Ir para conteúdo

VFA Express - Italian Coffee


noisevoisbr

Postagens recomendadas

Pessoal,

Depois de muito pesquisar e quase ter comprado uma Breville Dual Boiler, acabei me deparando com uma boa oportunidade e peguei um equipamento usado em muito bom estado da VFA Expres (Italian Coffee) com um moinho Mazzer - Super Jolly. Agora sim, acho que posso dizer que entrei nesse mundo de cafés especiais...

 

 

post-1999-0-91706000-1379466910_thumb.jpgpost-1999-0-02219400-1379466914_thumb.jpg

 

Depois de uma semana, até agora não consegui extrair nenhum café com qualidade aceitável.

 

 

 

Alguém aí possui experiencia com essa máquina? Poderia me passar algumas dicas? A minha super automatica, Saeco Giro Plus, ainda está fazendo um cafe muito superior.

 

Como comprei a máquina semi-nova, a mesma veio sem manuais, alguém aí teria algum manual de instruções dessa maquina? Manual de manutenção? Desenhos de lay-out PID?

 

O interessante é que eu não acho o site oficial do fabricante, inclusive já achei o link oficial (www.vfa-expres.com) em um vídeo do Youtube (

http://youtu.be/YDC4SE76H9k

)mas o link não abre. Será que o fabricante fechou as portas??

 

Liguei lá na Italian Coffee e eles não puderam me passar nada... :-(

 

 

Sds,

 

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel, temos duas VFA no Clube: do R.Lima (que acho que estava a venda) e do Gil(berto). Inclusive já tem tópico aberto dela(s).

 

Usa a busca do Clube para localizar, pois ali deve ter dicas muito úteis para você.

 

No mais, bons cafés (frescos) para acompanhar tua dupla, para você chegar no expresso lindão.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noisevois,

 

Tem como filmar e postar sua rotina de extração? Fica muito mais fácil avaliar o que pode estar errado assistindo a operação toda (moagem+compactação+extração).

 

Algumas possíveis causas:

-café ruim/velho;

-extração rápida demais

-temperatura muito alta de extração (o seu tipo de máquina exige um expurgo pra se livrar da água fervente imediatamente antes de extrair)

 

A foto da extração tem cara de café velho e/ou subextração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Daniel,

 

A máquina vem sem manual mesmo, mesmo quem compra ela 0km, vídeos na internet quase não achei nada sobre ela, mas enfim posso te garantir que é uma excelente máquina.

 

Você esta tirando single ou duplos ? Quantas granas de pó ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados (as) colaboradores Anita, Myiamoto, Rodrigoks e Gilberto,

 

Obrigado pelas respostas tao rápidas!!

 

 

Rodrigoks, amanha irei fazer um vídeo e postar no fórum, obrigado pela oferta

 

Já tentei de tudo, shots singles e duplos... estou usando respectivamente 7 e 14 g, algumas vezes coloco mais 1 grama por shot.. mas percebo que o 'bolo' ainda está ficando muito molhado e com muita irregularidade em sua superfície.

 

A extração esta muito rápida, não passa de 12 segundos para ambos os casos!

 

Geralmente faco um expurgo no vapor (válvula da direita) até alcançar 9 bar no manômetro,ou eu deveria expurgar água quente (válvula da esquerda) ??

 

Quanto a moagem, acredito que a mesma não está adequada, mas estou diminuindo a granulometria da moagem aos poucos.

 

Como estou em fase de comissionamento do equipamento, comprei um café nada muito especial $$ (Mellita Espresso Gourmet), geralmente uso um bourbon amarelo do Sul de Minas maravilhoso, mas o custo é muito elevado para testes! rs!! Assim que eu acertar a operação da máquina vou partir para o meu café de linha! rs..

 

Sei que apenas com os relatos é difícil opinar, mas por acaso, alguém poderia me dar uma dica??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

Eu pouco usei o filtro original da Vfa não me lembro de quantas grs usava, vou fazer um teste amanhã, hoje uso um duplo da Rancilio para 14 grs, mas que coloco 17/18 grs, experimente ver se cabe 16 grs.

O meu manometro é de pressão da caldeira e vai até 3 bar, o meu deixei regulado para 1,1 bar, veja se o seu não é igual?

