. Não sei se isso é normal..

Acredito que a sua máquina, por ser mais nova, não precisa de descalcificação... a não ser que ela já "morou" na região de Sete Lagoas ou Pains em Minas.. 

Abraço,

Gilberto    5,771

Morou 8 meses na Bahia, mas trabalhou muito pouco, sabe como é, praia,....

• Like 1

Santiago Luz    1,683

Não é uma extração das melhores, mas não achei tópico mais apropriado. É uma extração do exótico do Seleção do Mário no VST 15g.

1wAT0xYm.jpg

Acho que a pouca crema está mais relacionada com a pressão máxima da minha Mini Gaggia que com os parâmetros da extração.

• Like 1

Miyamoto    2,619

Que massa Sampaio! :o

Você conseguiu extrair em duplo em duas xícaras no naked?

Que técnica heim? :o

:lol:

Santiago Luz    1,683

Rodrigóquis, analisa aí pra nós! Acho que é tanta canalização que ficou homogênea! :P

Miyamoto, tenho treinado bastante! Hehe

Rodrigoks    4,580

Fez WDT? A extração começou em donut, talvez deva fazer um pouco de nutation ou nivelar o bolo com algo convexo.

Santiago Luz    1,683

Começou em donut e dá para ver um fluxo baixo no centro do filtro. Faço WDT sempre. Vou tentar caprichar mais no nutation. :P

Miyamoto    2,619

Olá.. Seja bem vindo ao fórum.. :)

Antes de fazer uma pergunta, utilize nossa ferramenta de busca!

Rodrigoks    4,580

Duvido muito. 

Já estão confirmadas minhas férias na primeira quinzena em janeiro e é praticamente certo que vou pro Rosa.

Tem mais gente que curte café aí em Imbituba? Vamos fazer uma Terça Expressa de verão, kkk.

• Like 1

Victor Costa    106

Pessoal, seguem minhas extrações com o PF Naked. O aprendizado está grande.

Esse ficou ruim, até desisti da filmagem.

http://youtu.be/ujF0MpoK__4

Esse segundo creio que canalizou menos e ficou mais bem distribuído.

http://youtu.be/0x2gIbS3fgs

Interessante que nas minhas extrações sempre ocorre de sair mais pra frente da máquina, mesmo com o bolo bem nivelado no filtro. Creio que não esteja nivelada ou a bancada esteja inclinada.

Victor Costa    106

Outra coisa que notei é como o filtro fica longe do fundo do pf. Isso, na crema silver, faz perder uns 2 gramas de café no duplo, pois acaba encostando o bolo no chuveiro.

Alguém indicaria um filtro mais fundo que tenha o mesmo diâmetro do Rancílio que uso?

Miyamoto    2,619

Não entendi bem o que você quis dizer em perder 2 g de café. De um modo geral, o bolo toca o chuveiro após a expansão.