Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Ola Pessoal

 

Resolvi criar este Clube das máquinas Spaziale. Recentemente adquiri uma Vivaldi e estou super contente. Convido aos proprietários destas máquinas, conhecedores da marca, palpiteiros entre outros para participarem.

 

post-1972-0-46055600-1379446920_thumb.jpg

 

 

Será um prazer trocar experiências com vocês.

 

Obrigado

 

Alexandre

post-1972-0-39951600-1379447378_thumb.jpg

post-1972-0-89869200-1379447387_thumb.jpg

post-1972-0-26391500-1379447394_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a S1, muito boa maquina, comercial, Double Boiler, muito sólida, com encanamento fixo, bastante pequena (para comercial), PI e com ótimo controle de temperatura.

Particularmente me agrada bastante em vermelho.

Muito completa uma das que mais namorei ...

Acabei comprando o moedor Top de La Spazialle (MACAP M4), ótimo moedor e uma Rocha de confiabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a S1, muito boa maquina, comercial, Double Boiler, muito sólida, com encanamento fixo, bastante pequena (para comercial), PI e com ótimo controle de temperatura.

Particularmente me agrada bastante em vermelho.

Muito completa uma das que mais namorei ...

Acabei comprando o moedor Top de La Spazialle (MACAP M4), ótimo moedor e uma Rocha de confiabilidade.

 

Olá Bernardo

 

Obrigado pelas palavras. Também estou muito contente com a marca La Spaziale. A minha máquina por sinal é a vermelha linda e fácil de operar e com um controle de temperatura simples e eficiente. As fotos que coloquei são tiradas da net, pois no momento não tenho tempo de tirar fotos da minha máquina e postar. Pretendo logo logo colocar uma foto da minha maquina no meu avatar.

 

Boa sorte com teu moedor,, realmente o moinho é o coração de um bom café.

 

Se conhece alguém do fórum que tenho alguma máquina da La spaziale, por favor comente que tem um clube somente pare eles.

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, muito linda tua ruiva!

 

Muito chique ser sócio deste clube.

 

Me parece que a máquina do Zé Caffé é uma LS. Ruiva também. Confirme com o Juliano (ele anda enrolado com a reforma do café).

 

Ele também é de SC, mas está em Penha (o Ju de verdade é do MS - ou MT, eu confundo de qual ele veio).

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tá na rede hídrica, Alexandre?

 

Olá Rodrigo

 

Ainda não está na rede Rodrigo,, mas já tenho os acessórios necessários incluindo o filtro que comprei junto com a máquina. Quero ligar a máquina na rede amanhã.

 

A sua máquina liga na rede Rodrigo? Afinal cade a foto da tua máquina? Gostaria de conhece-la

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão

 

Agora à máquina já está ligada na rede,, tudo certo. Chega de ficar puxando aguá de Bambona.. Agora só falta novos integrantes para o Clube... Chegaremos lá.

 

Vocês que conhecem alguém que tenha uma La Spaziale.. convidem, divulguem.

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua pressão da rede aí é de quanto? Esse modelo tem opção de definir alguns segundos de pré-infusão sem a bomba, não?

 

Olá Marcio.

 

Na verdade ainda estou conhecendo a minha máquina e com o falecimento de parentes e umas viagens que fiz não tive tempo para aprender melhor sobre ela.

 

Vou dar uma olhada e vamos conversando mestre.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Carneiro

 

Não sei a pressão que a minha rede tem atualmente,, mas posso te assegurar que é a pressão da própria rua, na falta de abastecimento da rua entra em ação a pouca pressão que tenho da minha caixa d'água.

 

Quanto a regulagem da pré-infusão vou pesquisar..

 

Aguardo qualquer dica, alerta etc... tenho muita vontade de aprender..

 

Aproveitando a mensagem:

Meu café está sendo extraído 25 ml em 14 segundos com 11 gramas de pó no single e 15 a 16 gramas no double.

Afinei a moagem e ficou muito amargo.

Deixei como estava e aumentei a dosagem de pó,, encostou no grupo e pouco aumentou o tempo de extração.

Alguma sugestão?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

OI Alexandre ! Parabéns pela compra !

 

Eu também tenho uma La Spaziale o meu modelo é a New EK 2 grupos , aprendi bastante com ela ! ( Estou com ela a quase 3 anos )

 

Demorei até conseguir tirar um bom café , aprender a vaporizar o leite , mas hoje prefiro tomar o café em casa do que na maioria da cafeterias !

 

Se puder ajudar o pessoal do clube será um prazer !

 

 

 

Abs

 

1380371_371436042988392_379274311_n.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo.

 

Seja bem vindo,,obrigado pela tua disponibilidade.. conheci outros membros que tem La Spaziale, mas infelizmente pela correria do dia a dia ou outro motivo não tem participado. Espero contar com tua experiência e conselho no uso da La Spaziale.

