Ir para conteúdo

Tipos de Canecas


edsonnota100

Postagens recomendadas

O bom daquelas xícaras/pratos é que dava pra jogar na parede que não quebrava... rsrs

 

Minha Mãe ainda tem a Saladeira e as tigelinhas de sobremesas....vc acredita que já aconteceu isso na prática com a gente...elas são realmente resistentes acho que por isso que ainda sobrevivem na casa da minha Mãe...kkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

As xícaras produzidas pela Santa Marina / Saint-Gobain são de ótima qualidade.

Também tenho lembranças do uso cotidiano durante a infância e adolescência, e também as da linha Duralex da Nadir Figueiredo, ditas quase inquebráveis.

 

Há alguns anos resgatei, com um pouco de nostalgia, um par de xícaras pequenas transparentes com seus pires, que se encontravam à venda numa cesta perdida em uma pequena loja no Centro de São Paulo.

 

Uso-as frequentemente para analisar extrações. E até foram usadas em videos que gravei, como no da Classika II. Veja-a na foto abaixo.

 

10618010365_2636231cc4.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elas podem não ser bonitas, mas são duráveis e baratas. Na minha casa nós éramos 6 filhos, grana curta, não dava pra ficar comprando xícara todo dia, logo, tinha que ser durável. Além disso, eu acho que elas eram o que havia de mais moderno naquela época. E tem uma coisa boa: elas não mudam o gosto do café como umas bonitinhas que têm por aí. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na Itália descobri que algumas pessoas gostam de beber o café num copinho de vidro, como esses de "shot". Principalmente pessoal do Sul e Roma também, e se pede "un caffè in/al vetro". Li em algum lugar que seria um costume antigo, pois em lugares longínquos não havia xícaras...

 

Coincidência, outro dia vi uma moça pedir mas também com um cappuccino (não em vidro, claro) e até achei curioso, mulherada em geral aqui pede macchiato. Mas depois vi ela levando a mesa e o café no vidro era pro pai ou avô, um senhor de idade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na Itália descobri que algumas pessoas gostam de beber o café num copinho de vidro, como esses de "shot". Principalmente pessoal do Sul e Roma também, e se pede "un caffè in/al vetro". Li em algum lugar que seria um costume antigo, pois em lugares longínquos não havia xícaras...

 

Coincidência, outro dia vi uma moça pedir mas também com um cappuccino (não em vidro, claro) e até achei curioso, mulherada em geral aqui pede macchiato. Mas depois vi ela levando a mesa e o café no vidro era pro pai ou avô, um senhor de idade...

 

Pra você ver né, um costume que as pessoas seguem até hoje né, talvez pelo fato de que se lembrem de como eu falei.....da infância, das tradições, etc...essa coisa de tomar café, chá ou até mesmo um leite quentinho com chocolate a tarde...ou pela manhã não é um simples acompanhamento, ao pão é uma coisa que remete muitos costumes...reaviva cenas bacanas das nossas vidas, traz de volta em nossas lembranças pessoas que talvez já nem estão mais entre nós...Lembro muito dos meus avós...que as vezes nos presenteavam com aquele maravilhoso bolo de "fubá"...pra tomar com aquele cafézinho do coador de pano....eita deu até água na boca....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Obrigado Anita, muito boa as xícaras mesmo :)

 

Mas apenas por curiosidade, encontrei um site que vende xícaras para espresso (com capacidade para 80 ml), mas não para cappuccino, porém, eles têm essa à venda:

 

http://www.cafeclubstore.com.br/p/UX%252D0019/Xicara+para+Cha+200+ml+Expert+Blenders

 

É uma xícara de chá (capacidade de 200 ml), será que ela é boa para preparar um cappuccino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita, muito boa as xícaras mesmo :)

 

Mas apenas por curiosidade, encontrei um site que vende xícaras para espresso (com capacidade para 80 ml), mas não para cappuccino, porém, eles têm essa à venda:

 

http://www.cafeclubs...Expert+Blenders

 

É uma xícara de chá (capacidade de 200 ml), será que ela é boa para preparar um cappuccino?

