Ir para conteúdo

Correio! #%@&!!!!


JorgeO

Postagens recomendadas

Parece estória de conspiração, tão na moda ...

Mas pela minha experiência, e a da maioria dos colegas, percebo que a correspondência de, e para os EEUU, tem recebido um tratamento diferente das outras origens.

Não saberia dizer se a grande demora, bem como a cobrança inexorável de tributos, e causada pelo Brasil ou pelos EEUU, se se deve a medidas extremas de segurança, de arrecadação fiscal ou de sabotagem para favorecer a entrada das empresas privadas no mercado nacional, mas alguma explicação deve ter desde que a diferença de tratamento no serviço é clara e evidente.

Desta vez uma simples carta, peso mínimo, enviada em setembro 2013, acabou chegando em final de janeiro de 2014, levou quase cinco meses para cobrir um percurso de sete horas de vôo ..

As outras cartas, dos EEUU que recebo periodicamente, chegam com três meses de atraso, enquanto as da Bélgica em 15 dias estão aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O país que envia não tem controle sobre o que acontece quando chega aqui. O volume de encomendas dos EUA deve ser bem maior do que da Europa, por exemplo (preços costumam ser mais baixos), mas isso por si não justifica todas as encomendas europeias passarem na frente das americanas. Acho que há uma aposta da alfândega que "vale mais a pena" parar essas encomendas. O jeito é na medida do possível evitar os EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Algum de vocês, quando foi tributado, viu no rastreamento algo assim:

Encaminhado de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR?

Minha pergunta na verdade é se esse é o caminho usual e o que vem depois (mandam carta chamando pra pagar?).

Como o troço ficou 3 meses parado e só se mexeu depois que eu reclamei na ouvidoria da receita, queria saber se é isso mesmo.

Ah, alguém por acaso se deu ao trabalho de contestar a tributação? Só passa dos 50 usd no meu caso somando o frete.

 

Reli a portaria agora e está claro que o valor aduaneiro (base de cálculo para os 60%) inclui o frete. Isso me parece uma quebra total de isonomia. Um importador paga mais ou menos dependendo de quão longe do exportador está, só que me parece pouco provável ganhar algum apelo nesses termos. Acho que só vou reclamar se inventarem um preço maior do que paguei. Bem, antes quero ver a coisa.

Editado por José Cal Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas de minhas encomendas tributadas estavam com esta mensagem ou algo parecido. Mas não recebi carta nenhuma falando da tributação. A atualização do Correios após a emissão da nota e a chegada do produto na minha cidade era Aguardando retirada do produto. Só isto nada mais.

 

Quanto à tributação lembro me de ter lido em algum lugar que se o PRODUTO estivesse abaixo dos 50 dólares, não era tributado. Porém, se o valor do PRODUTO fosse acima dos 50 dólares, a tributação incidia sobre o valor total do PRODUTO + FRETE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, objetos enviados por pessoa jurídica (empresas, firmas, lojas virtuais, etc) estão sujeitos à tarifação quando ultrapassarem os U$ 30 (objeto + frete). O problema é que não há padronização nos

 

tratamentos. Às vezes a taxação incluí o frete, às vezes não. Às vezes eles taxam, às vezes não. Compro uns CD's no japão que custam mais de U$ 30. Teoricamente TODOS deveriam ser taxados. Mas

 

não são. Os últimos 4 que eu recebí não foram tributados. Quanto à demora, não acho que seja só de objetos enviados dos EUA. Tenho uma encomenda que veio da Republica Tcheca e demorou 94 dias

 

!!! Eu já estava até acionando o vendedor para o recebimento do seguro. Tenho coisa que veio dos EUA que chegou dentro dos 30 dias habituais. Tenho encomenda enviada da Turquia que depois de

 

180 dias foi dada como perdida pelos CORREIOS. Tem coisas que vem dos EUA via Amazon.com, que já vem tarifado na origem. Fretes feitos por courrier UPS, FedeX, DHL, etc, também são tarifadas

 

contra entrega. Eu acho que são tantas as variáveis que só analisando caso à caso.

 

Completando tua colocação Miyamoto, encomendas até U$ 50 (objeto + frete) só estão livres de tarifação em compras feitas entre Pessoa Física/Pessoa Física.

 

Abçs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as cartas, elas são enviadas pelas Agências do Correios. Normalmente eles dizem que a encomenda está à sua espera na AG tal e foi tarifada. Ou não. Neste caso, eles só avisam que o objeto está à disposição na AG tal e vc tem X dias para retira-la.

 

Tem Agências que não mandam as cartinhas ou telegramas. Você que tome conta da sua encomenda pelos setor de rastreamento. Enfim, como disse antes, cada caso é um caso. 

 

Sobre contestação de tarifas alfandegárias, tenho um amigo que passou por isso há pouquissimo tempo atrás. Ele pediu uma peça para um aparelho que ainda estava na garantia, o fabricante mandou, todos os valores e documentos estavam certinhos. A Receita Federal arbitrou qq coisa da cabeça deles e mandou brasa no imposto que nem sequer era devido. Ele apresentou a contestação, esperou 2 meses, mas ganhou !

