Ir para conteúdo

Descalcificar de quanto em quanto tempo?


Eliseu M

Postagens recomendadas

Oi pessoal,

 

Vocês descalcificam a máquina de vocês de quanto em quanto tempo?

 

Já ouvi falar que a água no Brasil não é rica em cálcio e portanto não precisaríamos descalcificar nossas máquinas. Será que essa informação procede?

 

Obrigado!!

 

[]'s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral procede, dependendo da região pode ter exeções.

Descalar é conveniente com maquinas que foram utilizadas em Europa ou nos EEUU.

Eu já descalei, hoje não faço mais preventivamente, verifico a maquina periodicamente e só faço se houver necessidade, mas isso é uma escolha pessoal, outros podem preferir seguir o manual ou as instruções que receberam do técnico ou vendedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu, bem-vindo ao Clube!

 

Temos um tópico sobre água e acho que ele pode te ajudar quanto às dúvidas, mesmo que não fale especificamente de descalcificação.

 

Bons cafés!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

Temos um tópico sobre água e acho que ele pode te ajudar quanto às dúvidas, mesmo que não fale especificamente de descalcificação.

 

 

Anita, o tópico ao qual você se refere é o "Questões sobre a água do Espresso..."?

 

Fiz uma leitura transversal deste tópico (o foco se perdeu no meio da discussão e dei até boas risadas eheh :P), mas não achei muita informação sobre cálcio na água.

 

Eu utilizo água mineral (Cristal ou Nestlê) e, embora tenha visto que o nível de cálcio é uma ordem de grandeza menor do que em uma Eviant ou Acqua Panna (que eu não utilizaria de qualquer forma devido ao sabor e preço), não sei se demanda descalcificação, e nem com que frequência.

 

Uma dúvida que tenho é que vejo as pessoas comentarem de sinais de calcificação nas máquinas. Quais seriam estes sinais? Algum dá pra notar sem abrir a máquina? (sabor, aparência da água que sai, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil é grande e variado , portanto , a minha opinião se baseia na minha experiencia no Rio de Janeiro.

A calcificação esta diretamente ligada a dureza da água - http://pt.wikipedia....za_da_%C3%A1gua

Quanto mais dura , mais sais minerais (basicamente cálcio e magnésio) estão dissolvidos , são 5 faixas (muito mole , mole , media , dura e muito dura) .

Aqui no Rio a água da CEDAE é normalmente "muito mole".

Se alguém fizer uma busca no google com o termo "water hardness" , vai descobrir que a água na Europa e EUA é "dura" ou "muito dura" normalmente.

O problema de calcificação para eles é muito pior do que no Rio e eu imagino que na maior parte do Brasil.

As nossas águas minerais são "muito moles" diferente das águas minerais europeias que são duras , por exemplo a Evian é "dura" - http://www.evian.com...ianAWQR2011.pdf

Agora , o fator mais importante é o uso da cafeteira , a minha ultima cafeteira eu usei por 9 anos com água mineral Petrópolis , e só usava mineral por causa do gosto de cloro da água aqui no Rio , nunca descalcifiquei.

A pouco tempo eu desmontei ela e praticamente não havia incrustações , mas , eu faço 2 ou 3 espressos por dia se muito , para quem faz uso comercial da maquina, fica difícil emitir um palpite.

Quando a minha Twin completar um ano eu vou desmontar e dar uma olhada , o manual da Twin manda descalcificar a cada 1 ou 2 meses , para um europeu (normalmente pão duro :P ) que usa água da torneira "muito dura" isso pode ate ser valido , mas , para quem usa água mineral brasileira "muito mole" e poucas vezes por dia , acho exagero.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, a água que chega na minha casa, pela Cedae (aqui no Rio tb), não parece ser tão mole assim.

 

Vejo isso principalmente pelo barbear clássico, onde a água tem uma GRANDE influência na qualidade e velocidade em que se faz espuma. Além disso, água mais dura geralmente deixa muitos resíduos nos pincéis e máquinas de barbear, que é justamente o que acontece comigo. A máquina fica branca e é difícil sair, o que não acontece com algumas pessoas que moram em determinados lugares dos EUA ou Portugal, que tem água mais mole.