O expurgo é feito pelo grupo, no botão de extração e não pelo vapor e nem pela agua quente, como a minha máquina esta regulada para 1,1 bar normalmente dou um expurgo de 3 s, mas quando estava regulada para 1 bar nem precisava de expurgo.

 

1º passo: ver o que marca seu manometro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração esta muito rápida, não passa de 12 segundos para ambos os casos!

 

12s? Por isso está uma porcaria. Pode afinar a moagem sem dó. Tem que almejar aproximadamente 50ml no dobro desse tempo.

Afine bastante até sair menos volume que o desejado em 25s. Daí vá engrossando a moagem aos poucos. Esse caminho é mais rápido. Fora que pode descobrir que ristrettos são gostosos.

 

Mas faça o vídeo de qualquer forma. Acho que é o melhor atalho para o pessoal daqui opinar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Prezados (as) colaboradores Anita, Myiamoto, Rodrigoks e Gilberto,

 

Obrigado pelas respostas tao rápidas!!

 

 

Rodrigoks, amanha irei fazer um vídeo e postar no fórum, obrigado pela oferta

 

Já tentei de tudo, shots singles e duplos... estou usando respectivamente 7 e 14 g, algumas vezes coloco mais 1 grama por shot.. mas percebo que o 'bolo' ainda está ficando muito molhado e com muita irregularidade em sua superfície.

 

A extração esta muito rápida, não passa de 12 segundos para ambos os casos!

 

Geralmente faco um expurgo no vapor (válvula da direita) até alcançar 9 bar no manômetro,ou eu deveria expurgar água quente (válvula da esquerda) ??

 

Quanto a moagem, acredito que a mesma não está adequada, mas estou diminuindo a granulometria da moagem aos poucos.

 

Como estou em fase de comissionamento do equipamento, comprei um café nada muito especial $$ (Mellita Espresso Gourmet), geralmente uso um bourbon amarelo do Sul de Minas maravilhoso, mas o custo é muito elevado para testes! rs!! Assim que eu acertar a operação da máquina vou partir para o meu café de linha! rs..

 

Sei que apenas com os relatos é difícil opinar, mas por acaso, alguém poderia me dar uma dica??

Prezados (as) colaboradores Anita, Myiamoto, Rodrigoks e Gilberto,

 

Obrigado pelas respostas tao rápidas!!

 

 

Rodrigoks, amanha irei fazer um vídeo e postar no fórum, obrigado pela oferta

 

Já tentei de tudo, shots singles e duplos... estou usando respectivamente 7 e 14 g, algumas vezes coloco mais 1 grama por shot.. mas percebo que o 'bolo' ainda está ficando muito molhado e com muita irregularidade em sua superfície.

 

A extração esta muito rápida, não passa de 12 segundos para ambos os casos!

 

Geralmente faco um expurgo no vapor (válvula da direita) até alcançar 9 bar no manômetro,ou eu deveria expurgar água quente (válvula da esquerda) ??

 

Quanto a moagem, acredito que a mesma não está adequada, mas estou diminuindo a granulometria da moagem aos poucos.

 

Como estou em fase de comissionamento do equipamento, comprei um café nada muito especial $$ (Mellita Espresso Gourmet), geralmente uso um bourbon amarelo do Sul de Minas maravilhoso, mas o custo é muito elevado para testes! rs!! Assim que eu acertar a operação da máquina vou partir para o meu café de linha! rs..

 

Sei que apenas com os relatos é difícil opinar, mas por acaso, alguém poderia me dar uma dica??

 

Olá

 

Provavelmente o teu café esteja comprometendo a extração. O melita já não é um bom grão, sem a data da torra é no mínimo suspeito. Precisamos levar em conta que a embalagem do café após aberto acelera e muito o envelhecimento do grão comprometendo o aroma e sabor da bebida. A busca pela crema vai nos forçando a afinar a moagem. o que geralmente vai colocando na xícara um café amargo e difícil de beber. Faça o teste com outro grão, uma ou duas extrações não devem comprometer o teu orçamento, sem contar que poderá comparar com o gosto do café atual. Ficará muito mais barato do que perder 1 kilo de café melita.

 

Faça o teste com outro café, o resultado lhe mostrará se deve afinar a moagem ou engrossar.

 

Atenda a sugestão do Rodrigo faça um vídeo e poste para que seja avaliado pelo Rodrigo, o Ruston o Gilberto e a Anita que são experientes.

