Ir para conteúdo

VFA Express - Italian Coffee


noisevoisbr

Postagens recomendadas

Eu discordo sobre o café ser ou não velho. Para treinar a moagem / dose / volume na xícara / tempo de extração / tamping o café velho serve. Não vai ficar com sabor bom na xícara, mas para treinar é ok.

Claro, o ideal mesmo seria café bom, é uma coisa a menos para culpar.

 

O que quis dizer, por exemplo, é para pegar o jeito do moinho, quantos pontos tem que mexer para alterar um certo tempo da extração. Tem gente que nem sabe para que lado virar o moinho quando quer fluxo mais ou menos rápido =)

 

Também para verificar se a distribuição e tamping foi boa, não dando canalização.

 

Depois de brincar com umas 20 extrações (e jogando na pia) daí sim é a vez do bom café.

 

Sergio, por isso comprei esse 1 kg de café Melitta que não tenho muita dó de gastar (joguei uns 40 shots na pia).. mas agora acho que tá na hora de partir para um bom café... já me ambientei com o moinho e a máquina... o pessoal do meu trabalho irá ficar feliz da vida em ganhar um cafe Melitta moído na hora.. kkkkkkkkk...

 

Os colegas aí acima disseram tudo. Pra o volume de um duplo, que é o que usaste na xícara, precisa de o dobro de café. O café tá velho que dói, é nítido. Acho que a temperatura da água é o menor dos problemas no momento, já que dá pra ouvir que sai fervendo do trocador.

 

Começaria com: café novo, aumentar a dose, aprender a calcar (com um tamper adequado).

 

Nem continue tentando com o café velho. Você nunca vai conseguir nada decente com ele, nem mesmo aprender as técnicas correta, pois ele não lhe permite.

 

Salve noisevoisbr.

Parabéns pelo equipamento.

É o seguinte, o café está velho, grosso e mal calcado. A dose está longa demais para 7 gramas e a água parece estar abaixo da temperatura ideal.

Sugestões. Compre um tamper. Aprenda a usá-lo. Há muitos vídeos com boas instruções. Use o filtro de 2 doses com 14 a 15 gramas.

Use café bom, mas após ao menos uns 5 dias de torrado.

 

Este manômetro mede a pressão da caldeira, não a da linha hídrica. Alterando a pressão para cima, permitirá recuperação mais rápida da temperatura de extração, água mais quente para chás e mais pressão para vaporizar também.

Boa sorte.

 

Momento reclame: Noise, o tamper do Clube do Café é LINDO e de excelente qualidade... B)

 

PS: achei bonitinho teu ritual de calcamento. :)

 

Esse momento de calcar ta muito complexo hehe...

simplifica isso ai, nao é uma ciencia.

o cafe velho nao vai te ajudar.

a dose precisa ser pra duplo como dissemos.

agua filtrada. besteira usar agua mineral, mesmo com teor baixo de calcio na sua automatica.

o resto é treino e aprendizado com os erros.

cafe torrado ontem, vai te dar trabalho e exigir moinhoainda mais regulado, proximo ao seu limite.

abs

 

Esse momento de calcar ta muito complexo hehe...

simplifica isso ai, nao é uma ciencia.

o cafe velho nao vai te ajudar.

a dose precisa ser pra duplo como dissemos.

agua filtrada. besteira usar agua mineral, mesmo com teor baixo de calcio na sua automatica.

o resto é treino e aprendizado com os erros.

cafe torrado ontem, vai te dar trabalho e exigir moinhoainda mais regulado, proximo ao seu limite.

abs

Pessoal,

 

Obrigado pelas sugestões, vou ser bem sincero.. fazer café tá mais difícil que o meu mestrado.. kkkkkkk... brincadeira!!

 

Alexandre, acredita que tive a infelicidade de descobrir que a sua loja em Ipanema estava fechada ao chegar lá?? Saí do Recreio para ir lá conhecer o seu café.. e infelizmente não sabia que já tinha fechado... :-( Afff..

