Ir para conteúdo

Correio! #%@&!!!!


JorgeO

Postagens recomendadas

Ué, mas aí é o livre mercado, não?

De jeito nenhum, como competir com uma empresa estatal que possui isenção fiscal não apenas nos serviços em que detém monopólio (serviços postais) como também em TODOS os outros serviços que presta (encomendas, banco postal etc.)? Livre mercado é quando as empresas concorrentes possuem igualdade de condições (legislativas e tributárias) para competir livremente. Fazendo uma analogia bem tosca: é o mesmo que organizarmos um campeonato de futebol entre times de bairros, mas no seu bairro mora o presidente da CBF, que coloca metade da seleção brasileira pra jogar no seu time. Será que haverá competição real no campeonato? Será que algum outro time vai querer jogar pra valer? Porque você acha que nenhuma dessas grandes multinacionais de logística entrou pra valer no Brasil ainda no setor de encomendas, um setor que é extremamente carente por, ao menos, alternativas?

 

Veja, não estou dizendo que a ECT é a pior empresa do país e que todos os serviços que presta são horríveis, reconheço que há muitas virtudes na empresa e que alguns serviços prestados são realmente bons (apesar de caros). Porém, acredito que ela ainda está muito aquém do que poderia ser (mas muito mesmo), o que, na minha opinião, está diretamente ligado ao fato de a ECT ser uma empresa gerida pelo Estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correio foi um dos únicos que ao tentarem privatizar ninguém quis.

Não que eu seja a favor de privatização acho que alguns serviços pioraram, mais a concorrência geralmente leva a um serviço melhor.

 

Moro em cidade divisa de estado, ao cotar um frete vindo de Sampa por transportadora se eu pedir pra entregar na cidade do PR. é o mesmo valor para a cidade vizinha de SP.

Correio não, para a cidade do PR dobra o preço e os dias para entrega, falta de infraestrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analogias futebolísticas eu passo! :) Monopólio é só na entrega de cartas e outros serviços, eu comentei de encomendas, e temos opções, bem como o mercado é aberto. Existe dificuldades de transporte (falta de opções além da rodovia), mas isso é inclusive para os Correios.

 

Não dá para comparar o serviço de uma transportadora, que pode focar em rotas ou regiões específicas, com o serviço dos Correios que tem que atender o Brasil todo(e que não é uma transportadora). A dificuldade maior para nós é enxergar o todo, como são importantes os serviços básicos e que atendam a maioria.

 

Eu escrevi nesse tópico mais para tentar dar um contraste às opiniões que me parecem mais emotivas que lógicas, a começar pelo título. Talvez alguma análise de satisfação dos clientes e comparação com outras empresas de correio nacional estrangeiras possa iluminar a discussão. Certamente se resumirmos a discussão a "gosto não se discute", aí concordo que não adianta escrevermos aqui e volto aos tópicos de café.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carneiro respeito seu ponto de vista e acho a discussão saudável, eu gosto de ler argumentos contrários para refletir sobre os meus próprios, sempre cresço com essas discussões.

 

Também não gosto a analogia futebolística (por isso chamei de tosca), mas foi a melhor que encontrei de ilustrar a situação do mercado, que, apesar de aberto, não é livre de fato. Eu me referi ao monopólio de serviços postais (talvez tenha usado o termo errado) para citar justamente o serviço de envio de cartas onde, acho correta a isenção fiscal justamente por ser monopólio estabelecido (apesar de não ter uma opinião 100% formada sobre a vantagem ou não dessa situação). O problema é que os Correios possuem imunidade tributária em todos os serviços, inclusive onde o mercado é "aberto", aí fica difícil competir, concorda? Como uma empresa vai investir pesado para entrar nesse mercado de encomendas, atendendo a todo o país, sendo que a competição já começa desigual.

