Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Abri o tópico para discutirmos nossas experiências na torra do café Fazenda Monte Verde, grande achado do nosso amigo Carneiro que teve a bondade de dividi-lo conosco.

 

Para abrir a discussão posto um perfil que ficou muito bom no espresso com equilíbrio entre acidez, sabores frutados e de torra:

Torrei-o à 217°C (no Quest) em um perfil de 5/4/4 (5min de secagem, 4 de rampa até o 1ºC e 4 de finalização).

 

Ele fica, também, muito bom em torras mais claras mas a acidez já fica bem acentuada deixando-o mais indicado para métodos filtrados ou pode-se fazer uma torra bem lenta para tentar diminuir ao máximo a acidez, algo como 7/8 min de secagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Poderia explicar melhor o gradiente de temperatura que utilizou em cada fase. Exemplo: 5 primeiros minutos(secagem) com temperatura "X" e assim por diante. OBS: Já fiz a torra deste café, só que ficou no tópico "torra com panificadora e soprador térmico" inclusive postei fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Poderia explicar melhor o gradiente de temperatura que utilizou em cada fase. Exemplo: 5 primeiros minutos(secagem) com temperatura "X" e assim por diante. OBS: Já fiz a torra deste café, só que ficou no tópico "torra com panificadora e soprador térmico" inclusive postei fotos.

É que o Quest não funciona igual o soprador ou o Gene, então não adiantaria muito. No Quest se define a amperagem e ventilação, a temperatura está sempre mudando.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas torras estou fazendo com o Gene, a mais escura deve ter ficado Full City com pré aquecimento do torrador e depois 5 minutos de desidratação a 428ºF, em seguida uma rampa de mais 5 min a 455F e depois do 1C baixei um pouco a temperatura e deixei até o fim, cerca de 15 minutos.

A torra mais clara talvez uma city, a desidratação foi com a mesma temperatura lembrando que o Gene já estava aquecido, fiz torra back to back sem qualquer intervalo, entre uma torra e outra meu irmão esfriava na peneira e eu já colocava os grãos crus sem dar cooling no torrador, depois da desidratação uma rampa mais elevada de 5 minutos a 462F, tendo o 1C em torno dos 10 minutos, diminui a temperatura depois de dois minutos e deixei mais um e finalizei a torra, cerca de 13 minutos.

Para este café estou gostando da torra mais clara onde destacou a boa acidez. Ainda quero fazer uma torra bem clara e misturar com uma full city+ pra ver se fica mais equilibrado.

 

Foto da torra mais escura:

lfc0.jpg

 

Da torra mais clara:

70zc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um sério problema das torras mais claras das películas não desgrudarem do grão mas como foi informado que isso não muda nada o sabor então nem me preocupo é apenas a estética para a foto :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse café estou gostando de usar o perfil que tinha traçado para o café da moça. É o seguinte: preaqueço a 220•C; inicio a torra, programo para 160•C após um minuto; programo para 195•C após quatro minutos. Primeiro crack aos 8min. Finalização beirando aos 11min (em temperatura mais baixa da que ocorreu o primeiro crack). Então temos mais ou menos uns cinco minutos de secagem, três minutos de ganho de calor para a reação do cabra lá e três minutos para a finalização.

 

http://m.flickr.com/photos/85044844@N05/9406054702/lightbox/

 

http://m.flickr.com/photos/85044844@N05/9403295679/lightbox/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um sério problema das torras mais claras das películas não desgrudarem do grão mas como foi informado que isso não muda nada o sabor então nem me preocupo é apenas a estética para a foto :)

 

No Philco isso quase não ocorre, dada a alta agitação do tambor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está fazendo com qtas gramas Guilherme?? As minhas estou fazendo em 200g por torra, está lento o flickr não abriu as fotos aqui, vou tentar visualizar amanhã.

Nas torras mais claras ficam bem heterogêneas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma torra realizada agora há pouco. 13,7% de perda de massa. Um verdadeiro city.

 

Para mim, o que o monte verde ressalta é caramelo e limão siciliano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma torra realizada agora há pouco. 13,7% de perda de massa. Um verdadeiro city.

 

Para mim, o que o monte verde ressalta é caramelo e limão siciliano.

