Ir para conteúdo

Não seria muito preciosismo?


RogerioD

Postagens recomendadas

Reparem nos cuidados e o tempo para extração de um único shot, todo o ritual envolvido, até peneirar a moagem, passar uma espécie de ferramenta com um metal bem fino para retirar o resto do pó do moinho e depois para espalhar no filtro, enfim, é um vídeo bonito, mas a pergunta: É necessário tudo isso? Não seria preciosismo demais da parte do aficionado?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo já é conhecido aqui do CdC.

 

Meus dois centavos: acho um pouco exagerado o ritual dele. Porém o que importa saber é o seguinte: É prazeroso para o vivente executar essa rotina? Se a resposta é sim, nada mais importa. É aquele momento do dia que você tira pra você fazer algo de que realmente gosta. Importa que leve cinco minutos? Você não é barista profissional, e não interessa muito o tempo que sua rotina leva. É possível bons resultados com rotinas mais modestas? Na maioria das vezes, sim. Mas qual o preço de um gosto?

 

No Home Barista há discussões parecidas, sempre entre os mesmos membros. No mais das vezes, a conclusão é sempre a mesma. Cada um faz o ritual de que gosta, que acha que dá resultado.

 

Eu confesso que não tomo café todos os dias. Se estou sem tempo pra fazer as coisas com o cuidado que gosto de dedicar, não me importo de não fazer. Isso, é claro, sou eu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Roger, o cara é super cuidadoso, por algumas razões:

 

o moinho dele tem saída lateral, o pó fica todo engruvinhado ali. Por isto ele puxa com a ferramenta. Com os moinhos de saída vertical a gravidade dá uma mãozinha, você não precisa ficar puxando o pó.

 

Com a ferramenta, ele distribui o pó no filtro fazendo WDT. Esta técnica às vezes é necessária, por exemplo com os grãos de torra mais clara, pois esta torra às vezes dá canalização, então esta forma de distribuir ajuda bastante.

 

Há quem cumpra ainda mais rituais. Normalmente quando se faz WDT é comum usar um funil (muitas vezes é um copo de iogurte com o fundo cortado). Há quem peneire o pó para diminuir sedimentos. Há quem faça nutation, quem vire o tamper de cabeça para baixo depois de calcar, quem limpe o filtro após ter calcado (você viu que ele deixou uma linha de pó na marca do filtro?).

 

Enfim, pode envolver muito mais etapas. Depende justamente do quanto você faz questão disto tudo, do quanto deseja investir de tempo na busca da xícara perfeita.

 

Ou você desencana e faz de modo mais prático e simples e é feliz assim. :)

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que vale a pena se é prazeroso para a pessoa. Só não concordo com quem faz coisas sem analisar ou testar a efetividade. Mas também não condeno!

 

Eu, mesmo fazendo só o cappuccino da Roberta e um café pra mim não quero mais moinho complicado de usar, apesar do manual que uso exigir um pouco mais de trabalho, nem de rituais de distribuição. Acomodo o pó e compacto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanta bruxaria hein ANita :)

Concordo com o Márcio praticar coisas realmente efetivas e que saibamos que funciona, realmente esse moinho é um pé no saco

Por fim é um belo vídeo e um belo ritual, nos finais de semana seria mais tranquilo testar coisas assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu faço alguns dos passos, mas não todos. Sou como o Rodrigo: se não tiver tempo para fazer um expresso direito (ainda que não cumpra todos aqueles passos sempre), nem ligo a máquina. Ou vou de coado (mas é raro), ou tomo café fora de casa (o que muitas vezes é sofrível, vem cada filhote de cruz-credo... ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse metodo WDT eu gostaria de experimentar, meu filtro é 51mm e o tamper é de 49 então não preenche totalmente o filtro e sempre da canalização... mas como irei trocar de maquina em breve, que marca de iogurte que dá certo para uso como funil de 58mm Anita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estiver em uma cidade como Sampa, Rio, Ctba, sinceramente também já estou desistindo de tomar café fora :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Roger, Rodrigo e eu já debatemos isto em outro tópico. Eu entrei com o filtro no mercado ( :D) e fui medindo, no final peguei o Paulista, que agora é um copinho menor (esta tendência de diminuir dosagens... ). Cortei uns 2 cm do fundo e ele entra até que relativamente bem (há pouca diferença entre o ângulo do copo e o do filtro, mas encaixa legal). Rodrigo parece que usou de outras marcas.

