Ir para conteúdo

Máquinas Gaggia - detalhes e modificações


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Márcio, aproveitando a discussão, me fale um pouco da baby class, para eu entendê-la melhor.

Vale a pena colocar PID nela?

E manômetro?

E OPV regulável? Para que serviria ela realmente?

A caldeira dela é de aço aluminio com duas resistências, é isso?

Seria melhor que a de inox?

Se eu fizer todos os mods que vc acredita ser necessários eu dispensaria uma rancilio silvia correto?

 

Valeu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, aproveitando a discussão, me fale um pouco da baby class, para eu entendê-la melhor.

Vale a pena colocar PID nela?

 

Uai, controlador de temperatura, em máquinas com uma caldeira ou duas (nesse caso na caldeira de café) vale a pena. Te trará a temperatura inicial consistente.

 

E manômetro?

 

Apenas por gosto... É mais visual.

 

E OPV regulável? Para que serviria ela realmente?

 

Você pode regular essa válvula e limitar a pressão no valor desejado. Pode ser 8, 9 ou 10 bar. Em geral essas máquinas vem com a válvula fixa em torno de 11 bar.

 

A caldeira dela é de aço aluminio com duas resistências, é isso?

Seria melhor que a de inox?

 

Sim, é a de alumínio. Não sei se é melhor que inox, transfere calor mais rápido, mas inox não tem erro quanto a problemas de corrosão. Mas os modelos com a caldeira de inox, como a Dose e Color, parece que têm dado reclamações com outros problemas não relacionados a caldeira.

 

Se eu fizer todos os mods que vc acredita ser necessários eu dispensaria uma rancilio silvia correto?

 

As Gaggias e Silvias estã no mesmo patamar, mas claro que cada uma tem seu perfil de temperatura e seu disco de dispersão. A Silvia vêm com OPV regulável, uma ou outra Gaggia também (Classic e Baby antiga?).

 

Se tem uma Gaggia, não vejo muita melhoria numa Silvia. Se gosta de usar o vapor, uma máquina com trocador de calor ou duas caldeiras separadas é uma melhoria.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Márcio, pelo que entendi, as Gaggias dão conta do recado mesmo.

Mas então me diga, se vc tivesse a Baby class como eu o que vc faria de melhorias para ficar com ela um bom tempo?

Pergunto isso, porque vou partir para investir em um moinho, daí quero ter uma máquina bacana que o acompanhe.

Outra coisa: Após o Vario, qual seria o melhor na sua opinião: Preciso ou Rock, ou ainda Gaggia MDF ou Breville Smart?

 

Muito grato

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez primeiro colocar um controlador PID, depois algo como uma OPV regulável, se é que isso importa tanto.

 

Se não dá para pegar o Vario, acho que o Preciso é mais prático que os outros e a qualidade é bem boa.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Há kits PID prontos para a Gaggia na Auber: www.auberins.com.

 

Se quiser gastar menos faça como eu e compre um xingling no eBay, mas adianto que o trabalho será maior para instalar.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Há kits PID prontos para a Gaggia na Auber: www.auberins.com.

 

Se quiser gastar menos faça como eu e compre um xingling no eBay, mas adianto que o trabalho será maior para instalar.

 

Abraços,

 

Léo

 

Leonardo,

 

Voce usou o kit pra Gaggia Color/ Dose? Nao vi nenhum kit especifico pra Baby Class ou Twin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O kit para Classic seria o mais adequado para qualquer máquina com a mesma caldeira, como Baby, Twin etc.

 

O que pode mudar muito pouco é a ligação elétrica. Só saber exatamente onde ligar a alimentação do controlador (normalmente em paralelo com o botão de ligar a máquina) e o SSR (tem que estar em série com as resistências, normalmente são os dois fios que estão ligados no termostato lateral, que é o que controla a temperatura da caldeira.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há kits PID prontos para a Gaggia na Auber: www.auberins.com.

 

Se quiser gastar menos faça como eu e compre um xingling no eBay, mas adianto que o trabalho será maior para instalar.