 

Mas bem, como não estamos falando por número, apenas por "mais ou menos dura" e não estamos especificando os lugares da Europa e dos Estados Unidos, então tudo fica muito relativo e difícil de comparar.

 

Agora, um detalhe é interessante. Geralmente a nossa água aumenta de dureza depois de fervida. Já vi um estudo sobre isso e já comprovei no barbear, pois a espuma nunca ficava boa se na hora de esquentar a água fervesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não sei se é uma característica da região. Norte do Paraná.

Mas eu usei uma Mondial C08 com água da torneira, sem filtrar.

quando abri a caldeira estava bem calcificada.

E tiro 1 ou 2 espressos por dia só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não sei se é uma característica da região. Norte do Paraná.

Mas eu usei uma Mondial C08 com água da torneira, sem filtrar.

quando abri a caldeira estava bem calcificada.

E tiro 1 ou 2 espressos por dia só.

 

Como eu falei antes o Brasil é um continente , a cidade do Rio é abastecida pelo rio guandu , onde a dureza da agua é baixa em torno de 50ppm (muito mole) .

O Parana é bem diferente ele possui varios aquiferos com caracteristicas diversas , em alguns lugares a dureza e baixa 30/40 ppm (muito mole) em outros como no aquifero karst a dureza chega a 349 ppm, isso é o limite entre agua dura e muito dura.

De qualquer forma aqui no Rio eu sempre usei agua mineral , independente da dureza da agua da torneira , normalmenta a agua aqui tem um gosto leve cloro.

O que eu quis dizer antes é que usando agua mineral em uma cafeteira de uso residencial , calcificação nao deve ser um problema que exija uma rotina de manutenção bimensal como consta no manual da twin.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Vou compartilhar o que aconteceu agora pouco quando fui descalcificar minha Baby Twin.

 

Eu estava fazendo isto por desencargo de consciência, porque achava que estava sem calcificação. Uso a máquina a menos de 1 ano e sempre uso água mineral (Crystal ou Nestlê).

 

Pois bem. Coloquei 80gr de Dezcal para 1,5L de água, mexi, coloquei na máquina, tirei um pouco de água para que o produto ficasse lá dentro e deixei a máquina ligada por 30 min. Quando fui retirar mais água para repetir o processo eis que ouço uma explosão de vapor e a água espirrando com força para cima. Depois saiu uma água preta. Assustei, joguei fora o primeiro copo e tirei mais um que também saiu escuro.

 

Fiquei surpreso e sem entender nada. O processo se repetiu, mesmo deixando pouco tempo o produto. nas outras vezes.

 

Pelo pouco que li na net, isto é um sinal que a descalcificação surtiu efeito. Alguém confirma? Devo fazer mais frequentemente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fiquei assustado só havia deixado o produto dentro da máquina por 30 min uma vez só. Recomendam fazer mais vezes.

 

Fiz de novo e aconteceu a mesma coisa. Estou ficando preocupado. Sempre a água começa a sair com violência como uma explosão mesmo. Depois sai a substância escura.

 

Vi um vídeo do Crew Review em que dizem pra desligar a máquina. Falam também que pode-se deixar a noite toda com o produto, para casos que entendi serem parecidos com o meu. Estou fazendo isto. Vejamos amanhã o que ocorre,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A superautomática Jura descalcifico uma vez por ano e irei fazer isso também na ECM, não custa nada fazer esse tipo de manutenção uma vez por ano já que não sei se a água aqui é mole ou dura, venho utilizando somente água mineral, por via das dúvidas é bom remediar antes do problema atacar, aqui em minha cidade tenho quase certeza que a água é mole mas na região onde tenho parentes em Ponta Grossa lá acho que é dura, uma água ruim de se beber, dá a impressão de ser uma água mais "pesada", é como o Carlos Eduardo disse aqui no PR pelo jeito tem regiões bem distintas em relação a dureza da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é uma boa ideia usar Dezcal em caldeira de alumínio (a Baby Class/Twin é de alumínio, não?), ao menos não por um tempo muito prolongado.

 

No site da Urnex tem o seguinte:

Can I use Urnex® Brand Products on aluminum?

Alkaline detergents (like most of our products) are not generally compatible with aluminum. For this reason we do not recommend use of these products on aluminum surfaces.

 

E também isso aqui:

Can Dezcal™ be used on copper and aluminum?

