Ir para conteúdo

Iniciantes - Como Extrair na Gaggia Twin


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Eu moro em São José dos Campos (SP), mas minha família é de Niteroi (RJ), então é fácil pra mim comprar lá também.

 

Até agora eu usei muito pouco o filtro de 7g. Testei esses dias na verdade pra tentar entender a questão das doses. Então vou seguir o conselho e ficar mesmo no filtro duplo até me acertar. Uma variável a menos pra pensar!  :lol:

 

Foto atualizada!  ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste assim que cheguei em casa, com as sugestões de todos... Usei o filtro duplo, 14g, por uns 27 segundos... Extrai um espresso de 60g (pesei, porque não tinha como medir o volume). Estou mandando as fotos e um link do video que fiz.
 
O sabor ficou legal, mas como eu já comentei eu esperava mais crema. Não sei se o fluxo do café está muito rápido também... Enfim, gostaria da opinião dos universitários! rs
 
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um ponto de cor subjetivo que pode indicar quando a extração deve parar para determinado sabor. (aloiramento do fluxo)

 

Se vc achou bom de sabor então extraiu certo =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha impressão é de que o problema está no grão de café velho mesmo e, talvez, que não seja do tipo que forme muita crema mesmo.Contudo, não achei o volume de crema assim tão pequeno não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, também não achei a crema tão ruim. Cor de caramelo bonito e me pareceu bem firme. Além da camada não ser tão fina. Você não viu ainda uma crema ruim. Mas deve ter visto nas cafeterias ruins e padocas da vida a total falta de crema. :)

 

Está reclamando com a barriguinha meio cheia.

 

Você vai perceber que com o passar dos dias este mesmo café vai produzir cada vez menos crema e você vai começar a afinar um ou dois pontos na moagem. É natural.

 

Mas é o café mais fresco (recém-torrado, mas com uns dias de descanso) que vai te dar as cremas escândalo! Há quem nem goste delas. Eu adoro. :)

 

OU café com um pouco de conillon (robusta) no blend. Este dá boa crema.

 

Mandou bem extraindo por peso com a balança.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo ao clube.

Sua crema está como as minhas. Pelo menos após assentar.

O seu expresso é que tá (bem) mais para um lungo.

Já que você tem balança, pode dar uma olhada aqui:

 

2_extractionratios_sm_1.png

 

as medidas são em gramas. A sua razão de extração foi de 23,3 %. Eu pessoalmente teria achado fraco. Julgando por aí, eu também afinaria o pó.

Tente pelo menos pra ver qual razão te agrada mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo ao clube.

Sua crema está como as minhas. Pelo menos após assentar.

O seu expresso é que tá (bem) mais para um lungo.

Já que você tem balança, pode dar uma olhada aqui:

 

2_extractionratios_sm_1.png

 

as medidas são em gramas. A sua razão de extração foi de 23,3 %. Eu pessoalmente teria achado fraco. Julgando por aí, eu também afinaria o pó.

Tente pelo menos pra ver qual razão te agrada mais.

 

José, obrigado!

Mas o seu link não abriu aqui... 

 

Pessoal, que bom então que o meu resultado não esta tão ruim quanto eu pensei! 

Eu tinha a impressão de que quanto mais crema, melhor o resultado final... E se comparar com a foto do Pedro no inicio do tópico, a minha tá "humilde"...  :lol:

 

Mas como disse a Anita, talvez eu esteja reclamando um pouco de barriga cheia. ^_^ 

 

E já percebi que vou precisar comprar um café mais fresco mesmo... De qualquer forma, até lá, vou continuar brincando um pouco com todos os fatores pra tentar melhorar ainda mais o resultado (diminuir um pouco o tempo, tentar uma moagem mais fina... enfim, vamos brincando!). 

 

Quem quiser fazer mais comentários / sugestões, sou todo ouvidos! hehehe

Mas já agradeço a todos os amigos até aqui pelas primeiras dicas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre , eu acho que entendi sua frustração , vc como eu , acha o crema essencial , apesar de sua extração estar ok , a extração produziu pouco crema e isso é como outros já falaram por causa do café.

