Ir para conteúdo

Consumo de energia das HX´s


RogerioD

Postagens recomendadas

Enquanto não chega a minha venho pesquisando bastante a respeito, é algo controverso sobre deixar ou não deixar a máquina ligada.

Já comprei um timer e o meu consumo em dia úteis de espresso será: as 7:30 hora que levanto, depois as 12hrs pós almoço e outro as 20hrs pós jantar salientando que após o shot a máquina será desligada, ou seja, em média 3 shots por dia e nos finais de semana talvez mais.

O consumo dessas máquinas prosumers é em média de 1100 a 1300w, sei que quando liga até o sistema estar estável e completamente aquecido demanda uns 40 minutos e nesse tempo que o consumo é bem elevado.

Em alguns foruns li que muitos deixam ligado durante o dia e desliga a noite hora de dormir e outros usam o timer programado nos horários que irá utilizar para ligar 30 / 40 minutos antes.

A dúvida é o que seria melhor na opinião de vocês nobres amigos, o que é mais econômico? Ligar e deixar ligada durante o dia e a noite desligar ou ligar somente nos horários de uso?

Tenho a impressão que depois de ligada e completamente aquecida para se manter aquecida o consumo não é muito elevado e esse processo de desligar e em outro horário tornar a ligar a máquina com ela totalmente fria demandaria o consumo máximo da máquina.

Tenho uma superautomatica da Jura que fica ligada 24hrs por dia, uma outra a Breville single boiler ligo 3x ao dia 15 minutos antes de utilizá-la, já agora essa HX que a caldeira é grande não sei o que seria melhor. Nos finais de semana pretendo deixar ligada durante o dia. É isso aí, vamos as opiniões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que vai usar cedo, almoço e à noite, acho que ideal seria ao menos ligar cedo e desligar à noite. Deve haver alguma economia aí. É bem capaz de consumir mais se desligar a cada sessão.

 

A sua máquina, se não me engano, tem a caldeira com isolamento térmico. Já ajuda. Ideal era, de alguma maneira, nos períodos inativos, isolar o grupo, mas também não acho que fará grande diferença. O que pode acontecer, o isolando ou não, é com um período longo inativo o termo-sifão parar de circular (é até bom para "parar" a troca de calor). Se isso acontecer bem provável que o grupo fique menos quente, e aí basta um expurgo e alguns minutos de espera para fazer seu café do almoço ou da noite (inveja de quem pode tomar à noite!). Também por isso é bem útil aquele termômetro do grupo...

 

Jeito mais correto de testar mesmo é comparar. Arranje um desses medidores de corrente que calcula gasto em kWh e teste por uns 2-3 dias direto (desligando à noite) e por 2-3 dias desligando entre as sessões. Agora fiquei bem curioso... :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Márcio andei lendo alguma coisa em outros foruns me parece que não tem nada concluso, uma coisa que pode influenciar bastante é que minha cidade é muito quente então só nesse aspecto já ajuda bastante em relação a manter a temperatura, isolar o grupo só se amarrar alguma manta términa em torno dele??? rss, acho que não vale a pena né?

Também li alguma coisa não lembro onde e nem quando que este modelo de máquina não tem o termo-sifão alegando que o sistema HX seria bem eficiente, pode isso de não ter o termo-sifão ou estou viajando na maionese?? hehehehe

O termômetro do grupo é bem funcional para ter noção do controle da temperatura, mas o coisa feia que fica esse termômetro preto na cabeça do grupo hein??? estraga o visual da máquina, se fosse ao menos cromado :/

Vou ver se encontro alguém que tenha esse medidor e fazer o teste quando estiver com a máquina.

Fica difícil equacionar mesmo, pois digamos que consuma 1300w no pico máximo de aquecimento que poderia ser 20 a 40 minutos e ela estando estável vamos supor que consuma 100w/h para manter a temperatura, só com aparelho medidor mesmo para saber. Se somarmos as 3x ao dia que liga ela dando um pico alto de consumo seria o total mais ou menos de 120 a 150 minutos ligada em alto consumo contra as 14hrs em consumo moderado se mantermos ligada durante o dia todo.

Seria muito interessante mesmo ter um teste para demonstrar isso.

E porque não pode tomar café a noite?? Cafeína/Insônia? Ou falta de tempo mesmo??? É o horário que mais gosto pois tenho tempo para tomar com calma e apreciar bem :)

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me dá insônia sim...

 

Sua máquina tem um termo-sifão sim...