 

Jean , a xicara é para cappuccino sim , a Expert Blenders é uma empresa do interior de SP (Atibaia), que vende café e faz locação de maquinas é óbvio que eles não fariam xicara para chá.

Não sei se vc reparou no logotipo da xicara é um homem de terno , quando visto de perto , parece que ele esta fazendo careta , eu não conheço a qualidade do café da expert blenders , nunca provei , mas , no logotipo , na minha humilde opinião eles não foram felizes.

No site da empresa vc pode ver o logotipo ampliado e entender o que eu estou falando.

 

http://www.expertblenders.com.br/

 

Essa xicara e a do cdc são virtualmente iguais , sendo que o logotipo do cdc é do "SEU" clube , mas , se vc gostou da outra , vai fundo e seja feliz , ela serve e vc fará excelentes capus :) , mesmo tendo um sujeito fazendo careta nela. :P

 

abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

A descrição no site diz ser para chá e eu acredito que o seja.

 

Carlos Eduardo, note que é muito comum empresas locadoras de máquinas oferecer aos clientes, além das xícaras para café e para café com leite, usada para café au lait/cappuccino/latte/chocolate, as de chá, que em geral são pouco menores e com os desenhos internos e externos diferentes. Nós as temos, também produzidas pela Porcelanas Schmidt e com a logomarca do Café Expresso Brasil.

 

Comparada com a xícara para café com leite, normalmente, as xícaras para chá possuem as paredes mais finas. A forma em tronco de cone invertido possui a base com diâmetro menor. O vértice formado pela parede e a base forma angulo não radial. A capacidade volumétrica é menor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Alexandre

Então é de chá :o , vivendo e aprendendo.

Jean a xicara é de chá, mas , essa é uma boa notícia, :) agora vc pode comprar outra xícara, porque servir cappuccino em xícara de chá , com um sujeito fazendo careta nela , não seria uma boa idéia :D

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô, larga mão de azucrinar, a pobre moça está chegando agora ao Clube e eu me esforçando para aumentar a parcela de mulheres daqui...

 

Hannah, bem-vinda ao Clube do Café!

 

Há louças lindas em cerâmica, com esmaltação interna. O principal problema delas é o custo para reposição, já que muitas são peças artesanais. Mas ficam um charme e exclusivíssimas!

 

Quanto à ágata, em Minas há muito a tradição delas para o coado. Para o expresso o entrave é o formato da xícara, pois como o fundo não é arredondado, não favorece a formação da crema.

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Hannah. Seja-bem vinda.

Engrosso o coro com a Anita. Há xícaras de barro muito trabalhadas. Minha cunhada tem um jogo belíssimo. Acho que fica um pouco a ideia daquelas moringas de barro, né? Mas há tecnicas de acabamento do barro são variadas e algumas produzem uma impermeabilização perfeita, não permitindo o contato do líquido com o material.

As de ágata, mesmo em Minas, são usadas mesmo só pra cafés coados. Me lembra um pouco o ambiente da cozinha da minha avó. Ela passava o café em bule tb de ágata, em cima do fogão de lenha para o café não correr o risco de esfriar. Usavam-se mais as xícaras de ágata principalmente porque, naqueles tempos difíceis, elas eram duráveis, não corriam o risco de quebrar, qto muito descascavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, comprei uma xicarazinha destas de ágata em Tiradentes/MG durante um passeio. Muito bonita e bem acabada.. Porém deixei ela cair um dia sem querer :rolleyes: e ela estilhaçou toda por fora.. Não tá tão bonita mais.. rsrs

 

Ah e detalhe.. Toda vez que eu ia tomar café nela, eu queimava o beiço! :lol: Ô trem que esquenta!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...