Como outros já disseram se vc quer crema , compre o café do seu xará , o café espresso brasil é disparado o café que produz mais crema que eu conheci , o sabor também é excelente , só crema não resolve nada. :)

 

Esse video foi feito com um café do Alexandre com 5 dias de torrado , em uma maquina igual a sua com um moedor com desempenho muito parecido com o seu.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/462-cafe-expresso-brasil/#entry49202

 

Eu ainda vou editar um video com essa extração de 5 dias de torrado e mais duas com o mesmo café nas mesmas condições com 37 e 52 dias de torrado e acredite , com 52 dias esse café produz mais crema que qualquer outro que eu já tenha experimentado , incluindo o Lavazza super crema , e os cafés Inteligentsia , todos produzem muito menos crema que o do Alexandre.

Experimente e depois poste um video para gente. :)

 

http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/category/615433-Cafes-torrados-em-graos-ou-moidos

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre, essa crema toda da foto é durante a extração. Se você esperar assentar, não fica mais assim. Enfim, tem várias fotos espalhadas pelo forum de Crema. Acho que a Anita uma vez postou várias uma do lado da outra. O seu está claramente dentro do normal, mas se quiser comprar café novo, vai lá. Mal não vai fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com a mesma impressão do Alexandre. Acho que as minhas extrações estão saindo muito rápidas. E as extrações já estão saindo amargas.

Se eu moo mais fino sai mais amargo, se eu engrosso, fica aguado, e se eu dou muita pressão no tamper a extração fica esquisita, enche o filtro de água.

Achei que fosse mais fácil, viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , eu acho que todos nós já passamos pelo seu problema , para facilitar , liste as variáveis.

Qual café vc esta usando ? Data da torra se vc tiver?

 

O seu moedor é o rocky , vc já limpou e zerou ele ?

 

Dados da extração , filtro usado (gaggia , rancilio , single ou double) ? Pressurizado ? Duração da extração ? Quantos ml ? Quantas gramas (se vc pesou) ? A borra fica seca ou molhada ?

 

A Twin vc deixa aquecer quanto tempo ? Já retirou e limpou o chuveiro ?

 

Vc pode ate achar essa anamnese toda meio ridícula , mas , se vc responder as perguntas , vai evitar , ter que responder elas pingado e vamos ganhar tempo.

Responda o que vc souber, o que não souber pergunte.

 

João com uma Twin e Rocky em boas condições e usando café fresco vc tem que conseguir extrair um bom espresso.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo ao clube.

Sua crema está como as minhas. Pelo menos após assentar.

O seu expresso é que tá (bem) mais para um lungo.

Já que você tem balança, pode dar uma olhada aqui:

 

2_extractionratios_sm_1.png

 

as medidas são em gramas. A sua razão de extração foi de 23,3 %. Eu pessoalmente teria achado fraco. Julgando por aí, eu também afinaria o pó.

Tente pelo menos pra ver qual razão te agrada mais.

 

José, consegui ver a tabela agora... Muito bacana, obrigado! Agora é tempo para ir testando e checar na tabela como estou indo.... hehehe

 

Ontem consegui uma extração mais controlada que a primeira... Segue o vídeo.

 

 

Mesma quantidade de pó, mas parei nos 52 ml. O sabor continua bom e a crema semelhante a outra. Só fico pensando que se, segundo a tabela, estou fazendo um lungo, o quão forte seria o espresso... e o ristretto?! Deve ficar quase um creme.... hehehe

 

 

Esse video foi feito com um café do Alexandre com 5 dias de torrado , em uma maquina igual a sua com um moedor com desempenho muito parecido com o seu.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/462-cafe-expresso-brasil/#entry49202

 

Eu ainda vou editar um video com essa extração de 5 dias de torrado e mais duas com o mesmo café nas mesmas condições com 37 e 52 dias de torrado e acredite , com 52 dias esse café produz mais crema que qualquer outro que eu já tenha experimentado , incluindo o Lavazza super crema , e os cafés Inteligentsia , todos produzem muito menos crema que o do Alexandre.

