Ir para conteúdo

Cappuccino com gosto de cafe com leite


LéoVale

Postagens recomendadas

Muito bom o vídeo sergio. Vou começar a praticar com água e sabão. Confesso que quando li seu post antes de ver o vídeo achei que você colocava uma gotinha de detergente no leite kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do lance da água com detergente....agora que minha Chef Crema quebrou e minha esposa me deu uma Aroma Espresso, que infelizmente tem só teclas para vapor e extração está complicado de vaporizar, mas uma hora dá certo....

 

Qual a profundidade ideal para inserir o vaporizador no leite, sei que há uma certa diferença ao usar desnatado e integral não é Carneiro?

 

Abraço.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner até até onde li, o leite tem que ser integral com quantidade boa de gordura. A gordura ajuda dar a cremosidade do leite.

 

Quanto a profundidade do bico, se falam em meio a um cm.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desnatado dá espuma, mas não creme... Fica difícil de homogeneizar a espuma com o leite. No integral fica muito melhor e mais gostoso. Recomendo o Leitissimo, infelizmente Xandô tem caído a qualidade, sei lá o que eles fazem que não dá resultado bom. Bela Vista nunca funcionou, e esses dias testei novamente, nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você começa com o bico lambendo a superficie por uns 5s para fazer as bolhas , depois pode coloca-lo a 1 ccm abaixo para começar a girar o leite e homegeneizar as bolhas com o restante do leite e deixa-lo na mesma posição até o fim do processo, em máquinas com vapor mais fraco pode ser necessário voltar a superficie mais alguma vez para fazer mais bolhas e isto você vai definir fazer caso você veja que a expanção do leite esta pequena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a dica, de novo aliás, porque na Crema dava certo mas nessa Aroma Eletrônica é f&¨%$#da.....

 

E Gilberto o Xandô funcionava muito bem mas realemnte, estou com uma garrafa lá que só estou tomando café com leite mesmo...hehehe

O Leitíssimo aqui na Zona Sul de SP só achei uma vez no Carrefour e uma no Pão de Açúcar, mas depois nunca mais....O Bela Vista e o da Fazenda passo longe...

Usei um Ninho Integral outro dia e até que ele se portou bem (tem 6.9% de gorduras totais) mas como tem que agita-lo antes não sei se isso interfere negativamente no resultado, pois na segunda vez já não foi tão bem.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

 

Grande abraço.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desnatado dá espuma, mas não creme... Fica difícil de homogeneizar a espuma com o leite. No integral fica muito melhor e mais gostoso. Recomendo o Leitissimo, infelizmente Xandô tem caído a qualidade, sei lá o que eles fazem que não dá resultado bom. Bela Vista nunca funcionou, e esses dias testei novamente, nada.

 

Curiosamente, outro dia acabou meu Leitíssimo por descuido e utilizei um leite desnatado que tinha em casa pra vaporizar(talvez fosse Santa Clara, não lembro bem). Pra minha surpresa, a Elektra fez o trabalho muito bem, de modo que minha esposa quase nem notou a diferença. A textura ficou perfeita, e funciona muito bem quando se quer fazer uma bebida um pouco mais magrinha. Não sei se funcionará com todos os leites desnatados, mas esse ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua cafeteira tem vaporizador? Eu aprendi a vaporizar usando água gelada + 1 gota de detergente:

 

 

minha cafeteira tem vaporizador sim.... é uma cafeteria da electrolux..

 

a vaporização dessas cafeteiras caseiras sao suficientes para um bom cappuccino?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que "suficiente" a maioria seja, mas dependendo da potência e temperatura do vapor, formato do bico etc. as máquinas mais simples podem acabar exigindo mais habilidade/paciência do usuário para conseguir resultados bons de forma consistente.

 

Uma coisa que costuma fazer bastante diferença é a qualidade do leite. Comigo o Ninho integral (aquele da caixinha amarela) funciona bem, é fácil de achar e é relativamente barato, mas dá uma pesquisada no fórum que há muitas indicações de marcas que dão ótimos resultados. O Leitissimo é muito elogiado, mas ainda não experimentei pois nunca nem vi pra vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo Vale, eu também faço só com café e leite. Eu tinha uma Arno que o vapor era fraquinho mas mesmo assim conseguia vaporizar bem, deixava o leite uns 3 minutos no freezer, e tinha que manter o bico quase todo o tempo na superficie, tipo deixa 5 s fazendo as bolhinhas, afunda um pouco para misturar, volta para a superficie, afunda meio cm para misturar e assim vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este negócio de deixar o leite cremoso no vapor para mim ainda é um mistério. Também nunca consegui deixá-lo cremoso. O mais perto disto é um leite ralo com uma espuma sem bolhas grandes. Mas cremoso mesmo, nunquinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Crema Chef Silver tirava de letra...agora com essa Aroma está bem dificil....mas com o Ninho ficou perfeito, mas nunca tinha usado ele na Crema....acho quer vou dar esse Xandô para os cachorros....hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, com treino vc vai deixar cremoso.

 

Quando eu estava aprendendo estimo que vaporizei mais de 70 vezes usando a técnica da água com o detergente. Uma besteirinha que fazia e não ficava perfeito... É treino mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que eu não tenha um paladar tão apurado para descrever se fica mais doce ou não.

 

Porém, consigo uma consistência bem mais cremosa e encorpada em relação à vaporização. E olha que uso em casa leite desnatado.

 

Outra coisa legal da cremeira, é que dá para fazer com leite frio também! Para colocar num cereal, por exemplo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto bastante do resultado utilizando uma cremeira.

 

Tenho a impressão que o vapor d'água acaba injetando água ao leite.

 

De fato, injeta um pouco de água. Mas se purgar bem o braço de vapor primeiro, a quantidade que entra é mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodrigo, a minha Crema era manual, eu virava o botão tirava a água e voltava, dava um tempo e abria de novo na medida que eu quisesse, conseguia controlar o fluxo, na Aroma é só um botão eletrônico que inclusive desliga sozinho antes de eu terminar a vaporização de maneira adequada......foi um presente já que minha Crema tinha quebrado e não tinha como comprar uma decente agora mas que irrita, ah irrita demais essas modernices....kkkk

 

Romanticamente falando seria terrível ter que "apelar" para a cremeira, mas do jeito que anda aqui não sei não.....

 

Abçs

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlw galeraaa.. estou aplicando as dicas e estou melhorando..... a técnica de colocar uns minutinhos no freezer deu um ótimo resultado...

 

nesssas cafeteiras caseiras como a minha (electrolux aroma) da pra fazer as tecnicas do "latte arte"? ow precisa de uma vaporização bem mais potente?

 

vlwwssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...