Ir para conteúdo

Descalcificar de quanto em quanto tempo?


Eliseu M

Postagens recomendadas

Entendi bem a função do bicarbonato agora, me resta apenas saber quais são os indícios possíveis de se detectar sem abrir a caldeira.

 

Percebi que se trata de um procedimento agressivo e que deve ser feito com cautela e somente quando necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé Cal.

Aqui no Rio, usando sempre água filtrada, usei por uns 20 anos uma pequena Avanti MiniBar com caldeira em bronze "naval", ou a liga que isto signifique, e nunca foi necessário descalcificar. No 15° ou 16° ano, fiz uma "lavagem" com solução de 1/3 de vinagre branco de álcool com 2/3 de água. Ainda assim, apenas para testar a capacidade de enxágue posterior, pois não havia evidências de calcário. De lá prá cá, nunca mais.

 

O principal indício da calcificação exagerada é a obstrução das vias hídricas da máquina que perde pressão na saída da água apesar da bomba trabalhar normalmente. E água com aspecto baço, sem limpidez e esbranquiçada devido à presença de calcário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma De Longhi, por uns 10 ou 15 anos, lavei e fiz flushes com suco de limão diluído em água um par de vezes, principalmente para eliminar o cheiro de café velho que ficava na água.

Nunca deu sinal de precisar descalcificar, dei para meu filho há alguns anos, e ele deixou com um amigo que continua utilizando diariamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei uma delonghi 9 anos aqui no Rio, só usava água mineral, nunca descalcifiquei, depois desse tempo , desmontei ela, fiz uma revisão, pois vou presentear meu irmão com ela, a caldeira praticamente não tinha calcificação.

Se vc não for usar água mineral, seria interessante saber qual a dureza da água em Brasília, se for dura, seria bom usar um filtro de qualidade no mínimo.

Quanto a sinais de problema, como o Alexandre falou, redução de fluxo é um sinal forte, quando minha twin chegou eu medi o fluxo dela em 30 segundos sem porta filtro, (tanto quente quanto fria) deu entre 240/280 ml, se algum dia esse valor reduzir muito, será sinal de problema na minha máquina.

Abs

C. Eduardo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, depois desses depoimentos com altíssimo nível de experiência creio não ser necessário se preocupar com isso no Brasil.

 

Não sei se e realmente bom, mas uso um filtro Electrolux aqui em casa que deixa a agiu com sabor exageradamente neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, depois de tantos depoimentos, e tendo em vista minha traumática experiência com a descalcificação, creio que irei jogar o que restou do (caro) descalcificante da Urnex que comprei fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, depois desses depoimentos com altíssimo nível de experiência creio não ser necessário se preocupar com isso no Brasil.

 

Não sei se e realmente bom, mas uso um filtro Electrolux aqui em casa que deixa a agiu com sabor exageradamente neutro.

 

Tudo no fundo se resume a dureza da agua , no Rio e em SP a agua e muito mole , portanto um filtro resolve o problema , mas se o lugar que vc estiver for de agua dura ou muito dura , nesse caso vc vai precisar de um filtro bem mais sofisticado,e mesmo assim a dureza não vai reduzir muito , o projeto de um filtro de uso residencial visa a potabilidade da agua e a agua dura não deixa de ser potavel.

Da mesma forma , a agua mineral tem de ser muito mole , no Rio todas as aguas que eu comheco são muito moles , mas , o Brasil é um continente e nada impede que algumas aguas minerais sejam muito duras.

Um exemplo interessante é a fomosa agua francesa Evian , nesse relatorio a gente percebe que ela é dura.

http://www.evian.com...ianAWQR2011.pdf

Se alguem usar agua mineral Evian na cafeteira , vai calcificar a maquina rapidinho.

Se em Brasilia a agua for muito mole , provavelmente esse filtro ou outro qualquer resolva.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E backflush, vocês fazem? Com que frequência? Provei agora a água do chuveiro e é um pouco amarga. Nada de outro mundo para quem gosta de jiló como eu, mas me pergunto se melhora muito com backflush. Pelo que li aqui o detergente próprio é difícil de achar e caro. Alguém faz só com água e nota diferença? Uma última pergunta: como é a gambiarra da borracha pra vedar o filtro pra quem não tem filtro cego como eu?