 

Irei testar o café Samba do Armazém do Café/RJ, conhecem?? Sugestões?? Geralmente uso um Bourbon Amarelo de uma fazenda da mãe de uma amiga na minha SAECO. Mas acabou :-(

 

Estou usando o tamper de plástico original da Rancilio, acho que ele é de 58mm mas mesmo assim está com folga.. alguém conhece a medida oficial da VFA?? Irei medir com um paquímetro, mas só no FDS.... Realmente preciso comprar um tamper à altura da máquina... :-) quase comprei, mas como nao sabia a medida adequada arrisquei!!

 

Ruston e Anita, o meu calcamento está parecendo um ritual mesmo... kkk ... mas á a falta de experiencia e as orações à procura do café perfeito!!! kkkk

 

Quanto à regular a pressão da caldeira, para qual valor seria ideal?? Como saber qual é a temperatura de extração que estou trabalhando?? Se eu colocar um termopar na saída do grupo eu vou ter uma temperatura representativa?

 

Se no futuro eu me decidir por investir em um controle PID, no estilo da Rancilio, seria muito proveitoso para o meu equipamento?? ou eu estaria investindo em algo que me daria um baixo retorno??

 

Salve.

Faltou uma questão. Bebes a água da torneira normalmente? É filtrada?

Só deves usar água filtrada na máquina.

 

A água da torneira é filtrada e eu utilizo para preparar comida sem problemas, mas sempre tomo água mineral em casa...

 

Sergio, no começo eu também testei com café velho e eu particularmente acho que atrapalha. Ainda mais que você fica naquela fobia de querer uma crema decente, que este museu não te dá, então fica mexendo em moagem, aumenta e diminui doses no filtro e não chega a conclusão nenhuma. Outra conversa treinar com café fresco.

 

Dói no bolso, todos nós sabemos, mas para aprender, tem que ser nas condições ideais.

 

Noise, o Ruston se referia acima às MÓS do moinho. Ele pergunta se elas não estão gastas, ou se continuam moendo adequadamente.

 

um abraço

 

Anita, Obrigado pelas explicações, vcs e convenceram a testar um café novo!! Sobre o moinho, acredito que está funcionando bem... mas Irei buscar algum tutorial sobre como checar as MÓS.

 

Daniel,

 

Veja quando a máquina esta quente quanto msrca o ponteiro de pressão, se for necessário muda-la eu faço um video mostrando aonde faz isto pois não é na porca descrita por você.

 

Gilberto, está marcando ao redor de 1 bar (com tendencia 0,9 bar) o que seria ideal?? será que você poderia fazer o vídeo ensinando a setar a pressão??

 

 

Pessoal, muito obrigado pelas críticas e sugestoes... só assim irei conseguir acertar as minhas práticas!!!

 

Estamos aí, à procura do espresso perfeito!!!

 

Sds,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Elektre funciona bem ao redor de um bar. É menos pressão de vapor, mas não precisa de expurgos grandes pra regular a temperatura.

 

Sua máquina não funciona com o mesmo sistema de caldeira da Silvia. Você não precisa de PID. Só aprender a fazer expurgo corretamente. Assista uns vídeos no youtube sobre "flush HX˜. É bem ilustrativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, quando regulamos a pressão regulamos o ponto máximo e ela vai variar +_ 0,3 bar , tipo se a sua esta em 1 bar ela vai ficar os ilando de 0,7 a 1, a minha eu deixei em 1,1 bar ficou com o vapor excelente e o expurgo é de uns 2/3 segundos, vou fazer o vídeo no fim de semana, mas anges vou assitir seu video de novo pois me pareceu que a sua estava chegando a mais de 1 bar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, o tamper original da Rancilio parece de brinquedo. Um carretel.

 

Acho que coloquei uma foto dos meus tampers em Fotos, fotos... na qual tem ele ao lado de tampers "de verdade". Dá uma olhada para você sentir a diferença entre os bichinhos.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Se a caldeira da VFA Express, plenamente aquecida, está com 0,9 a 1 BAR, talvez devesse ajustá-la para 1 BAR, considerando que a máquina está no Rio. Sinceramente, revi o vídeo e continuo crendo que a temperatura estava baixa. Aliás, não notei qualquer som de fervura.

