Ir para conteúdo

Upgrade na máquina e dúvida


Postagens recomendadas

Pessoal, muito bom dia a todos!

 

Tenho atualmente uma cafeteira espresso mondial. Faz um expresso razoável, com espuma média, o único tipo de pó que a deixa o café com a crema bem espessa é café soluvel, mas ninguem merece aquele sabor horrível.

 

Comprei um moedor simples, elétrico, Cadence, tritura bem os grãos, o saber fica legal, melhor do que quando comprava o pó já moído. O próprio vendedor, muito legal diga-se de passagem, me recomendou que comprar em grãos e moer seria melhor do que comprar já moído.

 

Bem, agora pretendo fazer um upgrade. Como estou me casando e me mudando para a nova casa, tudo novo, pretendo ou pedir uma máquina nova como presente na lista ou comprar. Estou em dúvida entre dois modelos:

 

Gaggia Unica - R$ 1.999,00

http://www.submarino.com.br/produto/113814924/cafeteira-gaggia-espresso-automatica-unica-preta

 

ou

Saeco Xsmall - R$ 1.999,00

http://www.polishop.com.br/MAQUINA-DE-CAFE-XSMALL-PHILIPS-SAECO-/p

 

Qual vocês recomendam?

 

Conseguirei uma extração de melhor qualidade do que na minha pequena máquina atual? Vale a pena investir?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha sinceramente não tive e não tenho vontade de ter uma automática acho muito bacana todo aquele preparo do café, moer e compactar e toda a surpresa que vai proporcionar na xícara, mas claro cada um tem seu estilo, os dois equipamentos parecem similares em suas funções porém é claro eu ficaria com a Gaggia que é uma referência aqui no fórum pessoal que tem o equipamento não costuma reclamar agora precisa ver se nesse quesito a Gaggia tem bom desempenho ou existe alguma outra no mercado das automáticas que é melhor do que a Gaggia na mesma faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael primeirame gostaria de parabeniza-lo pelo casamento. Acho que se você realmente quer praticidade e não gosta muito de trabalho na hora de fazer um café pode ir de uma super- automática . Acho que em relação ao sabor elas vão te dar resultado muito parecido a sua Mondial usando café moído na hora, mas só que sem trabalho e sujeira . Esses modelos são os mais simples e praticamente te darão resultados muito parecidos. Certa vez fui a polichop aqui em fortaleza e experimentei uma maquina dessas . Só que com mais funções . A que eu vi era mais cara que essas e tínham apcões de regularem da dosagem de café e de volume de liquido . Isso fora as regularem de temperatura e granulometria do moinho . Ou seja, muitas opções , não vai ficar tão estático a poucas opções de dose . Na hora dei uma regulada por cima e consegui tirar um café bem saboroso . Segue o link .

http://www.polishop.com.br/MAQUINA-DE-CAFE-ESPRESSO-MAGNIFICA-S-DE-LONGHI/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

?????????????????

 

Utilizando a cafeteira mondial, o único pó que faz milagre com a espuma do espresso é café solúvel, no lugar de café moído.

 

Rafael primeirame gostaria de parabeniza-lo pelo casamento. Acho que se você realmente quer praticidade e não gosta muito de trabalho na hora de fazer um café pode ir de uma super- automática . Acho que em relação ao sabor elas vão te dar resultado muito parecido a sua Mondial usando café moído na hora, mas só que sem trabalho e sujeira . Esses modelos são os mais simples e praticamente te darão resultados muito parecidos. Certa vez fui a polichop aqui em fortaleza e experimentei uma maquina dessas . Só que com mais funções . A que eu vi era mais cara que essas e tínham apcões de regularem da dosagem de café e de volume de liquido . Isso fora as regularem de temperatura e granulometria do moinho . Ou seja, muitas opções , não vai ficar tão estático a poucas opções de dose . Na hora dei uma regulada por cima e consegui tirar um café bem saboroso . Segue o link .

http://www.polishop....A-S-DE-LONGHI/p

 

Obrigado!

 

Quanto a praticidade, é meio complicado todo dia de manhã você acordar, levantar, moer o café, extrair o café, limpar a máquina, limpar o moedor.. não é algo que eu faça para apreciar "momentos", mas sim porque gosto muito de café, principalmente espresso, e logo após acordar é um benção um café fresquinho. Estou longe de ser um barista, quero mesmo a praticidade e a esperança de extrair um espresso melhor do que minha máquina atual.