(procurei por "backflush" em tópicos, mas não achei, portanto achei por bem postar aqui mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé,

 

Que diferença faz um ˜s˜ na chave de busca. Procure por backflush, no singular, e achará bastante informação. Já te adianto que procurando bem você acha Cafiza barato e, sim, faz bastante diferença. Não precisa usar todo o dia, mas com alguma periodicidade é de lei. A sujeira do café não sai só com água quente. Se tiver alguma dúvida depois da leitura dos tópicos, sugiro que poste por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Zé Val, você pode fazer backflushes com frequência só com água, por exemplo, umas 2 ou 3 vezes ao final de cada dia de trabalho, MAS definitivamente com o detergente será mais eficiente, já que ele elimina os óleos do café (inclusive dos filtros, pf, bandeja e tudo o mais que você deixar de molho nele).

 

O detergente não é difícil de achar, só é caro.

 

A vedação de borracha não é uma gambiarra, é um disquinho próprio para isto. Ou vem com tua máquina ou você compra avulso (provavelmente só tem fora).

 

Do backflush ou retrolavagem é assunto batido no Clube, da frequência a como usar o filtro cego ou o disquinho. Tem até foto do disco, que eu mesma coloquei. Devem estar espalhados pelos tópicos. Até no dicionário tem. A busca te ajuda a localizar.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

@Genovese, isso NÃO É um descalcificador/descalcificante. É um DETERGENTE específico para máquinas de café.

 

Pelo descritivo, parece ter ação semelhante aos produtos Cafiza ou Cleancaf da URNEX.

 

Se for em pó, deve dar pra usar como se fosse Cafiza, e serve pra limpar as peças da máquina: pode-se imergir numa solução de água quente, na proporção recomendada: a parte metálica do porta-filtro, filtros, tela/chuveiro, espargidor de grupo, peças "desmontáveis" do grupo. Nas máquinas com válvula de 3 vias ou Grupo E61, dá pra fazer Backflush.

 

Se for líquido, há grandes chances de ser produto similar ao Cleancaf, nesse caso, não é para máquinas de espresso, mas para cafeteiras "de coado" e similares.

 

Como você tem uma Gaggia Classic na sua lista de equipamentos, se está procurando um produto para DESCALCIFICAÇÃO, procure e compre o DEZCAL da URNEX.

 

Dependendo de vários fatores, há chance de sua máquina ter o boiler (caldeira) de alumínio, Nesse caso, aí que eu só recomendo o DEZCAL, pois os outros produtos que vi no mercado são nocivos ao alumínio, e o DEZCAL, até onde encontrei, é o único que possui um elemento na mistura que protege o alumínio durante a descalcificação.

 

O produto de descalcificação com a marca Gaggia é indicado para as máquinas comerciais, com caldeira de aço, cobre etc. Não serve pras máquinas domésticas com caldeira de alumínio.

 

Por fim, procure no site como fazer a limpeza com o produto adequado. DEZCAL vai no tanque de água, já CAFIZA apenas para por peças de molho e para "backflush", já que sua máquina tem a válvula de 3 vias.

 

Já o Cleancaf, para cafeteiras de infusão, pode ir no tanque em algumas máquinas, no recipiente do "filtro" em outras, ou mesmo no recipiente de "higienação", em certos modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tive problermas com DEZCAL e minha Gaggia Baby Twin, que também tem caldeira de alumínio, no passado.

 

Fiz a descalcificação com DEZCAL e a água saiu preta. Questionei o pessoal da URNEX. Já postei a resposta deles aqui, mas como ficou pra trás, posto de novo:

 

"Though dezcal isn’t recommended for machines with alumnium boilers, it will not harm the machine or boiler unit.  The dark water that came out of your machine was part of the initial descaling process, and started the process of tarnishing your boiler unit (the discoloring is a primary reason as to why it is not recommended with alumnium products).  This wont harm your boiler unit, and our Technical Director suggests rinsing your machine with fresh water until the water that comes out is completely clear.  The amount of times that you have to rinse your machine will only be known to you once you start, but you will know the machine is completely flushed and rinsed once the water being brewed through starts brewing out clear."

