Ir para conteúdo

Grãos Kopenhagen


Alexandre Freires

Postagens recomendadas

Como minha ultima torra foi feita a 2 dias fui atrás de café para hoje e me deparei com a Kopenhagen, aproveitei e me arrebentei de tanto comer chocolate :) . Ao final da lambança perguntei se vendiam café em grãos e para minha "felicidade" tinha, porém eram em pacotes de 1kg :(. Quando pedi pra olhar o pacote vi que a única data encontrada era de validade e não a de fabricação, porém como vencia em 20.06.2014 entendi poderia ter sido torrado em 20.06.2013 e aí acabei não comprando. Alguém já adquiriu algum pacote pacote desse café e tem algo para contribuir com informação a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Seria justo até R$ 30/Kg. É um bom café normal. Bebida dura e limpa. Feito, se não me falha a memória, pela antiga Sara Lee Coffees, agora D.E. Master Blenders. Ou pode ser a Cacique? A memória falha mesmo...

O problema é sempre a idade desde a torrefação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Seria justo até R$ 30/Kg. É um bom café normal. Bebida dura e limpa. Feito, se não me falha a memória, pela antiga Sara Lee Coffees, agora D.E. Master Blenders. Ou pode ser a Cacique? A memória falha mesmo...

O problema é sempre a idade desde a torrefação.

 

Era Sara Lee. Agora não sei, caí no embuste apenas uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar um fato acontecido comigo há uns 2 anos mais ou menos.

Estive em uma loja da Kopenhagen num shopping de minha cidade e perguntei sobre o café deles em grãos, mas só havia já moído em pacotes de 250g. Desanimei.

No mesmo dia em um supermercado fui até a loja da Brasil Cacau, onde perguntei sobre os grãos e o dono me deu umas 250g do seu café e me disse que esse era melhor que o da Kopenhagen e que era 100% arábica e que o da outra marca era 90/10 90% arábica e 10% robusta, já havia ouvido falar que há blends que levam robusta. Só não imaginei que o da Kopenhagen seria assim. O pior de tudo ? o dono da loja da Brasil Cacau é filho da dona da Kopenhagen.

Como disse, eu vivi isso, ninguém me contou, foi o próprio dono da loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ter uma pequena porcentagem de robusta no blend não desabona a qualidade do café, há vários bons blends com robusta, na Itália mesmo é bem comum utilizarem.

Não sei porque essas lojas tem mania em não querer vender as coisas (mania de não querer ganhar dinheiro isso sim), aqui tem um posto de gasolina que se "acha" dizendo que tem o melhor café do Brasil e la na conveniência tem a placa do Orfeu, uma vez perguntei se vendia pois ficaria mais fácil comprar quando eu quisesse e não vendem e nem falam quem fornece, como se fosse um segredo de estado eles terem "o melhor café do Brasil" enfim, todos os lugares que vou comprar o Orfeu é sempre com tempo de torra, 1 mês, 2 meses... e sim, é um café bom, mas venho notando que aqui no forum estão elevando demasiadamente este café, tem cafés melhores no BR que também já ganhou prêmios, já peguei vários orfeus com torra irregulares e considerando um grão bem normal, então não há dessa de ser o melhor sempre, há safras e safras, torras e torras.

Já comprei da Kopenhagen e acho os grãos sem nada de especial, pouca acidez e amargor, grão regular que talvez se pegar uma torra recente possa ser agradável.

Agora a dona da Brasil Cacau daqui diz ser o mesmo café da Kopenhagen rsss, vai saber quem está dizendo a verdade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada eu aproveitei que estava no shopping e fui a uma loja da Brasil Cacau comprar uns chocolates. Chegando lá o gerente me apresentou o que pedi e informou que estavam trabalhando com cafés espressos também. Como sou curioso, pedi um café. Minha esposa que estava ao meu lado aproveitou para dar uma cutucada: "cuidado que meu marido é chato com café heim". Nisso comento que gostavam de café e preparava espressos em casa. Ok! Tudo bem até aí. Ele resolve me prepara o café. Resultado: aparência horrível, sem técnica alguma na extração, tamping todo torto, e por aí vai. Como eu havia comentado que apreciava um bom café, ele dá uma desculpa: "Vou pedir a moça aqui para fazer outro porque este não ficou bom". Imaginem só se eu não tivesse falado nada. Iam me servir aquilo lá mesmo. A tal moça então prepara outro café: sem crema, ácido demais. Fingi de bobo, bebi, agradeci e perguntei de quando era o café. A resposta do gerente foi imediata: "O café é este aqui (e me mostra um pacote que não me lembro mais qual era). Muito bom. Café novo!!". Ok.. Peguei o pacote dei uma olhada.. E o café novo dele estava com data de fabricação de meados de JUNHO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Isto que dá. Tomar café uma chocolateria.

