Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Oi Lipe,

 

No final das contas descobri que a ponta da elektra é m6x0,7 tb... Encomendei a extensão, mas com recesso etc. não ficou pronta ainda.

obrigadão Lipe, se a minha solução não der certo te procurarei.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei uns 20 emails para torneiros e pequenas metalúrgicas, apenas uma aceitou o pedido, e só trabalham com latão, que é o mesmo material da máquina. Quando ficar pronto vou mandar niquelar. A quantidade mínima era 10 peças, me cobraram 200 o serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaaahhh, legal, gostei do projeto, não gostei da barra sextavada... mas vai ficar top. =D

cara, to fanlando com vc e achando que estou falando com o Vini aki de Brasilia, foi mau aii =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando der certo (vai dar certo, seu projeto ta certinho), já que vc fez 10, vc pode comprar mais 9 ponteiras da Elektra e passar pra galera da Nemox, ajuda todos e vc tira o seu no preço.

Eu queria fazer isso com o Panarello da Gaggia.

Mais do que justo, vc que correu atras de tudo.  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se a solução ficar a contento vou oferecer pro pessoal, a preço de custo mesmo. Na verdade, essa extensão de qualquer forma propõe corrigir o problema do braço muito curto, de modo que dará para usar sem a ponteira, ou mesmo com a ponteira (ou panarello, ninguém sabe ao certo o que é aquilo) original.

 

Será inviável importar nove ponteiras da Elektra por causa da tributação etc. Sairá mais barato quem tiver interesse comprar na internet e torcer para não ser tributado ou encomendar com o Thiago do Café, casa e Cia, ele me orçou em uns 90 reais (a minha acabei pedindo para uma prima trazer da Alemanha, saiu uns sessenta reais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a extensão direto da maquina não dará certo. Buraco muito grande (4mm), a maquina precisa de um "punch" de vapor muito grande.

Acho q a Fenice nao aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vinivius, se der certo isso eu compro fácil o prolongamento. Adoraria melhorar o meu latte.

 

Alias, mudei algumas coisas no meu café e ta bem melhor. To deixando correr por mais tempo e as vezes eu deixo o comecinho cair direto na bandeja.

 

Comprei uma balança que tava precisando e isso fez uma diferença grande também.

 

O que eu acho que acontece é que ta faltando outros "steps" no Encore e o ideal seria um tiquinho maior que 0, pq o 1 já fica substraido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Baiano,

Muito em breve pegarei os prolongadores, e já vou conseguir fazer testes, mas ainda faltará niquelar (se alguém souber indicar firma que trabalhe com níquel químico, agradeceria).

Sobre a moagem, já deu uma lida no tópico do Encore? Há uma calibragem interna, por meio de um micro parafuso, se colocar na janela pertinente, a moagem é afinada. Com o Encore da minha namorada, se eu tentasse extrair no 1 com certeza entupiria a Fenice.

De qualquer sorte, um moinho stepless é mesmo muito conveniente para espresso, temos como opções o Bravo Mini, o Baratza Preciso, o Vario, e o Nemox Lux com um mod que custará uns 100 reais, se aparecer algum à venda pode ser uma opção econômica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Instalei o PID na minha Nemox Fenice há três semanas; vale realmente muito a pena. Quem desejar instalar tb, aconselho procurar tutoriais das Gaggia, pois o termostato utilizado é o mesmo.

A princípio, iria comprar o kit da auber ins, mas constatei que sairia bem mais barato comprando os itens por fora. A seguir, segue a lista do que comprei para fazer a instalação:

- PID 1/32 DIN
O mais comum aqui no Brasil é de 1/16 DIN. A minha preferência foi pela de 1/32 para ocupar menos espaço. Cheguei nessa opção em razão de um post do Carneiro, em que informa ser o mesmo pid utilizado pela Auberins (a diferença é que na Auber é só em celsius ou só em fahrenheit, enquanto que nesse aí dá para escolher entre um ou outro). Preço: R$ 84,00. Fui taxado em R$ 50,00.
Link.

