Ir para conteúdo

Tipos de Canecas


edsonnota100

Postagens recomendadas

Pessoal tenho uma dúvida que não sei se alguém mais tem ou seria somente eu, gostaria de colocar aqui nesse tópico os tipos de canecas e copos que hoje usamos e suas medidas e sua utilização para tomar café, vou começar para exemplificar mais ou menos qual é a minha idéia porque hoje sinceramente temos uma infinidade de xícaras e copos no mercado que sinceramente não sei sua real utilização no mundo dos cafés....

 

916f5504e4e69b6d366b5c0572675254.jpg

 

Copo Barista

Utilização - Comumente usado para se extrair café e medir o volume do espresso, pode conter graduação em Oz e Ml

Tamanho - 60 ml

Link - http://clubedocafe.tanlup.com/product/543788/copo-do-barista

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Para espressos, bom que a xícara tenha o fundo convexo, de forma arredondada, pois assim o líquido ao encontrar o fundo, é reconduzido para a superfície, que propicia a criação de bela crema. Quando há ângulos retos ou obtusos, esta recondução à superfície é prejudicada, provocando turbilhonamento indesejado.

Importante é também que o material seja capaz de reter calor, como as grossas paredes de boa porcelana.

As xícaras Sofia produzidas pela Porcelanas Schmidt são bom exemplo a reunir estas características. Nas fotos abaixo é a menor, com 80 ml de capacidade cúbica.

As outras são de 900 ml e 590 ml.

 

Quanto aos copos de dose, preferencialmente de vidro grosso e transparente. Normalmente com marcações de 28 ou 30, 42 ou 45 e 56 ou 60 ml. Permitem quantificar o volume de líquido extraído e perceber a formação da dose de espresso. O modelo profissional da Rattleware é bom exemplo. Veja na última foto.

 

6260883312_f8e96dc439_b.jpg

 

6260882498_4929f16a82_b.jpg

 

12669-9b15c940d9a6ec81db11444b7cea0491.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser chato, mas já sendo, pra tomar 60mL (um duplo!) de café, precisamos de parede dupla? pra não esfriar? em casa?

 

Não me entendam mal, eu tenho umas 8 xícaras diferentes pra tomar espresso, mas não comprei nenhuma pensando na temperatura. Acha que vai tomar café frio? esquente a xícara, dê mais tempo pra sua máquina!

 

Caneca já é outra estória, mas também não penso na temperatura, penso na estética.

 

Nas "travel mugs" a conversa é diferente. Aí sim, a qualidade em conservar a temperatura é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os copos de parede dupla são de borossilicato, mesmo material de equipamentos de laboratório, como tubos de ensaio, béqueres, etc. Apesar de resistente ao calor, é necessário cuidado com choques de temperatura, como o vidro comum.

 

Quanto à parede dupla, é muito bom para não queimar os dedos. O efeito estético também é interessante, pois parece que o líquido está flutuando dentro do copo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caneca já é outra estória, mas também não penso na temperatura, penso na estética.

 

Aí é que está, o que mais me atrai nos copos de parede dupla é justamente a estética. Eu compraria só por isso.

Preocupação com esfriar um café de 60ml é bobagem mesmo. Já com queimar os dedos, nem tanto. Algumas pessoas tem as mãos bastante sensíveis ao calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muito bonitos, e com certeza são bons.

Mas o bebedores de café somos volúveis :-)

Gostamos de variar, de achar xícaras novas, de trocar e depois de um tempo voltar a usar e perceber as mudanças sensoriais e mudar novamente.

Aproveitem, faz parte da curtição.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muito bonitos, e com certeza são bons.

Mas o bebedores de café somos volúveis :-)

Gostamos de variar, de achar xícaras novas, de trocar e depois de um tempo voltar a usar e perceber as mudanças sensoriais e mudar novamente.

Aproveitem, faz parte da curtição.

 

Esse é o negócio, não se trata de precisar Thiago, alias pra quem tem 8 tipos diferentes de xícaras uma a mais não faria mal. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caneca de Latte Art

Utilização - Usada para se fazer Latte Art

 

Ainda bem que você esclareceu a utilização. :P (é bom ir se acostumando comigo, Édson, que não deixo nada impune, kkk)

 

A propósito, tem certeza que tem apenas 130ml? Eu tenho uma caneca que é idêntica a essa e deve comportar uns 200ml...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que você esclareceu a utilização. :P (é bom ir se acostumando comigo, Édson, que não deixo nada impune, kkk)

 

A propósito, tem certeza que tem apenas 130ml? Eu tenho uma caneca que é idêntica a essa e deve comportar uns 200ml...

 

kkkkkkkk...verdade mesmo não deixa passar nada

 

Quanto ao volume dele peguei a informação no site não sei exatamente a medida....ainda não tenho uma estou muito interessado em comprar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

17fc4f6ab7d6a5e5bd074b1e3e3b9f39.jpg

 

Caneca de Latte Art

Utilização - Usada para se fazer Latte Art

Volume - 130ml

 

Confirmando: a nossa caneca de latte (na nossa versão, não no padrão italiano) comporta até a borda 130 ml de líquido.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora há pouco estava fazendo um lanche no restaurante do tribunal e vi o garçom servindo uma bebida (que devia ser uma versão de um cappo) em uma caneca dessas, pequena. Devia ser a de 130 ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A propósito, alguém tem dica de onde comprar aquelas xícaras de espresso de paredes bem grossas? O Press tem umas que invejo, da Vista Alegre, mas sei lá eu onde comprar...

 

thumb_600.jpg?1321216399

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...