 

O tamper plástico da Rancilio código 38-120-005 é de 54,5 / 40,5 mm.

 

O Samba, se não me falha a memória, é um café do Sul de Minas. Café de cooperativa. Bom café. Bebida dura. Mas o que geralmente complica é a idade da torra.

 

Pena você não ter me contatado antes. Evitaria a decepção. Mas é lá que continuo centralizando toda a logística do sítio do Café Expresso Brasil. Aliás, se quiseres algum item, incluindo cafés, me avise e poderemos nos encontrar lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente de a temperatura estar alta ou baixa, com esse café não dá pra chegar a nenhuma conclusão certeira.

Tem uma cafeteria em que geralmente almoço (mas não tomo espresso) que tem uma Astoria de um grupo. Fico observando tirarem os espressos. A água sai fervendo da caldeira no expurgo. Tão logo para de ferver, extraem. Como o café não é tão fresco, tampouco a moagem adequada, a crema sai sempre branca pelo fluxo excessivo de extração. Um dia tomei um pra comprovar que era horrível, e, quer saber: horrível pra valer!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Ajustei a moagem, afinei bem mais... utilizei um café mais novo bem melhor, o Samba do Armazém do Café, infelizemente a torra ainda está muito nova (72 horas). Confiram aí por favor...

 

 

A Elektre funciona bem ao redor de um bar. É menos pressão de vapor, mas não precisa de expurgos grandes pra regular a temperatura.

 

Sua máquina não funciona com o mesmo sistema de caldeira da Silvia. Você não precisa de PID. Só aprender a fazer expurgo corretamente. Assista uns vídeos no youtube sobre "flush HX˜. É bem ilustrativo.

 

Eu já tinha imaginado mesmo que o PID seria desnecessário, até mesmo pelo boiler da VFA ser bem maior que uma Rancilio... acredito que a variacao de T seja bem menor que numa rancilio.

 

Daniel, o tamper original da Rancilio parece de brinquedo. Um carretel.

 

Acho que coloquei uma foto dos meus tampers em Fotos, fotos... na qual tem ele ao lado de tampers "de verdade". Dá uma olhada para você sentir a diferença entre os bichinhos.

 

um abraço

 

Anita, realmente tive a mesma impressao, mas como estava usando o "tamper" do moedor e um amigo que tem uma Rancilio me doou, foi bem vindo.. rs!!

 

Irei comprar amanha o tamper do clube do café, irei pedir o de 57 mm mesmo... só estou esperando um tamper emprestado pra testar e comprovar... rs

 

Salve.

Se a caldeira da VFA Express, plenamente aquecida, está com 0,9 a 1 BAR, talvez devesse ajustá-la para 1 BAR, considerando que a máquina está no Rio. Sinceramente, revi o vídeo e continuo crendo que a temperatura estava baixa. Aliás, não notei qualquer som de fervura.

 

O tamper plástico da Rancilio código 38-120-005 é de 54,5 / 40,5 mm.

 

O Samba, se não me falha a memória, é um café do Sul de Minas. Café de cooperativa. Bom café. Bebida dura. Mas o que geralmente complica é a idade da torra.

 

Pena você não ter me contatado antes. Evitaria a decepção. Mas é lá que continuo centralizando toda a logística do sítio do Café Expresso Brasil. Aliás, se quiseres algum item, incluindo cafés, me avise e poderemos nos encontrar lá.

 

Alexandre,

 

Irei providenciar uma ida ao seu café o mais breve possível... iremos de excursao... kkkk!!

 

Na terca feira fui comprar o Samba e ele tinha acabado de ser torrado... acho que dei sorte... :)

 

 

Independente de a temperatura estar alta ou baixa, com esse café não dá pra chegar a nenhuma conclusão certeira.

