Ir para conteúdo

Moinho de Café Elétrico Botini (com foto)


rootkonsole

Postagens recomendadas

Bom dia amigos, li bastante sobre moinhos aqui neste fórum e sem dúvida aprendi muito.

Em questão de valores, achei super interessante o topico do "mimoso" o qual se consegue um ótimo resultado para espresso como o Fogo consegiu. O único inconveniente é ser manual...

 

Pesquisando na net, encontrei esse Moinho de Café Elétrico Botini, o preço gira em torno de R$370,00 reais... o sistema dele (eu acredito) que seja o mesmo de um mimoso para moer... alguem sabe alguma coisa a respeito? Pelo que li, tenho certeza que não se compara a um baratza, mas será que se compara a um "mimoso" para espresso?

 

Moedor-Cafe_FotosProduto.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante ver as mós. Ideal mesmo é testar! Quem será o pioneiro?

Até coça a mão para testar um produto deste! Barato e parece bem parrudo!

 

Voto no Fogo Ruivo

Também voto para o Fogo Ruivo :D, afinal, só ele mesmo para comparar com o "mimozo"! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

 

eu tenho um desses a muito tempo que está emprestado para minha avó.

 

 

Ele possui discos planos de 63 mm se não me engano, posso medir depois com mais precisão.

 

É um moinho que serve para todos os métodos com tranquilidade.

 

Mais pra frente, comprarei mais um desses para moer café para os amigos.

 

mas quem quiser, vale cada centavo.

 

Ao lado da minha casa tem uma revenda destes.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

 

eu tenho um desses a muito tempo que está emprestado para minha avó.

 

 

Ele possui discos planos de 63 mm se não me engano, posso medir depois com mais precisão.

 

É um moinho que serve para todos os métodos com tranquilidade.

 

Mais pra frente, comprarei mais um desses para moer café para os amigos.

 

mas quem quiser, vale cada centavo.

 

Ao lado da minha casa tem uma revenda destes.

 

Abraços

 

Então Fogo, rola com ele um bom mós para espresso? Se tiver oportunidade, quando visitar a vovó, faz um videozinho ou bate umas fotos!

O custo dele (R$370 em média) é baixo comparado muitos produtos que encontramos por ai, de qualidade duvidosa, como eu disse, ele parece pela foto bem parrudo e com 1/3 HP, deve ter potência suficiente para o serviço, somente restando-nos confirmar o resultado final!

 

Abraços e obrigado!

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais interessante que saber se atende todos os métodos é saber como atende. Seria interessante testar em conjunto com um moedor conhecido, fazendo provas às cegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Este moedor apresenta várias características indesejadas para uma bem controlada moagem de café.

  • O suprimento dos grãos é feito em sentido paralelo aos discos e não perpendicularmente e direto aos discos, então são transportados, por intermédio da rosca sem-fim, para os discos.
  • A qualidade das lâminas é sofrível.
  • O número de RPMs é elevadíssimo.
  • A transmissão direta pelo eixo do motor transfere calor ao disco dinâmico e este aos grãos/pó.
  • O sistema de ajuste é feito por rosca de fio grosso, com a folga sendo compensada por mola.

 

É equipamento apropriado para moagem de café comum vendido como moído na hora em pequenos empórios populares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô,

 

Ele atende como um Krups... ou seja, resultados satisfatórios para iniciar neste mundo.

 

Seria um bom moinho de entrada (pelo preço) se não fosse tão pesado e feioso.

 

Acho que por isso nunca indiquei pra ninguém.....mas..... se o interessado não se preocupar com isso, ele mói até mesomeno pra quase todos os métodos.... quando seus discos se desgastam depois de ums 50 kg moídos, é só dar uma atritada entre eles umas 3 vezes com ele ligado que eles afiam bonito.

 

Faço isso com meu parrudão na feira.... que é o mesmo sistema, mas com mós de 110 mm.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sogro tem um parecido com este aí ( se não for o mesmo pois não lembro a marca).

Ele torra e vende café moído que ele produz lá, usando o moinho.

Parece que a destinação dele é esta mesma que falaram.

Usado em pequenos empórios que vendem café moído na hora.

Nunca testei pra saber se funciona para outros métodos, senão o coado tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.... quando seus discos se desgastam depois de ums 50 kg moídos, é só dar uma atritada entre eles umas 3 vezes com ele ligado que eles afiam bonito.

 

Faço isso com meu parrudão na feira.... que é o mesmo sistema, mas com mós de 110 mm.

 

Valeu

 

Boa Noite Fogo,

 

Não entendi direito. Se as mós desse moinho forem como as do Baratza, Rancilio e etc, então elas se atritando não deveriam cegar ? Ficarem sem corte ?

Por gentileza explica aí como é que elas se afiam atritando uma noutra.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não são iguais.... os que vc citou são mós conicas.... este do tópico são planas...

 

atritando de leve uma na outra elas se acertam paralelamente e deixam a granulometria mais uniforme.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheh, muitas pessoas precisam ver para crer!

Caso Fogo ruivo, vc tenha a oportunidade de uma moagem e providênciar um extração, tenho certeza que será de enorme contribuição para este fórum!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Inicialmente obrigado Fogo ruivo, você é o coração deste fórum, seu empenho e dedicação fazem toda diferença!

Parece bem bacana o sistema de moagem com essa mós, nem se compara a aqueles moedores de laminas eletrico.

