Ir para conteúdo

Electrolux Chef Crema Silver - Modificações


Postagens recomendadas

Olá Denisrs, seja bem vindo ao fórum.

 

O botão lateral requer um pouco mais de jeito para removê-lo mesmo, e um pouco mais de força.

Ele é diferente do botão frontal, as travas dele são nas laterais do botão, então deverá fazer um pouco de força para os lados, ao mesmo tempo em que puxa ele para fora.

Para remover a tampa, você coloca uma chave de fenda, ou uma haste fina pelo vão na parte de trás da maquina, onde fica o reservatório e levanta a parte superior, soltando as travas.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal, 

 

To querendo "turbinar" minha chef crema também, tenho um controlador coel tlz12 que usava em um aquário ele iria servir como PID na chef?

e meio off: alguma sugestão de onde comprar filtro despressurizado para ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá João, seja bem vindo.

Faz tempo que não há alguma atividade por aqui.

 

Sobre o seu PID, dei uma pesquisada e se vi bem, ele possui somente saídas para relé, e o que costumamos usar aqui é a saída de pulso, ou relé de pulso.

É possível utilizar o seu, mas não com um ssr, e teria uma variação um pouco maior de temperatura, tanto para cima quanto para baixo do set point.

 

O filtro que comprei foi este: http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/3977238-6052-2-FILTRO-EP-2-DOSES-58-MM

mas parece que no momento está em falta.

 

 

[]'s

 

EDIT: Dica sobre o PID, antes de comprar, veja bem as especificações de tamanho, principalmente de profundidade, para que caiba na coluna lateral da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, Fabiano

 

Sem querer abusar da sua boa vontade, vc comprou um kit com tudo ou comprou separado? vi o esquema de ligação e mas fiquei na duvida do que eu preciso comprar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, vou levar essa medida como base para procurar, e no caso um PID com relé de pulso correto?

 

 

EDIT: achei esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736641934-controlador-de-temperatura-novus-n1030-pr-pt100jkt-_JM na descrição fala de pulso-relé, ele serviria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada neste, está até mais barato, apesar do que encontrou ser menor ainda.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753616024-controlador-de-temperatura-novus-modelo-n1040-_JM

 

 

 

Edit:

Pelo site da Novus, este n1030 serve e é mais compacto

http://novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=946383&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=637294

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha visto o link que vc postou, cotei tudo e vai ficar uns 200 reais no final, não sei se compensaria tanto para mim, pois paguei apenas 80 na chef crema, acho que seria melhor guardar e investir numa maquina melhor no futuro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse da DX eu comprei, fui taxado em 50 reais, me parece uma boa compra. Li um post do Carneiro que ele diz que é o mesmo da auber ins . em breve relatarei no tópico da minha máquina a instalação do PID, daí edito aqui para colar o link.

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 3 years later...
Em 01/02/2015 at 22:26, Victor Costa disse:

Pessoal, mais uma modificação na Silver. Instalei um manômetro. Primeira surpresa, foi difícil a adaptação.

Olá, Victor!

Sei que faz um bom tempo, mas você lembra como fez a conexão do manômetro? Estou pensando em instalar numa Saeco Poemia, entre a bomba e a caldeira, com um T. Porém, só achei T de 8 mm quando a mangueira é de 9 mm, não sei se isso é um problema.

Também vi que na Poemia usam abraçadeira de aperto radial. Você usou aquelas comuns, de parafuso?

E a mangueira, comprou alguma específica ou qualquer uma de silicone mesmo?

Obrigado de antemão pelas dicas.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

eu troquei a mangueira para um tubo de cobre, e adaptei os próprios encaixes da cafeteira nesse tubo.

Já no manômetro, utilizei um tê, mas faz tanto tempo que não vou me arriscar a lembrar o tamanho.:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei comprando uma mangueira silicone mesmo, com abraçadeiras convencionais, o T de 8 mm, vamos ver se dá tudo certo e não vaza nada… só não achei fácil o tubo de cobre fininho como nos vídeos de adaptação de manômetro do YouTube. Provavelmente estou usando uma nomenclatura errada na busca. Mas acho que vai dar certo com o material que comprei. Depois que eu instalar e testar, comento aqui.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Reabrindo o tópico por sugestão de leitura.

Lendo e tentando aprender algo, chego a conclusão que eu gostaria de uma ajuda profissional, que possa fazer um orçamento sem compromisso, para que eu possa estudar as possibilidades, de fato é complicado iniciar um projeto destes.

Então quem puder indicar alguem, ficarei grato.

Minha máquina é uma Eletrolux EMC10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

Reabrindo o tópico por sugestão de leitura.

Lendo e tentando aprender algo, chego a conclusão que eu gostaria de uma ajuda profissional, que possa fazer um orçamento sem compromisso, para que eu possa estudar as possibilidades, de fato é complicado iniciar um projeto destes.