 

Posso calcular e te dar uma estimativa, mas as perdas são bem complicadas mesmo. Compre to medidor, deve ter várias opções. De repente um com o timer! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsss muito azar logo você dar insônia a noite hein, faz o seguinte toma o café e hora de dormir toma um sonífero :P Mas realmente tem pessoas que não tem muita tolerância à cafeína, outras onde o corpo acaba acostumando e não faz muito efeito, no meu caso se quiser tomar 6 shots duplos por dia chega a noite e ainda bocejo e me dá sono, pelo menos nisso eu tive sorte, mas meu estômago é meio zoado não posso abusar demais da cafeína não, ainda penso em comprar uns grãos importados crus descafeinados para experimentar, não sei se muda muito o sabor pelo aquele sistema swiss water, quem sabe no seu caso seja uma solução para poder tomar um café a noite :)

Tirando a brincadeira acima, tente fazer a medição pra gente ter uma estimativa com alguma das máquinas que você tem, esse medidor com timer tem ideia de preço? Porque dependendo nem compensa comprar algo pra se medir uma única vez e depois ficar parado, vou ver se algum conhecido tem para emprestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsss muito azar logo você dar insônia a noite hein, faz o seguinte toma o café e hora de dormir toma um sonífero :P Mas realmente tem pessoas que não tem muita tolerância à cafeína, outras onde o corpo acaba acostumando e não faz muito efeito, no meu caso se quiser tomar 6 shots duplos por dia chega a noite e ainda bocejo e me dá sono, pelo menos nisso eu tive sorte, mas meu estômago é meio zoado não posso abusar demais da cafeína não, ainda penso em comprar uns grãos importados crus descafeinados para experimentar, não sei se muda muito o sabor pelo aquele sistema swiss water, quem sabe no seu caso seja uma solução para poder tomar um café a noite :)

Tirando a brincadeira acima, tente fazer a medição pra gente ter uma estimativa com alguma das máquinas que você tem, esse medidor com timer tem ideia de preço? Porque dependendo nem compensa comprar algo pra se medir uma única vez e depois ficar parado, vou ver se algum conhecido tem para emprestar.

Também tenho alguns problemas com o estômago e sempre tenho grãos descafeinados da Has Bean em casa. Eles são bons puros (perto do que se encontra por aí) mas não gastei o que gastei com equipamento e estudo sobre café para tomar café "bem bom", quero cafés excelentes! Então apenas os uso no cappucino que tomo no café da manhã, de tarde/noite tomo os cafeinados mesmo. Geralmente tomo um copo d'água antes para dar uma "forrada" no estômago.

 

Quanto ao consumo, o que li é que a Rocket gasta, realmente, uns 100/150 w/h para manter a temperatura mas apenas costumava deixá-la ligada nos finais de semana, durante a semana eu tinha o timer para ligá-la pela manhã e no final da tarde.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsss muito azar logo você dar insônia a noite hein, faz o seguinte toma o café e hora de dormir toma um sonífero :P Mas realmente tem pessoas que não tem muita tolerância à cafeína, outras onde o corpo acaba acostumando e não faz muito efeito, no meu caso se quiser tomar 6 shots duplos por dia chega a noite e ainda bocejo e me dá sono, pelo menos nisso eu tive sorte, mas meu estômago é meio zoado não posso abusar demais da cafeína não, ainda penso em comprar uns grãos importados crus descafeinados para experimentar, não sei se muda muito o sabor pelo aquele sistema swiss water, quem sabe no seu caso seja uma solução para poder tomar um café a noite :)

Tirando a brincadeira acima, tente fazer a medição pra gente ter uma estimativa com alguma das máquinas que você tem, esse medidor com timer tem ideia de preço? Porque dependendo nem compensa comprar algo pra se medir uma única vez e depois ficar parado, vou ver se algum conhecido tem para emprestar.

Também tenho alguns problemas com o estômago e sempre tenho grãos descafeinados da Has Bean em casa. Eles são bons puros (perto do que se encontra por aí) mas não gastei o que gastei com equipamento e estudo sobre café para tomar café "bem bom", quero cafés excelentes! Então apenas os uso no cappucino que tomo no café da manhã, de tarde/noite tomo os cafeinados mesmo. Geralmente tomo um copo d'água antes para dar uma "forrada" no estômago.

 

Quanto ao consumo, o que li é que a Rocket gasta, realmente, uns 100/150 w/h para manter a temperatura mas apenas costumava deixá-la ligada nos finais de semana, durante a semana eu tinha o timer para ligá-la pela manhã e no final da tarde.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver luz (ou ouvir os clicks do termostato/pressostato) indicando se a resistência está ligada ou não dá para estimar.