 

Fui em uma cafeteria de um shopping e experimentei um espresso extraido com café Santa Monica (recomendo), nunca tinha tomado um espresso tão saboroso e cremoso. Espuma espessa, que mesmo após tomar quase todo café ainda persistia. Coloração achocolatada. Comprei o mesmo café, tentei extrair na minha máquina, o máximo que consegui foi um espresso com uma espuma fina e clara, que acaba ao longo de 3 goles.

 

A máquina da cafeteria deve ser profissional, mas era bem pequena, para 2 xícaras no máximo. Fico pensando o que fez o café ficar tão melhor que o meu, a moagem? A máquina? A atendente que me serviu? Algum segredo adicionado ao cafe? Entenderam meu ponto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a praticidade, é meio complicado todo dia de manhã você acordar, levantar, moer o café, extrair o café, limpar a máquina, limpar o moedor..

Amigo,

 

Com a máquina já pronta (na temperatura certa), isso leva 10, 15 minutos no máximo.

 

Se queres praticidade, vai de superautomática ou nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia, pesquisando, encontrei este tópico, o qual a dúvida compartilho.

 

Qual a melhor super automatica saeco xsmall ou gaggia unica ? Digo melhor no sentido de dar menos problemas e ter assistência técnica boa e facil de encontrar aqui no estado de SP (sou de Tatuí/SP).

 

O autor do tópico já optou por uma delas?

 

*a compra sera feita para presentear meu pai que esta querendo uma super automatica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iria de Saeco

Ja tive uma e nunca quebrou. Esta na casa da minha irma e com 6 anos de uso.

Abs

 

Obrigado amigo, a troca de experiências neste caso é fundamental!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Aproveitando e revivendo o tópico estou em dúvida de qual máquina seria um "próximo passo" para a Chef Crema Silver, ou seja, qual seria a próxima opção acima dela que valeria a pena investir.

 

Ao mesmo tempo que me decidia pelo moedor acabei conhecendo as máquinas da ECM, sendo que a Classika II se tornou meu objetivo, mas hoje não estou em condição de investir nela devido a outras prioridades.

 

O fato é que depois de uns testes que fiz comparando o moedor Krups e o Vario para prensa francesa, acabei ficando mais tendencioso a vender o Krups. De certa forma é bom, pois quando mudar para o "apertamento" meu espaço será bastante reduzidoe não seria prático acumular muita coisa. Assim me surgiu a idéia de vender o "kit iniciante" com Chef Crema Silver e Krups e pegar uma maquina melhorzinha.

 

O detalhe está na questão de qual máquina é melhor o suficiente para valer a pena mudar da Chef Crema Silver. Ainda não calculei bem qual valor é razoável para este "Kit Iniciante", mas tenho uma idéia. Dependendo do valor que o próximo up exigir, vendo o kit ou desisto da ideia.

 

Sei bem dos "pulos" que existem passando pela Rancilio Silvia, ECM Casa e ECM Classika, mas todas estas estão bem acima do que quero dispor por agora. Também penso que nesta faixa de preço vale mais a pena esperar um pouco mais e juntar a grana lodo para uma Classika de vez.

 

Todavia conheço pouco sobre o que existe entre Chef Crema Silver e Rancilio Silvia. Me lembro apenas das máquinas da Gaggia, mas destas talvez só a Baby Twin me atenda, já que quero uma máquina compatível com filtro comercial de 58mm. Contudo acho que o preço "normal" de uma destas é quase 2K, correto?

 

Em fim, estou precisando de uma ajuda do pessoal que conhece mais sobre as opções disponíveis. Não estou querendo obrigatoriamente uma máquina 0km, mas se usada que seja pelo menos de alguém cuidadoso.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael parabéns pelo casamento , vc quer praticidade e um bom café ,nesse caso a automática é uma boa opção.

 

As duas maquinas são equivalentes , não verdade a Saeco que pertence a Philips é dona da Gaggia , as duas são importadas pela Imeltron , que representa as duas marcas no Brasil.

As duas tem a mesma rede de assistência técnica , vc não informa onde mora , nesse caso sugiro vc ir no site da Imeltron e verificar se onde vc vai residir existe assistência técnica , se eu não me engano a Imeltron só atende uns 15 estados brasileiros e poucas cidades, se nao tiver , sugiro comprar uma Nespresso , que vai te atender plenamente.

Quanto qual das duas comprar , se servir de ajuda , a pouco tempo eu estive na representante da Imeltron aqui no Rio e estranhei não haver nenhuma Gaggia para conserto na loja , eles disseram que não costuma aparecer , quebram pouco.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber disso. Pela experiência que tenho com a Chef Crema, creio que não haveria problemas então em utilizar o filtro de 58mm da Rancilio em uma Gaggia, a possível pena seria a não fixação deste no PF, algo que já convivo sem problemas.