Tem uma cafeteria em que geralmente almoço (mas não tomo espresso) que tem uma Astoria de um grupo. Fico observando tirarem os espressos. A água sai fervendo da caldeira no expurgo. Tão logo para de ferver, extraem. Como o café não é tão fresco, tampouco a moagem adequada, a crema sai sempre branca pelo fluxo excessivo de extração. Um dia tomei um pra comprovar que era horrível, e, quer saber: horrível pra valer!

 

Café novo testado!! Melhora muuuiiitooo!!! Uma pena que a torra do café está muito nova ainda, apenas 72h.

 

Daniel, quando regulamos a pressão regulamos o ponto máximo e ela vai variar +_ 0,3 bar , tipo se a sua esta em 1 bar ela vai ficar os ilando de 0,7 a 1, a minha eu deixei em 1,1 bar ficou com o vapor excelente e o expurgo é de uns 2/3 segundos, vou fazer o vídeo no fim de semana, mas anges vou assitir seu video de novo pois me pareceu que a sua estava chegando a mais de 1 bar.

 

Abraços.

 

Gilberto,

Acho que a minha está setada em 1,0 bar mesmo... mas tem hora que vou extrair que está até em 0,8 bar, aí estou purgando pelo vapor, cai mais um pouco, mas de imediato parece que a resistencia é ligada e a pressao sobe pra 1,3-1,4 bar... aí dou um expurgo como vc me disse... e a pressao cai pra 1,2-1,3 bar.. estou sentindo um resultado melhor... mas ainda me falta muita experiencia para avaliacao.

 

 

Sempre existe a possibilidade do manômetro ter descalibrado e marcar mais do que realmente está, ou ainda haver algum problema no termo-sifao que cause diminuição da circulação de água.

 

Carneiro, como posso verificar estes dois ítens?? O que significa termo-sifao?? Qual a funcao??

 

 

Pessoal,

Estou ansioso para tirar bons cafés, irei me casar em 2 semanas e quero muito levar a maquininha pra festa!!! Quero que todos se lembrem do café espresso maravilhoso... ;)

 

Toda e qualquer sugestao é muito bem vinda!!

 

A procura do espresso perfeito!!!

 

Um abraco,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou 300%, a aparência está boa, apesar do fluxo um pouco irregular na extração. E o gosto, melhorou na mesma proporção?

 

Não é só o tamanho da caldeira a diferença. A caldeira de uma Silvia (caldeira simples) é de um tipo, a da VFA, de outro (trocador de calor). Outras Rancilio, como a Época, utilizam trocador de calor também. Tem informação sobre os tipos de caldeira aqui no CdC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou 300%, a aparência está boa, apesar do fluxo um pouco irregular na extração. E o gosto, melhorou na mesma proporção?

 

Não é só o tamanho da caldeira a diferença. A caldeira de uma Silvia (caldeira simples) é de um tipo, a da VFA, de outro (trocador de calor). Outras Rancilio, como a Época, utilizam trocador de calor também. Tem informação sobre os tipos de caldeira aqui no CdC.

 

O gosto melhorou muito sim, mas pra ser sincero, o gosto da minha super automatica ainda está melhor com o mesmo café (apesar do volume ser um pouco maior).

Mas voce acredita que o volume está correto?? ainda tenho de arrumar um becker de 50 ml para checar o volume....

 

Pela sua observacao do vídeo, o que vc acredita que posso fazer para melhorar? a crema ainda está pouca, né??

 

Obrigado pela explicacao sobre as caldeiras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é acertar a moagem pra definir o volume que você desejar.

 

Desencane com a crema. Crema é só crema, o sabor é o que importa.

 

Bacana!! e quanto as questoes de temperatura e pressao levantadas pelos colegas nos tópicos anteriores??

 

Vou me desapegar da crema!! rs... na verdade, acredito que ela será consequencia!!

 

à procura do espresso perfeito!!

 

Abraco!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda tenho de arrumar um becker de 50 ml para checar o volume....

 

Não precisa de becker, use a balança! É melhor do que medir volume pois no volume a crema atrapalha.

