Ir para conteúdo

Longo X Americano X Coado


pc286

Postagens recomendadas

Longo X Americano X Coado

 

Quando faz frio por estas pairagens e não se prepara o mate amargo, se faz necessário o preparo de um café de volume maior que um espresso, mesmo que duplo, para aquecer o corpo e alma.

 

Embora ache que o café gourmet se faça indispensável para um espresso, nunca consegui prepara-lo de maneira satisfatória quando coado, seja no porta filtro / filtro Melitta ou na cefeteira elétrica (não testei no filtro de pano). Meu paladar, antes acostumado com café comum, sente como se o café tivesse sido lavado antes do preparo, isso sem falar na dor de cabeça que é voltar o Hario para regulagem ideal para espresso. Talvez passe a comprar também cafés especiais moídos para este fim.

 

Se possível gostaria que os amigos me ajudassem a identificar as diferenças, principalmente no resultado, dos métodos de preparo citados, utilizando-se para comparação a mesma proporção de café e água, mesmo que fuja da proporão padrão de algum método.

 

Sei e já experimentei que o café longo carrega consigo características menos desejáveis do café, embora na teoria possa também conter mais cafeína que um americano. Este último embora possa ser menos energético, parece ter um paladar mais equilibrado.

Minha principal dúvida é porque o café coado adequadamente não carregaria estas substâncias menos nobres contidas em um café longo?

Na verdade não sei o que eu posso conseguir ou esperar de um bom café coado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario funciona satisfatoriamente pra coados, especialmente no V60, moído um pouco mais fino, que é onde o moedor desempenha melhor. Eu pensaria em 9 clicks para o V60 e 10 para o Melitta. Ponto zero seria quando a alavanca já gira com dificuldade, raspando bastante uma mó na outra. Inclusive esta seria a dica de regulagem: zerar o Hario antes de mudar os pontos de moagem. Eu consigo resultados consistentes dessa maneira.

 

O coado não é feito sob pressão, o que tem implicação nas substâncias que são extraídas para a xícara. Pro meu gosto pessoal, um bom coado é bem mais agradável ao paladar que um longo, que é mais amargo. Isso não significa que o longo seja pior, apenas é meu gosto. Inclusive prefiro ristrettos em relação ao espresso, já que aprecio bebidas mais doces.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o frio recomendo um "correto" duplo (espresso com grapa), esquenta até a alma.

Se o Melitta não resolve para ti, recomendaria o Aero Press, com 18gr para 220ml de água, moído entre espresso e coado.

A italiana, também pode ser uma boa pedida, mas deves ler bem o tópico para obter bons resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario funciona satisfatoriamente pra coados, especialmente no V60, moído um pouco mais fino, que é onde o moedor desempenha melhor. Eu pensaria em 9 clicks para o V60 e 10 para o Melitta. Ponto zero seria quando a alavanca já gira com dificuldade, raspando bastante uma mó na outra. Inclusive esta seria a dica de regulagem: zerar o Hario antes de mudar os pontos de moagem. Eu consigo resultados consistentes dessa maneira.

 

O coado não é feito sob pressão, o que tem implicação nas substâncias que são extraídas para a xícara. Pro meu gosto pessoal, um bom coado é bem mais agradável ao paladar que um longo, que é mais amargo. Isso não significa que o longo seja pior, apenas é meu gosto. Inclusive prefiro ristrettos em relação ao espresso, já que aprecio bebidas mais doces.

 

Como não bebo muitos cafés por dia em casa, prefiro não mexer mais no Hario, tenho que tirar sempre uns 3 shots antes até acertar o espresso, é o típico cobertor curto, tapa a cabeça descobre os pés... :)

Bem lembrado, a pressão da máquina de espresso deve fazer muita diferença na extração em relação ao coado ou outros métodos. Acho que ainda não acostumei com o sabor mais suave de 100% arábica no coado, não sei nem como pode ficar, acho que vou na cafeteria que indicaste em outro tópico ver se eles preparam um que me agrade.

 

Para o frio recomendo um "correto" duplo (espresso com grapa), esquenta até a alma.

Se o Melitta não resolve para ti, recomendaria o Aero Press, com 18gr para 220ml de água, moído entre espresso e coado.

A italiana, também pode ser uma boa pedida, mas deves ler bem o tópico para obter bons resultados.

 

Com grapa?! :blink: Deve esquentar até o capeta, mas só se for fim de semana e não pode dirigir depois... :D faz tempo que não vejo grapa na minha frente. Cafeteira italiana já experimentei (com café comum) e não gostei muito, já pensei em pegar uma Aeropress, mas não gosto muito de preparar nada quente em derivados de petróleo, nem sempre é possível, pode ser frescura, mas procuro evitar. Já pensei em uma francesa pequena talvez seja a melhor opção....

 

Obrigado amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso pegue gosto pelo coado, poderá mudar de opinião. De início eu quase não bebia filtrados, e hoje é dos meus métodos prediletos de extração.

 

Experimenta um café feito na Aeropress no Baden, quem sabe te agrade. De um modo geral, nas cafeterias que fazem coados na mesa, há o problema de subextração, pois não raro a água chega na mesa em temperatura mais fria do que deveria pra começar a passar o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pc

 

Compartilho do seu "relato", tb gosto de uma baita xicara de café coado, e de inicio, o café tb me pareceu lavado.

Continuo usando o melita, e a cada nova xicara o café sai diferente do anterior. (coisa q n acontecia com os cafés de mercado).

 

Mas é fato q a qualidade do meu café melhorou muuuiiiitooo, mesmo eu ainda não tendo reaprendido a passar café...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PC,

 

Eu acredito que o Aeropress vá te agradar.

 

Assim como você eu também acho os coados meio "lavados" demais e quando morava em SP o inverno não deixava os espressos interessantes por causa do baixo volume da bebida, que não aquecia. Comprei uma Aeropress e lembro-me que passei uns 6 meses sem tomar espresso, só na Aero todos os dias. Eu gosto de dizer que o café na Aeropress está entre o coado e o espresso e com alguma habilidade você pode aproximar a bebida de um ou de outro extremo, mexendo em dose, moagem e tempo de infusão.

 

Por fim, se gostar da Aero experimente um filtro permanente como o Able, que deixa passar mais sólidos para a bebida e a deixa com corpo mais oleoso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mencionei a cafeteira francesa pq sei que muitas são de vidro, mas concordo que para uma única xícara provavelmente uma AeroPress seja mais indicada. Estou vendo na internet no site aeropress.com ela com um filtro metálico standard ou fine por CADU$45,95 + 10,85 de frete, tb achei no Ateliê do Grão por uns R$150,00 com frete, não achei caro estando no Brasil o problema é que teria que importar o filtro metálico depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Pc, a AP vem com um monte de filtros de papel. Demora até consumir tudo aquilo. E se depois comprar só o filtro na Aeropress vai pagar frete de apenas 99 centavos, algo assim.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...