Ir para conteúdo

Correio! #%@&!!!!


JorgeO

Postagens recomendadas

Uma coisa é certa , os problemas dos correios já tem algum tempo , essa matéria do jornal O Globo aqui do Rio é de 23 de outubro de 1925 , vou repetir para não haver duvida 1925

 

post-2113-0-34546900-1383793598_thumb.jpg

 

Depois de 88 anos continua atual , se corrigir a ortografia e trocar a palavra "amostra" por PAC ou SEDEX , poderia ser publicada hoje no jornal.

 

Com um pouco mais de paciência , quem sabe em mais 88 anos (2101) no seculo XXII ,as coisas entrem nos eixos.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou bonito.

 

Funcionário público é estigmatizado. Porém, frequentemente esquecemos da miríade de serviços privados mal prestados. Basta consultar um site qualquer de reclamações e observar que empresas privadas lideram o ranking de reclamações. Se tem algo ruim nos Correios, não creio que seja oriundo do fato de ser empresa pública (aliás, muitas unidades atendem em regime de contrato privado), mas de outros problemas. Como é sabido, vários correios de outra parte do mundo apresentam problemas similares.

 

Pra não dizer que só falei de flores, minha encomenda da Square Mile tá começando a demorar.

Eu já penso de forma diferente, acho que o problema dos Correios está, indiretamente, ligado ao fato de ser uma empresa pública sim. A meu ver, o que torna a empresa tão problemática é a má gestão com a qual ela é conduzida, que, por sua vez, está diretamente associada às indicações políticas dos gestores, o que, por fim, só ocorre em função de a empresa ser estatal. Alguém acha que o fato de a CPI que culminou em um dos maiores escândalos de corrupção no país (mensalão) estar associada justamente aos Correios, não passa de uma mera coincidência e/ou que isso não tem qualquer relação com o fato de ela ser estatal e com o imenso número de problemas que chegam até nós, consumidores finais?

 

Além disso, em outras partes do mundo, realmente existem empresas privadas com problemas similares. A diferença nesses casos é que, na maioria das vezes, o livre mercado no setor dá a possibilidade ao consumidor de, insatisfeito com uma empresa, utilizar outra. Já aqui, se você estiver insatisfeito com os Correios, só resta sentar e chorar, já que o setor é monopolizado pela estatal.

 

Tenho certeza de que os Correios levam muita culpa por problemas da Receita, assim como uma infinidade de empresas privadas levam, diariamente, uma grande parcela da culpa pelos problemas dos Correios. Quem trabalha ou já trabalhou com comércio eletrônico pode confirmar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não temos opção de outras empresas de logística? Diversas empresariais bem como o DHL, FedEx e UPS?

 

Acho que em grande parte do mundo é assim, inclusive nos Estados Unidos, exemplo sempre presente quando se fala em livre comércio. A USPS é um braço do executivo federal, apesar de ser independente dos departamentos, que seriam nossos ministérios. Se não me engano, o presidente lá pode destituir o chefe da USPS.

 

Novamente temos que pensar no todo. Garantir as comunicações por carta etc em todo e qualquer canto do país não é tarefa fácil e muitas vezes não é viável. O livre comércio seria cruel nesse ponto, como normalmente é. Estado pode e deve intervir. Se ha corrupção dentro dos poderes estatais também há na iniciativa privada. Temos que melhorar tudo em ambos setores, não simplesmente queimar o sofá e esperar que a esposa não trai mais.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. O ponto é que interessa ao livre comércio e à livre iniciativa atividades capazes de produzir lucro. Fosse delegar todo e qualquer serviço público ao setor privado e muitos serviços básicos não chegariam a locais ermos ou as periferias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo dos Correios brasileiros, por incrível que pareça, é destaque internacional a ponto de haver funcionários da ECT que prestam consultoria à UPU- União Postal Universal, uma agência da ONU que quer universalizar o serviço postal de qualidade. Acontece que o modelo é exemplo, mas o que anda acontecendo é um sucateamento da estrutura da empresa, o que compromete a qualidade e detona qualquer planejamento, qualquer modelo.

