Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

O fusível térmico da minha queimou, não encontrei nenhum idêntico em lojas especializadas daqui de POA (o correto é o de 152º, e o mais próximo que encontrei foi o de 160º) e acabei encomendando no Mercado Livre, seguindo orientação do @carlos eduardo , que me recomendou a não colocar o de um valor acima do especificado. Ao contrário do que acontece com as Gaggia, que não ligam, na Nemox Fenice ela liga, funciona a bomba, mas simplesmente não aquece. Eu tirei o cabo que liga o termofusível às resistências, o que não requer prática tampouco habilidade, e levei para um senhor que arruma eletros substituir o fusível térmico. Coloquei de volta na máquina e voltou a funcionar normalmente.

Nesse meio tempo substituí também a junta de grupo (ø 71,5x54x4 mm) por uma de silicone (código MC047SIL ; a original é de borracha), que havia já comprado numa viagem. Era para em tese vedar melhor, mas continuo tendo que dar um bom aperto. Em breve encomendarei outra para ter de reposição; encontrei no catálogo da Café, Cozinha e Cia , código LF 5030078 .

Achei o esquema elétrico dela: https://drive.google.com/file/d/12SdRRtSpLQe8ulQjSpekyh0a8Z9JFwmw/view?usp=sharing

 

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 2 weeks later...

@Baiano19 ,

 

Procure com o pessoal, Café, Cozinha e Cia , código LF 5030078 .

Da última vez eu importe, mas na loja que comprei não têm mais. Procure por LaPavoni Domus group gasket no google , estime qnt tempo vc vai ficar com a máquina e já compre a quantidade que julgar necessária. Eu troco em média a cada 2 anos .

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 26/03/2020 at 12:08, Baiano19 disse:

ressuscitando este tópico, alguém sabe onde consigo borracha de vedação ou até msm algum "mecânico" que conheça desta maquina?

Obrigado!

 

Martín

Sei que faz tempo a postagem, mas tb fazia tempo que eu nào entrava no forum. Comprei na Blue Star Coffee, muito bom atendimento embora demorou um pouco pra checar. Peguei 4 borrachas e aproveitei para pedir mais alguns mimos pra ela (um porta filtro naked e um bico duplo). O caro era o frete mas diluiu em tudo. Use o modelo 57mm para Lelit PL41.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

E aí pessoal! como vocês estão? não sabia nem se esse forum ainda existia, mas olha eu aqui de novo 8 anos depois! kkkkkkk

Não sei se alguém que ainda tenha a NEMOX FENICE acompanhe esse fórum! mas gostaria de reviver um assunto bem antigo!

Comprei a minha Fenice com o Igor em 2014, confesso a vocês que nunca consegui tirar um espresso muito certinho com ela, principalmente pq meus tempos de extração sempre foram por volta de 15 seg, inicialmente a desconfiança era no moedor (Encore) mas depois descartamos essa hipótese, além do famoso problema do vazamento pela borracha do grupo.


Na época o Igor não conseguiu me ajudar em relação a máquina e acabei desanimando, comecei obra em casa e recentemente desenterrei ela, a cafeteira é realmente boa demais, está lá perfeitinha depois de tantos anos!


Em todo esse tempo nunca consegui tirar da cabeça de o grande problema dessa máquina está na pressão excessiva, se faço a moagem fina demais, choca, engrosso um pouco, sub extração, já tentei todos os parâmetros possíveis e imaginários para regular e é impossível, ela tem uma bomba de 16bar, não tem OPV, ela tem até uma válvula, mas é como se fosse uma válvula de segurança e contra-fluxo.


Reabri minha máquina disposto a fazer umas modificações e corrigir esses problemas de pressão, nas minhas pesquisas ví que ela é muito parecida com uma Lelit PL041 e encomendei as seguintes peças: Borracha de silicone do grupo, Manometro e OPV. Estou aguardando chegar do Reino Unido, alguém aí já fez modificações nessa cafeteira para me dar umas dicas?

Se ainda tiver gente aqui, dá um alô! caso queiram eu posso ir atualizando esse post com minhas descobertas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal,

Tenho que compartilhar isso com vcs, comecei a executar os Mods na minha fenice, instalei por enquanto apenas a OPV, vou dizer uma coisa pra vcs, virou outra cafeteira, a qualidade dos espressos melhorou uns 1000%, fora isso acabou totalmente os vazamentos pelo grupo, com um aperto mínimo já veda suficiente, eliminando o risco de quebra do grupo. 