- Relé de Estado Sólido TZC - 40A com capa
Havia comprado um da Fotek pelo AliExpress, de 25A, amperagem suficiente, mas que até agora não chegou. Pesquisando, soube que a grande maioria dos relés dessa marca vendidos pelo ebay são falsificados, motivo pelo qual resolvi comprar de alguma marca comercializada por aqui mesmo, e cheguei na Metaltex. Contatei várias lojas de eletrônica que encontrei por aí, e, disparado, o melhor preço foi da Millatronic Materiais Elétricos, de Jaraguá do Sul/SC. R$ 89,40 pelo de 40A, pois eles não tinham o de 25A. Toda negociação foi por email, e super-tranquila, recomendo.

- Sensor Pt100

Não estava achando ninguém que fizesse um termopar J ou K, ou mesmo uma termoresistência PT100, com ponta em parafuso M4x0.7 e 6 mm de comprimento. No AliExpress, achei um chinês que vendia termoresistência PT100 (RTD), com um parafuso diferente, e nas informações avisava que poderia fazer modificações. Então, perguntei a ele se fazia com parafuso M4x0.7 e 6 mm de comprimento e respondeu positivamente; a princípio, disse-me que faria só a partir de cinco unidades, mas acabou me vendendo uma mesmo. Custou U$ 4,60, e não fui taxado. (atenção, não basta comprar, tem que contatar o vendedor antes e pedir para ele fazer a troca da ponteira, pois a anunciada não caberá no buraco do termostato).

- Dissipador para Relé

Não é indispensável, mas aconselhável usar. Comprei no Aliexpress por U$ 6,00 e não fui taxado.

- Caixa de montagem

Também não é indispensável, mas para proteger o PID do contato com a água, e também por uma questão de estética, optei por colocá-la. Aqui acabei chutando o pau da barraca, mandei fazer em uma metalúrgica e me custou R$ 200,00, duas unidades. A segunda eu pretendo vender por aqui.


- Cabos e terminais
Fui em uma loja de componentes eletrônicos daqui de POA (Severo Roth) e comprei tudo o que precisava, como cabos de alta temperatura, cabos elétricos, terminais hermafroditas, terminais forquilha etc, acho que não gastei R$ 10,00.

- Mão de obra

Como não possuo conhecimentos de elétrica, contratei um engenheiro elétrico, meu conhecido. Veio na minha casa, fez os furos na lata, a crimpagem dos cabos, bem como toda a instalação. Ficou umas quatro horas para arrumar tudo, o que é compreensível, já que teve que entender o que queria fazer etc. Me cobrou R$ 160,00, havia pego uns cupons de desconto de 50% da hora de trabalho dele. Perguntei, e me falou que pode fazer isso para outras pessoas, e que caso deem a máquina para ele instalar na casa dele (para trabalhar com calma etc) estima que cobraria menos do que saiu pra mim. A quem interessar, passo o contato por MP.


Algumas fotos:


4ss8ZzAl.jpg

TX3Gvfvl.jpg

Jf5scAjl.jpg

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Vinícius,

Parabéns pela iniciativa com o PID na sua máquina!

Estou para montar um PID com Arduino numa Gaggia Classic, graças às ótimas dicas do Guilherme.

Achei interessante o seu alerta sobre os relés, já vou encomendar um nesse fornecedor que você recomendou, pois comprei um par dos mais baratos anunciados no eBay e certamente não vão aguentar, talvez para o solenoide sirva pois ali não deve ter uma corrente tão elevada.

Agora como já chegou o termopar, a tentação é de arrumar um desses para ter o PID enquanto o resto das peças está a caminho:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724993179-termostato-digital-ageon-k103-pid-chocadeira-ctemporizador-_JM

Parece similar a esse que você comprou no Ali...

Grande Abraço,

José Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Luiz, muito obrigado!

Acompanhei  o trabalho do Guilherme lendo os posts  no tópico da Gaggia, muito legal mesmo.