Experimente e depois poste um video para gente. :)

 

http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/category/615433-Cafes-torrados-em-graos-ou-moidos

 

Eduardo,

 

nossa, ai sim hein! Pretendo chegar lá... hehehe

Uma única vez eu consegui fazer uma extração dessa... Pena que não filmei, porque na hora eu até tomei um susto de como ficou!!!  :lol:

Agora, não faço idéia do que fiz... infelizmente! Bom, enquanto não compro o café do meu xará, continuarei testando... quem sabe eu não repito o "acidente"? hehehe

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, e como esta a dosagem ?

13 a 14 g no filtro duplo da Imeltron, 6-8g no single da rancilio, mas também não ficam bons. Estou tentando comprar o duplo da rancilio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , eu acho que todos nós já passamos pelo seu problema , para facilitar , liste as variáveis.

...

Abs.

C. Eduardo

 

Qual café vc esta usando ? Data da torra se vc tiver?
R: unique blend, 11/03/2014 (12 dias de torra)
 
O seu moedor é o rocky , vc já limpou e zerou ele ?
R: ainda não, acabei de comprar, to com o pânico Miyamoto
 
Dados da extração , filtro usado (gaggia , rancilio , single ou double) ? Pressurizado ? Duração da extração ? Quantos ml ? Quantas gramas (se vc pesou) ? A borra fica seca ou molhada ?
R: Minha melhor extração foi com o duplo gaggia. Extração por volta de 20 segundos (a partir do momento em que aperto o botão), 60 mL de extração já começa a ficar blonde (não pesei). A borra sai molhada, às vezes inundada, mas nesse caso a extração fica pior. 
Tenho os filtros simples e duplos da gaggia pressurizados e não pressurizados e um single da rancilio, tudo adquirido no pacote que comprei do Bortolin. Deixei de lado os pressurizados.
 
A Twin vc deixa aquecer quanto tempo ? Já retirou e limpou o chuveiro ?
Deixo aquecer uns 30min, não retirei o chuveiro, só limpei por fora. Ligo sem o porta-filtro antes e depois por alguns segundos para limpar. Depois da extração sempre sai um pouquinho de pó do chuveirinho.
 
Vc pode ate achar essa anamnese toda meio ridícula , mas , se vc responder as perguntas , vai evitar , ter que responder elas pingado e vamos ganhar tempo.
Responda o que vc souber, o que não souber pergunte.
R: Não tô achando massante não, to adorando a atenção. 
 
Outra coisa, acham imprescindível ajustar a pressão (OPV, né?) para 9 bar?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João para você ter idéia no filtro duplo da Imeltron usava de 17,5 a 21 grs dependendo do café claro, pode aumentar a dosagem.

 

Então Gil, se eu encho mais e não compacto muito, o café toca o chuveirinho, se eu compacto muito, inunda o pf. Agora, eu vi no fórum o pessoal abrindo a gaggia e fazendo o ajuste de pressão (http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-maquinas-gaggia/?p=51128 e http://www.youtube.com/watch?v=-Qe6xI6pJuk).

Isso é crucial para diminuir as canalizações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, para o filtro duplo da Gaggia pode colocar pelo menos as 17 grs e pode calçar, normalmente quando fica uma piscina sobre o bolo depois da extração é pouco pó.

Esta regulagem é para o modelo classic que vem com OPV regulável, a Twin não vem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, usei mais pó e melhorou. Usei 20g depois 19g. Moí um ponto mais grosso no rocky, dei umas giradas antes de apetar o tamper para utilizar todo o espaço, dei uma boa calcada, umas giradas depois para retirar o tamper, não grudou pó no chuveirinho. A primeira tirei mais cedo, ficou azedo, segui o roteiro que li no fórum, a segunda tirei com 18 segundos, ficou bem melhor. Agora bebível, com um pouco de crema. O tempo de extração é fundamental.