 

boa sorte

 

Alexandre Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

Eu pouco usei o filtro original da Vfa não me lembro de quantas grs usava, vou fazer um teste amanhã, hoje uso um duplo da Rancilio para 14 grs, mas que coloco 17/18 grs, experimente ver se cabe 16 grs.

O meu manometro é de pressão da caldeira e vai até 3 bar, o meu deixei regulado para 1,1 bar, veja se o seu não é igual?

O expurgo é feito pelo grupo, no botão de extração e não pelo vapor e nem pela agua quente, como a minha máquina esta regulada para 1,1 bar normalmente dou um expurgo de 3 s, mas quando estava regulada para 1 bar nem precisava de expurgo.

 

1º passo: ver o que marca seu manometro.

 

Gilberto, Acredito que o meu manometro mede a pressao da caldeira mesmo...igual ao seu!! Talvez eu esteja expurgando sem necessidade... será que devo regular para 1,1 bar? parece que tem uma rosca manual na saida da caldeira.. parece que é pra setar a pressão

verifique tb que cafe esta usando.

se o bolo ta molhado, pode ser que ate ja esteja fino.

de qq forma 12s ta muito rapido.

deve ser pequenos ajustes e logo estara extraindo um bom cafe.

o moedor ta bem gasto as mos?

abs

.

 

Desculpe a minha ignorância, mas o que siginifica MOS? Como verificar?

 

 

12s? Por isso está uma porcaria. Pode afinar a moagem sem dó. Tem que almejar aproximadamente 50ml no dobro desse tempo.

Afine bastante até sair menos volume que o desejado em 25s. Daí vá engrossando a moagem aos poucos. Esse caminho é mais rápido. Fora que pode descobrir que ristrettos são gostosos.

 

Mas faça o vídeo de qualquer forma. Acho que é o melhor atalho para o pessoal daqui opinar.

 

Acho que já melhorou bastante, depois que afinei bem a moagem... confiram o resultado nesse vídeo (ainda estou utilizando o Melita).

 

 

 

Quanto a água, ainda estou usando água da torneira também.... na minha super-automática uso somente água mineral com baixo teor de calcio.... percebo um resultado muito melhor.. alguém aí tem a mesma percepção??

 

 

 

Olá

 

Olá

 

Provavelmente o teu café esteja comprometendo a extração. O melita já não é um bom grão, sem a data da torra é no mínimo suspeito. Precisamos levar em conta que a embalagem do café após aberto acelera e muito o envelhecimento do grão comprometendo o aroma e sabor da bebida. A busca pela crema vai nos forçando a afinar a moagem. o que geralmente vai colocando na xícara um café amargo e difícil de beber. Faça o teste com outro grão, uma ou duas extrações não devem comprometer o teu orçamento, sem contar que poderá comparar com o gosto do café atual. Ficará muito mais barato do que perder 1 kilo de café melita.

 

Faça o teste com outro café, o resultado lhe mostrará se deve afinar a moagem ou engrossar.

 

Atenda a sugestão do Rodrigo faça um vídeo e poste para que seja avaliado pelo Rodrigo, o Ruston o Gilberto e a Anita que são experientes.

 

boa sorte

 

Alexandre Rodrigues

Uma observação: a Anita não é experiente. Ela é palpiteira.

 

Há braços

Esse Melitta é sem chance de fazer um bom expresso! :)

torra deve ter uns 6 meses hehe

Nem eu sou experiente. Só em dar palpites. :lol:

Eu sou experiente, mas não descobri em que.

 

Pessoal, amanha irei testar o meu cafe de linha, como ele foi torrado ontem.. não gosto de usar um cafe torrado muito novo.. geralmente espero uns 3 dias para usar depois da torra... realmente acho que este Melita nao vai dar resultado satisfatório... mas foi uma boa opção para limpar o moinho e acertar a regulagem mais grosseira... além de não dar dó em jogar fora umas 40 xícaras de cafe após vários testes sem sucesso. rs!!

 

Obrigado aos palpiteiros e palpiteira de plantao.. sem vcs seria quase impossivel achar os pontos falhos!!

 

 

 

Sds, e bom café para todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, eu acho muita água para 7 gramas de café. Pela cor da extração eu pararia no 1/3 de xícara. Mas não é só isso, está rápido demais também, 7 segundos de extração (qdo da o 1/3 de xícara), e deveria ser uns 25 segundos. Se quiser manter os 7g precisa no mínimo moer mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve noisevoisbr.