 

As especificações do PID que comprei você pode ver aqui

 

Dei uma olhadinha nesse PID do ML que você postou. O problema é que a faixa de medição dele vai só até 100ºC, e o próprio manual adverte a não submeter a uma temperatura acima, sob pena de causar estrago ao equipamento. Quando ligamos a vaporização, a temperatura vai a uns 130º... 

Lembrando que não tenho o menor conhecimento sobre o assunto, se o Guilherme tiver lhe dito que esse PID serve é pq serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Vinicius,

Não, o Guilherme não me indicou, fui eu que achei no ML e tô apressado para fazer as coisas andarem...

Para ter uma idéia, eu até gostei da sua advertência sobre os relés, pois assim vou encomendar daqui mesmo e chega mais rápido.

Vai ficar faltando só a tela Nextion...

Mas é esquisito isso do limite de temperatura para o PID, pois deveria se aplicar ao sensor que é "quem" suporta a elevada temperatura, o PID só recebe o sinal!

Sobre os relés, achei no ML alguns que parecem legítimos, da Omron e outras marcas, porque optou por esse fornecedor de SC ?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse sou leigo, não leve muito a sério as minhas preocupações, hehe. Quando estava atrás do PID cheguei nesses destinados a chocadeiras, vendidos no ML, mas acabei desistindo por esse motivo, não pesquisei mais a fundo.

 

Sobre o relé, na ocasião o que mais encontrava no ML eram esses da Fotek. Daí pesquisando descobri este fabricante brasileiro de relés, Metaltex, que está no mercado há décadas, e fui atrás dos distribuidores; comprei nessa loja de SC por trabalhar com o preço mais em conta, o de  40A (eles não tinham o de 25A) estava mais baixo do que os de 25A vendidos pelas outras lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, preferiu optar pelo fabricante nacional por ser mais garantido.

Mandei uma pergunta lá no PID do ML, para saber se aceita outro tipo de sensor, pois agora que reparei que esse PID deles já vem com um sensor, por isso essa limitação até 100C.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Boa noite pessoal... tem alguém ainda com essa máquina? Rs

 

Se tiver, gostaria de saber se é possível trocar o anel de vedação... estou notando uma dificuldade cada vez maior em vedar o porta filtro e mesmo com muita força ainda vaza agua no meio da extração

 

Qualquer ajuda é bem vinda, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Baiano

 

 

Vou confirmar se ainda tenho a borracha, se não me engano é a mesma da Punto P200 e Punto P400...

Se eu não retornar amanhã, por favor me cobre pelo whats 41 9 99816573 ou pelo email claumir.j@gmail.com

 

 

Atte,

Igor Reis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal... tem alguém ainda com essa máquina? Rs

 

Se tiver, gostaria de saber se é possível trocar o anel de vedação... estou notando uma dificuldade cada vez maior em vedar o porta filtro e mesmo com muita força ainda vaza agua no meio da extração

 

Qualquer ajuda é bem vinda, abraços!

 

Opa, ainda tenho, estava com dificuldade em responder o fórum (não conseguia fazer login) aí do nada entrou com o Facebook novamente! Estou de volta! :D

Ainda uso, funcionando "a todo vapor"! :P

Eu troquei o anel de vedação do meu, fiz em Belo Horizonte, na Oficina do Espresso. A Guarnição nova ficou em R$56,20 (Em agosto/2016).

O telefone de lá é (31) 3227-0153. Fiz a manutenção lá, ficou excelente! :)

 

PS: vivendo e aprendendo os macetes, meu café está cada vez melhor, adoro minha Fenice!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

A minha também, continua firme e forte. O único susto que tive com ela foi um episódio em que parou simplesmente de funcionar, a bomba não acionava de jeito maneira. Do mesmo modo que o problema apareceu ele também sumiu. Me disseram que a provável causa foi bolha de ar na caldeira.

