Ir para conteúdo

Ajuda na compra de máquina de espresso de até R$1.000,00!


Acallejas

Postagens recomendadas

Pessoal:

 

Descobri esse fórum através do HTFORUM, do qual sou membro há vários anos. Parabéns pela iniciativa dos fundadores. Tenho descoberto várias informações úteis aqui e agora gostaria de pedir a opinião de vocês sobre a compra de uma máquina de café espresso.

 

Inicialmente, gostaria de dizer que resolvi comprá-la porque somente eu tomo café aqui em casa, de modo que todo dia sobra um monte de café na garrafa: um verdadeiro desperdício. Também resolvi comprá-la porque gosto muito de café espresso e, assim, pretendo conhecer novos aromas e sabores, com a ajuda de vocês, é claro.

 

Também gostaria de ressaltar, de início, que no futuro (daqui a 3 anos mais ou menos), pretendo adquirir numa viajem no exterior, uma Rancilio Silvia, já que os preços no Brasil são impraticáveis. Assim, isso deve ser levado em consideração por vocês no momento da indicação.

 

O valor que gostaria de investir é de até R$1.000,00 com a máquina + moinho.

 

Após pesquisar um pouco, cheguei aos seguintes equipamentos:

 

1ª) Cafeteiras espresso "básicas": até R$400,00

 

- Oster OEMP50

 

- Electrolux Chef Crema Espresso

 

- Mondial C-08 Espresso

 

- DeLonghi EC-200 Espresso

 

2ª) Cafeteiras espresso "intermediárias": até R$800,00

 

- Espressione Cube 2.0

 

- Espressione Cube Plus

 

- Gaggia Dose Espresso

 

- Breville Roma Espresso

 

O Moedor de Café escolhido foi o Krups - Arno, no valor de R$200,00 (aceito outras sugestões).

 

Pelo que li no fórum, a Mondial C-08 é boa e barata e usa bomba Ulka. Parece-me uma boa máquina para o início. Também tem boas opiniões sobre ela no Buscape. Sobre a Oster OEMP50 e a DeLonghi EC-200 Espresso também há boas opiniões no Buscape, e só. Quanto a Electrolux Chef Crema Espresso, também me parece bem avaliada no fórum.

 

Na linha das intermediárias, gostei da Espressione Cube pelo visual retrô, mas não encontrei muitas opiniões sobre ela. Mas usa bomba Ulka. A Gaggia Dose Espresso me pareceu frágil, pois ao contrário das irmãs mais caras (Baby Twin e Baby Class), que usam Aço Inox Satinado, o seu corpo é de ABS e não usa sistema de caldeira Thermoblock e sim 2 termostatos externos. Quanto a Breville Roma Espresso, achei bem bonita, robusta e pesada (6,23kg), tem design em aço inoxidável e Bomba italiana Thermo Block.

 

Se não me engano, todas usam filtros pressurizados, não é? Nesse caso, é possível comprar o filtro separado? Faria alguma diferença?

 

Gostaria muito da opinião e conhecimento de vocês, para que então possa decidir com mais segurança e então ingressar nesse maravilhoso mundo dos apreciadores de café.

 

Obrigado.

 

Acallejas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

espresso é realmente essencial pra você?

Porque como muitos vão te dizer aqui o moedor é mais importante que a máquina e se o seu maior problema for despedício de café existem algumas opções pra você fazer café pra uma pessoa, que são rápidos e custam relativamente pouco,

digo isso também porque apesar do espresso ser preparado relativamente rápido, você ainda vai ter que esperar a máquina ficar pronta para o preparo (a minha Baby Twin necessita de uns 15 minutos aproximadamente).

Não estou querendo te desestimular nem nada,

só quero trazer outras opções,

existem métodos bem legais como a prensa francesa e a aeropress que te darão excelentes resultados.

E se você pensa em ter uma Silvia é bom pensar em um bom moedor pra acompanhâ-la,

o da Krups que você citou, por exemplo, não te dará bom resultado pra máquinas com filtro/porta-filtro comerciais,

apenas com os pressurizados.

Quanto aos filtros, sei que a Imeltron vende os não pressurizados da Gaggia, das outras não sei, mas acho que alguém no htforum cortou o fundo de um filtro da chefcrema e deu certo.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Totalmente de acordo com Bruno.

Durante anos usei, com muito prazer, minhas cafeteiras italianas (Moka) , de inox, com um moinho Braun,

O sabor era nitidamente superior ao que obtinha da minha espresso DeLonghi, que só utilizava para quebrar o galho fazendo um única dose quando sozinho, e que ja era incomparavelmente melhor que os cafés, dito gourmet, comprados já moídos.