Então quem puder indicar alguem, ficarei grato.

Minha máquina é uma Eletrolux EMC10.
 

Fala com o @cabeca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

 Turma só alimentando aqui mais detalhes sobre o porta filtro naked na Chef Crema Silver.

Comprei deste vendedor no Ali já tem um tempo: https://a.aliexpress.com/_mPeeQ2G

O material parece ser bem robusto e bem acabado, da para escolher o material do cabo.

kit.jpg

Originalmente não encaixa no grupo da máquina, mas com força de vontade e algumas horas de lixa acho que é possível ter um bom resultado. Infelizmente tentei economizar tempo utilizando uma micro retífica e acabei dando umas machucadas na peça.

Hoje eu começaria reduzindo a largura das orelhas, pois demorei pra perceber essa diferença e quase matei a peça tentando tirar na espessura e borda do PF, um paquímetro para medir faz toda diferença.

2.jpg

Também reduzi a espessura das orelhas e borda do PF.

1.jpg

Quando testei a 1ª vez foi uma tragédia, pois a máquina estava guardada a muito tempo com o porta filtro original encaixado e fez um sulco na borracha de vedação do grupo (acho que foi isso), vazou água pra todo lado, menos onde deveria, e sim tenho isso gravado, saca só e imagina minha cara....

Isso aconteceu com a máquina que tinha acabado de comprar usada, pois a minha Silver tinha quebrado o OPV, mas após alguns meses essa máquina sofreu o mesmo dano no OPV, e para minha felicidade após concertar a minha guerreira (1ª máquina), quando aproveitei para limpar o termobloco e virar a borracha de vedação, ficando com uma superfície novinha nela, testei novamente e dessa vez foi sucesso!! Adorei e agora fico filmando quase toda estração de espresso igual um besta... rs... mas é lindo e viciante!!! Cuidado!!!

 

próximo capítulo na Silver Saga... MANÔMETRO

man-metro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
15 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

Manômetro e PID no provisório, apanhando aqui pra ajustar os parâmetros do PID...

20231227-222431.jpg

Já tentou o auto-tunning? Dá pra começar pelo automático, depois você aperfeiçoa. Ou usa o meu como ponto de partida. Esta no tópico de controladores PID ou no da Saeco Poemia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, regisassao said:

Já tentou o auto-tunning? Dá pra começar pelo automático, depois você aperfeiçoa. Ou usa o meu como ponto de partida. Esta no tópico de controladores PID ou no da Saeco Poemia.

@regisassao Fiz o auto-tunning e tentei alguns ajustes que peguei no tópico da Philco, mas em todos os casos a temperatura passava muito do SV após um flush, chegava a passar mais de 10 graus. 

Hoje fiz um novo auto-tunning e ficou melhor, agora comecei a fazer ajustes finos, preciso dar uma estudada pra entender melhor cada parâmetro. Vou procurar os tópicos citados, vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau! Foi mudar o thermopar que mudou da água pro vinho, consegui o ajuste que eu queria, está caindo apenas 1° durante o shot e corrige super rápido, postando só o resultado agora, mas compartilharei os detalhes do processo depois, tô super feliz com o resultado... 

Thermopar igual o @regisassao usou no vídeo da Philco do Thales, instalado junto ao termostato original também.

Segue teste que fiz com 2 flushs de 60ml consecutivos, no 1° shot nem teve mudança de temperatura. Extraindo 40ml de café tive o mesmo comportamento.

Preciso de outro termômetro pra aferir a saída...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show!

Mas deve ter algo estranho ai. A Chef Crema nao tem um boiler tao grande pra manter a estabilidade térmica com 1 grau de variação e o PID tem uma certa latência também. Talvez o local onde o seu termopar esteja posicionado não permita capturar mais rapidamente a variação de temperatura. Medindo a temperatura no bolo daria pra ter mais certeza, mas espero que a medicação esteja correta e a variação térmica seja pequena mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o 1° dia de férias, mandei o PID pra dentro da máquina.

Vou ter que comprar outro manômetro já com glicerina, pois a gambi que fiz vazou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/2/2024 at 8:12 AM, regisassao said:

Show!

Mas deve ter algo estranho ai. A Chef Crema nao tem um boiler tao grande pra manter a estabilidade térmica com 1 grau de variação e o PID tem uma certa latência também. Talvez o local onde o seu termopar esteja posicionado não permita capturar mais rapidamente a variação de temperatura. Medindo a temperatura no bolo daria pra ter mais certeza, mas espero que a medicação esteja correta e a variação térmica seja pequena mesmo.