 

Por exemplo, na ambiente de uns 25C, a minha pavoni fica 2 segundos ligada em um período de 13 segundos. 2 / 13 * 1000W = 154W

 

Como ela esquenta rápido, só ligo mesmo antes de usar, 2 a 3 vezes por dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Victor o descafeinado mesmo sendo de boa procedência vindo da Has Bean o sabor muda bastante?? Pensava que era mais em relação aquele amargor característico da cafeína, só experimentei o da Dolce Gusto e tinha curiosidade a respeito dos grãos crus para torrefação caseira. Eu já não ligo muito para o capuccino, algum fds ou outro que tomo um, meu estomago depois que comecei a moderar na alimentação principalmente gorduras/frituras melhorou bem a queimação mas antes vivia usando aquele hidróxido de alumínio.

Então vamos pegar uma média da Rocket se deixarmos ligada por 14hrs/dia e fazer a média de 130w/h daria um total de 1820w/d e se o consumo máximo dela for de 1100w e deixamos ligado nas 3 vezes que utilizarmos por 1 hora daria um total de 3 h/d com o consumo total de 3300w, ou seja, utilizando o timer sairia mais econômico no meu caso para utilizar 3x ao dia e no seu mais ainda pois é somente 2x ao dia.

Bem capaz de fazer isso mesmo, durante a semana usar o timer e no fds deixar ligada o tempo todo.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir o medidor emprestado quando chegar a minha eu testo, agora comprar um medidor só pra isso já acho demais, não sei nem o custo disso :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio eu não entendi direito, você quis dizer que a cada 13 segundos a resistência da sua máquina liga?? Se for assim a resistência praticamente fica em funcionamento quase que direto, eu tinha ideia de minutos depois que desligou ligar novamente, então é melhor deixar desligada mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas supondo, tomemos como exemplo uma máquina de uma caldeira de 2 litros e resistência de 1300 W. Desprezemos o consumo de lâmpadas e da bomba quando acionadas.

Digamos que em estado de aquecimento inicial a resistência fique 30 minutos acionada com o consumo de 650 W/h. E que em estado de espera, sobre estimando, consuma 30 % da energia máxima, portanto 390 W/h.

Por último, estimemos que durante a operação de extrações, novamente sobre estimando, consuma os 1300 W equivalente ao máximo, durante 10 minutos para cada uma das 3 sessões de extrações.

.

Se a máquina for ligada às 07:00 h e permanecer até às 22:00 h, serão 15 horas, que decupadas seria:

1/2 hora para aquecimento = 650 W

3 x 10 minutos para as sessões = 650 W

14 horas em estado de espera = 5460 W

Total = 6760 W

 

Ao ligá-la apenas para as sessões, teríamos:

3 x 1/2 hora para aquecimento = 1950 W

3 x 10 minutos para as sessões = 650 W

Total = 2600 W

 

Diferença substancial de consumo entre as formas de utilização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Alexandre!

 

Sua estimativa procede de forma coerente

Realmente não vale a pena deixar ligada o dia todo se não for utilizar com frequência essas máquinas com caldeiras maiores.

A Jura que tenho o consumo é bem baixo, a HX vai ter que se acostumar com o timer mesmo rsss

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles têm sim um gostinho amargo, às vezes mais que os cafeinados, só não acho que têm o mesmo nível dos cafés de ponta. Posso estar torrando errado tb, eles se comportam de maneira bem diferente na hora da torra. Duram bem menos depois de torrados do que os normais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Energia e água são recursos escassos, temos que de alguma forma amenizar o consumo para o bem futuro do nosso planeta, antigamente não me importava muito hoje já penso muito a respeito, lixo reciclável que separo, papéis que reaproveito, evito impressões desnecessárias, banho mais rápido, ar condicionado programado para desligar, etc.

Só deixaria essa máquina ligada o dia todo se isso fosse benéfico para a vida útil da mesma, mas como sei que ela é mais voltada para o rústico do que para a eletrônica sem muita frescura tipo lcds, chips, circuitos digitais, etc então não vejo muito problema em ficar ligando e desligando quando for usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Há também o fator econômico. A R$ 0,51 kWh que me cobra a Light, tomando 22 dias úteis, a conta da energia apenas para o consumo desperdiçado da máquina somaria R$ 47,00 à fatura.

Ou aproximadamente 1 Kg de café de boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio eu não entendi direito, você quis dizer que a cada 13 segundos a resistência da sua máquina liga?? Se for assim a resistência praticamente fica em funcionamento quase que direto, eu tinha ideia de minutos depois que desligou ligar novamente, então é melhor deixar desligada mesmo

 

Fica ligada 2s em 13s. Ou seja. 2s ligada e 11s desligada, o que dá na média os 15,4% do consumo máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto de beber tanto café! Minha obsessão mesmo são as máquinas... :lol:

KKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Tá de brincadeira!

 

É igual a Ruston falar: "não gosto de operar, gosto mesmo é dos bisturis"

 

KKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 "chutando" foi pro Roger. Faça as contas como a Alex indicou,mas pode ser que os aquecimentos da almoço e noite sejam mais rápido...