 

http://www.flickr.co...862989621/show/

Verdade, nas torras claras lembra claramente limão siciliano, se for bem clara dá até uma impressão de efervescência na língua.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

gostei bastante desse café. Fiz duas torras.Ambas ficaram na zona City-City+, estou esperando completar uma semana para testar no espresso.Uma torra P2(Behmor) mais quente no começo com uma curva de queda na fase final e finalizando quente.Outra torra foi de 14:10 minutos no perfil P3(behmor) temperatura moderada o tempo todo só aumentando um pouco no final.

 

Como vcs consideram o grão? "Hard bean"?

 

A impressão que tive torrando ele, é que é Hard Bean...gostaria de saber dos colegas...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme com a torra city ví que a sua também fica bem heterogênea.

Também percebi notas de limão neste grão e uma boa acidez, nada exagerado também.

Pelas minhas impressões com a torra mais escura tipo uma full city , full city + perdemos muito a características sensoriais do grão, tornando-se um café mais "comum"

Ando preferindo torras mais claras.

Na próxima torra irei tentar alongar a torra em uma temperatura final menos elevada, digamos a 195º C (383ºF) pra ver se muda a acidez e se melhora a homogeneidade.

Seria interessante se todos que estão torrando este grão postassem fotos apenas a nível de curiosidade pois como já foi dito no caso da torra beleza não se põe a mesa rsss

 

Rafa eu acho que é um hard bean, é um grão denso, o 1C não vem tão facilmente e no moinho sofre um pouco para a moagem rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não vou falar sobre perfil de torra pois ainda tenho muito a aprender.

A primeira torra que fiz ( foi a primeira no bolinha), achei que tinha parado a torra muito cedo.

Os grãos não se expandiram tanto e ficou um pouco heterogênea também, grãos mais duros pra moer.

Depois fiz mais duas que alonguei um pouco mais.

 

Mas posso afirmar que a que ficou melhor foi a torra mais clara e heterogênea.

Destacando bem a acidez, bem agradável sem muito amargor.

 

As mais escuras perderam um pouco estas características que eu tanto gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma torra realizada agora há pouco. 13,7% de perda de massa. Um verdadeiro city.

 

Para mim, o que o monte verde ressalta é caramelo e limão siciliano.

 

 

Guilherme, eu vi o gráfico, qual foi a temperatura máxima ? Esta correto , começou alto, abaixou e subiu novamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

gostei bastante desse café. Fiz duas torras.Ambas ficaram na zona City-City+, estou esperando completar uma semana para testar no espresso.Uma torra P2(Behmor) mais quente no começo com uma curva de queda na fase final e finalizando quente.Outra torra foi de 14:10 minutos no perfil P3(behmor) temperatura moderada o tempo todo só aumentando um pouco no final.

 

Como vcs consideram o grão? "Hard bean"?

 

A impressão que tive torrando ele, é que é Hard Bean...gostaria de saber dos colegas...

 

Valeu

 

Rafa,

 

Qual ficou melhor no espresso...P2 ou P3?

 

Quanto a ser grão denso acho dificil. Os cafes brasileiros em sua grande maioria não tem altitude pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Guilherme, eu vi o gráfico, qual foi a temperatura máxima ? Esta correto , começou alto, abaixou e subiu novamente ?

 

Sim, está correto.

Nas minhas experimentações, descobri que, ao introduzir o café com o forno mais quente, demora menos para esse calor ser transmitido para os grãos, ao menos, desde que não se mantenha a temperatura muito alta por tempo demais (quando haveria o risco dos grãos ficarem torrados por fora e crus por dentro). A temperatura de introdução do tambor foi de 220•C, que baixou imediatamente para 208•C, só em razão do tempo de introdução do tambor no forno. Depois de um minuto, foi iniciada uma curva decrescente objetivando alcançar 160•C (sempre baixa uns cinco a sete graus a mais, em razão do tempo necessário para recuperação do forno).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ando preferindo torras mais claras.

 

Rafa eu acho que é um hard bean, é um grão denso, o 1C não vem tão facilmente e no moinho sofre um pouco para a moagem rsss

 

Roger,

 

tambem prefiro as torras claras.

 

O 1º crack não vem fácil mesmo, percebi isso torrando ele.

 

Não é denso... Nada muito diferente do que temos na maior parte do Brasil.

 

Quanto a ser grão denso acho dificil. Os cafes brasileiros em sua grande maioria não tem altitude pra isso.