Parabéns pelo equipamento.

É o seguinte, o café está velho, grosso e mal calcado. A dose está longa demais para 7 gramas e a água parece estar abaixo da temperatura ideal.

Sugestões. Compre um tamper. Aprenda a usá-lo. Há muitos vídeos com boas instruções. Use o filtro de 2 doses com 14 a 15 gramas.

Use café bom, mas após ao menos uns 5 dias de torrado.

 

Este manômetro mede a pressão da caldeira, não a da linha hídrica. Alterando a pressão para cima, permitirá recuperação mais rápida da temperatura de extração, água mais quente para chás e mais pressão para vaporizar também.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os colegas aí acima disseram tudo. Pra o volume de um duplo, que é o que usaste na xícara, precisa de o dobro de café. O café tá velho que dói, é nítido. Acho que a temperatura da água é o menor dos problemas no momento, já que dá pra ouvir que sai fervendo do trocador.

 

Começaria com: café novo, aumentar a dose, aprender a calcar (com um tamper adequado).

 

Nem continue tentando com o café velho. Você nunca vai conseguir nada decente com ele, nem mesmo aprender as técnicas correta, pois ele não lhe permite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo sobre o café ser ou não velho. Para treinar a moagem / dose / volume na xícara / tempo de extração / tamping o café velho serve. Não vai ficar com sabor bom na xícara, mas para treinar é ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, no começo eu também testei com café velho e eu particularmente acho que atrapalha. Ainda mais que você fica naquela fobia de querer uma crema decente, que este museu não te dá, então fica mexendo em moagem, aumenta e diminui doses no filtro e não chega a conclusão nenhuma. Outra conversa treinar com café fresco.

 

Dói no bolso, todos nós sabemos, mas para aprender, tem que ser nas condições ideais.

 

Noise, o Ruston se referia acima às MÓS do moinho. Ele pergunta se elas não estão gastas, ou se continuam moendo adequadamente.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sergio.m

O café, quando velho, exige moagens mais finas para atender aos parâmetros básicos de uma boa extração.

Sendo a moagem, talvez, a principal variável do processo, partir com alteração nessa variável compromete a calibração do processo.

Sou de opinião que a principal utilidade do café velho, sequer é limpar moinhos, e sim mostrar que erramos para mais na previsão da quantidade necessária de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sergio.m

O café, quando velho exige moagens mais finas para atender aos parâmetros básicos de uma boa extração.

Sendo a moagem, talvez, a principal variável do processo, partir com alteração nessa variável compromete a calibração do processo.

Sou de opinião que a principal utilidade do café velho, sequer é limpar moinhos, e sim mostrar que erramos para mais na previsão da quantidade necessária de café.

 

Falou e disse, Alex!!!

 

beijinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, o ideal mesmo seria café bom, é uma coisa a menos para culpar.

 

O que quis dizer, por exemplo, é para pegar o jeito do moinho, quantos pontos tem que mexer para alterar um certo tempo da extração. Tem gente que nem sabe para que lado virar o moinho quando quer fluxo mais ou menos rápido =)

 

Também para verificar se a distribuição e tamping foi boa, não dando canalização.

 

Depois de brincar com umas 20 extrações (e jogando na pia) daí sim é a vez do bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse momento de calcar ta muito complexo hehe...

simplifica isso ai, nao é uma ciencia.

o cafe velho nao vai te ajudar.

a dose precisa ser pra duplo como dissemos.

agua filtrada. besteira usar agua mineral, mesmo com teor baixo de calcio na sua automatica.

o resto é treino e aprendizado com os erros.

cafe torrado ontem, vai te dar trabalho e exigir moinhoainda mais regulado, proximo ao seu limite.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo sobre o café ser ou não velho. Para treinar a moagem / dose / volume na xícara / tempo de extração / tamping o café velho serve. Não vai ficar com sabor bom na xícara, mas para treinar é ok.

 

O problema é que café velho vai exigir moagens muito mais finas que usualmente necessário, fora o fato de que não se poderá avaliar o sucesso do esforço no emprego das técnicas corretas pelo resultado na xícara, que será invariavelmente ruim. Faço coro ao Alex, respeitando a opinião divergente do amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...