 

Adoraria ver um vídeo de uma extração e vaporização da tua máquina..rss e que tenho pensado em trocar a minha por uma igual a tua, desde semana passada tenho pesquisado mas não tenho encontrado vídeos satisfatórios na net,, pouquíssimos.

 

Paulo, como é o controle de temperatura da tua máquina.. pois se não me engano é reservatório de 5 litros.

 

Desculpe o excesso de perguntas mas gostaria de aproveitar a oportunidade.

 

Um abraço e vamos trocando experiências.

 

Seja bem vindo

 

Alexandre

post-1972-0-54507400-1382957920_thumb.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre !

 

 

Irei fazer um video e depois compartilho por aqui .

 

 

O reservatório é de 10 litros , a temperatura é bem estável , a desvantagem para o uso doméstico é que exige um tempo de "warm up" maior ( preciso ligar ela e aguardar 40 minutos para pode usar e obter um bom café )

 

Abs

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mestre

 

Pois é.. esta demora para aquecimento da máquina é dose,,srsrs a minha fica perfeita em aproximadamente 20 minutos.

 

Você utiliza a tua máquina para uso doméstico David?

 

também vou filmar uma extração e uma vaporização e posto aqui,,, esta semana devo fazer.

 

Um abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre ,

 

Sim eu uso em casa !

 

Tive muitas dificuldades no começo , na verdade levei uns 3 meses para me adaptar e conseguir fazer um bom espresso e vaporizar o leite !

 

Um detalhe muito importante é o tratamento da agua que entra na máquina , eu uso um filtro de carvão ativado que fornece uma agua limpa e livre de cloro ( que afeta diretamente o café e a vaporização do leite )

 

Abs

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David..

 

Tenho utilizado um filtro para a água assim como você..

 

Estou pensando em abrir uma cafeteria durante o ano que vem,, no máximo no outro ano.

 

Por isso a pergunta do controle de temperatura. Estive olhando esta máquina http://laspaziale.com.br/spazioek.html no site da la spaziale,, caldeira de 5 litros..

 

Pela experiência do uso da tua máquina.. o que me diz desta?

 

Quem sabe você ou outras pessoas me aconselham.

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos grupos serem os mesmos o funcionamento em relação a temperatura é bem diverso...

 

Carneiro

 

A minha máquina tem uma caldeira de 3 litros.. percebo que a temperatura cai razoável na vaporização de leite para 2 cappos..

 

Estive pensando numa máquina de 5 litros,, perceberei uma melhora considerável?

 

o que me diz mestre

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Márcio, ao mencionar temperatura do grupo, referia-se à caldeira de extração, menor. Salvo engano, na Vivaldi a caldeira de vapor é separada, e não deveria influir na temperatura de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu bom amigo Rodrigo

 

Sim, na Vivaldi a caldeira é separada,, mas no manômetro quando estou vaporizando o leite para 2 capos o ponteiro começa a descer numa velocidade preocupante.

 

Estou levando para a assistência na quinta feira para poder ter um parecer.. percebo que o vapor perde capacidade de resposta rapidamente, o ponteiro chega despencar 2/3 no manômetro no final da vaporização.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, outros podem explicar melhor, mas sinteticamente:

 

- com a dual boiler se tem uma temperatura inicial de extração mais precisa

- em HX, dá pra ajustar a temperatura de extração em tempo real, com expurgos. Porém, em HX comerciais, com caldeira enorme, não sei se é tão fácil diminuir a temperatura sem ter que fazer expurgos muito grandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, eu tenho a Vfa Torino que é uma HX, e ponteiro cai mesmo, eu começo com a pressão da caldeira em 1,1 bar e termino em 0,5 bar, é normal. O único procedimento extra que faço é tão logo tiro o café e a máquina liga a resistência ai já faço o expurgo do bico do vapor, a pressão chegou em 1,1 ai começo a vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro da termodinamica para o caso...

 

Será que faz diferença a quantidade de água na caldeira para a velocidade da queda da pressão? Não valeria a pena fazer um teste com ela bem cheia e bem vazia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste aqui e aconteceu algo interessante.

 

Na minha máquina, basicamente não há perda de pressão, talvez pela caldeira ser pequena para a potência da resistência (800ml e 1000W).

 

Tanto caldeira cheia quanto vazia, posso deixar o vapor saindo por mais de um minuto, e depois, quando fecho o registro, não leva nem 5 segundos pro pressóstato desligar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a ver com potência da resistência, volume de água/caldeira e vazão de vapor. Geralmente a resistência só consegue manter um certo nível de pressão, aberto o registro no máximo. Podem observar que a partir de certo ponto a pressão não cai mais, mesmo mantendo o registro aberto por mais tempo. É quando a energia liberada entra em equilíbrio equilíbrio com a energia produzida. De início, com a pressão maior, tem bastante energia potencial.

 

Com caldeiras pequenas e resistências proporcionalmente potentes, pode acontecer de nem cair a pressão de vapor. Na Gaggia Dose era assim, desde que se surfasse a temperatura corretamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...