Dezcal™ can be used on coffee machines with aluminum and copper heating units for short periods of time. Our formula contains a corrosion inhibitor. However, with extended exposure to acids, aluminum can pit and lose its lustre.

 

Eu não deixaria esse produto na caldeira de um dia pro outro não, talvez nem os 30 minutos que você deixou.

Será que o que essa "água preta" não é o resultado de alguma corrosão do alumínio da caldeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fiquei assustado só havia deixado o produto dentro da máquina por 30 min uma vez só. Recomendam fazer mais vezes.

 

Fiz de novo e aconteceu a mesma coisa. Estou ficando preocupado. Sempre a água começa a sair com violência como uma explosão mesmo. Depois sai a substância escura.

 

Vi um vídeo do Crew Review em que dizem pra desligar a máquina. Falam também que pode-se deixar a noite toda com o produto, para casos que entendi serem parecidos com o meu. Estou fazendo isto. Vejamos amanhã o que ocorre,

 

 

E aí Leandro ? Termina de contar essa historia porque agora eu estou curioso , já é amanhã , o que aconteceu ? Espero que esteja tudo bem :)

 

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Leandro ? Termina de contar essa historia porque agora eu estou curioso , já é amanhã , o que aconteceu ? Espero que esteja tudo bem :)

 

 

Então.

 

A ideia de deixar mais tempo foi por causa das explosões. É como se algo obstruísse a saída de água.

 

Deixei durante a noite e hoje pela manhã aconteceu o mesmo. Então deixei mais produto nela e fui trabalhar. Ficou umas 12h com o dezcal.

 

Depois que li a mensagem do Mortari fiquei muito preocupado e resolvi contatar o pessoal da dezcal. Responderam rápido o seguinte:

 

Thank you for your email.

 

To address your questions and concerns, I consulted with our Technical Director, and rest assure you can breathe easy.

Allow me to explain:

 

Though dezcal isn’t recommended for machines with alumnium boilers, it will not harm the machine or boiler unit. The dark water that came out of your machine was part of the initial descaling process, and started the process of tarnishing your boiler unit (the discoloring is a primary reason as to why it is not recommended with alumnium products). This wont harm your boiler unit, and our Technical Director suggests rinsing your machine with fresh water until the water that comes out is completely clear. The amount of times that you have to rinse your machine will only be known to you once you start, but you will know the machine is completely flushed and rinsed once the water being brewed through starts brewing out clear.

 

I hope this helps J

Good Luck & Happy Cleaning!

 

Então fiquei mais aliviado. A água preta deve ser o alumínio perdendo a cor.

 

Quando voltei para casa. e retirei o produto, aconteceu o mesmo. Água saindo com violência e fazendo um barulho intenso e agudo e líquido preto saindo. Ainda coloquei mais um pouco por 15 min e quando removi tive o mesmo resultado. O objetivo era parar com o barulho ao abrir a saída de água com o produto dentro. Acredito que o que causa esta explosão é o calcário que se solta e sai pelo bico de água.

 

Passei muita água pra tirar os resíduos, limpei o chuveiro com água novamente e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu so faco hj em dia backflush e nada mais.

nossa agua contem pouca materia para calcificar ao contrario na europa, que realmente precisa descalcificar.

abs

 

Então, mas eu acredito que a minha obstrução do canal de água, que faz com que a água saia com violência após a descalcificação, seja um sinal de que tinha calcário acumulado e que ele está saindo.

 

Perguntei sobre o tema pra uma amiga que fez farmácia na UNICAMP (curso que tem uma carga grande de disciplinas de química). Ela disse o seguinte:

 

A nossa água da torneira, assim como a q vc usou, é considerada mole porque ela tem baixa concentração de cálcio e magnésio, q formam sólidos qdo se combinam com o gás carbônico do ar. Esses sólidos entopem a tubulação e podem provocar aumento excessivo de pressão e até ruptura dos tubos, o q, além de arruinar a máquina, pode ser perigoso.

Essa frequência é a recomendada para águas moles, porque a água dura não pode ser usada nesse tipo de máquina sem ser tratada quimicamente antes, então sim, vc deve fazer a descalcificação da máquina a cada 2 meses conforme recomendado, já que a água contém uma quantidade pequena desses íons.

