Ir para conteúdo

Electrolux Chef Crema Silver - Modificações


Postagens recomendadas

Galera hoje estava eu sem fazer nada ! Ócio total e me veio a idéia de ver como era por dentra da caldeira de minha Chef Crema Silver. Estava pensando em leva-la a um torneiro e fura-lá para introduzir um termopar direto no liquido . Sei que talvez isso seja meio sem sentido em se tratando de um produto barato , masssss!!!!!! A curiosidade me domina !!! Mês que vem é ferias !!! Um pouco de dinheiro sobrando e tempo também ! E terei disponível o PID para posterior utilização em outro projeto qualquer .Qual o tipo de termopar devo utilizar ? E abrindo a caldeira , que produto posso usar para selar novamente as junções ? Sobre o controlador ! Poderia utilizar esse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498377392-controlador-temperatura-termostato-termomet-pirometro-pt100-_JM

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

 

Aparentemente esse controlador serve. Também tenho desejo de PIDar minha Chef Crema, é aquela espécie de curiosidade mórbida de ver até onde chega uma maquina entry-level anabolizada...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão pela pergunta de completo noob, mas já vi vários comentários sobre o lendário PID e estou tendo alguma dificuldade em compreender do que se trata.

 

Se alguém quiser lançar luz sobre minha ignorância, agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão pela pergunta de completo noob, mas já vi vários comentários sobre o lendário PID e estou tendo alguma dificuldade em compreender do que se trata.

 

Se alguém quiser lançar luz sobre minha ignorância, agradeço :)

 

Framses,

 

Eu não sou a pessoa mais apropriada para explicar mas vamos lá.

É um controlador eletronico de temperatura, ele recebe o sinal de um sensor de temperatura e com base neste valor ele solta um sinal de saída para uma SSR ( no caso das máquinas de café) e esta SSR vai enviar controlar o quanto de corrente elétrica vai enviar para a resistência.

Por exemplo, você programa no PID que quer a temperatura a 190ºc, o sensor mede e esta a 160ºc, o PID envia o sinal para a SSR que deve enviar a corrente máxima, isto tudo até que a temperatura chegue a 190º C, VOCÊ programa o PID, dizendo a que velocidade deve agir, .......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Trabalho concluído! agora só alguns testes! Gostaria de testar logo o perfil de temperatura mais meu termômetro me deixou na mão! Fiz algumas estraçoes e gostei do sabor . Agora vou dar um pesquisada mais no manual para configurar melhor os parâmetros PID !

 

Sensores originais :

 

http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534784126/

 

Ligações:

 

http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534793482/

 

Tudo ligado:

 

http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534790386/

 

Trabalho final!

http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534786894/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

esse da direita na foto é o SSR? e o da esquerda é o PID? tem como passar o esquema de como montar tudo isso? Valeu!

Isso mesmo ! Aquele trambolho ao lado direito é o SSR. O cara que comprei só tinha de 40 Ampères . Disse que ia me mandar ele ja com o dissipador de calor ! Mais olha o tamanho do brinquedo ! Ainda que a Chef tem um bom espaço vazio que fica na lateral direita da bomba . Em relação a instalação fica meio complicado ! Vai depender das ligações elétricas de seu equipamento . No caso da Chef foi tranquilo porque o mecanismo dela é bem simples . Somente uma chefe seletora! Ainda não fiz testes mais conclusivos pois estou sem um bom termômetro . Tudo foi mais por curiosidade o principal era o aprendizado ! Esse controlador vai me servir para outras coisas futuramente! E também gastei pouco ! Foi 158 no total!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, to fazendo uma alteração mais simples na minha. Vou trocar o chuveirinho dela pelo da gaggia, que tem mais furinhos e deve dispersar a agua de forma mais homogênea por sobre o café. O lance é que não consigo remover o parafuso central que fixa o chuveirinho. Alguém já o removeu? Quase espanei a cabeça do parafuso pra tirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, trabalho concluído. O sentido de giro do parafuso é anti-horário mesmo, como qq parafuso. Ainda vou testar para ver os resultados. Mas pelo que parece a agua sairá bem mais dispersa por sobre o café. A minha maquina já é despressurizada.

Mais um detalhe, alguém sabe que função tem aquela mola e borracha que sai quando removemos o chuveirinho? Tirei para testar, mas se alguém tiver um bom motivo para mante-la.... Creio que restringe demais a água e só tinha utilidade quando o filtro era pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando abri a minha também pensei que a borracha não servia para nada. Ledo engano. Depois que desligava a bomba a água não parava de sair na hora. Coloquei novamente a borracha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

O PID funcionou, mas ainda resta alguns ajustes de sintonia. Ficou mais tranquilo para começar a extração com uma temperatura que pode ser escolhida por mim ! Confirmei o valor de temperatura com o termômetro infra red apontado no mesmo local onde está o sensor ( as vezes da uma pequena diferença ). Na chefe crema silver, o termostato fica encostado na carcaça da caldeira, removi ele e instalei o termopar do PID no mesmo local. O fato é: Percebo que a água em si, fica sempre mais quente em relação a temperatura medida na carcaça da caldeira, descobri na prática, pois o café estava saindo muito quente com um set de 92°C, até que cheguei em 87°C e acabei considerando um valor ideal ( este 87°C é a medição na carcaça, mas a água deve estar em torno de 90°C). Fato comprovado pois dei um Flush e percebi que a temperatura estava boa.

 

Estou usando o Unique frutado com 7 dias de torra. Várias extrações foram pro ralo, até chegar em algo agradável: Filtro (VST duplo de 18g) com 19g de pó moido no Preciso(Regulagem 9E), Temperatura em 87°C , resultando 38g na xícara em 34 segundos

 

Ficou bom ! :D  mas pode melhorar... Amanhã continuo os testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fê:

 

quase sempre 93. Mas alguns cafés ficam melhores em temperatura mais baixa. Raro eu subir acima dos 93.

 

Vi o que você falou da diferença de valores pela posição na caldeira. Não entendo nada do assunto, mas sei que Márcio setou o meu PID com uma diferença (zerou) de 9 graus acho. A explicação técnica disto está lá no tópico de instalação do PID na Silvia. Talvez o mesmo deva ser feito na sua. Não sei. Vale uma espiada lá no tecniquês da coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...