Ou seja, minha desconfiança estava certa, a falta da opv nessa máquina certamente é o que mais afeta nos seus problemas... 

Já está top, mas ainda vou instalar o PID, daí eu volto aqui pra contar como foi. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 21/07/2020 at 01:02, Papillon disse:

Sei que faz tempo a postagem, mas tb fazia tempo que eu nào entrava no forum. Comprei na Blue Star Coffee, muito bom atendimento embora demorou um pouco pra checar. Peguei 4 borrachas e aproveitei para pedir mais alguns mimos pra ela (um porta filtro naked e um bico duplo). O caro era o frete mas diluiu em tudo. Use o modelo 57mm para Lelit PL41.

Olá, pessoal! Voltando ao tópico depois de 8 anos! Continuoo usando minha Nemox até hoje, e agora que ela começou a dar problema nos famigerados vazamentos por causa da borracha...

Já fiz uma manutenção nela na Oficina do Espresso, em Belo Horizonte, que inclusive mudou de lugar e está prestando manutenção pra todas grandes cafeterias de BH e região, super recomendo o serviço deles!

Na época que fiz a primeira manutenção ele só descalcificou, etc., não teve nenhuma troca de peças. Agora precisarei trocar a borracha, mas já fui alertado que talvez ele não consiga achar as peças como tinha achado naquele momento!

Bruno, se puder postar onde comprou as partes usadas, também, ajuda, porque pelo jeito eu mesmo terei que dar manutenção na minha máquina! Abraços a todos que ainda frequentam aqui! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2022 at 23:46, Paulo Alvarenga disse:

Olá, pessoal! Voltando ao tópico depois de 8 anos! Continuoo usando minha Nemox até hoje, e agora que ela começou a dar problema nos famigerados vazamentos por causa da borracha...

Já fiz uma manutenção nela na Oficina do Espresso, em Belo Horizonte, que inclusive mudou de lugar e está prestando manutenção pra todas grandes cafeterias de BH e região, super recomendo o serviço deles!

Na época que fiz a primeira manutenção ele só descalcificou, etc., não teve nenhuma troca de peças. Agora precisarei trocar a borracha, mas já fui alertado que talvez ele não consiga achar as peças como tinha achado naquele momento!

Bruno, se puder postar onde comprou as partes usadas, também, ajuda, porque pelo jeito eu mesmo terei que dar manutenção na minha máquina! Abraços a todos que ainda frequentam aqui! ;)

Para comprar a borracha procura a da Lelit 41 EM. Na blue star coffee tem.

 

Aproveitando a minha parou de aquecer a caldeira. Vocês sabem de alguem que consiga fazer manutenção nessa maquina em São Paulo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 11/11/2022 at 18:02, RafaelLopes disse:

Para comprar a borracha procura a da Lelit 41 EM. Na blue star coffee tem.

 

Aproveitando a minha parou de aquecer a caldeira. Vocês sabem de alguem que consiga fazer manutenção nessa maquina em São Paulo?

Rapaz, em SP eu não tenho ideia. Se bobear a oficina do Espresso de Belo Horizonte dá um jeito pra você, confere o link: https://www.oficinadoespresso.com

Achei algumas de SP procurando no Google, mas por ser algo de recomendação, só recomendo o que confio. Entra em contato com eles pelo WhatsApp pra verificar orçamento, quem sabe, mesmo se não te atenderem eles indicam alguém de SP!

Eu cheguei a olhar na blue star coffee, o site estava com imagens quebradas, achei até que estava abandonado. Vou ver o que dá pra fazer, interessante que usando de novo aos poucos os vazamentos pararam! Minha máquina se regenerou! Hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

@RafaelLopesimagino que a essa altura do campeonato vc já deva ter identificado o problema e consertado. Muito provavelmente é  o termofusível de 152°C e 10A . Eu comprei no mercado livre. É bem simples o conserto.  

@Bruno Tavares , se puder, conte mais sobre o mod da OPV. Eu cheguei a comprar uma nos EUA, a minha irmã iria me trazer ,mas não chegou a tempo e acabei perdendo a peça. A minha ideia era colocar a OPV e o manômetro. Instalei há alguns anos o PID, vale muito a pena tb. Outro mod que fiz foi um alongamento do vaporizador, resolveu o problema, mas nunca me dediquei o suficiente para aprender a vaporizar descentemente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...