Na minha opinião, esse caldo preto q vc viu deve ser resíduo de calcário do final da tubulação, q foi incrustando com resíduos de material orgânico e da tubulação da maquina, e como esses acúmulos de calcário estão crescendo desde abril (qdo vc deveria ter feito a primeira descalcificação), ao invés de sair completamente, eles saíram na forma de pó, dificultando a saída qdo vc fez a purga com água quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro , se vc usou 80g de dezcal para 1,5 l de agua , eu acho que aconteceu o seguinte :

 

No site da urnex eles mandam usar 1oz (28g) para 32 oz (950ml), http://www.urnexatho...4%A2/13165.aspx

 

Se vc fizer as contas vai reparar que para 1,5L de água vc deveria ter usado no máximo 44,7g .

Eu acho que se vc usou 80g , a concentração de acido cítrico era o dobro da recomendada , por isso o liquido saiu escuro era a reação acelerada do alumínio com o acido.

 

Quanto a calcificação , se ela ocorreu mesmo , o primeiro sinal na Twin seria no termobloco , onde a produção de vapor associado ao calibre estreito da tubulação facilita o surgimento de calcificação.

Eu acho que o calcanhar de aquiles da twin quanto a calcificação é esse termobloco de alumínio , se a produção de vapor ou água quente diminuir isso é um sinal de calcificação.

 

Vendo a diferença de calibre entre a saída de água da caldeira e o termobloco , dá para imaginar onde vai surgir primeiro a calcificação e onde vc vai perceber primeiro.

 

post-2113-0-12285900-1383291796_thumb.jpg post-2113-0-70758300-1383291602_thumb.jpg

 

Contudo , a reação violenta pode ser consequência tanto da concentração do acido quanto da calcificação , mas , acho difícil , tamanha calcificação para 10 meses de uso com água mineral , se sua caldeira estava com tanta calcificação o termobloco já deveria estar entupido.

 

Continue informando o que esta acontecendo , essa sua cafeteira esta virando uma aventura.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, usou descalcificador, a base de ácido cítrico? Certeza que não usou outro produto alcalino por engano?

 

Remoção de calcificação não é violenta nem deixa a água escura. Eu já usei concentração alta de ácido cítrico por períodos curtos, sem problemas. Se usou o descalcificador mesmo, só consigo imaginar algum problema com a solução tampão que usam, sei lá. Alumínio reage violentamente com base forte. Acho que com o detergente Cafiza, por exemplo, sairia água preta...

 

Se havia óxido de alumínio formado na caldeira, pode ser que a água saísse preta, mas essa explosão é muito estranha.

 

Já escrevi mais de uma vez aqui que não se deveria fazer descalcificação a toa, so em caso de necessidade, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carneiro.

 

Usei este produto:

http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/product.asp?template_id=62&partner_id=2&departamento=limpeza&produto=descalcificador-dezcal-sache-200g-by-urnex---para-maquinas-de-cafe&dept_id=183&pf_id=812&parent_id=4&

 

Carlos, eu notei que no site a informação de quantidade é outra. Mas na embalagem, ele diz pra usar 7oz (200g) para 1 galão (3.8L). Foi a partir destes números que cheguei em 80g para 1.5L.

 

Depois que postei ontem, fui tirar café. Descartei os 2 primeiros shots e tomei o terceiro. Tudo parece normal.

 

Não sei se fui claro sobre o que são as explosões. Vou explicar de novo só pra garantir.

 

Eu coloco o produto, deixo ele lá e nada acontece. Quando eu aciono o botão de liberar água, ela sai violentamente e fazendo um barulho bem intenso e agudo. Mas isto é só quando abre. Sai este jato e não sai mais nada. Eu fecho e abro de novo e a água sai na velocidade normal, só que escuta.

 

Quando coloquei o produto pela primeira vez, foi diferente. Eu abria e fechava e a água saiu assim umas duas ou três vezes antes de sair normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi este vídeo do pessoal do Seatle Coffee Gear:

 

 

Lá pelas tantas no vídeo ela diz que a água de Seatle é mole e diz que é bom descalcificar de 2 em 2 meses. Também acho exagero. Sempre pode-se argumentar que querem vender produto.