 

Se alguém quiser comprar um PID no dealextreme tem um.

 

http://www.dealextre...ontroller-66334

 

sku_66334_1.jpg

 

sku_66334_2.jpg

 

sku_66334_3.jpg

 

Vale comentar que o PID não é só essa peça aí de cima, tambem será necessário comprar um SSR e um termocouple (no caso da Rancilio Silvia)

 

Não sei se o produto acima é bom, mas ultimamente tudo que tenho comprado no dealextreme chega certinho e sem problemas, e se for abaixo dos U$50, sem imposto.

 

Se esse produto for bom, é uma boa pedida pois custa apenas U$17,80.

 

Entretando será mais trabalhoso de instalar e de comprar as outras peças.

 

Mais prático e com menos chance de erro comprar um kit pronto.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Salvo engano acredito que esse modelo pode não funcionar para a aplicação desejada. Na lateral da peça se lê que a saída é do tipo "RELAY". Normalmente eles usam essa terminologia para indicar relé comum e não o SSR, que é de estado sólido.

 

O controlador que eu comprei é um Sestos e tem duas saídas, uma RELAY e outra SSR. Acho que isso é importante porque com um relé comum você terá um barulho insuportável dentro da máquina, sem contar que eu não sei se ele resiste às temperaturas e frequência de acionamento nesse caso.

 

É provável que haja um modelo "gêmeo" desse com saída para SSR.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, relé é só para liga e desliga, estranho ser "PID" e ter um relé apenas...

 

A GoodLuckBuy tem o controlador idêntico ao da Auberins. Já comprei uma vez, chegou bem, mas durou 1 semana em teste na Oscar. Aí fez "pou" e parou, cheirando queimado... :) Mas o custo é tão baixo que talvez valha a pena tentar uns 2...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GoodLuckBuy tem o controlador idêntico ao da Auberins. Já comprei uma vez, chegou bem, mas durou 1 semana em teste na Oscar. Aí fez "pou" e parou, cheirando queimado... :)

Márcio.

 

hehehehehe, fez "pou" e parou...

 

me lembra uma discussão dos fóruns lá de fora.

 

Lá fora, tem tópicos de discussão sobre PID.

 

Uns elogiando os Watlow, outros os Omrom, outros criticando, falando que são um preço maior que o da cafeteira....

 

Até em matéria de PID tem os "bons", os "caros" e os "bons e baratos"...

 

Eu estava lendo sobre os kits do Erez, que tem um site onde vende produtos pra Silvia. O site se chama www.pidsilvia.com

 

Ele diz que o PID dele custa 1/3 do valor de um omron.E que pelo preço do Omron vc pode ter 3 PIDS na Rancilio Silvia( um na caldeira, um pra vaporização e um pra medir a temperatura no grupo).

 

O mais interessante é que ele disse que nenhum dos PIDs dele deu problema até hoje.

 

Ele vende "PID-kits" completos pra Rancilio por algo em torno de R$100 até R$400.

 

Só o PID ele vende por R$75 e pede U$15 de frete.

 

O investimento nem é tão caro assim, pelo retorno proporcionado.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo ruivo e amigos,

 

existe um grupo no Yahoo só da Gaggia do qual eu faço parte.

 

A maioria das modificações e kits são feitas por um usuário chamado "tex".

 

Consulte no google por PID kits e Mods para Gaggia feitos pelo Tex.

 

São os mais comuns.

 

Eu fazia parte do grupo do Yahoo, mas agora deixei só acesso ao site, pois me enchi do mau humor e exagero de foco do Robert (Tex) e da Susan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Boa noite pessoal, meu primeiro post e muitas dúvidas.

Tenho uma Gaggia Carezza (mesma que Evolution) e gostaria de fazer os Mods para melhorar o máquina. Estou comprando um moinho de entrada residencial, o Baratza Encore para melhorar meu espresso, pois estava usando um Ariete e, pesquisando... li que a moagem mais fina dele não é suficiente para um bom espresso, então pelo custo x beneficio, optei por esse Baratza Encore.