Então @regisassao também me surpreendi...
O boiler dela segura em torno de 100ml. (medidos porcamente quando abri pra fazer uma limpeza)

Na instalação não precisei cortar nenhum cabo, apenas desconectei os terminais dos termostatos e prendi estes direto nos bornes do SSR (talvez eu compre cabo com proteção térmica e terminais só pra deixar mais bonitinho), a alimentação do Rex eu peguei direto no cabo que vem da chave seletora e entra no sensor térmico (fixado atrás do boiler) que segue e alimenta uma perna da resistência, a outra perna peguei do mesmo terminal que entrei no ssr.

Conexão SSR -> SSR.jpg

Alimentação Rex -> 20240111-160632.jpg

Com o termopar que veio no kit do PID (tipo parafuso), pensei em instalar em furo que fica logo ao lado da entrada de água, imaginando que quando começasse a entrar água fria, tivesse um reação rápida em ligar a resistência, mas nesse local não deu uma medição rápida, pelo contrário, era bem lenta e consegui no máximo um ajuste onde a variação durante a extração ficava entre 4-5° e facilmente dava overshooting, tentei inúmeros ajustes no PID e no mínimo ficava pior. Provavelmente se abrisse este furo até chegar no interior do boiler a medição seria melhor, mas vedar isso seria um problema.


Pra esse termopar fiz um suporte tipo uma chapa de aço para fixá-lo no boiler, assim como um outro colega já postou aqui neste fórum. Aproveitei a fixação da entrada de água para prender o suporte, então passei pasta térmica e fixei o termopar no furo. Funcionou mas não fiquei satisfeito. Com este termopar, tinha um delay grande para alterar a temperatura e monitorando a manutençao de temperatura controlada pelo termostato original, variava entre 90° e 96°. 

Suporte -> Suporte-Thermopar.jpg

Local de instalação -> Inked-Local-TMP1-LI.jpg


Instalado -> TMP1-instalado.jpg

 

O termopar que comprei separado (tipo anel) demorou mas chegou, e quando fiz a instalação fixando junto com o termostato original + pasta térmica, tive essa grata surpresa, fiz testes só medindo a temperatura com a resistência controlada pelo termostato original e a variação de temperatura era bem grande, com a máquina parada ficava oscilando entre 90º-104º só na manutenção de temperatura, com um flush de 40ml já caia até uns 88°. Quando liguei a resistência de volta no SSR tive a surpresa de ver que oscilava apenas 1° na medição durante uma extração de até 60ml.

Modelo do termopar atual -> 2024-01-11-17-33-56-Sonda-de-sensor-de-t

Local do termopar atual -> new-TMP.jpg

Não quis mexer mais nos parâmetros do PID com receio de ficar buscando a perfeição e depois por algum motivo o resultado não voltar a ser igual mesmo anotando a configuração, e os parâmetros ficaram assim:

P - 19
I - 799
D - 29
Ar - 99
r - 1

Claro que essa variação é do metal do boiler, diferente da água saindo no grupo, por isso comprei um multímetro com termopar pra tentar aferir essa variação na saída do grupo e na xícara.

Na xícara, fazendo um flush de 40ml a 97° no PID, ficou entre 90° e 91°.

Extraindo café com o termopar acima do puck screen (vazando bastante água por conta do termopar), a 97° no PID, ficou entre 89° e 94°. Vacilei e não vi o quanto saiu de café + água pra fora da xícara, mas calculo algo em torno de 60ml.

Enfim, estou 100% satisfeito com o PID.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Chegou o manômetro do Ali, preenchi com glicerina e finalmente fiz a instalação definitiva.

Achei bem tranquilo de fazer a instalação, tinha receio quanto a conexão das mangueiras e vazamentos, mas é bem de boa.

Só cortei o tubo original que liga o OPV na caldeira e coloquei um T de inox com conexão rápida, não gasta 10min pra fazer essa conexão básica, o mais trabalhoso é furar a carcaça pra fazer a instalação.

Com a conexão de engate rápído, é só se atentar para pressionar bem o tubo contra a conexão. E sempre fazer com a máquina fria, pois mesmo sendo uma linha de água fria, caso tenha vazamentos, pode retornar água quente da caldeira por conta da pressão. (só desligar uma perna da resistência e fazer os testes com água 100% na temperatura ambiente)

T2.jpg

Man03.jpg

 

20240219-080907.jpg

 

Materiais:

T para tubo de 4mm - https://www.conecfit.com.br/puts04-uniao-em-t-inox-4mm/p

Cotovelo fêmea - https://www.conecfit.com.br/aplf04g01-cotovelo-femea-1-8x04mm-bsp-afit/p

Tubo de nylon - https://www.conecfit.com.br/pny04pr12-tubo-de-nylon-preto-pa-12--4x2mm/p

Cortador de tubo (um estilete resolve, mas o cortador ajuda)- https://www.conecfit.com.br/tube-cutter-cortador-de-tubo/p

Manômetro 16 Kgf - https://pt.aliexpress.com/item/4000472463282.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.21efcaa4qiIU6i&gatewayAdapt=glo2bra

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...