Ir para conteúdo

Máquinas Gaggia - detalhes e modificações


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Pessoal!

Tenho uma Gaggia Baby Class e a cada expresso extraído, fico mais angustiada em saber maiores parâmetros. Tenho conseguido em +- 30 segundos amostras de 60ml com 17-18g de pó no PF duplo, moagem 3 ou 4 do MDF. Está certo isso? O crema sai ok. Mas para fazer lattes, o vaporizador é horrível. Faz algumas macrobolhas que estragam tudo, e a saída REAL de vapor fica muito longe do leite, então, queria uma ajuda.

Como troco o bico para o da Silvia? Isso adianta? Como se faz?

Precisarei de um regulador de pressão?

E também acho uma dificuldade tremenda saber qdo a caldeira está na temperatura certa. Como instalo um controlador de temperatura da caldeira?

Meu Excelentíssimo trabalha com autoclaves, acho que ele consegue fazer isso, né? Ou ponho no correio e envio para o Carneiro?

Rs

Obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, já sobrou pra mim! :D O que me falta é tempo... Eu tenho uma máquina aqui parada há algum tempo que fiquei de instalar PID para uma pessoa.

 

Se seu marido trabalha com termometria, deve ser fácil para ele! Mas veja a dica que passei de um cara que criou um método legal (basta o termômetro medindo a temperatura da caldeira ou no metal do grupo): http://www.home-barista.com/tips/different-approach-to-gaggia-temperature-routine-t22059.html

 

O braço da Silvia antes da versão 3 deve servir, mas só confirmar se a conexão é a mesma da Classic, e tem que usar a rosca macho do braço da Gaggia. Para colocar o da versão 3 teria que fazer algum adaptador que entre no conector da máquina (acho que é fêmea M10) e que ofereça 3/8 BSP para o braço da Silvia. Eu adaptei um desse na Gaggia Achille mas foi fácil pois o conector dela já é 1/4 BSP macho, então só arranjei um redutor de 3/8 BSP macho para 1/4 BSP fêmea.

 

Quanto às extrações, até que está razoável, 60ml TOTAL para 16-18g de pó. Ou são 60ml em cada xícara?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

60 ml total... Coloco dois medidores, ficam exatos 30ml em cada. É assim que eu consegui um bom controle de qualidade de tampering (inicialmente era um desastre). Como seria a medida ideal?

E como ele faz a OPV? Achei milhares de informações no forum, mas não consegui concluir wual a melhor...

E tu acha que o braço da Silvia me ajuda a ter mais crema? Estou quase comprando a cremeira da Bialetti :P

Muuuuuuito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Márcio, grato pela informação.

 

Vou confirmar as medidas, mas pelo circuito dos dois tipos de montagem de PID nas estufas, entendi que um tipo de saida "relay" simplesmente fecha um contato, sendo necessário alimentar o circuito para o SSR - AC funcionar. Já outro do mesmo tipo aciona diretamente um SSR - AC, dando a entender que ela já solta "tensão" na saída. Estou embasbacado com isso, pois os dois PIDs são do mesmo modelo com instalações diferentes. E a grande, na qual vão 2 desses C100 instalados, tem um SSR - DC na parte de baixo "gaveta", usando um circuito "encapsulado" entre o PID e o SSR DC (que aciona um circulador e uma resistência adicional, menorzinha), enquanto o outro C100 da parte de cima (porta) usa um SSR - AC, ligado direto, sem circuito de alimentação externo.

 

Estou ficando maluco com isso! hahahaah...

 

Vou montar o PID na bancada, com saída em aberto, e medir como o bichinho funciona. Depois testo os SSR de acordo com a compatibilidade. Tomara que esse C100 acione direto o AC, assim facilita a minha vida. Mas como testo a velocidade? Tem alguma "manha"? pensei Até em montar um termopar numa chapa fina de alumínio e usar o SSR pra acionar um "suprador térmico" apontado sobre a mesma, pra testar o circuito. Vale a pena eu me dar ao trabalho?

 

E quando você fala da velocidade, não é de acionar ou desligar, simplesmente, é? Por acaso esses sistemas acabam funcionando por modulação de largura de pulso (PWM), chaveando o SSR em alta velocidade (centenas a milhares de Hertz, talvez)?

 

Cara! Quanta pergunta eu fiz! O próximo passo é seguir a sábia sugestão da Carolina, parar de bancar o técnico, colocar no Correio e mandar pro Professor Carneiro! :lol:

 

Como diria "King Bob Charles": São tantas emoções, bicho... ;)

 

Abração!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses números estão OK. Em torno de 30s, 60ml totais para um duplo. Acho que eu costumo até tirar menos, mas é um ristretto. Se a crema é bem espessa, em geral o peso é bem menos que 60ml, talvez 45g (de líquido). Eu costumo tirar uns 30g de líquido.

 

A OPV tem duas opções. Se for colocar a da Classic, siga a dica do Léo, que fez na Twin. As conexões devem ser semelhantes na Class, tubo de silicone com mala e braçadeiras, então ele trocou da bomba até a caldeira por teflon com conexão de compressão (que é a entrada da OPV da Classic).

 

Outra opção é colocar um T no meio do tubo que vai da bomba para a caldeira e nesse T ligar uma OPV genérica. Exemplo legal é essa que tem no Orphan. A conexão dela é 1/4 BSP. A saída dela pode ser ligada num tubo de silicone qualquer só para jogar a água no tanque (sai com pressão baixa lá).

 

Com o braço da Silvia fica bem mais fácil usar o vapor. Talvez valesse a pena juntar interessados também e fabricar um legal, com rosca para o bico, não é difícil.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral.

 

Quando a velocidade e limites, teria que ver a especificação do produto. Mas esses chineses que mal têm manual é fogo.

 

No mais comum, em que a saída é pulso para um SSR com entrada DC, o controlador faz PWM nessa saída. Por exemplo o ciclo de atuação pode ser 0,5 s ou 1s (ou até 2 s). Num exemplo de 1 s = 1000 ms, se o controlador nesse ciclo quer atuar com 60% de potência, ele faz um pulso de 600ms ligado e 400ms desligado. O SSR é zero-crossing e ele mesmo dá conta de só atuar na fase AC (saída) quando passa no zero. Perde-se, no pior caso, uns 16-17ms de atuação, mas esse erro é irrelevante pois ao longo do tempo a atuação PID vai estabilizar a temperatura e a resistência também tem uma certa inércia e mesmo com ciclos de 0,5s ou 1 s tudo vai bem.

 

O problema do relé, que pode atuar na fase AC e na entrada AC do SSR, é que o relé do controlador não deve poder atuar em ciclos tão curtos. Até porque o tempo de vida dele não vai ser muito... Em geral são usados para máquinas que atuam em ciclos longos, como compressores e motores. Nesses controladores que devem atuar mais rápido os relés ficam só nas saídas alarme, que ficam maior parte do tempo abertas ou fechadas.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...