 

E há quem use uma ferramenta para fazer o WDT com vários fios, há quem use com um arame só como o sujeito do vídeo. Rodrigo fez uma usando a corda SI de violão, ele postou foto recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer pote de iogurte de 170g (aqueles mais baixos, como Activia, p.ex) encaixa bem no filtro de 58mm, cortado mais ou menos na meia altura, talvez um pouco mais abaixo.

 

Acho que no de 51mm capaz de um daqueles potes mais altos (geralmente de iogurte natural) pode funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito meticuloso! Mas, "pero no mucho senor" ! Ele cuidadosamente pesou 14,18g de café e aos 44seg. do vídeo deixou cair um grão fora e não colocou de volta. :D :D :D Imperdoável!!! ;):D Mas a musica é boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, a música é excelente.

 

O cara todo é todo meticuloso, mas não tem coragem de comprar um tapetinho de borracha, pô!

 

Esse pra morrer de repente deve demorar 03 dias. :lol: :lol: :lol:

 

Mas se o café ficou bom e ele gosta do processo, fazer o quê?

 

Cada doido com a sua mania...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes, na busca da "xícara perfeita" tentamos procedimentos bem "loucos" e mesmo sem testar a efetividade, por ter dado certo, queremos sempre repeti-lo! Acontece comigo :lol: Vai entender... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, mas parece que ele fala (escrito na legenda) que recuperou o grão. Mas não mostra colocando de volta. Pode ter sido editado.

 

Ana,

 

Tens razão. Ele escreveu que pegou o grão! :D Gostei da parte de adicionar .2g em sacrifício aos deuses do café!

 

Mas, como já disseram acima: Sob o escrutínio da razão; cada um faça o que lhe der prazer!

 

Acho que ele se inspirou no antigo ritual do chá Chinês:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha técnica não é muito diferente, mas a ferramenta que usa para limpar o moinho não é boa, a minha é uma espátula de plástico em angulo que tira todo o café com um ou dois movimentos.

Ainda, ele esta usando a peneira por problema de "clumping" (apelotomento), devido a ter modificado o moinho, que originalmente era dossador, no meu isso não acontece, nem precisa de WDT, ainda que as vezes eu de uma acomodada com um palito.

Como Marcio, por essa e por outras, acabo usando mais o moinho manual que e mais rápido e simples de usar e limpar.

De todas formas, cinco minutos parece razoável para curtir um espresso "isolado".

É claro que servindo vários em seqüência a coisa vai bem mais rápido, por volta de um minuto por extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse metodo WDT eu gostaria de experimentar, meu filtro é 51mm e o tamper é de 49 então não preenche totalmente o filtro e sempre da canalização... mas como irei trocar de maquina em breve, que marca de iogurte que dá certo para uso como funil de 58mm Anita?

 

Olá, experimenta um pedaço de cano PVC de 50mm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Caiu 1 grão para fora do moedor quando ele despejou a cestinha....muito relapso.

 

Gui Marques

 

Gui, ele botou de volta. Ele explica isto na legenda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um vídeo que acho muito bacana no youtube é de um capricho muito bacana esse cara fazendo um Cappuccino

 

Isso, amigos, é o que chamamos de: "doido"... Até "brew station" pra mypressi o cara tem! (que, por sinal, é bem legal)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa idéia de usar um bico vaporizador pra fazer a Mypressi extrair a temperaturas superiores a 90C é muito interessante. Claro que alocar uma máquina de espresso só pra essa finalidade é um pouco estúpido, mas pode ser uma boa alternativa usar um desses dispositivos de fogão. Como a Mypressi não faz cappuccinos, dá pra unir o útil ao agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...