 

Quando eu falei que encostava no chuveiro era antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , como o Gil falou a opv da twin não é ajustável e não precisa ajustar nada para obter uma excelente extração.

 

Vamos lá João , o café esta legal , como o Gil falou vc esta usando pouco café para este filtro , experimente 18 ou 19 gramas e tente uma extração classica como preconizado pelos italianos , aprox. 60ml em aprox. 30seg.

Porque isso ? Para simplificar , vc só vai trabalhar com uma variavel a granulometria , vai afinar ou engrossar ate acertar o tempo entre 25/30seg, vc deve conseguir uma extração com crema razoavel.

Não tente agora se preocupar com massa , vc primeiro precisa uma acertar extração razovel , antes de se preocupar com a razão de preparo.

As extrações que vc descreve indicam pouco café no filtro.

A distancia boa entre o pó de café compactado e o chuveiro deve ser alguma coisa em torno de 2mm , porque ? O café vai expandir durante a extração mais ou menos 2mm.

A função da solenoide é drenar a agua desse espaço , se vc esta pondo pouco café , a distancia será maior e vai se acumular nessa piscina criada no espaço excessivo.

Uma solução pratica seria pegar uma moeda de 10 centavos (tem 2mm de espessura) e colocar em cima do pó compactado .Coloque o PF no grupo e em seguida retire , se a moeda não estiver levemente comprimida no café , como nas fotos da matéria abaixo é porque tem pouco café. Se estivar muito comprimida tem café demais.

Outros motivos podem estar causando esse problema , mas , por enquanto vamos tentar acertar a dosagem que normalmente causa isso.

 

Abs

C. Eduardo

 

http://www.home-barista.com/reviews/buyers-guide-to-vibiemme-domobar-super-t4019-100.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca entendi esse problema que dizem que as Gaggias só funcionam com dosagem de 17g ou mais. Nunca engoli essa teoria de que o bolo tem que ficar próximo do chuveiro. Por que razão? Pro bolo sair mais seco quando a solenóide abrir? Imagino que o café equilibrado na xícara deveria ser o objetivo.Aliás, os vídeos com filtros transparentes postados só provam que o bolo expande mesmo depois que a válvula de três vias abre e a pressão é aliviada naquela direção

 

Quando tinha a Gaggia, usava a dosagem que era melhor para o café: 14, 15, 16, 17 ou 18g no filtro duplo da Imeltron. Frequentemente 15 ou 16g era o ponto ideal.

E na Elektra frequentemente o bolo sai molhado, especialmente quando não uso dobagens mais altas. Isso é tão ruim assim?

 

Não estou desmentindo ninguém, esse lance da moeda é bem difundido. Penso que o problema é mais a relação moagem x dosagem. E, claro, a técnica de calcar é muito importante. Sugiro WDT, que ajuda a minimizar os equívocos iniciais nesse área.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Concordo com você, visto que dificilmente passo de 14gr com o rancilio. Com o da Gaggia duplo as poucas que usei, usei 15 e com o VST 15gr que uso 17 normalmente mas as vezes 16. Se isso for concordar com você, eu concordo! hehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que agora que tenho um Skerton com gradação contínua (a tal porca autotravante), meus problemas para extrair com menos de 18g eram mais relacionados a não poder variar tanto o Porlex. Até diminuí a pressão da minha OPV variável, mas pelo que falam aqui, não foi isso que fez diferença. Agora posso variar a moagem até por um pouqinho (bem técnico) e isso faz diferença. Já fiz com 14g e saiu ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, também não vejo tanto problema assim nessa questão de dosagem relativamente pequena para o filtro. Consigo utilizar 14g no filtro duplo da Gaggia sem problemas. O bolo sai mais molhado, mas não vi nenhum problema com o café na xícara. A moagem e o calcamento são muito mais influentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...