 

Nunca mais usei. Também não pretendo descalcificar minha ECM nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leandro!

 

a menos que venda antes, vai acabar precisando descalcificar em algum momento... a não ser, é claro, que esteja usando água destilada, o que deixa o café um tanto sem-graça. ;)

 

Tive duas Gaggias com caldeira de alumínio. A Viva Gaggia ficou tanto tempo parada na loja que já chegou pra mim soltando pó branco da calcificação da água que a importadora deixava dentro quando testava as unidades antes de vendê-las às lojas. Usei ácido cítrico e também saiu preta, o que é uma reação natural do óxido de alumínio saindo junto com a calcificação. Depois ficou soltando outro tipo de pó branco, toda vez que ligava a máquina. Sequei um tanto do pó e queimei pra ver mais ou menos o que era. Cálcio queima na cor laranja avermelhado. Alumínio queima em branco, e óxido de alumínio dá um "flash" branco-prateado. Obtive o flash branco prateado e confirmei que estava soltando alumínio, como resultado da ação do ácido cítrico.

 

Comprei o DEZCAL e fiz o processo de descalcificação com ele, conforme o "manual", e o pó quase sumiu nos dias seguintes. Fiz de novo  na mesma semana e resolveu o problema. Depois de 1 ano, começou a soltar o pó, fiz outra descalcificação com DEZCAL, e resolveu de novo.

 

A resposta da URNEX pra você foi uma "tirada da reta". Ninguém quer assumir a responsabilidade por descalcificar caldeiras de alumínio. Contudo, olhando as fórmulas, o DEZCAL é o único produto que prevê essas caldeiras.

 

Do ponto de vista da Gaggia, você deveria mandar a máquina pra Assistência, eles desmontam, escovam, vêem se ficou bom o bastante e, ou devolvem limpo, ou oferecem a troca da caldeira, à base de troca. Inviável pra gente. Na embalagem do produto que eles vendem pra descalcificação, escrito Gaggia Descaler, vinha escrito que não pode ser usado nas máquinas com caldeiras de alumínio e listava os modelos da própria Gaggia :o Hoje vem o link pra ver a lista online...  :unsure:

 

Com a Baby Class, que tem uma caldeira igual à Twin que você teve, fiz descalcificação apenas quando chegou (soltava o tal do pó branco), e mais uma vez quando a vendi, pra garantir que o pessoal do Campo Místico teria uma ótima máquina pra provar os maravilhosos cafés que eles produzem... :D

 

Continuo confiando e indicando o DEZCAL. Todos que conheço e usaram tiveram ótimos resultados. Na verdade, ele "cura" máquinas que sofreram abuso de "ácido cítrico". Só é necessário estudar um pouco mais no caso das caldeiras de alumínio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cabral!

 

Então, na época (2013), depois do ocorrido, eu pesquisei e achei uma informação no site da URNEX dizendo que não podia ser utilizado com equipamentos com caldeira de alumínio. Tentei olhar agora e não achei mais a informação lá.

 

Eu utilizo aqui água Bonafont, pois fiz a comparação de rótulos e constatei que é a que possuí menores valores de cálcio e magnésio. Acho que é de 1 a 4 mg/L de cálcio. dependendo do lote.

 

Confesso que não sei se isso é baixo o suficiente e nem o quão confiável é esta informação.

 

Quando comecei aqui no fórum, e pesquisei sobre o tema, me chamou a atenção o seguinte relato:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/238-como-fazer-a-limpeza-de-máquina-doméstica/?p=2647

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa água e muito mole , Leandro , eu usei água mineral Petropolis na minha velha delongui por 8 anos , quando eu dei,ela para meu irmão, antes dei uma geral , quando abri a caldeira ela não tinha nada nenhuma incrustação.