 

É o mesmo que chegar na padaria e pedirem para remendar um pneu.

 

Só rindo mesmo. Não volto lá nunca mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer umas contas:

 

Um espresso leva 7g de café.

 

Usando café bem comercial, uns R$16 o Kg, são 11,2 centavos por xícara. Usando café premium, de R$50 o Kg, são 35 centavos por xícara. A diferença é menor que 24 centavos por xícara.

 

Considerando-se o preço cobrado por um café em shoppings, é pão durismo usar café comercial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pão durismo nada, isso eh ganância e confiança na baixa exigência do público. O povo paga pra ir na cafeteria chique, posar de bonitão, nao pra tomar cafe de qualidade.

 

Nos somos a exceção. E somos taxados de chatos ainda... Rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer umas contas:

 

Um espresso leva 7g de café.

 

Usando café bem comercial, uns R$16 o Kg, são 11,2 centavos por xícara. Usando café premium, de R$50 o Kg, são 35 centavos por xícara. A diferença é menor que 24 centavos por xícara.

 

Considerando-se o preço cobrado por um café em shoppings, é pão durismo usar café comercial!

 

Jorge,

Embora concorde com a qualidade ruim do café, sua conta não pode ser tão simplista. O dono da loja paga aluguel da loja, luz, água, funcionários, impostos, tem desgastes natural e a manutenção dos equipamentos, paga a própria Kopenhagen um valor sobre seu faturamento, lugar agradável e é claro.... O lucro! afinal de contas, não faz sentido abrir uma empresa para ter prejuízo.

 

Sanchez,

A Kopenhagen não é uma casa de cafés, mas sim de chocolates especiais, o café é apenas um acessório e no que ela se propõe a fazer (chocolate) ela faz muito tem ( em minha humilde opinião).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que os calculos de lucro/ margem são efetuados em percentual , se comprou por R$ 0,10 e vendeu por R$ 3,50, deu 3500% de sobre preço contra 1000 % usando o café melhor, mas em reais a diferença de margem bruta é de menos de 7%, não é inteligente usar o café pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, entre a compra, o preparo e a venda do café para o consumidor final existe todas e mais algumas daquelas variáveis que mencionei acima. A venda final do café está baseada em uma composição de diversos preços que se resumem ao preço final de R$3,50 :ph34r: , talvez seja caro, mas não é isso que estou discutindo, mas sim a forma simplista de analisar o lucro do empresario. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Leonardo,

ainda nao tomou bons expressos, acredite, tem coisa muito melhor. hehe

ja que esta ai no rio, vai la no shopping citta, na av das americas e passa na Cafeteria Cafuné! vale muito a pena tomar um café la. E capaz de ser mais barato que Kopenhagen

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mesmo que não seja mais barato.. Pague um pouco mais para saber o que é um bom café espresso.. Depois disto você terá parâmetros para comparar com outros cafés... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver pelo Centro do Rio, algumas opções aqui de cara onde você consegue tomar um bom café:

 

1. Curto Café (no segundo andar do Ed. Menezes Cortes). Só pedir um espresso;

2. Grão Café (rua da Assembléia, quase chegando na Rio Branco). Peça um curto lá, pedindo um espresso pode vir um balde de café amargo;

3. Suplicy Café (dentro do antigo prédio da SulAmérica. Coladinho no Manekineko, mas pelo lado de dentro). Peça um curto.

4. BESI (Rua do Carmo, entre a Ouvidor e a 7 de setembro) tem um café ao fundo. Peça um curto.

 

Todos custam pouco mais de R$ 4.00 pelo espresso, mas são bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Curto custa quanto você quiser. Pede a boa educação que seja mais que R$ 0,50, o custo de produção do café. Eu dei R$ 2,00, já que vejo a coisa mais como uma prova para comprar grão do que uma simples tomada de expresso. Pelo grão me disponho a pagar preço de mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá eu sempre chego e dou uns 20 reais pros meninos, sei que vou beber vários espressos a mais que eu pedir, uns coados que vou dar idéia de fazer e me divertir bastante batendo papo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...