Antes o grande movimento diário dos Correios era de correspondência; hoje, com o boom do comércio eletrônico, ele mudou para encomendas. A impressão que se tem é que os Correios não se preparou adequadamente para absorver essa nova demanda e acaba ocorrendo o que ocorre no CTE de Benfica. Mas no fundo, não é que ele não se preparou; é que junto veio uma mudança na administração da empresa, que passou a ser mais política, que não se preocupa absolutamente com a empresa.

Nesse ponto eu concordo com o Mortari: o uso dos Correios como cabide de emprego está detonando uma empresa que, se fosse corretamente administrada, poderia estar dando um show. Ela já esteve no caminho, mas estão botando tudo a perder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Mortari e a Marcia , não importa se o serviço é público , privado , misto , monopólio ou livre concorrência se continuar como sempre foi , um cabide de emprego , qualquer esforço torna-se inútil.

 

Para não se afastar muito no tempo , depois que o atual governo assumiu , resolveram "moralizar" os correios , então em 2011 essa era a noticia :

 

http://oglobo.globo....-medica-2769829

 

Dois anos é meio depois o resultado da moralização foi este :

 

http://www.estadao.c...s,1090535,0.htm

 

Fizeram , o que todos os governos fazem , desde que Thomé de Souza chegou na Bahia , aumentaram o cabide.

 

Para quem acha que isso tudo é novidade na vida dos correios , essa aqui é a noticia do resultado da CPI dos correios feita pela Câmara dos Deputados, parece que não mudou muito o tratamento para com os funcionários.

Jornal O Globo do Rio (então capital federal) 27 de dezembro de 1927

 

post-2113-0-27845400-1383883476_thumb.jpg

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Interessante o tópico. Nos EUA, USPS não pode negociar preço por lei com empresas. DHL negocia com Amazon e eu paguei 88 USD de frete pela minha gaggia classic, menos que os mais de USD 100 que o USPS cobraria pra enviar (conferi no site). Não só isso, chegou em minha casa em 4 dias.

Quando eu comprei agora um portafiltro no Chipre, saiu de lá dia 12/11 e dia 14/11 chegou em SP. Aí começa a peregrinação. Um item da China demorou 42 dias pra chegar, provavelmente assim também.

Nos EUA, contêiner passa inteiro sem inspeção pra agilizar o comércio. Aqui temos esse tipo de loucura, em que uma pecinha que nem imposto vai pagar tem que ficar rodando pelo país por um mês ou mais.

O sistema simples de imposto, não só é caríssimo, como se passar de 500 USD, nos força a pagar mais de 100 reais para só aí poder pagar os 60% + 15% de ICMS (apesar do STF já ter julgado que isso não proced). Esses cento e pouco são cobrados a título de despachou ou algo do gênero, sendo que nós é que temos que fazer toda a burocracia.

O curioso é que imposto nunca é tema de campanha política. Na verdade, a última vez que me lembro do assunto, foi como Lula dizendo que imposto no Brasil tem mais que ser alto. Agora eu quero saber quando a classe média vai ser finalmente incluída no projeto do país? Quando vou poder por meu filho em escola pública, usar médico público, ou até quando vou parar de pagar pros parlamentares terem planos de sáude privada bem mais caros do que pago pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a crítica é aos Correios, não ao sistema alfandegário. De qualquer maneira temos UPS, Fedex e DHL aqui também.

 

Quanto a poder colocar seu filho em escola pública e usar saúde pública, você pode... Mas foge demais ao assunto do tópico, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma encomenda que a alfandega liberou dia 14/11 e estava a caminho do Rio. Só que o rastreio não mudou mais... Amanhã vou ligar no correio tentando reclamar. Só falta terem perdido =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se falou em o problema ser o monopólio público dos correios e também se levantou que o problema na verdade é mais da alfândega do que dos correios (no caso de importação, é óbvio).

As dhl da vida são mais caras que usps para o consumidor, de um modo geral (pelo menos era assim, não conferi agora). O que muda é que a amazon repassa uma boa parte do desconto que ela consegue junto à DHL pro consumidor final.

Aqui algo assim é impensável. O exemplo do limite dos 500 usd é para deixar claro que não é só imposto alto, mas toda um modo de agir que penaliza o cidadão. Temos que pagar impostos altos e não devemos esperar serviços em troca.

 

Quanto ao post do Sérgio, há pouco escrevi pelo site dos correios pra saber porque uma encomenda foi de SP para Curitiba e a resposta veio em dois dias.