 

Usando água mineral (brasileira) essa sua caldeira da ECM vai morrer virgem de descalcificação . :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acho que cheguei a ver esse aviso uma vez, quando recomendei Dezcal pra alguém e me avisaram a respeito... deve estar aqui mesmo no CdC.

 

A Urnex deve ter tido problemas e colocou isso pra amenizar algum stress com os foristas gringos. Muitos anos atrás, lembro-me de que eles meio que bravatavam que o produto deles era o único que não danificava as caldeiras de alumínio. Mas eles não poderiam dizer isso, já que a composição da água pode criar imprevistos.

 

Esse lance de sair "preto", esqueci de mencionar, tem relação com uso de água com certos componentes, e água clorada é o que mais dá esse efeito. No meu caso, estou certo de que a importadora da Viva Gaggia usou água de torneira pra testar a máquina e aquela água clorada ficou reagindo com o alumínio durante anos no estoque da loja.

 

A Baby Class, que foi importada pela imeltron, nunca soltou resíduo preto, só um pouco de branco quando chegou, e mesmo assim parou. Descalcifiquei pra ficar tranquilo, e foi sussa.

 

E, sim, lembro do tópico e acho até que troquei umas mensagens pessoais com alguns dos interlocutores a respeito... Também achei o relato do Bernardo memorável!

 

Aliás, cheguei a comprar Durgol uma vez e trouxe umas garrafinhas na bagagem, mas usei pra descalcificar a Aríete Roma e também a caldeira de aquecimento da cafeteira drip, que tava precisando (entupindo os tubos).

 

Será que a ex-sua Twin sofreu o mesmo mal da ex-minha Viva, de ficar "curtindo" água clorada na caldeira por um longo tempo até salobrar? Isso pode gerar um problemão na reação com o ácido cítrico, o cloro e a água (H2O)... Pensando nas impurezas e no calor da caldeira, não dá um medinho de acabar fazendo ácido (hidro)clorídrico? :ph34r: :ph34r: :ph34r:

 

E eu só usei água mineral por um curto intervalo de tempo, na Drip.

 

Hoje uso filtrada pra tudo. comprei um bom filtro e, paciência, é o que uso... espero que o calcário/cálcio não passe pelo meu filtro...  isso é importante na Breville Dual Boiler, que é um INFERNO pra descalcificar.

 

@CaÊ, oxalá você esteja certo! ;)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genovese, isso NÃO É um descalcificador/descalcificante. É um DETERGENTE específico para máquinas de café.

 

Pelo descritivo, parece ter ação semelhante aos produtos Cafiza ou Cleancaf da URNEX.

 

Se for em pó, deve dar pra usar como se fosse Cafiza, e serve pra limpar as peças da máquina: pode-se imergir numa solução de água quente, na proporção recomendada: a parte metálica do porta-filtro, filtros, tela/chuveiro, espargidor de grupo, peças "desmontáveis" do grupo. Nas máquinas com válvula de 3 vias ou Grupo E61, dá pra fazer Backflush.

 

Se for líquido, há grandes chances de ser produto similar ao Cleancaf, nesse caso, não é para máquinas de espresso, mas para cafeteiras "de coado" e similares.

 

Como você tem uma Gaggia Classic na sua lista de equipamentos, se está procurando um produto para DESCALCIFICAÇÃO, procure e compre o DEZCAL da URNEX.

 

Dependendo de vários fatores, há chance de sua máquina ter o boiler (caldeira) de alumínio, Nesse caso, aí que eu só recomendo o DEZCAL, pois os outros produtos que vi no mercado são nocivos ao alumínio, e o DEZCAL, até onde encontrei, é o único que possui um elemento na mistura que protege o alumínio durante a descalcificação.

 

O produto de descalcificação com a marca Gaggia é indicado para as máquinas comerciais, com caldeira de aço, cobre etc. Não serve pras máquinas domésticas com caldeira de alumínio.

 

Por fim, procure no site como fazer a limpeza com o produto adequado. DEZCAL vai no tanque de água, já CAFIZA apenas para por peças de molho e para "backflush", já que sua máquina tem a válvula de 3 vias.

