Ir para conteúdo

Videos de suas torras domésticas


RogerioD

Postagens recomendadas

Temos um tópico para demonstrar as fotos de nossas torras caseiras, que tal um específico para vídeos? Poderiam até fazer alguns didáticos de pessoas experientes como o Bernardo narrando o processo de torra, fiz uma torra hoje com grãos da Etiópia de forma bem resumida, no Gene, foi o primeiro vídeo que fiz com edição, ficou até bacana, espero que o pessoal se empolguem e comecem a filmar as torras também. Segue o vídeo:

 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o vídeo.

 

Uma pergunta: as películas não torram dentro do forno?

 

Outra pergunta: aquele filete branco no meio do grão após a torra são os caramelos formados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto as películas não queimam, o Gene tem um sistema eficiente onde as películas saem e ficam dentro de um filtro na saída do recipiente, o bom que você torra dentro de casa sem sujeira alguma.

Já esse filete é característica do grão mesmo, o grão fica escuro e o filete bem claro, ele é bem diferente com o que estava acostumado a torrar, hoje a tarde vou tentar extrair um shot pra ver se é tão bom qto a Sweet Maria´s fala deste grão o score de cupping dele é 91 pontos, as especificações do grão:

"Ethiopiques, an all Ethiopia coffee blend for espresso. It was our our 17th Espresso Workshop blend from last season, and with its popularity, we've decided to make it one of our regular blends. This a a vividly BRIGHT espresso blend, complex, high-toned, amazing ... but perhaps not for everyone (especially those who do only milk drinks). The espresso editions are limited, lot-specific blends inspired by the ingredients, rather than imposing a fixed idea on the result, then looking at the coffees to achieve it. This is a blend of wet-process coffees from the West and the South, from Jimma, Sidama and Shakiso specifically, that we sourced for espresso use. They are balanced but nuanced, and while they are moderately bright, the resulting espresso isn't too puckering. In fact there is very intense chocolate roast taste formed by this specific coffee blend, and that is the dominant character of the cup, topped with brightness. What does Teddy Afro, famed and shamed Ethiopia music star have to do with this blend? Not much, but he does have an amazing voice. Millenium song! And you really should check out the Ethiopiques compilation records to appreciate the rich jazz and pop music traditions of that great land.

By standard cupping methods for brewed coffees, these ingredient coffees are mellow enough, but extracting this blend in an espresso machine produces something quite different, and very intense. The dry fragrance has citrus and tropical fruit suggestions, over chocolate notes. The wet aroma follows in the same footsteps, with more clarification of fruited notes, raisin and plum, with slight acacia floral hints. The espresso shot is surprisingly syrupy. The chocolate roast taste is pungent, aggressive, bittersweet, and long-lasting on the palate. But it is also very clean, succinct, not earthy or rustic. On top of this are piney resinous notes, lemon oil and rind, raisiny ripe fruit and lavender flowers. The body seems bolstered by the intense cup flavors, and has the effect of satiny chocolate. It's fantastic! As usual I preferred longer pulls at around 202 initial brew head temperature. We are finding this also makes amazing Americano (espresso + water), as well as brewed coffee. And it can be used as the "bright" component in a blend that tones it down a bit. For example 2/3 Brazil or El Salvador with 1/3 Ethiopiques."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei BEM legal, Rogerim! Parabéns!

 

Senti falta das infos da temperatura em Celsius.

 

Este Gene é bem bacaninha, bem legal ir observando a mudança da cor.

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Anita, este é o problema do meu Gene, por ser americano a temperatura é tudo em F hehehehe, lembra que quando comprei reclamei e até perguntei ao Bernardo se teria como mudar? No Gene europeu é em Celsius e para converter o meu acho que só mudando o chip, sei lá... Fiz até uma tabelinha para poder converter porque não me acostumo com essas medidas americanas não :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, caso more em apto, toda a vizinhança fica sabendo que você torrou café ou é tranquilo? Fumaça só sairia em torra mais escura não é?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio moro em sobrado e os vizinhos aqui são sobrados também. não faz fumaça não acho que é porque não deixo fazer uma torra viena por ex., e esse filtro do Gene ajuda um pouco também, dependendo da torra e do café sai fumaça no momento que coloca na peneira para esfriar. Acho que os vizinhos sentem o aroma sim pois ontem meus pais foram caminhar e disse que na rua sentiram cheiro de café sendo torrado, acho que nessa região sou o único louco que faz isso rsss, mas o aroma é uma delícia, adoro o cheiro do café sendo torrado, deixa os vizinhos passarem vontade pois quando fazem churrasco eu sinto aqui de casa também e claro fico na maior vontade hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, se um dia eu entrar nessa, espero que não apareça um vizinho chato que não gosta de café para atrapalhar. Esse gene parece ser bem adequado nesse aspecto.