 

Sobre a vedação, antes de trocar, tente dar uma boa limpada na borracha, com algodão em uma pinça, tirando todo eventual resquício de borra de café. Mesmo passando escova apropriada dps do uso etc é possível que um pouco de sujeira fique e vá acumulando, o que acaba comprometendo a vedação. Aconteceu comigo, dps da limpeza voltou a vedar normalmente. De qualquer sorte, já providenciei uma borracha nova para trocar quando for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia, pessoal.  O meu Suporte de  porta filtro da cafeteira Nemox Fenice trincou. Ele chama-se em inglês Group Collar. Alguém sabe onde encontrar um novo. Ele foi soldado mas pode vir a dar problema e ainda gostaria de comprar a borrachinha de encaixe junto pra melhor vedar. As xs caí um pouco de água. Agradeço a atenção dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fale com o Igor que comercializou máquinas da Nemox por aqui, talvez possa ajudar. Email

claumir.j@gmail.com

 

 

Em tópico de outra máquina, onde ocorreu o mesmo problema, um forista indicou este site da Alemanha: shop.espressopool.de , a peça ao que parece se chama 238706R01 " FILTERHOLDER CATCHER", confome catálogo https://goo.gl/yw4zK5 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Prezados, se por ventura precisarem de peças, posso tentar trazer da Nemox...  pode ser via importação direta ou peço para trazerem da Italia...

Se ajudar... mas somente para máquinas que eu vendi, pois meu contato é na nemox... só tenho uma máquina ainda para venda, mas posso auxiliar a quem precisa.

Whats 41 9 9981-6573

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite pessoal... tem alguém ainda com essa máquina? Rs

 

Se tiver, gostaria de saber se é possível trocar o anel de vedação... estou notando uma dificuldade cada vez maior em vedar o porta filtro e mesmo com muita força ainda vaza agua no meio da extração

 

Qualquer ajuda é bem vinda, abraços!

 

Ainda possuo a máquina e estou muito feliz com ela, quando precisei do anel de vedação o Roberto me atendeu muito bem, paguei coisa de 20,00 no anel e ele dura uns 2-3 anos.

O que noto diminui a vida do anel é deixar a cafeteira ligada com o portafiltro nela pois ela aquece e marca o anel, eu sempre removo e desligo mas minha esposa esquece.

 

A minha tem muitos anos, único problema que tive foi descrito aqui no tópico e na época comprei pela antiga importadora na Astoria, nas duas vezes que precisei foi o Roberto da Italclass que me atendeu, bem melhor do que a própria Astoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal,

 

Acompanhei todo o tópico aqui, e gostei bastante do que vi (as vaporizações, o filtro Naked...) e li. Essa maquina Nemox possui muitos clones que compartilham peças, aparentemente derivados da Lelit 041. Entre eles, gostaria de destacar a Bugatti Diva (feita pela italiana Casa Bugatti, e não a marca de carros de luxo), que foi muito criticada por aqui no cdc, mas que vem me atendendo bem no uso diário dos últimos 4 anos. Assim, de certa forma, me sinto também parte desse "clube".

 

Recentemente minha Diva apresentou problemas na resistência e a mesma precisou ser substituída. Na ausência de disponibilidade imediata de pecas genuínas, foi adaptada uma resistência da marca Briel de 1400W (a original tem 900W) e agora, apesar do termostato, ela opera com a temperatura um pouco maior que antes, e aquece muito rápido. Com a deteriorização da resistência, apareceram calcificações severas (mesmo usando sempre os filtros originais) e depois de uma limpeza interna a regulagem de pressão parou de funcionar, forçando a bomba que muitas vezes chega a parar (a agua não volta mais para o reservatório).

Seria esse um problema simples de limpeza, ou preciso procurar novas peças?

 

Obrigado

Bottini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olha não conheço essa parte técnica, mas já tentaste descalcificar novamente? 

A minha anda por parar a bomba de vez em quando (faz o barulho baixo e não bombeia), já encomendei descalcificante e depois posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...