 

Qualquer daqueles modelos da Gaggia é um upgrade consistente para minha Chef Crema Silver, ou há algum em que estaria trocando seis por meia dúzia?

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Ruben tinha uma Chef Crema ou uma Mondial. Posteriormente, adquiriu minha Gaggia Dose e agora uma Twin. Converse com ele, que ele passará suas impressões se vale a pena ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber que a Gaggia é uma boa pedida para atualizar a Chef Crema.

 

Não que eu pretenda vender a minha, mas sei que ela não vai durar pra sempre. Já tem 2 anos, vamos ver quanto tempo vai aguentar!

 

A próxima muito provavelmente será uma Gaggia. Não tenho necessidade de nada top, mas quanto melhor, sem gastar em demasia, tá valendo! :)

 

Sobre modelos, vejo muito aqui as pessoas recomendando a Color, que dá inclusive pra encontrar em lojas grandes e conhecidas:

http://www.bondfaro.com.br/cafeteira--gaggia-espresso-color-expresso.html

 

Se ela realmente vale como upgrade para a Chef Crema é que eu não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o ponto que tenho dúvida. Provavelmente é sim um upgrade, mas é um que realmente vale a pena?

 

Não estou querendo fazer uma troca de máquina para outra em que os ganhos sejam pequenos, nem gigantes neste momento, mas sim algo que recompense, um próximo degrau.

 

Para ilustrar o que estou querendo dizer posso citar a Poemia ou aquela outra Philips que é de 19bar. Pelo o que me consta são melhores que a Chef Crema Silver, mas não chegam a "subir para um próximo degrau", ficam em um nível intermediário. Não justifica o investimento, sem contar que, salvo engano, estes modelos não utilizam filro de 58mm, o que me faria ter que investir em outro tamper e estariam desalinhadas com o "up final".

 

Especificamente sobre as Gaggia, minha dúvida é se qualquer uma da linha representaria um próximo degrau ou se apenas algum modelo específico. Descobrindo qual é este próximo degrau e quanto precisarei investir é que vou me decidir se mantenho a Chef Crema Silver + Krups ou se repasso este conjunto.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se serve de comparação, mas eu tinha uma Delonghi antiga, comprada nos EEUU quando aqui nem existia.

Demorei quase um ano em aprender (sozinho, não existia internet) a lidar com temperatura e vaporização - eu tinha um moinho de mós - e utilizava mais quando queria fazer um café só para mim.

Normalmente utilizava uma Moka (muito boa), que produzia café superior ao da DeLonghi.

Há alguns anos, quando comprei a Graef, a diferença foi muito grande, tanto que passei a utilizar espresso no dia dia, em vez da Moka, talvez pela novidade ou porque o leite vaporizado é bem mais gostoso.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,eu já iria direto para a Twin, ou alguma Silvia usada, ou até uma igual a minha mas mais antiga que consegue achar por menos de R$ 2000,00, o negócio é definir o alvo e esperar uma boa oportunidade, nem que leve 6 meses para aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk, você trocou a sua Poemia bem rápido Miyamoto, o que está achando de sua Baby Twin, já conseguiu domá-la para trabalhar em parceria com seus moedores?

 

Bernardo, que maravilha de máquina esta sua Graef. É esta, certo?

 

http://www.youtube.com/watch?v=gvIOGp0dU6Y

 

Achei muito bonita e sólida a máquina. Parece-me importada da Europa, então a voltagem deve ser compatível com nossa rede de 220V aqui do DF. Contudo parece ser demais para a minha proposta atual. Eu chutaria dizer que esta Graef se posicionaria acima da Rancilio Silvia, provavelmente de igual para igual com a ECM Casa. Suponho que uma usada teria preço próximo de uma Baby Twin nova. Se for isto mesmo, com grana em mão eu apostaria na Graef usada, porém 1,5K é mais do que pretendo investir no momento. Seria uma grande oportunidade, mas acho que é difícil encontrar uma, ou não? :rolleyes:.

 

Gilberto, tenho bastante paciência sim, não vou fazer nenhuma troca "na doida", até por que o conjunto Vario + Chef Crema Silver está mandando muito bem. Já achava o café bom com o Krups, mas com o Vario ficou excelente, ganhou nova vida.