 

Eu disse não gosto de beber muito, não "não gosto muito de beber" :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma alternativa pra saber quanto a máquina gasta ligada o dia todo é desligar todos os aparelhos do apartamento, deixar a máquina ligada e passar o dia na casa da sogra. Daí ver no contador quanto consumiu. Tirando o perigo de incendiar o apartamento, é uma alternativa barata... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas supondo, tomemos como exemplo uma máquina de uma caldeira de 2 litros e resistência de 1300 W. Desprezemos o consumo de lâmpadas e da bomba quando acionadas.

Digamos que em estado de aquecimento inicial a resistência fique 30 minutos acionada com o consumo de 650 W/h. E que em estado de espera, sobre estimando, consuma 30 % da energia máxima, portanto 390 W/h.

Por último, estimemos que durante a operação de extrações, novamente sobre estimando, consuma os 1300 W equivalente ao máximo, durante 10 minutos para cada uma das 3 sessões de extrações.

.

Se a máquina for ligada às 07:00 h e permanecer até às 22:00 h, serão 15 horas, que decupadas seria:

1/2 hora para aquecimento = 650 W

3 x 10 minutos para as sessões = 650 W

14 horas em estado de espera = 5460 W

Total = 6760 W

 

Ao ligá-la apenas para as sessões, teríamos:

3 x 1/2 hora para aquecimento = 1950 W

3 x 10 minutos para as sessões = 650 W

Total = 2600 W

 

Diferença substancial de consumo entre as formas de utilização.

 

Não sei se vai 30% da potência máxima, procurei minhas anotações da Gaggia mas não encontrei, mas pelo que me recordo, depois de aquecida ficava 2 minutos, e ligava a resistência por 6 s, e a cada 4 vezes ligava por 16s, ou seja: 34 segundos em 8 minutos, ou 480 s, sendo então: 7% de consumo.

14 horas x 7% = 1 hora.

Conclusão: daria na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes com a R58 do Alexandre que arrumei.

 

A primeira hora e meia, considerando uma sessão junto, deu 0,6 kWh. A segunda hora e meia, parada, deu 0,18 kWh (0,12 kWh em 1 h).. As sessões de 1-3 extrações com vapor etc dá uns 0,2 kWh... Consideremos então ligar a máquina cedo, fazer uma sessão, depois outra sessão no almoço e outra no final do dia. Seria, 0,6 kWh, mais 0,4 kWh de outras duas sessões, mais umas 8 horas parada (umas 3 horas de uso, 8 para, 11 total). São, aproximadamente, 2 kWh. Até acho que pode dar um pouco mais, mas não deve passar muito de 2,2 kWh.

 

Agora, 3 sessões separadas, não deve dar 3 x 0,6 kWh, pois o intervalo até o almoço e outro até fim do dia não deve esfriar a máquina completamente. Se fosse completo, de repente dá uns 1,8-2,0 kWh, praticamente mesma coisa. Mas de repente dá uns 1,5-1,8 kWh? Se a economia for de 0,5 kWh, em 30 dias dá 15 kWh.

 

Acho que até intervalos de 4 horas, como é durante o dia, vale a pena deixar a máquina ligada. Mas das 18-19h, por exemplo, até 7h da manhã, são 12 horas, e aí se acrescenta quase 1,5 kWh só economizando talvez uns 0,4 kWh do aquecimento inicial pela manhã... Aí sim, seriam ao menos 30 kWh a mais no mês sem utilidade alguma.

 

Isso deve se aplicar, de maneira muito semelhante, às máquinas de mesmo estilo, mesmo que sejam trocador, não duas caldeiras. A R58 tem as duas caldeiras isoladas lateralmente (ficam em posição vertical). Provavelmente uma máquina sem isolamento gasta um pouco mais parada.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas já arrumou a R58??? Rápido no gatilho hein :)

Obrigado por passar as informações, então se for analisar não há diferença tão significativa no consumo, vai na questão de opção pessoal mesmo, acho que não tendo ninguém em casa ainda prefiro o timer para prevenir qualquer eventualidade por ter um eletro ligado o tempo todo sem ninguém por perto, já o lado negativo do timer é que se você esquecer por ex. a alavanca para extração ligada e a máquina não tiver uma proteção para desligar quando acabar a água provavelmente irá queimar.

Andei lendo que umas HX´s mais antigas da ECM a manta térmica de isolamento ficava nas duas paredes laterais e não no boiler e agora me parece que está vindo isolada diretamente no boiler que penso que deva ser bem mais eficiente.

Mas quando chegar eu vou tentar fazer o teste também pra compararmos entre as dual e as single boiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...