 

Ela também cita pessoas que tiveram problemas da água saindo em "chunks" do bico de vapor. Entendi que seria algo parecido com o que aconteceu comigo, mas não sei se ela se refere a pessoas que tiveram este problema no uso diário ou durante o processo de descalcificação. Pra estas pessoas ela recomenda deixar o produto de um dia para ouro na máquina.

 

Não posso jurar que o produto que ela usa é o mesmo que o meu, mas acho que seria sim, só que com embalagem diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, neste processo você soltou agua quente pelo bico do vapor ? Saia preta também ?

 

Gilberto,

 

Sim. Eu apenas soltei a água pelo bico do vapor mesmo, conforme ví em um vídeo de instruções para descalcificar a Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, não entendo nada do assunto, mas achei interessante o fato.

 

Acho que o ideal seria ter gravado um vídeo para ilustrar melhor o ocorrido. Ficaria mais fácil do pessoal ajudar e mais instrutivo para os leigos.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o ideal seria ter gravado um vídeo para ilustrar melhor o ocorrido. Ficaria mais fácil do pessoal ajudar e mais instrutivo para os leigos.

 

Eu gravei, mas infelizmente, por uma bobeada minha, ele ficou todo fora do foco...

 

Fiquei satisfeito com a resposta que a Urnex me deu. Explica porque a água saiu escura. Quero mandar uma outra mensagem perguntando sobre as explosões. Quando e se o fizer, posto a resposta aqui

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Sobre este assunto o que mais me gera dúvida é sobre quais são e como identificar os sinais de calcificação, especialmente sem a necessidade de desmontar a máquina.

 

Resentemente assisti a um vídeo que me pareceu bem interessante.

 

 

Reparem que no final é feito um teste na água adicionando bicarbonato de sódio e observando se haverá reação química. Achei bem interessante, mas não consegui entender bem como isto funciona, principalmente por ter sido feito no líquido que sai da máquina após se utilizar o produto:

 

1) O bicarbonato reage com "excesso" de cálcio presente no líquido? Poderia o mesmo teste ser feito em uma amostra de "água limpa" obtida pelo grupo?

 

2) O bicarbonato reage com o ácido do produto, indicando que este não reagiu com cálcio dentro da caldeira e, portanto, não há mais necessidade de passar o produto e, ainda, que mais ciclos de "remoção" do produto devem ser feitos?

 

3) O bicarbonato reage com o produto da reação do ácido + cálcio, indicando que há necessidade de repetição do ciclo de descalsificação?

 

Estive pesquisando um pouco sobre os cuidados de manutenção com a máquina agora que tenho a Gaggia Classic e há a possibilidade de realizar backflush, algo impossível na Chef Crema Silver, então acabei por ver as diferenças entre este processo e o de descalsificação. Se entendi bem, há também um foco diferente na limpeza, onde o backflush ataca mais o grupo e pouco (ou nada) faz pela caldeira. Já a descalsificação "dá uma geral" e foca o interior da caldeira. Poderia dizer que um é para realização mensal e o outro semestral ou anual.

 

Pois bem, as imagens do vídeo são "fortes" e geram uma certa preocupação, despertaram minha curiosidade ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta 2.

Após descalar se procede ao enxágüe, que visa retirar o restante do ácido que foi utilizado, para não alterar o sabor nem ficar corroendo a maquina por dentro.

O teste do bicarbonato serve para verificar se o lavado conseguiu eliminar todo o ácido, caso borbulhe e evidência de uma reação de neutralização ácido / base, em conseqüência da existência de ácido, e que indica que precisa continuar enxaguando.

Também se recomenda que após enxaguar bem a maquina, fazer um ultimo enxágüe com um pouquinho de nada de bicarbonato.

A função deste ultime enxágüe é de neutralizar o restinho de ácido, que por ventura tenha ficado dentro da maquina.

O que dizem contra o vinagre são balelas, desde que é mais "food grade" que qualquer outro produto comercial e que podem chegar a ser tóxicos.

De todas formas acredito que os descaladores, específicos para maquinas espresso, devem ser bem eficientes e seguros.

Mas atenção, há uma quantidade de descaladores que são de uso geral e industrial, e que utilizam ácidos e coadjuvantes não "food safe".

De todas formas no Brasil o problema, quando existe, é mínimo, e normalmente qualquer ácido fraco utilizado em cozinha resolve bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...