 

Mas, na minha opinião, o maior problema não é nem esse. Com o governo que temos atualmente, quem garante que, caso uma empresa que entre de cabeça no mercado nacional de encomendas comece a roubar receita da ECT, o governo não lance uma PEC protecionista qualquer que inviabilize completamente as operações da empresa concorrente? Não vejo nosso país trilhando políticas que viabilizem o livre mercado nesse setor (nem em outros, na verdade). Aí fica tudo nas costas da ECT mesmo, infelizmente, e nós ficamos sem opções na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, parece que o governo prefere criar um clima de negócios em que é tão difícil empreender, que não há praticamente concorrência. Não precisamos nem ir pelo lado de infra-estrutura. Concordo que é difícil ter que servir toda uma população, mesmo com negócios que não dão lucro, como é o caso de várias empresas públicas. Agora, todo dia lemos celebração de mais um recorde de arrecadação do governo, ou agora da tonelada de cabelo que foi apreendida supostamente subfaturada.

O que nunca se fala é o reverso da medalha. Nos EUA entra contêiner sem fiscalização para não atrasar o comércio. Aqui a gente tem que esperar mais de um mês por um pacotinho bobo porque o único interesse é pegar os sonegadores eternos. Nunca se discute o fato de a sonegação também estar ligada aos impostos altos e serviços ruins. Os impostos da escandinávia são mais altos, mas o serviço que se recebe é ótimo. Aqui...

A mentalidade do país é bastante anti-capitlasita. O empresário é o vilão, sonegador. Se alguém ousar falar em público estas coisas que disse aqui, é bombardeado com críticas do tipo "quem é que precisa comprar portafiltro importado? Burguês de $&%!".

É realmente impressionante toda essa retórica anticapitalista num país onde os bancos não param de ter lucro recorde e a população não para de pagar imposto recorde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analogias futebolísticas eu passo! :) Monopólio é só na entrega de cartas e outros serviços, eu comentei de encomendas, e temos opções, bem como o mercado é aberto. Existe dificuldades de transporte (falta de opções além da rodovia), mas isso é inclusive para os Correios.

 

Não dá para comparar o serviço de uma transportadora, que pode focar em rotas ou regiões específicas, com o serviço dos Correios que tem que atender o Brasil todo(e que não é uma transportadora). A dificuldade maior para nós é enxergar o todo, como são importantes os serviços básicos e que atendam a maioria.

 

Eu escrevi nesse tópico mais para tentar dar um contraste às opiniões que me parecem mais emotivas que lógicas, a começar pelo título. Talvez alguma análise de satisfação dos clientes e comparação com outras empresas de correio nacional estrangeiras possa iluminar a discussão. Certamente se resumirmos a discussão a "gosto não se discute", aí concordo que não adianta escrevermos aqui e volto aos tópicos de café.

 

Márcio.

 

Não que eu tenha tentado comparar isso da transportadora de micro região com os correios.

Mais é falta de estrutura sim, que veja bem o fato de ser mais caro é que tudo tem que passar na regional pra chegar no destino. Já a transportadora vem direto.

Não seria o caso de ter micro-regionais, assim iria pro lugar mais perto economiza tempo e dinheiro.

 

 

Carneiro respeito seu ponto de vista e acho a discussão saudável, eu gosto de ler argumentos contrários para refletir sobre os meus próprios, sempre cresço com essas discussões.

 

Também concordo. ;)

 

Nunca se discute o fato de a sonegação também estar ligada aos impostos altos e serviços ruins.

 

Ossa cara! vc. tirou as palavras da minha boca (ou dedos)....

Dá uma impressão que se compra coisas do e-bay porque acha bonito, não porque o governo mata com impostos e o comerciante torce um bocado a mais a faca no bucho do cliente.

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aleluia! Meu Terroá consta agora, 13:07, como "saiu para entrega". Postado em 28/11 por PAC. Enfim, a vida como ela é. Depois eu posto em outro tópico se pelo menos é bom o Broto (menos manjado que o Vento Norte, pelo que li aqui).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Um alerta informativo.

