Ir para conteúdo

Comprando um moinho intermediário


Ricardo Esteves

Postagens recomendadas

Continuando minha busca por onde começar meu cantinho de café - http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/148-viva-gaggia-por-r-35000-e-ate-por-menos/

 

Meu orçamento é baixo, e tenho muitas duvidas sobre moinhos, já que não sei nada sobre eles.

 

COmo falei no outro topico, meu irmão vai aos EUA em março e vou encomendar alguns equipos, com isso estou buscando na amazon e etc alguns modelos, queria saber a opinião do pessoal que conhece mais sobre o tema:

 

Gaggia 8002 MDF Burr Grinder with Doser, Black

http://www.amazon.com/Gaggia-8002-Grinder-Doser-Black/dp/B0001KOA7I/ref=sr_1_36?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1326725537&sr=1-36

 

Baratza G385 Maestro + Coffee Grinder Black and Grindz Coffee Grinder Cleaner - Baratza ABARG385K3

http://www.amazon.com/Baratza-Maestro-Coffee-Grinder-Cleaner/dp/B0014E3ID2/ref=sr_1_2?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1326726242&sr=1-2

 

Virtuoso Preciso

http://www.amazon.com/Baratza-Virtuoso-Preciso/dp/B003JFCRN6/ref=sr_1_7?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1326726242&sr=1-7

 

Breville BCG800XL Smart Grinder

http://www.amazon.com/Breville-BCG800XL-Smart-Grinder/dp/B0043EWFAM/ref=sr_1_37?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1326725537&sr=1-37

 

Vi o topico sobre o novo Krups (http://www.amazon.com/Krups-GX600050-Conical-Grinder-Black/dp/B005EM9F4Q/ref=sr_1_49?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1326725736&sr=1-49) vale a apena arriscar?

 

 

Esses seriam marcas e modelos que eu ja ouvi falar, mas quais são as caracteristicas que devo procurar, e ajudaria muito saber essas palavras em ingles!

Nada de lâminas, ok, mas então qual a outra opção? Quais os materiais melhores e os piores, tipo aço é o melhor mas nunca pegue de aluminio...

Quais as limitações da maquina, posso usar a medida mais fina e a mais grossa que ele me oferece, ou devo evitar a mais fina pois 'força' muito a maquina... OU isso depende do material...

 

obs: Na amazon memso tem um monte de moedores 'bonitos' por menos de U$ 100 e é uma tentação!! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carneiro, eu tenho de lâmina que custa R$ 69,00, dai o meu querer, querer mesmo, seria uns R$ 350,00 !!! :)

 

Mas o caso é: não tenho pressa. Então quero saber os pormenores de um moinho pra saber o que é bom e o que não é neste aparelho.

Sabendo dessas coisas eu vou comparar valores, as vezes o que é bom não vale o preço cobrado, exemplo: Tempos atrás se comparava LCD e Plasma e se falava que "plama dura metade de um LCD" só que o LCD custava 3 vezes uma tv de plasma... Que Plasma não tinha o contraste do LCD... E era tudo verdade, mas o contraste elevado só servia pra ambiente sem luz controlada, eu fecho a cortina e ta resolvido, e na minha opinão eu compraria uma plasma, e dali uns anos qnd ela fosse 'morrer' compraria outra plasma, ou uma LCD bem mais barata do que na época ou até uma tecnologia mais nova...

 

No caso do moinho quero saber "ah, a engrenagem de aluminio dura metade", mas o custo de trocar essa engrenagem não fica mais barato do que a maquina com engrenagem melhor? O custo da maquina melhor vale esse conforto? OU não, se nao for de material xx realmente não tem como alcançar tal granulometria...

 

Eu queria saber mais do que com R$ 500,00 compra a X e com R$ 1000,00 compra a Y.

Depois de conhecer o equipamento eu poderei analisar se convém comprar um bem simples ou enfiar o pé na jaca e apertar o cinto!! hehehe

 

É difícil achar material sobre o assunto, em inglês você até encontra reviews de alguns equipamentos, mas esses reviews partem do principio que você ja sabe do básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Não há muito texto em português mesmo, por isso esse fórum é importante e vai crescer. Aguardem o conteúdo estruturado com artigos, tutoriais etc.