 

E a cara tá muito boa, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de becker, use a balança! É melhor do que medir volume pois no volume a crema atrapalha.

 

E a cara tá muito boa, parabéns!

 

Valeu Sergio!!

 

Qual a densidade que vc considera?? mantenho 1.000 gramas/litro para o calculo do volume??

 

Na verdade eu tava pensando em comprar um cálice graduado de 50-60 ml, como os da foto, acredito que consiga uma boa resolucao na leitura de volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, qual loja do armazem do café que vc foi? Já comprei café lá, só que estava com 10 dias da torra (se acreditarmos no que estava escrito na etiqueta). O que não gostei é que os grãos ficavam nos hoppers grandes e mal fechados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, desconsiderando a crema, sim, 1g/ml. Mas o volume não importa, só atrapalha.

 

De uma lidinha aqui: razao de preparo

 

Muito bacana o tópico.. amanha irei verificar qual é a minha "razao de preparo"!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, qual loja do armazem do café que vc foi? Já comprei café lá, só que estava com 10 dias da torra (se acreditarmos no que estava escrito na etiqueta). O que não gostei é que os grãos ficavam nos hoppers grandes e mal fechados...

 

Comprei na loja do Downtown, lá eles tem um equipamento para torrar, o café ainda estava com um cheiro maravilhoso!!

Meus cafés especiais do sul de minas, o bourbon amarelo, estao para chegar!!

Dessa vez a mae da minah amiga irá me mandar 500 g de 6 tipos de café diferente!! Hora de degustar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, ficou legal, mas normalmente eu faço uma extração com volume maior.

Agora esquece o vapor para acertar a extração, faça somente o expurgo pelo porta-filtro e como a sua esta regulada para 1 Bar meio que nem precisa do expurgo, talvez 1 s só.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei na loja do Downtown, lá eles tem um equipamento para torrar, o café ainda estava com um cheiro maravilhoso!!

Meus cafés especiais do sul de minas, o bourbon amarelo, estao para chegar!!

Dessa vez a mae da minah amiga irá me mandar 500 g de 6 tipos de café diferente!! Hora de degustar!!!

Comprei na loja do Downtown, lá eles tem um equipamento para torrar, o café ainda estava com um cheiro maravilhoso!!

Meus cafés especiais do sul de minas, o bourbon amarelo, estao para chegar!!

Dessa vez a mae da minah amiga irá me mandar 500 g de 6 tipos de café diferente!! Hora de degustar!!!

 

Olá

 

Realmente, o teu ritual para compactação é um barato,, imagina ter que fazer café para umas 10 pessoas. Precisa dar de brinde um cobertor e um travesseiro...rsrsrs

 

Mas que a tua extração melhorou muito, é nítida a diferença... alguns ajustes aqui outros ali e logo vai ficar um espetáculo.

 

Também sou bem iniciante, deve ter muitas coisas a melhoras no meu café que nem eu sei que precisa, vídeos como o seu e o de outros é bacana para comparar com as extrações que fazemos em casa. Quanto as expressões que os colegas usam também tenho dificuldades intender algumas destas palavras. Mas vamos buscando intender e crescendo juntos.

 

Parabéns pela busca de um café de mais qualidade.

 

Foi só trocar o café e tudo melhorou não é mesmo?

 

Até mais

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um tamper correto ajuda bastante. WDT (weiss distribution technique) também faz milagres, especialmente no início, que a técnica de distribuição e compactação não é das melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um tamper correto ajuda bastante. WDT (weiss distribution technique) também faz milagres, especialmente no início, que a técnica de distribuição e compactação não é das melhores.

 

Dei uma olhada no http://www.home-bari...ique-steps.html, muito bom mesmo essa técnica... Irei comprar o Tamper essa semana, pelo que medi, meu filltro é de 58mm, mas testei um tamper de 58mm e ele agarra muito pra entrar e quase não sai, vou comprar o de 57mm mesmo, recomendado pela Italian Coffee pra VFA Torino.