 

Pensa só se vale à pena se indispor com a RF. Não esqueça das listinhas negras do PT ....

 

Abçs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, dica, não precisa ficar apertando enter quando está escrevendo seu texto. Quando a linha chega no fim da caixa de entrada ela faz a quebra sozinha. E quando a msg aparecer no fórum as quebras são automáticas dependendo da largura da tela de quem vê.

 

Do modo que vc faz, o texto fica todo quebrado e chato de ler.

 

(edit)

 

Sua última msg está ok, a penúltima e outras é que não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Fernando.. Como você mesmo disse, o problema é que não há padronização. Fica difícil saber quando será taxado ou não..

 

Na maioria da vezes, não é ... Mas tem uma certa lógica. Se fugir dela, ótimo ! Por exemplo, meu LIDO 2. Pode ser que não seja taxado ? Pode ! Mas a lógica diz que será ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Hario Mini foi taxado..  :blink:

 

E adivinha qual categoria? Acessórios para Celular..  :wacko:

 

Particularmente, nunca tomei espresso de celular moído na hora...  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, dica, não precisa ficar apertando enter quando está escrevendo seu texto. Quando a linha chega no fim da caixa de entrada ela faz a quebra sozinha. E quando a msg aparecer no fórum as quebras são automáticas dependendo da largura da tela de quem vê.

 

Do modo que vc faz, o texto fica todo quebrado e chato de ler.

 

(edit)

 

Sua última msg está ok, a penúltima e outras é que não.

 

Prometo que vou melhorar ! Eu não sabia que era como a RF, às vezes quebra, às vezes não ...  ;):)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Hario Mini foi taxado..  :blink:

 

E adivinha qual categoria? Acessórios para Celular..  :wacko:

 

Particularmente, nunca tomei espresso de celular moído na hora...  :rolleyes:

 

 

Tem uma primeira vez para tudo ....

 

Eles devem ter visto um monte de ideogramas japas, e acham que tudo é eletronico ou celular ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas compras do ebay em geral são de pessoa física. No outro tópico sobre compras abaixo de 100 usd e taxação, tem um documento para se queixar e fala até que aliexpress (acho que era esse) não é uma pessoa jurídica e sim uma associação de pessoas físicas. 

 

Agora, infelizmente tanto a portaria como os correios afirmam que o valor aduaneiro é valor do produto acrescido de frete e eventual seguro. Portanto não há dúvida quanto a isso. O fisco pode deixar passar, mas está lá escrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, vocês responderam a minha pergunta pela metade. Como foi que descobriram como pagar e retirar o produto?

Eu escrevi para os correios no site perguntando, mas gostaria de ouvir relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viram os ideogramas pelo raio X?  :blink:

 

Eles abrem as caixas para ver se tem documentação com valores divergentes dentro. Se descobrirem fraude além da tarifação vc recebe uma multa de quase R$ 300 !!! Abre o olho !!!!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, aqui (e em sp tb) acho que sempre ou foi inidicado no rastreio "aguardando retirada", e/ou recebido aviso dos correios para retirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas compras do ebay em geral são de pessoa física. No outro tópico sobre compras abaixo de 100 usd e taxação, tem um documento para se queixar e fala até que aliexpress (acho que era esse) não é uma pessoa jurídica e sim uma associação de pessoas físicas. 

 

Agora, infelizmente tanto a portaria como os correios afirmam que o valor aduaneiro é valor do produto acrescido de frete e eventual seguro. Portanto não há dúvida quanto a isso. O fisco pode deixar passar, mas está lá escrito.

 

 

Não necessariamente ... Há muitas Pessoas Jurídicas no eBay. Aliexpress é tratada como PJ. Se alguém disser ao contrário, duvide. O menos arriscado é falar diretamente com o vendedor. Todas as combinações e procedimentos ficam claros ....

 

Essa portaria pode ser nova, mas juntar frete + objeto é antigo ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, quem envia o carta de retirada é o Correios.. Mas no site do Correios, aparece o nome da Agência dos Correios e endereço o qual você vai retirar o produto. Lá, eles emitem dois boletos para pagar. Um federal e outro estadual. O federal você paga na Caixa e Lotéricas, enquanto o estadual paga direto lá, mas só depois de ter pago a primeira. Depois de tudo pago você retira o produto.

 

Respondido?  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas e aí, essa é justamente a pergunta? Vocês vão a uma agência perguntar, escrevem  pelo site perguntando?

 

 

Não adianta ir na Agência. Você deve procurar pelo nº de rastreio no site dos Correios. Quando é encaminhado para as Agências aparece lá. Normalmente, isto passa por um setor de triagem em Benfica antes de ser mandado para as Agências ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, no rastreio aparece em qual agência vc tem q retirar.

 

Nunca tive que pagar em lotérica, sempre um valor só na agencia e obrigatoriamente em espécie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, talvez o tratamento seja diferente para cada estado. Talvez eu tenha invertido as bolas.. O estadual paga na lotérica e o federal nos Correios.. Agora fiquei na dúvida..

 

Cal, normalmente é uma agência próxima à sua residência. E como o sergio falou, tem que ser pago em espécie...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...