 

Nos moinhos, muito se fala de dosador ou não. O MDF, por exemplo, assim como Rocky com dosador, Macap com dosador etc, vai dar mais trabalho para fazer um café ou outro durante o dia. Afinal, não vai querer encher o dosador e usar a característica dele de dosar corretamente, mas ficar com o pó velho em menos de hora. Ao mesmo tempo, já testei o MDF e achei ele um pouco barulhento e lento, mas a qualidade final da moagem é boa.

 

Os moinhos Virtuoso e Virtuoso Preciso são semelhantes (e agora parece que o Virtuoso vem com as mós do Preciso), a diferença sendo a adição da segunda escala de regulagem no Preciso (mais opção de regulagem sutil para expresso). A qualidade da moagem é muito boa, já testei bastante o Preciso e acho o perfil de sabor excelente. Tive que trocar 2 vezes a engrenagem da mó, não sei se minha unidade tá com algum problema ocasionando isso ou se é fácil mesmo forçar e quebrar. Não foi nenhum grão verde ou pedra, só moagem de cafés mais densos (torras claras). Mas, a peça é barata e fácil de trocar. O Virtuoso, por USD 200, é muito bom. O Preciso já é um pouco mais caro. As mós do Preciso fazem a diferença, então se encontrar o Virtuoso com essas mós, melhor.

 

Sobre o Breville não posso dizer muito, o Léo aqui do fórum é que tem e gosta bastante. Eu imagino algo na linha do Preciso, com mais detalhes eletrônicos.

 

Alguns detalhes aqui são difíceis de comparar. Por exemplo, do dosador, eu acho um saco, mas muitos podem achar que é algo como "fechar a cortina" pra TV de LCD, é só se acostumar a usar o dosador, limpar rapidamente e boa. A durabilidade do produto não é algo subjetivo, mas trocar uma peça barata rapidamente também pode não ser problema algum para muitos.

 

No final das contas, o mais importante, que é o sabor, é subjetivo. Tenho impressão que MDF, Rocky, Preciso, Virtuoso, Breville Smart etc, dão resultados bons, e acho que nesses tamanhos menores as mós cônicas ganham em custo/benefício.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de robustez, pelo que ando lendo, o Rancilio Rocky leva vantagem, é um moinho para a vida toda.

 

Mas, por exemplo, um Baratza Virtuoso Preciso, o quanto fica atrás em termos de durabilidade?

 

E analogamente, o Preciso oferece mais opções de granulação. Quanto o Rancilio Rocky fica atrás nesse quesito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usei o Rocky, mas imagino que a graduação seja mais semelhante ao Virtuoso. Se não me engano até com graduação mais larga (menos pontos na faixa toda) que o Virtuoso. O Preciso tem uma segunda escala de 11 pontos para variar a moagem dentro de cada um dos 40 pontos.

 

Durabilidade do Virtuoso e Preciso só daqui um tempo saberemos. Claramente é um moinho barateado, a carcaça é de plástico, bem como muitas outras peças. Mas o motor é bem robusto. Não sei o tempo de vida dessa peça. As outras são muito baratas para se preocupar.

 

Em relação à durabilidade das mós, como o uso doméstico é pouco, acho que demora muito para precisar trocar...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Má Ôe, Peraê, para tudo...

O objetivo do moedor é: moer o grão..

Como o sabor pode mudar, eu fazendo a moagem do mesmo grão, na mesma granulometria em maquinas diferentes?

-------------------

 

Sobre o dosador, eu entendi que era apenas um suporte... No lugar do pó cair num 'pote' e eu preencher o filtro, ele cai direto no portafiltro... tem algo mais além disso?