 

A meta que tenho traçada atualmente é uma ECM Classika II (agora com PID, já que me fizeram o favor de lançar esta versão). Desde antes não tenho intenção de fazer uma escala por uma Silvia, acho melhor juntar mais grana e investir de uma vez na Classika II ou outra que aparecer e me parecer oferecer melhor custo x benefício para uso em casa.

 

Se o tal "próximo degrau" da Chef Crema for uma máquina acima de 1K ou 1,5K, vou manter a Chef Crema até juntar dinheiro para a ECM ou a minha máquina quebrar (até o momento não há o menor indício disso, está perfeita e bem cuidada). A minha ideia é ver se tem algo de R$500,00 a R$800,00 que realmente valha a pena como um próximo degrau. Obviamente não estou de olho somente em coisa nova, acredito que valerá muito mais a pena achar alguma máquina usada. Neste sentido, quem sabe não estique até no máximo 1K se aparecer alguma "pechincha" nos classificados.

 

Por enquanto acho que uma Gaggia Dose se enquadraria nisso aí, talvez até uma Baby Twin usada. A Baby Twin parece ser consenso de que é um up que vale a pene, mas não sei se a Dose também.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E essa mesmo, a trouxe da Alemanha faz alguns anos.

O desenho é australiano, da Sunbeam em colaboração com um barista campeão australiano e fabricada na China, lá é a Sunbeam 6910.

Devem ter um acordo, desde que a Graef a vende na Europa, junto com o moinho, sob sua marca.

O café é muito bom; quando utilizava o Café da Ernesto e comparava com o da loja, achava que tinha um perfil de sabor bem parecido ao do La Marzzoco, ainda que com menos nuanças e complexidade, porém por uma fracção do preço.

Mais ou menos o mesmo conceito também adotado pela Breville.

No que se refere ao desenvolvimento e muito sofisticada, trabalha com central programável, temperatura de extração, temp de vapor, quantidade de vapor variando a velocidade da bomba, preinfussão a 3 bar, dossadores de vazão programável, etc.

Desta forma esquenta muito rápido (em 5-10 minutos esta pronta) as extrações são muito fáceis e consistentes, sem necessidade de surfar nem de outros cuidados especiais.

Mas o ponto forte também é o ponto fraco desde que a mesma sofisticação e soluções não tradicionais a fazem menos sólida é confiável.

Tenho tido problemas de vedação na junta do grupo e devo trocar uma peça para consertar.

Utilizo mais a Strega, que atualmente é minha maquina principal - é totalmente manual porém super sólida - principalmente porque prefiro o perfil de sabor das maquinas de alavanca.

Ainda assim utilizo a Graef para avaliar cafés e torras novas, e para alguns grãos me agrada mais que as outras formas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como imaginava, uma máquina superior à Silvia. A loja que você se refere é sua, ou é alguma em que toma um bom café? Já peguei algumas dicas aqui do DF, mas ainda não visitei nenhuma, mas ainda assim quero outras dicas.

 

Também vou dar uma pesquisada nestas máquinas de alavanca, vi um vídeo de um protótipo de uma recentemente, mas não consegui entender bem como funciona.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me refiro ao Café Ernesto, na CLS 115, é uma das melhores (se não a melhor) cafeterías de Brasília.

Maquinas de alavanca há de dois tipos: com (Electra Mcal, Strega, L1, etc.) mola e sem (La Pavoni Europicola, Caravele, etc.) mola.

A grande diferença, contra uma maquina de bomba elétrica, é que a bomba elétrica mantém a pressão constante durante toda a Extração, digamos 9bar, desde o inicio até o fim.

As de mola começam na pressão máxima, quando a mola esta na máxima compressão, e a medida que vai extraindo, e a mola expandindo, a pressão vai diminuindo.

Isto dá um perfil de extração, e sabor, bem diferenciado.

Há ! nas sem mola (ex. Europicola) a "mola" e a mão do operador, que faz a extração aplicando pressão com a mão, como se fosse uma AP.

Se ele faz direito o café sai bem, do contrario vai para pia ...

 

PS: não da para dizer se é melhor ou não que a Silvia, é mais fácil, tem mais recursos, mas uma Silvia e mais sólida e, sabendo utilizar, terão extrações eqüivalentemente boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acho muito importante na máquina é a consistência na temperatura. A europiccola é um pouco chata nesse aspecto mas com termômetro no grupo consigo me virar, especialmente que é raro tirar 2 shots seguidos.

 

O 2o ponto é a alavanca ser manual, gostaria que fosse com mola, também para consistência.

 

Devido esses 2 pontos, e como gosto de simplicidade, provavelmente quando trocar será por uma Mini Gaggia (que só se acha usada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...