Obs.: o resultado com as moka de alumínio nunca me convenceu, tenho a impressão de sentir um gosto estranho, além de serem muito mais difíceis de regular (pasa muito rápido ou do contrario entope, as minhas de inox usam praticamente a mesma regulagem que a espresso sem problemas).

Só agora, com um moinho melhor e uma boa máquina é que o espresso, e especialmente os latte e capuccinos, são mais gostosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Sugiro uma olhada no seguinte tópico, que tem relação direta com o seu: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/148-viva-gaggia-por-r-35000-e-ate-por-menos/

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, Bernardo e Leonardo:

 

Obrigado pelas respostas. Vejam bem, sei que para fazer um bom espresso é indispesável um excelente moinho e, pelas minhas poucas andanças aqui no fórum, já pude ver alguns desses produtos, cujo custo é de R$1.000,00 para cima. Mas só pretendo adquirir um moedor de café de qualidade quando comprar a Rancilio Silvia, o que não será agora nem em um futuro próximo. No momento, gostaria de me iniciar no café espresso, comprando uma máquina simples mas boa para o seu padrão, ou seja, quero gastar pouco, mas dentro desse pouco, quero investir bem o meu dinheiro, comprando um bom produto. Sei que esse produto não irá me proporcionar a melhor experiência mas no momento é o que pretendo fazer. Quero apenas tomar um bom café espresso de duas a três vezes ao dia, bem como para servir a visitas que também apreciem esse tipo de café. O tempo de espera para se fazer um bom café espresso não é problema para mim.

 

Com relação aos moinhos "baratos", de entrada (encontrei um da Gaggia por R$300,00), não adiantam de nada? Isso significa que seria melhor comprar café já moído, que ficariam melhor do que café em grãos de qualidade mas moídos num moedor barato?

 

Preciso da ajuda de vocês e agradeço aos posts dos colegas acima.

 

Acallejas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café já moído é furada!

 

Entendo a idéia de gastar o pouco dinheiro em um bom produto, mas eu não acredito que os moinhos mais simples e máquinas baratas são bons produtos para espresso.

 

Combinação moedor simples e máquina simples (filtro pressurizado) te dará um quase espresso. Em geral será algo mais próximo do café creme, um café mais diluído (ou de extração bem menor) que o espresso. Mais fácil de usar e mais garantido sair sempre o resultado satisfatório.

 

Combinação moedor bom e máquina boa (filtro sem pressurização) te dará um espresso. Mais difícil de usar, garantido um resultado bom e com cuidado e café excepcional, pode obter resultados excelentes.

 

Depois disso pode aumentar a qualidade com moedor melhor e depois máquina melhor (ou modificações na máquina boa, dependendo do caso).

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Eu adicionaria a combinação moedor bom + máquina simples, que com cuidado e café excepcional dá um bom espresso.

 

 

Alexandre,

 

Esse moinho Gaggia por 300,00 provavelmente é um Gaggia MM. Se o modelo for esse você será capaz de usá-lo apenas em máquinas com filtro pressurizado. Ainda assim é bem melhor que café já moído, que a meu ver é a pior opção de todas mencionadas aqui.

 

Se você de fato intenciona comprar um moedor melhor junto com uma máquina melhor, então o Gaggia MM te servirá como opção de baixo custo, repito, desde que usado com máquinas de filtro pressurizado.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao moedor, todos seguimos o caminho correto (eu fui assim).

 

Primeiro comprei o Rancilio Rocky e depois a cafeteira.

 

Só pra lembrar, seu eu não estiver enganado, tem um moinho gaggia MDF anunciado aqui por algo perto de R$550.

 

É uma excelente escolha por um excelente preço.

 

Recomendo pelo preço.Você não vai achar nada melhor.

 

Valeu

 

Rafa Rocks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O post que o Rafa falou foi esse aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/84-vendo-gaggia-mdf-e-tamper/

 

o preço tá legal e por R$500 você compra um moedor que te dará um resultado legal até mesmo com máquinas com filtros não pressurizados.

 

E por menos de mil reais você consegue montar um set como o Leo falou: moedor bom + máquina simples.

 

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Pode ver se o pessoal da Coffee Machine ainda tem essa Gaggia Baby do anúncio: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/105-promocao-gaggia-baby-apenas-para-membros/

 

Por R$1250,00, um pouco mais do que você pretendia gastar você monta um set bacana com máquina e moedor bacanas.