 

O Breville é bem bonito - sim eu sou influenciável pelo marketing das coisas, sempre peço pizza pela foto :/ - Mas esses painéis eletrônicos são complicados, pela mudança da lua pode deixar de funcionar... Acho que prefiro algo mais manual, mas se ele for de qualidade comparável ao Preciso e pelo preço do Virtuoso, me gusta!! Alguem sabe como fica a assistencia dele por aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria Hamlet, "Há mais coisas entre o grão e a xícara do que sonha a nossa vã tecnologia". ;)

 

As moagens de moedores diferentes, mesmo acertando a faixa correta para extrações em razão e tempo semelhantes (por exemplo, 30 segundos, 75% de razão de extração), vão compor distribuições diferentes de tamanhos. Em geral entre cônicos e planos há mais diferença, pois além dos particulados, chamados de "fines" em inglês, os planos costumam dar uma distribuição modal e os cônicos uma distribuição bi-modal. Ainda assim, entre moedores semelhantes, também há variação da distribuição e, provavelmente, no formato dos grãos. Também um moedor pode aquecer mais ou menos o pó ao moer... Será que tudo isso dá diferença na xícara?

 

No final das contas, essas diferenças vão ser amplificadas com cafés excelente e complexos e torras excepcionais. Mas, mesmo com cafés básicos do nosso dia a dia, talvez seja possível notar.

 

E, finalmente, também há que se considerar a consistência do moedor entre as extrações. Tem moedores que funcionam bem para expresso, mas que dão resultados meio aleatórios, vez ou outra excelentes, vez ou outra médios, e algumas vezes desastrosas... Para saber disso, só testando uma temporada.

 

Tem uma empresa que importa Breville, a Art Home, mas que não importa o Smart Grinder, então não deve dar muita bola para a assistência. Talvez seja mais fácil conseguir peças diretamente com a Brevilla na Austrália. Com a Baratza é possível - inclusive eles vendem online a maior parte das peças que podem dar problema.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo.

 

Os moedores da Bodum, pelo que me lembro, são todos fracos, e se utilizam de mós "falsas", não são de metal afiado ou cerâmica.

 

O Capresso Infinity é um moedor que muitas pessoas usavam para espresso, mas não deve ser tão durável.

 

Um moedor que também é bonitinho, não é caro, e deve dar uma qualidade boa, é o Ascaso I-Mini. Só não sei se encontra aqui no Brasil, antes a Treviolo tinha.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, menos de USD 200 é bem difícil...

 

Aquele da Krups, que parece ser igual ao Graef e Sunbeam, por USD 99, é uma barganha. Se durar um tempo sem dar pau, já compensa os 200 reais.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Só dá para saber tentando simular a compra.

 

A Amazon tem políticas bem específicas de envio. Por exemplo: moinhos da Baratza não podem ser enviados para o Brasil, mas o da Breville pode.

 

Se você se cadastrar e fizer o checkout é possível visualizar os valores de frete, impostos de importação e a possibilidade de envio. Há uma tela final antes da colocação final do pedido na qual todas essas informações são visíveis.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Só dá para saber tentando simular a compra.

 

A Amazon tem políticas bem específicas de envio. Por exemplo: moinhos da Baratza não podem ser enviados para o Brasil, mas o da Breville pode.

 

Se você se cadastrar e fizer o checkout é possível visualizar os valores de frete, impostos de importação e a possibilidade de envio. Há uma tela final antes da colocação final do pedido na qual todas essas informações são visíveis.

 

Abraços,

 

Leo

 

Valeu!

Bom saber... pensei que havia uma regra geral, mas pelo visto há mais coisa por trás dos critérios deles.

 

Alguém sabe dizer como funcionam os envios da Amazon? São equivalentes aos serviços de courier (garantia de taxação) ou USPS ("loteria" de taxação)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pensei sobre a questão dos moinhos. COmprar um moinho lá fora que vai ficar sem garantia ou pagar muito mais por um moinho daqui, com garantia?

Hoje fui na Spicy e acabei encontrando uma promoção da Cousinart, do moedor DBM8. Acabei comprando ele por 279,00. No site da Spicy está esse mesmo valor.

Achei um bom custo-benefício. AInda não usei, pois ainda não comprei o café (achei que fosse encomendar um Baratza no eBay, então nem providenciei o café).

Agora já tenho meu cantinho do café, com o moedor e a Gaggya Baby Twin... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, comprei um moedor Cadence, pois ganhei 2kg de café em grãos, não queria deixar estragar e a grana estava curta.