 

Ah, o que eu gostaria de saber é porque não temos a possibilidade de fazer o que a DHL faz? Por que não existe a possibilidade de eu ir buscar diretamente minha encomenda com comprovante de quanto paguei e disposto a pagar o imposto? O que a gente vê é um sistema ineficiente que aumenta custo pra todos e ainda por cima nos desrespeita, arbitrando valores a esmo, mesmo quando temos prova de que pagamos valores menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do assunto ser café e correios eu não resisto ;) e vou tentar responder as suas perguntas .

Por volta de 2011 a FGV publicou um lista de 122 paises onde o Brasil era o mais fechado. Começa aí o rolo , nós vivemos em um pais fechado para o comercio internacional.

Por volta de 2002 a nossa infraestrutura (portos , aeroportos e estradas) estava entrando em colapso , de lá para cá , só piorou , resultado , aumento absurdo dos custos de transporte.

O sistema tributario com o argumento de "proteger a industria nacional" fecha o pais a concorrencia estrangeira , o que só aumenta a ineficiencia e os preços internos. Quando vc decide importar algo no Brasil vc nao paga um tributo , na verdade vc é penalizado por tomar essa decisão.

Finalmente .........o correio é uma atividade de uso intensivo de mão de obra , os EUA são um pais de tamanho similar ao Brasil , lá a USPS tem 500.000 funcionarios , aqui o nosso correio na faixa de 140.000 , paises minusculos como Inglaterra , França , Italia e Alemanha tem em média 300.000 funcionarios , os nossos correios , como a nossa infraestrutura , não atendem as necessidades do pais.

Na verdade os correios são só a ponta do iceberg de ineficiencias e decisões politico economicas desastrosas para o pais.

 

Dito isso , vamos voltar a falar de café :) , porque falar de economia só dá tristeza. :(

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bons os números.O tópico era justamente sobre correios, portanto tirando possivelmente o meu primeiro post, na parte da revolta pessoal, me parece que ainda estamos bem dentro do assunto.

Li aqui sobre gente que recebeu em poucos dias encomendas do ebay, mas também de gente que disse que por agora está tudo imprevisível. Espero que as minhas pelo menos cheguem.

Estou com três em aberto (porta-filtro sem fundo, hario com filtros e um filtro VST) e acho que já estão todos em Curitiba. Vamos ver quanto tempo vou precisar esperar. O Hario vem do Japão e o frete foi, pasmem, 5 USD! Chegou também em 4 dias no Brasil. Por falar nisso, achei curioso que o código de rastreio tanto dele quanto o do pf que vem de Chipre, funcionam no Brasil, mas o do filtro, que é dos EUA, não. Me parece que os códigos, exceto o dos eua são internacionais (o dos eua funciona no site do usps). Isso pra vocês verem como sou leigo no assunto (até agora, só tinha comprado um tamper chinês de 51 mm pelo ebay).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente chega muito rapido no Brasil, mas quando para em Curitiba fica um tempao la na receita aguardando a liberacao.

meu hario v60-01, papeis e o porlex mini chegarama do japao em sp em uns 3 dias no max, porem desde o dia 13 esta emperrado em Curitiba hehe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que não troquem os Harios (o meu -e v60-02) :). Avise quando chegarem os seus que eu fico já de prontidão quanto às minhas encomendas (as mais rápidas chegaram dia 14 em Curitiba).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum de vocês já usou serviço de encaminhamento do tipo shipitto? Acho que li algo sobre gente comprando em sites que só entregam nos eua e depois mandando via este serviço e queria opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma encomenda que a alfandega liberou dia 14/11 e estava a caminho do Rio. Só que o rastreio não mudou mais... Amanhã vou ligar no correio tentando reclamar. Só falta terem perdido =(

 

Finalmente chegou hoje, entregaram aqui e não paguei imposto =) Perfil atualizado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Pelo que ouvi na reportagem do Jornal da Globo ontem, dependerá de regulação interna a ser definida por agências do governo envolvidas e Congresso americano.

Todavia, será um serviço opcional e seletivo, a ser oferecido apenas para determinados itens e endereços pre selecionados.

A Márcia é que está certa - grande marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mini gaggia é show. Só achava que só havia usada. É isso mesmo? Não deu problema nem imposto? Depois a gente fala mal dos correios. Quanto pior o trabalho deles, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...