 

Amigos,

 

ele não é um Hard Bean legítimo (acima dos 5000 pés).Não foi isso que eu quis dizer.Ele está muito mais pra um Hard Bean do que pra um soft. Acho que eu torrei muito soft bean ultimamente, quando peguei esse achei ele muito mais Hard Bean do que os outros que eu tenho torrado.Talvez foi isso. Diferente de outros que eu vinha torrando que "bobeou, queimou", esse o crack não vem fácil e muitas vezes vc pára a torra achando que está em Full City e ela nem concluiu o primeiro crack ainda.

 

Leo ainda não provei no espresso, só no final de semana. No coado as duas torras ficaram maravilhosas.

 

Márcio vc está de parabéns na escolha desse grão, consiga mais para nós sempre que possível, desse e de outros grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomo 98% de espresso, então, sempre que eu postar minhas impressões de um café, será esse o modo de preparo. Por isso que achei as torras muito claras um pouco ácidas para o meu gosto, tenho certeza que no coado ficam muito boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

cada vez mais me impressiono com esse café. Hoje a tarde preparei ele na Aeropress num método French, ficou "Aero-French-Press".Fiz com filtro de metal, já que até hoje, só tinha bebido ele em coados de papel (Hario e Clever).

 

Eu podia jurar que o café havia sido adoçado com açucar mascavo, o gosto era muito nítido, esse café é muito doce!Alguns vão falar rapadura e outros melado, mas eu podia jurar que era açucar mascavo tamanho foi a percepção do sabor.

 

Recomendadíssimo

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Eu nao resisti e acabei arrumando um tempo para torrá-lo também. No Behmor em P2, com primeiro estalo em 8:46 e finalizando por volta de 10:30. O grão é mesmo diferente, estalos discretos , cheguei a pensar que não viria o primeiro estalo. Visualmente a película fica bem clara no centro, lembra um daqueles cafés etíopes lavados. Em compensação a superfície do grão lembra um natural, com tonalidades bem heterogêneas.

 

Mrarcio, esse café é natural, CD ou lavado?

 

Amanhã tentarei postar impressoes da prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei, provei e...não gostei.

 

Todavia, antes que a galera do #vemprarua resolva vir quebrar minha casa devo dizer que muito provavelmente o problema está na torra. O Rafa possivelmente tem razão, esse café se comporta como um grão denso, pede mais calor comparativamente aos cafes brasileiros que venho torrando. Usei um perfil que faço usualmente com Chapadão e Unique Frutado e ainda assim comecei com o Behmor quente, algo que nunca faço. Ainda assim terminei com algo em torno de City, quando esperava um C+ ou mesmo Full City.

 

Mesmo extraindo a 50% e lentamente a bebida ficou sem corpo e com acidez excessiva, a meu ver sintomas bastante indicativos de uma torra insuficiente. Por outro lado o café me parece de alta acidez, pendendo para o cítrico, se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café é realmente mais azedinho. Porém, em contrapartida, de uma doçura sem igual. Depois de tomá-lo, a impressão é de ter comido uma bala de caramelo, uma vez que o limão não perdura na boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A confirmar em futura torra mas tá me parecendo que esse café, assim como o Chapadão, se comportaria melhor NO ESPRESSO se fizesse parte de um blend com um café mais encorpado e de baixa acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje torrei dois batches dele.

A anterior saiu muito boa e nesta estou tentando ainda um pouco mais quente, esquentei a 240C e ET estava. 190C, 10 segundos após.

O primeiro batch começou o 1C um pouco antes que o segundo, por este motivo aumentei um pouco mais a temperatura (durante o 1C) e dei mais um minuto até o EOR.

O 1 deu 55Ag um City + e o 2 chegou a 45Ag um Full City.

Me refiro a cor exterior, ainda não moí nem experimentei.

Pretendo experimentar os dois em alguns dias e depois misturar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A confirmar em futura torra mas tá me parecendo que esse café, assim como o Chapadão, se comportaria melhor NO ESPRESSO se fizesse parte de um blend com um café mais encorpado e de baixa acidez.

Ele fica muito bom no espresso sim, é só torrar um pouco mais, até o final de city+, pouco antes de full city. Nesse ponto, a acidez já diminuiu até um ponto agradável e já ganha, também, um pouco mais de corpo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...