 

- Sobre o PID:

É necessário comprar fora do Brasil? Não posso comprar um controlador de temperatura (SSR) como foi citado acima e instala-lo? Tem a marca COEL que conheço e faz bons produtos e utilizo alguns em máquinas de fechar embalagens e tem boa duração, tem alguns que chegam a 200 graus de trabalho.

- Sobre OPV

A válvula vendida no http://www.shop.partsguru.com/B-0147-A-Gaggia-Inlet-Fitting-with-adjustable-OPV-B-0147-A.htm?categoryId=-1, serve em minha máquina? Posso comprar sem medo?

 

Espero que alguém possa me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

 

Seria mais seguro você postar uma foto da OPV que está em sua maquina para termos certeza, mas a priori a peça é esta mesmo. Esse modelo serve nas Baby class e Twin, mas não sei se a Carezza usa esse mesmo tipo, é bom verificar. Você precisará, alem dessa peça, de uma mangueira de silicone 4x8 e uma de teflon com arruela rosqueada para conectar a nova OPV, mas tudo isso só com foos internas da sua maquina para nos certificarmos.

 

Quanto ao PID o Marcio pode responder melhor do que eu, mas até onde sei o único requisito dele é que tenha saida SSR e trabalhe com corrente AC. Sendo assim qualquer modelo que atenda essas especificações a princípio pode ser usado.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controlador tem que ter saída pulso pro SSR (chamam de DC, pulso ou SSR), melhor ter alimentação AC automática (a maioria é assim), e o SSR tem que ter entrada DC e controlar uma fase AC. É o mais comum por aí. Um de 25A é suficiente, e se possível é bom usar um dissipador nele, mas acho que não é essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

 

Seria mais seguro você postar uma foto da OPV que está em sua maquina para termos certeza, mas a priori a peça é esta mesmo. Esse modelo serve nas Baby class e Twin, mas não sei se a Carezza usa esse mesmo tipo, é bom verificar. Você precisará, alem dessa peça, de uma mangueira de silicone 4x8 e uma de teflon com arruela rosqueada para conectar a nova OPV, mas tudo isso só com foos internas da sua maquina para nos certificarmos.

 

Quanto ao PID o Marcio pode responder melhor do que eu, mas até onde sei o único requisito dele é que tenha saida SSR e trabalhe com corrente AC. Sendo assim qualquer modelo que atenda essas especificações a princípio pode ser usado.

 

Abraços,

 

Leo

 

 

Obrigado pela ajuda Leo e Carneiro. Estou postando as fotos da parte interna da minha máquina para prosseguir com a orientação de vocês.

post-325-0-00634100-1338143910_thumb.jpg

post-325-0-51319800-1338143917_thumb.jpg

post-325-0-62828900-1338143921_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal,

 

Seguindo com minhas dúvidas, encontrei este controlador da marca COEL, vendido na faixa de R$ 150,00.

 

Vou precisar de algo mais além do controlador? Pois falei com o atendente e ele me disse basta apenas instalar na máquina e pronto, que poderei usar até o próprio sensor que já está na máquina que liga e desliga a resistência e o controlador irá manter a temperatura de acordo com a programação.

 

Abaixo dados retirado do site: http://www.coel.com....product/search/ (Procure por K48, tem o manual completo em PDF no site)

 

MODELO K48

- Saída de controle a relé ou tensão (10 Vcc/20 mA).

- 1 saída de alarme a relé.

- Lógica de controle para aquecimento (ON-OFF ou PID com auto-tune).

- Entrada para sensor termopar tipo J, K, S, R, T ou termoresistência Pt100 (configurável) .

- Acesso à programação protegida por senha.

- Ajuste de offset da leitura do sensor.

- Indicação da temperatura em °C ou °F.

- 1 display a LED de alto brilho e de fácil visualização.

- Frontal com proteção IP54 com guarnição.

- Alimentação 24 Vca/Vcc ou 100 a 240 Vca (especificar).

- Caixa plug-in em plástico UL94 V0 auto extinguível, padrão DIN 48 x 48 mm

 

Conto com a experiência de vocês no assunto.