 

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, a idéia do Bruno é fantástica, e talvez, a melhor opção para seu orçamento, mas se de tudo você não quiser superar os R$ 1.000,00, compre o moinho Gaggia MDF anunciado aqui e uma expressione cube 2.0, pois ela tem bomba ulka, e opção para pó, sachê e cápsulas, ou seja, vc vai ter muito com o que brincar até comprar sua rancilio.

E o melhor, garantia e assistência pela cafefacil.com, que são muito educados e prestativos.

Por 3 anos vc estará tranquilo

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Acabei de ler num forum alemão, e parece que muitos passamos pela mesma experiência : só compreendemos realmente a importância do moinho quando nos deparamos com nossa nova e sofisticada maquina de espresso na cozinha, sem conseguir obter algo que se possa aproveitar ...

 

O melhor são as tentativas de convencer-se de que "não esta tão ruim assim" ou que "esta melhor que a anterior" ou ainda "mais querida, o que é precisamente que não gostaste? Ou: como que o da Melita é melhor !!" :-))))

 

Devo confessar que também foi meu caso, mas tenho a desculpa que na minha época não existia internet :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal:

 

Gostaria de agradecer a gentil contribuição de todos que postaram mensagens na tentativa de me auxiliar na compra da minha máquina espresso + moinho.

 

Gostei muito da idéia do moinho Gaggia MDF usado + cafeteira espresso "simples", para um futuro upgrade daqui a 3 anos. Essa Gaggia Baby também é interessante e o preço não é absurdo: sei que é uma máquina muito boa.

 

Somente agora percebi a importância primordial do moinho na qualidade do espresso.

 

Pensei até mesmo em importar da Amazon uma Breville BCG800XL Smart Grinder, que está $199,00, mas aí o frete seria pelo sistema courier (acho que pela DHL), onde os impostos são antecipados (imposto de importação e ICMS), totalizando cerca de $500,00, ou seja, R$900,00. Nesse ponto, resolveria definitivamente a questão do moinho...mas a grana, no momento, tá curta. Alguém tem idéia de quanto custa esse moinho no Brasil? O Rancilio Rocky não está disponível pela Amazon, mas por outra empresa, que não entrega aqui.

 

Muito obrigado pelas contribuições. Estou estudando as possibilidades e logo logo irei me decidir.

 

Acallejas.

 

P.S.: numa das fotos postadas na Amazon por um dos compradores do moinho Breville BCG800XL pude perceber o que todos dizem aqui sobre o que é o verdadeiro expresso e o que é café creme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

se não me engano não tem loja que vende o Smart Grinder no Brasil.

Acredito que com a Gaggia Baby citada você não precisaria trocá-la por uma Silvia,

se após essa máquina você achar que vale a pena um upgrade provavelmente será por uma com trocador de calor ou uma com duas caldeiras.

O MDF vai te servir bem,

o maior inconveniente dele é a limpeza, quanto aos passos distantes entre as regulagens dá pra acertar isso com dosagem e compactação,

eu usei um por uns 5 meses e me dava resultados bem legais com a Baby Twin.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acallejas,

 

Fique atento à loja www.chefscatalog.com. Vira e mexe eles fazem promoções e o preço do Smart Grinder cai. Eu comprei o meu lá no ano passado e eles tem o mesmo sistema da Amazon no qual vc paga o valor total já com impostos de importação. A vantagem é que vc já fica sabendo o valor na hora da compra.

 

Os preços lá mudam quase semanalmente e pode ser que vc consiga preço melhor que o da Amazon. infelizmente esse modelo de moinho ainda não vende no Brasil.

 

Abraços,

 

Léo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 years later...

Boa noite.

Hoje mesmo, durante um intevalo no trabalho, alguns colegas e eu sentados a mesma mesa, estávamos comentando nossas experiências com Fóruns de diversos temas, praticamente todo mundo citando um Fórum diferente do colega, o que me parece muito lógico, visto que são pessoas de regiões diferentes do Brasil, idades diferentes, culturas diferentes, condições socioeconômicas; cultura regionalista muito forte e ao mesmo tempo mais limitada a um Estado da Federação, como o Rio Grande do Sul, que influencia e influenciou muito na cultura de Santa Catarina, principalmente quando se sai do maravilhoso litoral, e "sobe-se a Serra", seria a Serra do Mar, que corta transversalmente o Estado "ao meio", e divide a colonização e cultura de uma forma muito notável, com Gaúchos e Catarinenses desse meio-oeste até o Oeste. E o Litoral devido ao tipo de colonização, Portuguesa, Espanhola, ora revezando, mas digamos seja Lusitana que trouxe muitos novos habitantes das Ilhas dos Açores - Açoreanos, com uma cultura bem divergente da vista anteriormente aqui. De onde saiu aquele sotaque litorâneo cantado kkkkkk que nem nós gostamos kkkkk, mas representa nossa Cultura litorânea hoje, principalmente em Florianópolis, aonde passei vários anos na minha graduação de Medicina na UFSC. Citei essa parte de morar e estudar em Floripa, pois passado vários anos aquele sotaque ainda não é totalmente deglutível. Agora em Floripa quase não se ouve mais, mas em cidades vizinhas, como Biguaçu, Palhoça, etc, mas PRINCIPALMENTE em Antônio Carlos kkkkkkkkkk.