A grana continua curta, mas mês que vem minha tia vai para NY e estou querendo comprar um moedor melhor, pois ficar moendo no olhômetro não dá muito certo.

Mas a questão é: qual o melhor custo benefício?? Não queria gastar mais do que 100 doláres (Mas dá para esticar um POUCO mais desse orçamento), mas se tiver uma opção mais barata que valha a pena, é ainda melhor!!! O que vocês sugerem??? Outra dúvida: compro na Amazon para ela trazer ou é mais vantagem ela procurar em alguma outra loja lá (em Nova York)?

Desde já obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa faixa de preço talvez você consiga um Baratza Encore, por 120-130 dólares. O pessoal aqui do forum pode te orientar melhor, mas já que tu tens alguém pra te trazer o moinho talvez fosse o caso de esticar um pouquinho o orçamento e chegar próximo aos 200 dólares, em que você pode encontrar o Baratza Virtuoso, Breville Smart Grinder, Ascaso Mini, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida. A oportunidade é boa demais pata deixar passar. Quem dera eu tivesse alguém indo pra lá por agora...

 

Estique um pouco mais e você não se arrependerá. Um bom moinho pode durar vários anos, por isso é um investimento que se paga ao longo do tempo.

 

Eu tentaria o Virtuoso que Rodrigo sugeriu. Por 200 dólares é um excelente moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce.

 

Para qual método de extração você usará o moinho? Espresso, coado, prensa francesa, moka? O moinho deve atender perfeitamente o/s método/s para o/s qual/is irá prover o pó.

Na faixa de preço estipulada nenhum é capaz de produzir pó aceitável para os 2 extremos da faixa de granulometria, sendo o pó mais grosso para prensa e mais fino para espresso não pressurizado.

 

Por U$130 há o Encore da Baratza, mas ainda assim precisa ser ajustado para produzir a granulometria correta para espresso. Se adquirir pela loja on line da Baratza, poderás pedir previamente tal ajuste. Se comprar em outra loja, a modificação deverá ser feita posteriormente, mas não é muito simples. Se não for utilizar para espresso, então não há necessidade de alteração. O mesmo procedimento é necessário para os modelos Virtuoso e Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh dúvida cruel!!!! Eu vou utilizar para espresso, tenho a Gaggia espresso color! Mas pq um moedor tem que ser tão caro?? Vi na Amazon que a minha máquina está custando 219 doláres, praticamente o preço dos moedores sugeridos! E esse negócio de mandar ajustar a granulometria? Pensei que era só selecionar na própria máquina a granulometria que eu queria e pronto! E aiii???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moer bem é difícil. Apesar de motor e carcaça não ser um absurdo, as mós e alinhamento exigem precisão e isso custa caro.

 

Ter opções de moinho no mesmo custo da máquina é uma maravilha.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce

 

É o seguinte, nos EUA, para cada consumidor que compra um moinho para usar para espresso, trocentos outros compram para usar com cafeteiras elétricas. O grande mercado consumidor busca moinhos para este fim, então as empresas montam os equipamentos para atender este publico, e não para espressos.

Em geral, os moinhos específicos para os aficcionados em espressos custam preços elevados, partindo dos U$ 300 e passam dos 4 dígitos.

 

O Filtro da tua Gaggia é pressurizado? Se for e vc pretender continuar usando ele, então há, como disse antes, o Encore, que sá precisará ser modificado se for para utilizar filtros sem pressurização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querida Joyce, pense bem antes de levar espresso a sério. Acredite, muitos aqui (inclusive eu) tiveram as mesmas dúvidas que tu, e tudo o que o pessoal está falando é sério. Com um moedor bom você não se arrependerá, isso é fato. Já com um meia-boca...

 

Espresso é uma diversão, e ao mesmo tempo uma sina, especialmente se você for perfeccionista. Quem avisa amigo é! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como eu sei se o filtro da minha Gaggia é pressurizado?? Nossa, adoro um espresso, mas são muuuuitos detalhes para aprender kkkkk

Se eu comprar essa Baratza Encore pela Amazon como vou ajustar a granulação?? E qual seria a opção de moedor que não precise de ajustes para espresso???

Obrigada a todos pela atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...