 

Legal o video.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mora em apartamento Sergio? Pode fazer a torra na sacada, não creio que algum vizinho irá reclamar já que não faz muita sujeira e é um aroma agradável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um shot agora a tarde do café... que café maravilhoso, muito exótico comparado aos do BR, a textura da crema bem diferente, sabor logo de cara me veio sensação de terra, beterraba, leve gosto de chocolate, sensação cítrica e com acidez no ponto... daqui uns 4 dias acho que será um café excepcional, fiz só uma dose dupla para mim e outra para meu irmão e agora voltei com o Orfeu velho (urghhh) no moedor, acabar logo que tenho dó de jogar fora qualquer tipo de alimento.

Ninguém mais aqui nunca fez um vídeo com as torras para postar? Que desânimo, temos que agitar o forum pessoal :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que seria PWM Rodrigo?? E sobre o torrador, já pensou em algum que gostaria de adquirir? Adoro o Gene e o único ponto falho pra mim é a limitação de torra de 250g no máximo, gostaria de um torrador de 500g pois 250g de café aqui em casa dá para 2, 3 dias infelizmente e toda semana tenho que torrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma espécie de dimmer. Quero reduzir um pouco a transferência de calor a partir do primeiro estalo, ou até um pouco antes. Sinto que a pipoqueira introduz um gosto de açúcar queimado no café, mesmo em torras claras, o que não gosto. Acredito que é porque transfere calor mais rápido que o grão é capaz de absorver. A idéia é retardar um pouco o processo, dando tempo para as reações se desenvolverem corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O duro da pipoqueira é isso, a torra é muito rápida e pelo que já lí o "sweet point" de uma torra são 12 minutos.

Gil bacana o torrador, bem bonito e não é grandalhão pelo visto, pode ser pensado em um futuro se a demanda ficar maior ainda rsss, tens ideia do preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preço legal hein Gil, quem sabe futuramente, por enquanto estou bem contente com o Gene, não faz sujeira e nem é barulhento, com um bom controle, só esse lance de não fazer batchs maiores, mas só não ter preguiça de torrar toda semana rs, valeuuu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de 1 kg, o chinez começou em $ 2500, e no fim já estava em $ 1150, se entendi direito a mensagem, já que tanto ele como eu estavam usando o google tradutor.

 

Gil, vc esta comprando este torrador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preço legal hein Gil, quem sabe futuramente, por enquanto estou bem contente com o Gene, não faz sujeira e nem é barulhento, com um bom controle, só esse lance de não fazer batchs maiores, mas só não ter preguiça de torrar toda semana rs, valeuuu!!!

 

Preguiça? Imagina quem torra de 80g em 80g na pipoqueira? Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto loucura meu, que 80g o que, sai dessa, essa quantidade não dá nem para um dia pra mim rsss, fazia torra bem maior na pipoqueira e ficava até mais homogênea a torra, veja com o Rodrigo aí que ele faz com mais volume ainda, não lembro a quantidade, mas ele utiliza um método para mexer constantemente a pipoqueira :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sofrimento só.. kkkkkkk Mas como aqui em casa só eu tomo café até que dá... Tenho que torrar umas duas vezes por semana pra dar conta. Um dia quem sabe eu não chego num Gene desse? Achei muito bacana, super prático. Só precisa definir bem o perfil de torra pra achar bons resultados!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café é igual a dinheiro, quanto mais torrar mais vai querer usar.

Estava satisfeito com minha pipoqueira que torrava 80g por semana.

Até começar a torrar no bolinha, 250g já estão sendo pouco para uma semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que seria PWM Rodrigo?? E sobre o torrador, já pensou em algum que gostaria de adquirir? Adoro o Gene e o único ponto falho pra mim é a limitação de torra de 250g no máximo, gostaria de um torrador de 500g pois 250g de café aqui em casa dá para 2, 3 dias infelizmente e toda semana tenho que torrar

Um amigo comprou um Huky 500 e está gostando bastante, fiz umas torras nele e também aprovei. Ele é mais arisco que o Quest, reage muito mais rápido e, dependendo da situação, de forma violenta. Vejo se faço um vídeo de uma torra nele e posto aqui.

cx46.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...