 

Não se preocupem que "minhas psicólogas e psiquiatras" dizem estar tudo bem kkkkk que não é dislexia essas mudanças de assunto ou o que mais "está na moda" TDAH (não estou fazendo nenhuma brincadeira com doenças alheias, mas parece que algumas pessoas disputam para ver quem está mais doente e com mais diagnósticos, parece brincadeira, mas quem é médico aqui ou da área da Saúde sabe o que estou dizendo).

 

Voltando a discussão sobre Fóruns e os Grupos de WhatsApp, ou de quaisquer outras mídias sociais.

Cada um tem sua opinião e respeito todas. Mas a meu ver os Fóruns são realmente BIBLIOTECAS virtuais, que possibilitam leituras a qualquer momento de um tema falado a muito tempo atrás. Escolhi esse Fórum, esse assunto, e estas postagens de mais de 10 anos e fiquei impressionado, impressionado mesmo, de verdade, com a educação, a solicitude imediata de alguns membros, como, Sr. Bruno Goulard, que fez uso de um "eufemismo" de uma forma tão sincera, educada, prestativa, abrindo várias outras possibilidades, para não ir indicando qualquer coisa, boa ou não, que muitas vezes faz um entusiasta de um hobby, aplicar na prática alguns conselhos e não obter o seu espresso desejado, igual aquele do Shooping onde na bancada (valores de hoje) existem sem muita dificuldade um somatório de mais de 200k só em Maquina Italiana Profissional de renome consagrado no mundo e um Moinho condizente, fora tudo o demais. Equipamento TOP não faz bons cafés sozinho, exige uma maestria de avaliar o grão, saber algumas informações do lote, como origem, altitude, tempo e tipo de torra, qual variedade, qual a melhor granulometria para espresso naquele conjunto, por melhor que for o moinho, essa parte ele não faz sem um humano alimentando ele de informações, buscando não somente o café ideal, mas sim o café ideal na perspectiva do seu cliente, acho um DOM lidar com tantas variaveis e ao final do processo de degustação, receber um elogio do cliente, tem coisas que não são mensuráveis, não tem como colocar preço num sentimento. Parabèns Baristas e aos entusiastas que levam muito a sério o barismo. Eu amo café, mas infelizmente não consigo o tempo necessário para esse hobby, tenho alguns hobbys e um pouquinho de TOC Eusintônico kkkkk, meu primeiro hobby, que designo muito tempo de estudo e treinos e mais estudos e treinos é o Tiro Esportivo, mas gosto de Tiro de Precisão com Fuzil. Em Santa Catarina não temos nenhum Clube regulamentado com Pista para Fuzil. Nós temos um particular muito bom e seguro de alguns amigos, onde brinca-se, não há competição mesmo. O forte do Tiro por aqui é o Tiro ao Prato nas suas modalidades, IPSC, ou Tiro Táctico, e alguns anos as PCPs que tive o prazer de começar a importar, são armas de AR RESPIRÁVEL, não é oxigenio, não é nitrogenio ainda, não é CO2, não é com mola, chamada de springer, é com AR mesmo. E como tenho alguns probleminhas de visão, totalmente corrigido com lentes corretivas tipo óculos, acaba que qualquer lente ou movimentaçao tire o alvo do papel muito acima dos 600 metros. Brincamos (brincar e assertar são coisas diferentes kkkk) de bolas de sinuca, ou bolas de gesso do mesmo tamanho de bolas de sinuca a 1.000 metros.

Integrando essa história com o setup de 1000 Reais (na época), eu cito a frase de um intrutor de tiro da PF nos perguntou de forma individual, e todo mundo se enrolou para responder, pois era um treito muito tático. 