Unica coisa que achei bem esquisito é esses parafusos que parecem ficar até acima do nível na mós, o que acredito que pode ser causador de moagem não uniforme, ou isso não prejudica?

Agora só falta alguem fazer um vídeo da moagem e uma extração hehehe, dependendo do resultado, da até para montar uma revenda ;) , :lol: !

Abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo elogio, mas estou longe de ser o coração de alguma coisa... hehehe

 

Os parafusos ficam abaixo das fresas de corte.... são apenas impressões das fotos.

 

A moagem é boa sim.... vale cada centavo...pde comprar sem medo.

 

Márcio, acha que podemos adaptar as mós do Malkhonig neste moedor? ou de algum moedor que possua as de 56 mm?

 

Imagina um Brazuca com mós profissas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses: http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=mazzer+mini+58+mm&_sop=2

 

Se for, algo me diz que a furação pode bater!

 

Olha um Brazuca mesomeno nascendo! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, mais importante ainda que outras mós eventualmente se adaptarem a esse moedor é descobrir se o sistema de estabilização segura a onda. Nada adianta colocar mós sofisticadas se ela ficar jogando ao redor do eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô,

 

É um moinho bem firme. O macho é acoplado ao eixo e a fêmea possui uma base em aço onde ela é parafusada e que nivela e a firma mediante parafuso com contraporca. todo esse sistema entra justo no bocal.

 

Acredito ser tão mais estável que os moinhos que usamos, pois tudo é de aço e mói milhares de quilos de café.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e isto?

 

Este moedor apresenta várias características indesejadas para uma bem controlada moagem de café.

  • O sistema de ajuste é feito por rosca de fio grosso, com a folga sendo compensada por mola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rô, não contrapondo a opinião do Alex, mas acho que essa mola ( tive a oportunidade de pegá-la na mão) serve apenas para não deixar a regulagem sair do marco pretendido, ou seja, dá pressão no eixo regulador para ele ficar no lugar que vc o coloca.

A rosca de fio grosso mencionada pelo Alexandre empurra a base de aço que disse anteriormente a favor da mó ligada ao eixo, não dando margem para que essa base volte para trás, pois é um parafuso rosqueado. A mola, acredito eu apenas segura a regulagem.

 

Tanto que temos modelos com contraporca que fazem esse serviço da mola, veja na foto deste outro moedor que o Léo Moço está pensando em adaptar para o campeonato brasileiro na semana que vem:

 

http://www.bermar.ind.br/index.php?arq=det_produtos&cod=13〈=pt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja neste esquema para entender melhor: http://www.bermar.ind.br/manuais/BM%2003.pdf.

 

O que tenho e doei para minha avó manda bem em vários métodos... só não testei no espresso porque ele está em outra cidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foginho, pelo que fala o manual todo o sistema de regulagem é apoio seria de plástico ...

Os melhores moinhos são montados em buchas de bronze ou com rolamentos, com plástico deve dar muita folga e o resultado deve ser bem desuniforme ...

 

Ainda a rosca de plástico tem passo muito grosso, seria muito difícil conseguir um tamanho certo para moer desde que uma diferença de, digamos um grau, corresponderia a 10 graus de um moinho de rosca fina.

 

Para funcionar deveria que ser refeito todo esse sistema em metal e ainda reposicionar o moinho parar as mos ficarem horizontais e adaptar um sistema de alimentação de grãos e coleta de pó para dar maior estabilidade de trabalho ao moedor.

 

No fim o único que acabarias aproveitando deste moedor seria o motor, e que tambem parece um pouco rápido de mais.

 

Não sei se compensaria ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bernardo,

 

Então, esse é de plastico mas o Botini é todo de ferro e o meu tb.

 

Ainda que não foi projetado para o fim a que desejamos, penso que se uma boa adaptação de mós melhores podem, talvez, prover bons resultados para iniciantes... pensa só, se der certo, ficaria em pouco mais de R$ 400,00... e ainda sim duraria uma vida para outros métodos que não o espresso.

 

Concorda?

 

Antigamente não se existia moinhos como os de hoje, apenas trambolhos, inclusive estes, e mesmo assim provia bons shots nas cafeterias de décadas passadas... correto?

 

Estou deduzindo pois não vivi naquela época...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Foginho,

 

Se é de metal pode mudar tudo, ou não, depende das tolerâncias, buchas e roscas.

Se forem bem dimensionadas e executadas ou se não for assim ...

É claro que vale pena tentar e inclusive ensaiar alguma modificação, se funcionar seria ótimo ...

 

Os moinhos e moedores são uma tecnologia bem antiga, e a metalurgia já era bem desenvolvida na antigüidade, pensa nas espadas samurais e no aço de Toledo, Damasco e Solingen, por exemplo.

Os motores BMW dos aviões alemães, as bombas V2, os portaviões, o helicóptero, televisão, computadores, bombas atomicas, cronómetros, submarinos e tantos outros foram largamente utilizados na primeira metade do século passado e ainda antes.

Já vi instrumentos mecânicos sofisticados para cálculos estelares fabricados há mais de 2000 anos que hoje seriam de muita difícil execução.

Ainda mais, antigamente cada casa torrava e moía o cafe para consumo, existiam muitos mais moedores e muitos deles fabricados com maior qualidade que na atualidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...