 

Grato

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Essa válvula grande de latão da foto não é a OPV, é a válvula do vapor.

 

A OPV da Carezza fica presa na ponta da bomba, veja foto:

 

http://www.shop.partsguru.com/20080524DS-Gaggia-Pump-with-OPV-and-rubber-mounts-20080524DS.htm

 

De qualquer forma, pelo menos visualmente, me parece que a conexão dela é compatível com a da OPV da Classic, o que significa que teoricamente você pode trocá-la, assim como eu fiz na Twin. Olhando a foto aparentemente é bem parecida com a OPV original da Twin, só que a da Twin é de plástico.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Essa válvula grande de latão da foto não é a OPV, é a válvula do vapor.

 

A OPV da Carezza fica presa na ponta da bomba, veja foto:

 

http://www.shop.part...-20080524DS.htm

 

De qualquer forma, pelo menos visualmente, me parece que a conexão dela é compatível com a da OPV da Classic, o que significa que teoricamente você pode trocá-la, assim como eu fiz na Twin. Olhando a foto aparentemente é bem parecida com a OPV original da Twin, só que a da Twin é de plástico.

 

Abraços,

 

Leo

 

 

Fala Léo,

 

Desculpe a ignorância nas fotos, pois tudo que pesquisava o pessoal tirava sempre a foto da parte de cima, mostrando em cima da caldeira.

De qualquer forma, então a peça correta a comprar é esta do link abaixo? (por ser OPV na bomba?)

 

http://www.shop.partsguru.com/B0147-A-BK4-Water-inlet-OPV-assy-with-hose-to-pump-B0147-A-BK4.htm?categoryId=-1

 

Obrigado.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Ricardo.

 

Mas além dessa peça você provavelmente precisará também de uma mangueira de silicone 4x8 para levar a água que sai da válvula de alívio da OPV até o reservatório. Você pode encontrá-la aqui:

 

http://www.fibracirurgica.com.br/produtos/detalhe.php?ref=887&linhas=100&p=TUBO_DE_SILICONE_201__4_X_8MM_MEDICONE

 

Outra coisa é que você provavelmente não conseguirá comprar essa OPV no Partsguru. Quando tentei o pessoal de lá foi grosseiro e disse que não enviavam para o Brasil. Essa OPV pode ser encontrada em http://www.espressotec.com/index.php/parts/gaggia-expansion-valve-assembly.html?___SID=U. Foi nesse site que comprei e veio já com as mesmas partes que o Partsguru anuncia no site.

 

Por fim quero adverti-lo que não conheço a Gaggia Carezza e não posso assegurar que você conseguirá instalar o kit com sucesso. O que conheço da modificação é relacionado às Baby Class e Twin. Por tudo que você relatou e pelas fotos que postou, aparentemente me parece que é viável a instalação, mas não posso te garantir nada.

 

Como diria o Márcio, Caveat emptor.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Léo,

 

Desculpe a ignorância nas fotos, pois tudo que pesquisava o pessoal tirava sempre a foto da parte de cima, mostrando em cima da caldeira.

De qualquer forma, então a peça correta a comprar é esta do link abaixo? (por ser OPV na bomba?)

 

http://www.shop.part...m?categoryId=-1

 

Obrigado.

Ricardo

 

Agora sim, espero ter tirado as fotos corretas... rsss

Dá uma olhada e veja se com isso melhora para você me falar.

Eu vou substituir essa OPV original da máquina pela regulável, e fazendo o esquema das mangueiras como você respondeu anteriormente?

E depois de instalada, como se faz a regulagem para 9 bar (já vi os videos com manômetros instalados para ver a pressão, até aí eu entendi... quero saber como regula na valvula até chegar nos 9 bar... é um parafuso que giramos e vamos observando no manômetro?)