 

Já o Cleancaf, para cafeteiras de infusão, pode ir no tanque em algumas máquinas, no recipiente do "filtro" em outras, ou mesmo no recipiente de "higienação", em certos modelos.

Cabral, obrigado pelas infs.

Vou usar para backflush então. O produto é em pó, comprei na café e cia.

Comprei essa máquina há uns 3 meses e fiz uma revisão e descalcificação completa.

Acredito que não precise de outra descalcificação tão cedo já que só uso água filtrada.

Dei uma busca pelo de Dezcal e não encontrei. Você tem algum fornecedor? Ou é só na gringa mesmo?!?!

Valeu.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa noite a todos! Alguém já testou a água Aquiem? Ela vem em caixinha UHT e foi desenvolvida por pesquisadores norte-americanos para melhorar a qualidade do café. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o Raio gourmetizador , a água é  importante no preparo do cafe ? Claro que é  , mas água aditivada exige que vc consiga perceber a diferença,  eu uso água mineral no preparo do cafe , já usei água filtrada e no espresso não percebi diferença.

No coado se usar uma BR bem baixa uns 5% , no meu caso começa  a fazer alguma diferença , mas mesmo assim eu não consigo definir o que é melhor .

Essa água passou uma osmose reversa e depois foi aditivada com sais , aqui tem um tópico que eu não achei do Rodrigo , onde ele fazia experiências de aditivar água. 

Tem esse tópico do Lisboa.

http://forum.clubedocafe.net/topic/4521-preparação-de-água-guias-e-testes/

Agora essa água custa 3 dólares o litro nos EUA,  é  quase o triplo que uma água Voss que é  a mais cara que eu encontrei em um supermercado americano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito que o espresso é encorpado eu também não conseguiria sentir diferença em se tratando de água, agora coados esses ainda é capaz de dar diferença, pra mim uma boa água filtrada ou mineral está ótimo, acho desnecessário gastar tanto em água, ainda mais em espresso que dificilmente vai deixar a caldeira sem nada para colocar a água cara, provavelmente irá contaminar com a que já existe lá dentro fora o fato que muitas vezes vc perde com flush, limpeza, etc, água especial se quiser experimentar recomendo filtrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2017 at 22:01, carlos eduardo disse:

Cuidado com o Raio gourmetizador , a água é  importante no preparo do cafe ? Claro que é  , mas água aditivada exige que vc consiga perceber a diferença,  eu uso água mineral no preparo do cafe , já usei água filtrada e no espresso não percebi diferença.

No coado se usar uma BR bem baixa uns 5% , no meu caso começa  a fazer alguma diferença , mas mesmo assim eu não consigo definir o que é melhor .

Essa água passou uma osmose reversa e depois foi aditivada com sais , aqui tem um tópico que eu não achei do Rodrigo , onde ele fazia experiências de aditivar água. 

Tem esse tópico do Lisboa.

http://forum.clubedocafe.net/topic/4521-preparação-de-água-guias-e-testes/

Agora essa água custa 3 dólares o litro nos EUA,  é  quase o triplo que uma água Voss que é  a mais cara que eu encontrei em um supermercado americano.

Realmente, a Aquiem é caríssima!

Obrigada pela dica do tópico do Lisboa! Excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Olá colegas tenho uma gaggia anima, fiz o teste de dureza da agua e deu nivel 1 (agua muito mole), configurei a maquina para esta dureza e comecei a usar a maquina, certo dia acabei mexendo na quantidade de cafe que saia e para voltar a maquina para regulagem padra acabei dando reset na configuração da maquina, e hj a +- um mês de uso ela pediu para descalcificar achei estranho em tão pouco tempo, mas lembrei que pode ser a dureza da agua que voltou pra 4 na maquina após o reset.


E agora tenho de fazer a descalcificação para que a msg no painel desapareça?


Como alterei a dureza novamente para 1 será que a próxima descalcificação será com mais tempo?? Obs. alterei a dureza e a msg não some

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não tenho a menor ideia de como é a programação das super automáticas, mas tentou dar um novo reset pra ver se a mensagem some?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...