Ele calmamente falou, a precisão é vc que cria, é a sua percepção de precisão e de mais ninguém. Alguém que queira defender a sua casa, propriedade e família, terá um embate com o ou os meliantes a curta ou curta/média distância, é um dado muito complicado de se obter no Brasil, mas provavelmente algo entre menos de 5metros e no máximo 15metros num apartamento; em uma casa da região periférica a um grande centro urbano, com a grande possibilidade de terrenos maiores, eu chutaria um embate entre 5m e 25metros, isso maximizando as medidas. Provavelmente, ele como Civil, não terá nas mãos um bom  .308Win (.308 Winchester - esse é o nome Civil do seu semelhante militar o 7,62 x 51mm   ///  por favor gente, 7,62 não é um calibre, ele geralmente se refere ao 7,62 x 51mm que é seu irmão militar, com vários nomes 7,62 OTAM, 7,62  só isso, por ser o mais empregado, mas tem várias nomenclaturas militares. o poderoso  .300 Winchester Magnun (que eu considero o ideal para controle de Javalis GRANDES, pois não é pq é uma praga, que o Javali de ser alvejado com calibres não condizentes com seu porte, proteção e comportamento - merece um abate limpo e indolor, e isso o .308 Win não garante num espécime maior, macho, selvagem, muito agressivo, já o .300 Win Mag ou quando tem vários controladores, um deles apenas portar um SAKO Finlandês de absurda precisão no calibre inicial africano, o  .375 Holland & Holland Magnum, já vi a muito tempo ser usado o  .338 Lapua Magnum, que geralmente ganha dos 500 Nitro Express ou até os 700 Nitro Express utilizado no Big Six Game ou nos "perigosos games", que eu já atirei, só quem o supera é o  .50 BMG que é proibido para civis pois ultrapassa os 15 mil Joules que é o máximo permitido no Brasil.

Me empolgo nesses assuntos, isso que estou me controlando muito. mas voltando a precisão, se o aluno acertar um OutDoor a 75 metros ele está apto a um embate em sua residência. Para que acertar bem uma moeda de 1 centavo de REAL a 1 kilômetro, aí quando o meliante pular o murro ou cerca da sua residencia, vc vai fazer o que? Pegar aquele fuzil que ele não pode ter e até ele realizar a vizada da mira ele e a família já levaram 5 tiros cada um, e levaram a arma dele. Arma boa não é a mais potente, mais bonita, mais cara, arma boa é aquela que vc se sente bem usando, e consegue usar de forma meio que instintiva e rápido, alcançando o objetivo, que não é matar o meliante, e sim neutralizar a fonte de perigo a vc, a sua família e ao seu patrimõnio. Vc atirou para inutilizar a ameaça, de preferência com um primeiro tiro de alerta para cima ou para o chão de forma bem segura, se o insurgente não obedecer o comando de parada, aí sim, devera ser alvejado inutilizando o agressor, se o óbito ocorrer, fazer o que, ele invadiu a sua casa sabendo o que poderia acontecer.

Resumo do resumo, a nossa sociedade está pautada em certos preceitos capitalistas, vc precisa ter uma boa carreira, precisa estar com a roupa da moda, corte de barba da moda, cabelo da moda, magro porém musculoso, ter um ótimo carro e uma família maravilhosa, etc etc etc, isso só ocorre no mundinho FACEBOOK e no mundinho INSTAGRAN, talvez YouTube e o lastimável TIK TOK, e afins.

Com a cafeteira vc não precisa necessariamente estar com uma La Marzocco TOP NOVA, ou uma Dalla Corte TOP NOVA, um moinho EK 43, um M30, um DITTING 804 até os 807 ou superiores, ETC ETC ETC, acho que deu para entender, SEU SETUP É SEU, ele precisa servir bem a você em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR, aí depois quem sabe passar por apreciações alheias. E foi isso que aconteceu aqui a 10 anos, uma aula dos entendidos em café demonstrando os prós e contras de vários equipamentos. Eu valorizo muito pessoas que tem muito conhecimento numa área e fazem questão de ajudar quem não chegou lá ainda. Por sorte temos vários assim aqui no Forum, o que prova ser muito superior aos grupos online. O ideal é os dois juntos, pois a velocidade de troca de fotos, vídeos, informações são incrivelmente mais rápidas, porém efêmeras.

vou para de escrever kkkkkkk, estou num plantão para um amigo que está com COVID, por isso deu para escrever tanto a essa hora. Acabei citando só um nome, desculpe, ato falho, minhas congratulações a todos do tópico. Orgulho de ver isso. Parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...