Por conta dos transtornos causados pela chuva da 4ª feira - 11/12 - todo o trânsito de mercadorias oriundas ou com destino ao Rio de Janeiro, assim como das/para as regiões atendidas pelo CTE Benfica/RJ estão experimentando atrasos de até 3 dias. Não houve coleta nas agências e também não foram recebidas e despachadas as cargas do CTE em 11/12. O acúmulo nas agências só hoje deverá ser resolvido, mas no CTE ainda levará alguns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que há uma dicotomia que tem ser feita desde o início. Os correios e a alfândega. São coisas distintas que até tem um ponto de conexão, mas ainda diferentes. Abstraída a importação, os Correios não são tão ruins assim.

 

Aliás, meu café da Square Mile já vai nascer morto. Já fez uns dois meses da encomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Oi, Ruston, suas coisas que tavam em Curitiba desde o dia 13/11 chegaram? As minhas continuam desde o dia 14/11 lá, sendo que duas outras mais recentes já até passaram na frente e chegaram aqui em casa: o Hario V60 do Japão e uma gaxeta da Austrália. Alguém sabe se tem como se informar com a alfândega sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou hoje, 6/01 meu portafiltro sem fundo (cachimbo nú) da Gaggia, do Chipre. Após uma estada agradável em Curitiba desde 14/11 do ano passado, onde pode esperar os dias mais quentes do Rio passarem, finalmente pude testar.

A primeira extração com 17g começou com dois fluxos que só depois se juntaram. Aí baixei pra 16g e confesso que até que ficou bem bonito.

Achei super legal. Dá pra ver tudo, até o tal do alouramento (blonding).

Vou ver se amanhã de manhã fica mais claro pra fazer um vídeo (tentei agora, mas tá muito escuro e não dá pra ver nada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devia ter uma técnica para restaurar café velho depois de torrado :huh:

 

Para café verde velho o Bernardo já tem umas dicas.. Mas para torrado é que tá difícil! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adubo.

 

Bem, para voltao ao tópico (mas ou menos, já que é mais alfândega que correios), não vão achar que todas minhas encomendas chegaram. O filtro vst que comprei no mesmo dia que o pf ainda não veio. Esse só chegou em Curitiba dia 19/11. Vamos ver se chega em 4 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rus.. Não sei o que é a sua encomenda. Mas o preço dela deve ter reduzido em uns 80% só de depreciação né? Afinal de contas ela já rodou o país inteiro. Kkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples , em 23/12 ela foi encaminhada de Londrina para BH , a partir daí estraviou e apareceu em Recife quando foi encaminhada para Juiz de Fora em 6/1.

 

Ruston , eu gostaria sugerir a alteração do nome desse topico de " Correio"!@#$%%" para "Meu Deus - Dai-me Paciencia".

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rus, vai chegar é vazio, evaporou tudo no caminho. Com o tempo de espera e o vexame do atraso, devia pagar mais caro e comprar logo um aqui. Larga mão de ser mineiro. :D

 

beijo saudoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um amigo nissei que tem um outro amigo nissei (pareço o Snoop Dog) que uma vez tava nos EUA e tinha que marcar numa caixa a "race". Lascou "hispanic". O cara do lugar (aeroporto, sei lá) reclamou, porque ele era asian. O cara aí retrucou, falando que era brasileiro e como não tinha essa opção, hispanic era a melhor aproximação.

 

Quando me viam falando com meu amigo no elevador, os americanos (ou outros não falantes de português) sempre ficavam impressionados como eu falava japonês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: :lol: :lol:

 

Alex, como diria você né: Ué.. Eu fiquei esperando chegar um japonezinho, baixinho do olho puxado. Aí chega um cara grande, dos olhos esbugalhados.. kkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rus, vai chegar é vazio, evaporou tudo no caminho. Com o tempo de espera e o vexame do atraso, devia pagar mais caro e comprar logo um aqui. Larga mão de ser mineiro. :D

 

beijo saudoso

 

kkk, fui economizar no Sedex, deu nisso! kkk

Sedex era 45 reais para um perfume! :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...