 

Cara, desculpe a amolação aí... rsss

 

Abraço

Ricardo.

post-325-0-84898400-1338931747_thumb.jpg

post-325-0-14316500-1338931776_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar da OPV (na saída da bomba) você colocará um cotovelo. Se bem que até poderia deixar essa aí. No lugar da entrada da caldeira colocará a OPV, que tem entrada para o tubo de teflon e saída para usar o tubo de silicone. Veja que sua máquina é diferente da Class e Twin, pois a sua ainda usa o tubo de teflon e conexões de porca e pressão.

 

Para regular essa OPV da Gaggia, infelizmente, não é possível ver a pressão. Pois tem que apertar ou soltar o parafuso que está sob esse espigão que é a saída de água pro tubo de silicone. Terá que fazer em passos, é um saco.

 

Uma opção boa é usar uma OPV genérica e colocar um T nesse tubo de teflon. Mas tem que arrumar as conexões por aí.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Você poderá ter uma surpresa ruim. Não sei se há espaço para colocar a nova OPV na entrada da caldeira. Seria bom se assegurar que há tal espaço.

 

A nova OPV ficará aparafusada direto na entrada da caldeira (siga o tubo de teflon que sai da OPV atual e você chegará até a entrada da caldeira). Como a peça a ser instalada tem cerca de 10cm é bom se certificar que haja espaço para acomodá-lá com a maquina fechada.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Oi Pessoal...

 

Enquanto esperamos o Ricardo experimentar com o OPV da Carezza, eu gostaria de fazer um pergunta: tenho um PID da RKC, usado para regular a temperatura de uma estufa industrial. Comprei alguns no eBay para substituir os que haviam queimado e peguei um a mais como "backup". Trata-se do modelo REX-C100, que também está à venda na DealExtreme, algo que só descobri quando vi as imagens e link pro C700 postados pelo Rafa (valeu!), pois eu tinha até esquecido que eu tinha um PID em estoque por aqui :P

 

O link é esse: http://www.dealextreme.com/p/digital-temperature-controller-66125

 

e na etiqueta também só diz "relay", contudo na estufa são usados 2 tipos de SSR com esse PID, e nenhum relê eletromecânico. Os SSR são da marca FOTEK, sendo um do modelo SSR-25 AA (Input 80~250VAC / Output 24~380VAC - 25A) e outro do modelo SSR-25 DA-H (Input 3~32VDC / Output 90~480VAC - 25A).

 

A questão problemática no caso da estufa é que se a saída é para "relê", o circuito interno dispensaria etapa de isolamento, podendo os terminais acionadores compartilhares o "comum" com a entrada da alimentação, já que o relê eletromecânico proporcionaria o devido isolamento entre entrada e saída. Os modelos dedicados a SSR deveriam ter um alternistor a mais, com sistema de disparo por opto-acoplador, para proporcionar o isolamento entrada-saída. Para a estufa, entrada e saída compartilham o "comum", então isso não é problema. Para a cafeteira, seria esse também o único problema? Se eu usar o SSR para AC, não preciso de isolamento. E, se for o caso de precisar isolar e usar o DC, posso adicionar o alternistor e o opto-acoplador entre o PID e o SSR, criando o isolamento elétrico sem afetar a funcionalidade, já que tenho essas peças em estoque... Salvo algum outro problema que eu ignore.

 

Qualquer opinião de vocês será bem vinda, pois estou apenas tateando nas teorias por aqui... :rolleyes:

 

Em resumo, acham que eu consigo usar algum desses SSRs e instalar esse PID na minha Gaggia Baby Class???

 

Agradeço desde já!

 

Abraço,

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o controlador tem saída AC (relé) e você tem um SSR com entrada AC, dá para usar. Só não sei a velocidade de chaveamento etc. Talvez seja necessário ciclos mais longos, o que é ruim no nosso caso.

 

Se o controlador tem saída DC, basta usar o SSR com entrada DC. Ele já é isolado internamente. Essa é a receita de bolo usada pela maioria, inclusive os que montam e vendem kits. Tem controladores baratos por aí, e sei que se acha o Novus N1040 por 100 reais na Florêncio de Abreu. O mesmo que o Auber Instruments vende, mas no site Goodluckbuy (semelhante a Deal Extreme) tá aproximadamente 20 dólares.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...