 

post-1999-0-67560600-1379889501_thumb.jpg

 

Também quero comprar um porta filtro "naked" e um filtro de retorno (sem furos), como saber se estou comprando certo?? O sistema de encaixe é igual para todas as máquinas?? Posso comprar qualquer porta filtro de 58 mm??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel.

 

Não pode. Há algumas variações nos pf: "orelhinhas" mais altas ou mais finas, coisas assim. O pf de uma marca não serve necessariamente em outra. Você precisa achar o seu.

 

Experimentou olhar nosso outro tópico da VFA? Era melhor se as discussões estivessem concentradas em um tópico só, do jeito que está os usuários tem que ler 2 tópicos. Talvez lá tenha suas respostas. Os moderadores teriam agora que consertar e centralizar esta discussão.

 

O filtro para retrolavagem chama-se cego ou blind filter. Existe outra forma de fazer que é usando um disquinho especial de borracha.

 

O pf chama-se naked ou bottomless.

 

É possível que os encontre no Ebay.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Realmente, o teu ritual para compactação é um barato,, imagina ter que fazer café para umas 10 pessoas. Precisa dar de brinde um cobertor e um travesseiro...rsrsrs

 

Mas que a tua extração melhorou muito, é nítida a diferença... alguns ajustes aqui outros ali e logo vai ficar um espetáculo.

 

Também sou bem iniciante, deve ter muitas coisas a melhoras no meu café que nem eu sei que precisa, vídeos como o seu e o de outros é bacana para comparar com as extrações que fazemos em casa. Quanto as expressões que os colegas usam também tenho dificuldades intender algumas destas palavras. Mas vamos buscando intender e crescendo juntos.

 

Parabéns pela busca de um café de mais qualidade.

 

Foi só trocar o café e tudo melhorou não é mesmo?

 

Até mais

 

Alexandre

 

Alexandre, realmente meu ritual de compactação estava bem lento mesmo... quase morri de tanto rir sozinho aqui com o seu comentário; "imagina ter que fazer café para umas 10 pessoas. Precisa dar de brinde um cobertor e um travesseiro...rsrsrs".

 

Agora comecei a aprimorar... depois posto um video aí p vcs conferirem. ontem consegui extrair uns ristrettos (14g café/20g liquido) perfeitos!

 

Realmente um café novo muda tudo mesmo... mas que eu queimei quase 1 kg de café ruim eu queimei pra pegar a sensibilidade do moinho, calcamento e operação da máquina. Calculo que preparei umas 80 doses desse Cafe Mellita e não tomei nem meia dose! kkkk

 

Realmente eu gostaria de entender mais sobre o equipamento que tenho em mãos,mas não acho nenhuma documentação sobre ela.. me incomoda muito... sou Engenheiro, tenho facilidade para entender diagramas, projetos e processos. mas nem um manual de instruções eu tenho, quem diria um diagrama P&ID... também não sei se vale a pena investir muito tempo para eu mesmo fazer um diagrama desses. Como comprei esse equipamento devido a uma boa oportunidade, não sei se irei ficar com ela por muito tempo, eu tinha em mente comprar uma dual boiler e talvez uma máquina um pouco menor... talvez uma rocket, ECM, Quickmill, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, desconsiderando a crema, sim, 1g/ml. Mas o volume não importa, só atrapalha.

 

De uma lidinha aqui: razao de preparo

 

Muito bom, já estou utilizando a metodologia... rizettos perfeitos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, ficou legal, mas normalmente eu faço uma extração com volume maior.

Agora esquece o vapor para acertar a extração, faça somente o expurgo pelo porta-filtro e como a sua esta regulada para 1 Bar meio que nem precisa do expurgo, talvez 1 s só.

 

Gilberto,

Hoje fui tentar uma vaporização e percebi que a pressão caiu bastante, inclusive quando fui limpar, tinha leite dentro, isso é normal mesmo?? Acho que terei de regular pressão da minha máquina um pouco pra cima mesmo..

 

Para o espresso, acredito que a regulagem está boa!!

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...